Como tirar ótimas fotos a qualquer hora do dia

Como tirar otimas fotos a qualquer hora do dia

Você não quer apenas tirar fotos, você quer tirar ótimas fotos a qualquer hora do dia, não importando o que ou quem você está fotografando. Tirar boas fotos é obrigação de um fotógrafo profissional, e tirar fotos sem luz  é impossível, afinal:

Fotografia - definição

Logo se faz totalmente necessário saber como a luz funciona, e este é um conhecimento essencial para qualquer fotógrafo. Nunca vou cansar de falar isto, não importa se é fotografia com filme ou fotografia digital. A luz sempre vai estar presente no tema. 

E quando falamos em luz sempre temos pelo menos duas “escolas” de fotografia. Os fotógrafos de luz natural e os restante dos fotógrafos. Sempre vai ter aquele cara que fala que só fotografa com luz natural porque é melhor, balela.

Eu acredito que um bom fotógrafo tem que se virar em qualquer situação de iluminação em que ele for tirar fotos. E como sempre tento facilitar a vida de todo mundo, inclusive a minha, hoje vou dar umas dicas de como tirar boas fotos para o Instagram, para Facebook, para qualquer lugar e qualquer hora, afinal foto boa é foto boa.

Como tirar ótimas fotos a qualquer hora do dia

Uma das primeiras coisas que devemos tomar conta é  programação de quando iremos tirar fotos. E isto fica muito mais evidente quando falamos em iluminação natural. E para entender isto temos algumas coisas que sempre temos que ter em mente. Horários, quantidade de iluminação e cores são as principais e vão te ajudar a sempre tirar boas fotos ao ar livre principalmente.

A primeira situação que vamos falar é obviamente a tal da Golden Hour, hora dourada na tradução direta. Que definitivamente é o período mais procurado por todos para tirar tirar ótimas fotos. 

Golden Hour

Hora magica - Como tirar ótimas fotos a qualquer hora do dia

A Golden Hour acontece durante os períodos da manhã e também da tarde. Normalmente cerca de 45 minutos depois do sol nascer e também 45 min antes do sol se pôr. É um tipo de iluminação natural muito bonita, e você com certeza vai querer tirar muitas fotos durante este período do dia. Um dos fatos que tornam a golden hour tão legal para mim, é que a luz vem quase da horizontal. Isto faz com que sua iluminação não seja tão óbvia e te possibilita tirar fotos de diferentes.

Outro grande fator é a cor da luz, a golden hour está cheia de cores quentes e vivas. Tudo isto traz um caráter muito feliz para a foto, como se tudo fosse mágica, e não é a toa que muitos fotógrafos chamam a golden hour também de hora mágica.  

Apesar de ser ótimo para fotografar nesta hora você terá que tomar certos cuidados, como com a velocidade do obturador. Nem sempre na golden hour você terá muita luz disponível, então você terá que trabalhar com a velocidade do obturador para compensar isto. É claro que você pode usar o ISO ou a abertura, desde de que estes não prejudiquem sua intenção com a foto. Ter um bom tripé ou saber empunhar bem a câmera podem ser de grande ajuda aqui. 

Elaborar suas fotos usando reflexos, vazamentos de luz e sombras pois durante a hora mágica todos estes detalhes trarão mais contexto para suas imagens.

Como tirar boas fotos com o sol a pino – Luz do meio dia

A esta hora do dia, a luz é muito direta e está inclinada diretamente para baixo. Isto significa que há pouca chance de a luz se difundir através da atmosfera, deixando uma luz branca dura e razoavelmente neutra.

Meio dia - Como tirar ótimas fotos a qualquer hora do dia

Para muitos é impossível fotografar durante estas horas do dia, e não é pra menos, é bem difícil mesmo. Mas difícil não quer dizer impossível. Irão existir situação onde será possível tirar ótimas fotos durante o meio dia. 

Quando você precisar de bastante contraste você pode optar por tirar fotos durante este período. Ou quando você precisa reduzir reflexos em alguma superfície este tipo de luz pode ser bem útil

Dependendo do cenário que você estiver fotografando também será uma vantagem usar o sol do meio dia. Como a luz neste período não é tão colorida você terá muito menos problemas com seu balanço de branco e por consequência com as cores da cena.

Meio dia

Você também pode se aproveitar de alguma sombra ou de algum objeto que obstrua parcialmente a luz para poder “quebrar” um pouco seu alto contraste de deixar suas fotos com iluminação mais uniforme. Toldos e marquises farão bem este papel.  

Claro que tirar ótimas fotos durante o meio dia apresenta seus desafios mas nada impossível para quem não tem medo de arriscar um pouco. 

Fotos pela manhã e pela tarde

Fotos que são tiradas ao ar livre e não são nem na Golden Hour nem ao meio dia provavelmente são tiradas entre estes dois períodos. Estes períodos do dia são ótimos para tirar fotos pois contam com uma luz muito bonita, e com cores mais quentes. O nível de contraste não é tão grande quanto ao meio dia, mas também não é baixo. O mais interessante deste período são como as sombras vão trabalhar em suas fotos. Durante algumas hora do dia o sol vai incidir sua luz de uma forma mais lateral. E assim você pode isto a seu favor para criar imagens onde as sombras tenham algum papel mais ativo na foto.

A luz lateral e as sombras podem ser muito úteis para tornar os objetos mais tridimensionais , além de produzir retratos fortes e interessantes. No entanto, como a luz não é tão neutra quanto o meio-dia nem tão quente quanto na hora mágica, você pode correr o risco de fotos que parecem um pouco chatas e comuns.

Sombras - Como tirar ótimas fotos a qualquer hora do dia

Crepúsculo – Como tirar ótimas fotos durante a noite ou amanhecer

Talvez aqui more o período mais temido de muito fotógrafos. Como tirar fotos com pouca luz?

É uma das perguntas que sempre escuto de quem está tentando aprender fotografia. E as respostas são as mais variadas possível. Vão desde comprar uma câmeras com capacidade ISO gigante  até nunca sair de casa depois das 18:30.  E na boa tirar foto a noite e a maior piração, dependendo do que você estiver fotografando é claro. 

Neste período do dia a iluminação é fraca, temos muitas cores frias, corremos risco de ser assaltados ou picados por algum bicho. Mas na maioria das vezes vale bem a pena.

Aqui já vou dar logo a melhor dica para tirar boas fotos a noite:

Longa exposição e tripé

Coloquei grande ai em cima pra não passar despercebido! 

Quando você está fotografando a noite este dois itens vão te ajudar muito em tudo que você estiver fazendo e depender de luz natural. Então não faz bico e compra logo um tripé. Fotos noturnas de natureza vão contar muito com a luz da lua ou da claridade da noite. E se você usar uma velocidade de obturador que ajude em sua exposição você não precisará de uma ajuste ISO gigante.

Fotos noturnas

Claro que você pode incluir alguma iluminação em suas fotos, como flashes, lâmpadas, lanternas ou qualquer outra fonte de luz. Não esqueça que fotografar a noite na cidade é totalmente possível pois muitos lugares contam com uma enorme quantidade de luz mesmo durante a noite. Ai basta você escolher a locação que melhor se enquadra no contexto e mandar bala.

Cityscape noturno

Sombras e dias nublados

Você quer uma missão fácil? Escolha um dia com mais nuvens para tirar fotos. Todas as nuvem que bloquearam a luz do sol agiram como um softbox gigante. Isso vai fazer com que sua foto tenha uma iluminação muito mais suave e que tanto as cores e as texturas fiquem mais controladas. 

O mesmo acontece quando você leva o seu sujeito para uma sombra, tirando ele do sol direto você consegue um efeito parecido com de um softbox. 

Você também pode optar por sair em dias nublados e até mesmo chuvosos para fazer suas fotos. Afinal todo o clima mais sombrio destes dias não pode ser perdido. Em dias com estas características você terá ao seu dispor texturas e cores bem diferentes e interessantes para trabalhar.

Fotos em dias nublados

O que fazer para tirar boas fotos

Como você pode ver não existe desculpa para não tirar ótimas fotos a qualquer hora do dia. Todos os momentos do dia apresentam suas peculiaridades e formas específicas de trabalhar. Cabe a você escolher e planejar antes de sair disparando. Escolhe o momento do dia de acordo com o projeto que você vai fotografar é super importante e ajudará você definir todo o contexto do trabalho.

Agora é com você só colocar em prática estas dicas de como tirar boas fotos e começar a bombar lá no Instagram. Por falar em Instagram corre lá e me segue no @rixmascarenhas aproveita e compartilha as fotos que você tira com a ajuda do blog na hashtag #dicadofotographiko.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.