15 erros que fotógrafos iniciantes mais cometem

Esta semana vamos falar de erros,  e vou listar os 15 erros que fotógrafos iniciantes mais cometem.

Como ninguém nasce sabendo nada na vida errar faz parte do processo de aprendizagem.  E acreditem quanto mais se erra mais se aprende.

É claro que sempre errar na mesma coisas,  sem nunca se desafiar,  pode se tornar um perigo e também um grande motivo de frustração.

Eu já errei muito,  e erro muito,  mas sei que estou errando porque estou me desafiando e tentando chegar a soluções diferentes para os mesmos problemas.

E como fotografia pode ser considerada arte,  ou ciência,  ou até mesmo um grande de mistura das duas coisas.  O processo de aprendizagem nunca termina.

15 erros que fotógrafos iniciantes mais cometem

erros que fotógrafos iniciantes

Vou dividir este artigo em 3 partes.

  • Antes da sessão
  • Durante a sessão
  • Depois da sessão

Também vou colocar algumas dicas de possíveis soluções para estes erros que fotógrafos iniciantes cometem.

Antes da sessão

Uma coisa que poucos se preocupam é o processo de planejamento da foto.

É isto vale para qualquer estilo de fotografia que você venha a produzir.

Se você é fotógrafo de retratos, fashion, passagens,  arquitetura ou vida selvagem você tem que planejar suas fotos.

Se você é fotógrafo de casamento talvez o papo seja outro,  pois fala sério,  nem sempre tem como planejar as fotos antes de uma cerimônia que aconteça “apenas” uma vez na vida. 😁

Então o primeiro erro é não planejar suas fotos com antecedência. Esqueça a ideia de pegar sua câmera e sair disparando acha do que você vai tirar zilhões de fotos boas.

Solução – Planejamento

erros que fotógrafos iniciantes

Planejar suas fotos e simples e fácil,  e a única coisa que você precisa fazer é pesquisar.

Você pode começar suas pesquisas de locação em 3 locais no Flickr,  no 500px, ou no Google Maps.

Use os montes dos locais onde você pretende ir fotografar para ver se realmente é uma boa opção, se possível faça uma pesquisa de campo antes de ir fotografar.

Procurando nestes lugares você também terá ideias de que tipo de foto é possível fazer,  usando do o trabalho de outros fotógrafos como referência.

Claro que a ideia aqui não copiar a ideia dos outros,  mas sim ter uma boa referência.

Também gosto de salvar algumas imagens de exemplo que eu possa acessar com facilidade na lotação referida,  nesta hora você vai dar maior valor para o Dropbox ou para o Gdrive.

Assim que você tiver uma bela ideia de locais onde é possível você fazer seu trabalho é hora de planejar sua sessão.

Procure em seu recém adquirido acervo por pontos de vista onde outros fotógrafos tomaram suas fotos para ter uma bela ideia do que pode ser feito.

Uma coisa que pouca gente se preocupa é saber se é possível fotografar em determinado lugar sem aviso prévio ou agendamento,  muito lugares inclusive proíbem que seja feita qualquer foto no local sem agendamento, parques,  prédios públicos e prédios privados são um bom exemplo disto.  

Então também coloque em seu planejamento um breve contato com os responsáveis do local,  caso exista algum,  para saber se é possível fotografar lá ou não.

É é claro que não podemos deixar de fora do planejamento o clima,  em quais condições climáticas você quer fazer sua sessão de fotos.

Aí neste caso nada melhor que ficar de olho na previsão do tempo para a data que você gostaria de ir.

erros que fotógrafos iniciantes

Se você quiser pode planejar também qual equipamento vai levar,  câmeras,  flashes,  lentes entre outros.

Claro que para tal é necessário um pouco de experiência,  ou referências claro,  mas nada impossível.

Se você for fotografar com modelos é claro que parte do seu trabalho alho de planejamento será encontrar um modelo(a),  maquiador(a) e talvez algum assistente para iluminação.  

Nesta hora aquele amigo que não tem muito o que fazer no dia pode ser um ótimo assistente de iluminação,  😉.

Não esquece que você pode não ter tomadas a sua disposição em muitas locações,  então não esqueça de carregar todas as baterias que você vai usar.

Não esqueça também de ter em mãos mais de um cartão de memória,  vai que a lei de Murphy te pegar pra Cristo justo no dia da sessão.

Seguindo estes passos você com certeza vai evitar ficar ando por horas com seu equipamento nas costas e
não conseguindo nenhum foto.

Durante a sessão

erros que fotógrafos iniciantes

Um monte de coisas podem dar errado durante uma sessão de fotografia, um monte mesmo.

É principalmente se você não tem, ou não usa,  a estratégia certa.

É se você é um fotógrafo iniciante a coisa pode sair fora do controle rapidinho.

Conheça sua câmera

A primeira coisa que você deve pensar são os ajustes de sua câmera.

Neles estão inclusos,  qual lente vai usar,  qual distância focal,  abertura e  ISO principalmente.

Mas você como uma pessoa esperta vai sentar uma noite destas e descobrir onde ficam todos os botões e ajustes de sua câmera,  pra quando chegar a hora do vamos ver não ficar procurando onde ajusta a velocidade do obturador ou a compensação de exposição da sua câmera.

Não se esqueça que durante o processo de ajuste de sua câmera também inclui qual formato de arquivo você vai fotografar, RAW ou JPEG.

E pra ser totalmente sincero com você existem poucos motivos para se fazer fotos em  Jpeg, um deles é se você vai compartilhar estas fotos na internet durante a sessão de fotos, fora está não vejo argumento válido para não fotografar em RAW.

Equipos e acessórios

Equipamentos úteis são importantes, muito fotógrafos iniciantes cometem erros bobos por preguiça.

Não esqueça de fazer uma lista do que é útil para você usar no dia da sessão, e se é útil leve.

Uma das coisas que muitas pessoas acham inútil levar é um bom tripé quando estão fotografando modelos.

Se o seu tripé não pesa uma tonelada leve-o ele pode abrir um grande porta em algumas situações, melhor tê-lo do lado e não usar do que precisar e não ter.

erros que fotógrafos iniciantes

Conheça o seu modelo

Não importa se você está fotografando uma paisagem, uma animal ou uma modelo você precisa conhecer um pouco dele para fotografá-lo.

Tire alguns minutos para conversar com a pessoa a ser fotografada, ou para apreciar a paisagem ou animal e entrar em uma espécie de sintonia com o que será fotografado.

Principalmente se tratando de pessoas esta interação vai te deixar mais confortável, assim como seu modelo. E isto tudo será capturado na imagem que você vier a fazer.

Se você for fazer fotos de casamento a mesma regra se aplica, procure saber como as pessoas se conheceram, do que elas gostam e tente colocar elemento que representem este estado de espírito!

erros que fotógrafos iniciantes

Composição

Aqui é onde muitos falham, e isso é normal, mas para você evitar que seu trabalho fique estagnado neste quesito a melhor dica é tirar muita fotos.

Quando digo tirar muitas fotos não estou falando no momento da sessão, mas sim durante qualquer hora que você estiver fotografando.

Compor uma imagem precisa também contar com uma imaginação um pouco mais afiada, mas sempre existe aquele momento que a gente trava.

Procure sempre ter algumas referências em mãos, pois isto ajuda a você afiar seu senso crítico.

Pra quem estiver afim de ver no Pinterest coloco muitas coisas de referências fotografias, que incluem composição, iluminação e muito mais, segue esta pasta aqui!

erros que fotógrafos iniciantes

Poses e ângulos

Posar para fotos pode ser algo muito fácil para alguns e extremamente complicado para outros.

E você como fotógrafo tem como obrigação saber um pouco sobre como dirigir a pose  um modelo (a).

Além disto não apenas posar para fotos, mas também saber quais ângulos valorizam mais o que você quer mostrar na foto, daí a conversa ou observação que falamos antes tem valor.

Um dos primeiros artigos que escreve neste blog foi exatamente sobre este assunto e você pode conferir ele aqui.

Mesmo que você vá bem em todos os quesitos anteriores você ainda pode arruinar seu trabalho se não escolher como as coisas serão mostradas na câmera.

erros que fotógrafos iniciantes

Luz

Aqui é onde separamos os tirados de fotos dos fotografos, mas sem saber pelo menos o básico de como funciona a luz, ou iluminação, fica difícil!

Ter um conhecimento básico sobre luz não é nada difícil e usar este conhecimento com certeza vai fazer sua fotografia subir um belo patamar!

Você pode não ter a melhor lente, melhor câmera, ou qualquer coisa que seja, a única coisas que você sempre vai precisar é boa iluminação.

Então procure na locação que você escolheu a melhor iluminação possível, se você puder adapte a luz que você tiver disponível para ter mais controle sobre ela.

E principalmente não esqueça que sem luz não tem foto.

Veja mais sobre luz nestes artigos aqui!  

erros que fotógrafos iniciantes

Burocracias

Ah. Achou que era só diversão né? Sair clicando e capturando ótimos momentos. Esquenta não também achei isto!

Porém existem algumas questões burocráticas a se tratar, já que você vai fazer um trabalho profissional.

A primeira delas é uma mão na roda tanto para o fotógrafo quanto para o fotografado, no caso de modelos, que o formulário de direito de uso de imagem.

Isto é uma espécie de contrato entre o fotografado e o fotógrafo onde consta onde e como as duas partes podem usar as tais fotos.

Dá um Google pra saber mais sobre o assunto pois o modelo pode mudar de estado para estado.

O segundo é o Contrato de Trabalho. Se você vai fotografar um casamento e vai receber por isso, coloque tudo o que você irá ou não prover em um contrato assinado e respeitado pelas duas partes.

Não existe nada pior que ficarem te cobrando serviços que não saber que não acordou, no famoso “contrato-verbal” com o cliente.

Isto também garante o lado do cliente que vai saber quando vai receber as fotos, quantas fotos serão, qual valor irão pagar etc…

Imagina só você fez fotos maravilhosas e não pode divulgar o trabalho em suas redes sociais porque não conversou sobre com a modelo antes, muito chato né.

Então estar sempre preparado para este tipo de problema é parte do trabalho alho de um fotógrafo.

E por muitas vezes fotógrafos iniciantes esquecem está parte do trabalho.

Como eu sempre digo; – O combinado não sai caro!

erros que fotógrafos iniciantes

Pós sessão

Agora sim, trabalho pronto. Ops….só que não..

Aqui você ainda tem muito espaço para cometer erros e arruinar tudo que você fez direito até aqui.

O processo de pós produção das fotos normalmente também é feito pelo fotógrafo, então você vai ter que meter a mão na massa e terminar o job mano!!

Este parte do trabalho inclui muita coisa,  desde à edição das fotos até a promoção do trabalho.

É durante todos os estágios aqui você pode cometer erros cruciais para o sucesso do trabalho.

Organização

O primeiro grande de erro que um iniciante vai cometer é não ter cuidado com a organização das fotos.

Isto pode acontecer ou por falta de conhecimento ou pelo excesso de vontade de ver o trabalho pronto.

Mas ter um bom processo de organização auxilia você  a tratar melhor e mais rápido.

Neste post dou algumas dicas de como manter seu catálogo do Lightroom organizado e vem fluido.

erros que fotógrafos iniciantes

Se você usa outro programa para importar suas fotos para o computador encontre a melhor forma de manter tudo bem arrumado para não se perder.

Backup

Um outro ponto onde muitos fotógrafos pecam,  sejam eles profissionais ou iniciantes,  é na estratégia de backup.

Vai por mim esta é uma parte que você deve esquecer,  perder anos de trabalho não é  uma boa ideia para quem é profissional de qualquer coisa.

Existem histórias por aí de fotógrafos que por não ter um backup das fotos perderam todas as fotografias de cerimônia de casamento de seus clientes,  imagina a cara da noiva nesta hora 😤.

Tenha sempre uma estratégia de pelo menos 3 etapas de backup.

Duas com você em HD e uma em algum serviço de armazenamento on-line.

Se você está sério neste ramo não se deixe enganar pelos sistemas de RAID.

erros que fotógrafos iniciantes

Como sistemas de armazenamento de trabalho eles funcionam bem e evitam arquivos corrompidos,  mas estão longe de ser sistemas de backup.

E sempre lembre-se que o responsável pelas fotos de seus cliente é você.

Pós produção e edição

Quase no fim da linha do trabalho muitos fotógrafos iniciantes cometem erros graves nesta hora.

Pessoas com pouca experiência não se atentam para os pequenos detalhes de edição de fotos, e por ser iniciante não querem investir para ter um software de edição profissional.

É um erro pensar que comprar, ou assinar, uma licença para programas de edição é um desperdício de dinheiro.

Se você vai levar a sério o trabalho de fotógrafo vale a pena investir em programas de edição profissional.

O mais conhecido dele hoje é o Adobe Lightroom, o qual eu uso e falamos bastante neste blog.

Mas existem outros ótimas opções como  Capture One Pro para edição ou o  Photo Mechanic para organização, além é claro do famoso Adobe Photoshop.

Opções não faltam nesta área então escolha o que melhor se adeque ao seu orçamento e suas necessidades.

Apesar de excelente, não dá pra contar com o Snapseed pro resto da vida!

Exagero

Fotógrafos iniciantes tendem a exagerar nas edições, ou até mesmo fazer escolhas erradas de conceito.

Sim isto tudo é verdade, para não existe nada que não possa ser mudado ou refeito!

Se você tem a mão pesada na edição procure sempre a opinião de algum amigo, ou fórum de discussão para te ajudar a melhorar suas fotos.

erros que fotógrafos iniciantes

Principalmente se tratando de HDR não exagere!

E nunca tente “arrumar” uma foto mal tirada. Ficou tremida, fora de foco não serve!

Recortar ou não. Eis a questão

Muita gente diz que você tem que sair com o enquadramento pronto na câmera, e não pode cropar a foto depois.

Não quero levantar discussão aqui, mas é balela!

Muitos fotógrafos iniciantes esquecem do poder do recorte, e como ele pode ajudar na composição de suas imagens.

Então não seja tímido, achou que vale a pena recortar vai lá e tenta. Veja mais sobre o assunto aqui.

Logomarca

Aqui temos um assunto delicado, e você pode escolher em qual time vai ficar.

Existem pessoas que odeiam logomarcas em fotos tal qual existem pessoas que colocar logo marca até na foto do café que tomou na manhã.

Tal qual um pintor, se você achar que o seu trabalho vale a pena ser assinado vai la e poe um logo.

De certo irá te ajudar a ter um pouco mais de segurança contra cópias e impressão ilegais de seu trabalho.

Se você não achar necessário, pois a foto ficou mais bonita sem logo, também não tem problema.

Eu gosto de colocar quando é pertinente não atrapalhe a foto. Se você usa Lightroom e vai colocar Logomarca o segredo tá aqui.

erros que fotógrafos iniciantes

Dica: Se vai colocar algum logo procure usar sua assinatura, fica bem mais legal que fonte baixada da net!

Portfolio

Uma das coisas mais importante para um fotógrafo de qualquer nível  é seu portfolio.

E muito fotógrafos iniciantes cometem erro de achar que tudo que eles produzem é portifolio.

Coisas você precisa ter em mente, a primeira delas é não tenha muitas fotos em seu portfólio.

Iniciantes tendem a querer mostrar tudo o que eles são capazes de produzir e o resulta pode ser um portfólio enorme e por muitas vezes sem padrão.

A segunda delas é. Escolha apenas seus melhores trabalhos para fazer parte de su portfolio.

A a palavra chave é coerência, se você quer trabalhar com fotografia de moda de nada adianta ter um monte de fotos de natureza em seu portfólio.

Muitos iniciantes costuma usar ferramentas gratuitas para criar seus portfólios, por um breve momento isto é legal mas não esqueça de investir em um site próprio.

erros que fotógrafos iniciantes

Vai que o Instagram, Flickr, 500px e Facebook acabam, aí você fica na mão e tem que começar seu portfólio novamente!

Conclusão

Se tornar um profissional em qualquer coisa não é tarefa fácil, envolve apego, dedicação e pés no chão.

E na fotografia parece ser ainda mais difícil, pois como temos uma parte artística envolvida o ego pode tomar conta e fazer com que o sucesso do trabalha vá por água abaixo.

Então não esqueça onde você não pode errar!

  • Falta de planejamento
  • Falta de conhecimento da sua câmera
  • Falta de acessórios  e outro equipamentos
  • Não conhecer seu modelo(a)
  • Não saber cober composição
  • Não conhecer sobre poses e ângulos
  • Falta de conhecimento do iluminação
  • Não ter atenção às burocracias
  • Ser desorganizado
  • Não ter backups dos trabalho
  • Não usar softwares profissionais de edição
  • Exagerar na edição
  • Esquecer que você pode recortar
  • Falta ou excesso de logomarca
  • Portfolio inconstante ou enorme

Bom é isso aí por hoje, espero que este artigo te ajude em alguma coisa!  E se ajudar seja bonzinho(a) e compartilhe ele! Assim você me incentiva a escrever mais!

e se você tem alguma dica dica extra deixe ai nos comentários.

 

Assine nossa newsletter
Junte-se a milhares de assinantes e receba todas as atualizações em sua caixa de e-mail.
Não se preocupe, nós também odiamos spam.