Como usar o contraste na fotografia

Definitivamente este é um assunto tão necessário quanto aquele que falamos semana passada aqui, saber como usar o contraste na fotografia é conhecimento indispensável para qualquer fotógrafo.

E no artigo de hoje vamos dar um bela pincelada  em quase tudo que precisamos saber sobre contraste na fotografia. Então pega a xícara de café, cheia de café, e bora pro artigo da semana.

Contraste na fotografia e contrate na arte 

O contraste é uma das fundamentais fundamentais da arte, não estamos falando apenas de luz e sombra aqui. Estamos falando de uma ferramenta que pode te ajudar a criar contexto também. O contraste foi super importante em obras de pintores clássicos como Caravaggio e Rubens. Onde eles conseguia transformar o espaço com a utilização de sombras, de um grande contrastes entre as cores e assim conseguindo uma grande profundidade em suas imagens.

O papel do contrate aqui neste caso era de afirmar as intenções do pintor de forma a criar imagens mais forte. Traçando um paralelo com a fotografia podemos usar o contraste da forma. Se sempre procurarmos por sombras mais fortes de forma a criar uma imagem quase que tridimensionais veremos o quanto a luta em luz e sombra pode enriquecer nossa fotografia.  

Então se você pinta, desenha ou tira fotos pensa no contraste como ferramenta para te ajudar a contar a história e não apenas como diferença de cores. 

Contraste

Contraste Tonal

Contraste tonal é um tipo de contraste que pode ser muito sutil ou muito na cara, tudo vai depender dos tons que você estiver usando. O lance aqui nada mais é que usar tons que tenha contraste natural um do lado do outro.

contraste tonal

Em imagens em preto e branco temos dois tons que são definitivamente oposto e criam um contraste tonal muito grande. A ideia aqui é criar na cabeça de quem vê a imagem várias perguntas e tentar forçar os olhos da pessoa a uma parte específica da foto.

Como temos muito mais tons além de pretos e branco e tons de cinza podemos usar também cores que tenha contraste natural entre elas de forma a criar nossas imagens.

Contraste de cor

contrastes na fotografia - conceitos + cores

Tal qual o contraste tonal na fotografia e nas artes em geral também temos o contraste de cores. Que podemos tratar como o relacionamentos entre as cores. A relação mais simples entre as cores está entre as famílias, cores quentes e cores frias. Mas o papo não para por aí não. Além de temos este relacionamentos, também temos as relações entre as cores da mesma famílias e também entre mais de 3 cores. 

Desta forma o contraste de cor pode ser assunto quase que infinito no mundo da fotografia colorida. 

Para se fazer valer do uso de contraste de cor em sua fotografia você deve escolher as cores que está fotógrafo de um jeito que elas não só te ajudem a contar a história da foto, mas também enriqueçam sua composição

 contraste tonal na fotografia - cores

Temos algumas definições para nomear o contraste de cores;

  • Análogo
  • Monocromático
  • Complementar 
  • Tríade 

Estas são apenas alguns dos nomes usados e todos consistem em organizar as cores de uma forma que as mesmas conversem entre elas. 

Pense sempre antes de fotografar, escolha a cor do vestido da moça, a cor do fundo e tudo mais que você puder. Assim você sempre terá controle sobre o contraste de cor de suas fotos. 

Contraste Conceitual

Aqui é onde a cobra fuma com diz tal Ratinho!. Este tipo de contraste não tem nada haver com o que a gente está acostumado. Estou falando de contraste de ideias. Como se as coisas a serem fotografadas fossem opostas umas das outras. Ou talvez elas não “deveriam” participar do mesmo plano plano ao mesmo tempo. 

contrastes na fotografia - conceito

Usamos este tipo de contraste quando queremos colocar uma ideia na cabeça de quem vê a foto. Quando queremos dizer algo que não possa ser contextualizado e contestado. 

O contraste conceitual é muito poderoso na fotografia e ajuda a contar pelo menos duas histórias ao mesmo tempo. Usado com cuidado pode ser uma ótima ferramenta para contar histórias de diferenças sociais.

contrastes na fotografia - conceito

Combinando todos os contrastes na fotografia

Agora que você já sabe sobre os principais tipos de contraste na fotografia que tal tentar combiná-los em uma foto. Pode ser complicado por exemplo combinar o contraste conceitual com o contraste de cor. Principalmente se estivermos falando em fotografia de rua, mas não é impossível. 

Sempre que você quiser uma foto mais expressiva pense no contraste como seu amigo, pois ele vai te dar a maior força em algumas ocasiões. Não se limite a apenas um tipo de contraste na fotografia, experimente todos, juntos e separados. Algumas vezes as coisas vão funcionar magicamente e outras vezes não. 

contrastes na fotografia - conceito + cores

Se gostou deste artigo compartilhe ele em suas redes sociais com a hashtag #dicadofotographiko, e se quiser perguntar alguma coisa use a seção de comentários!

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.