Exportando do Lightroom para o Instagram

Como exportar fotos do Lightroom para o Instagram

Última atualização:

Como exportar fotos do Lightroom para o Instagram em alta qualidade é indiscutívelmente um assunto que todo já se pegou pensando em algum momento. Hoje o Instagram é a plataforma para divulgação de suas fotos,  e nada melhor do que saber como exportar fotos do lightroom em alta resolução.

No post de hoje você vai ver como:

  • Tratar suas fotos no Lightroom
  • Usar a ferramenta de recorte de forma customizada
  • Qual formato de imagem fica melhor no Instagram
  • Configurações de exportação do Lightroom para o Instagram
  • Como exportar fotos do Lightroom com qualidade
  • Como transferir suas fotos do computador para o celular sem precisar de cabos.

Exportando fotos do Lightroom

Exportar uma foto pode ser uma tarefa super fácil ou super complicada, tudo depende do que você fazer com esta foto depois. Uma foto pra usar ela na internet é totalmente diferente de exportar a mesma foto para revelar. 

Fazer uma quadro 8×10 é totalmente diferente de exporta uma fotos para fazer uma quadro de 60×40. Acredito que você entendeu que exportar uma foto depende muito do uso final que você dar para ela

E como hoje em dia 90% ou mais das fotografia produzidas são utilizadas apenas em plataforma sociais como Instagram e Facebook, você precisa saber como exportar fotos do Lightroom que funcionem bem nestas plataformas.

Hoje vamos falar sobre como exportar fotos do Lightroom para o Instagram, mas você pode usar a mesma ideia deste artigo para exportar fotos do Lightroom para o Facebook por exemplo.

Claro que vocÊ vai precisar saber quais são os tamanhos de fotos exigidos por cada rede social, e para facilitar sua vida tem um infográfico no fim do artigo com as dimensões de fotos para Facebook, Instagram, Pinterest entre outros.

Editando fotos no Lightroom para o Instagram

Primeiro de tudo você precisa editar suas fotos no Lightroom, e aqui não importa se você o LIghtroom 5, Lightroom CC ou o Lightroom Classic CC. Edite suas fotos normalmente da forma que você sempre faz. E é claro que se quiser dar uma agilizada no processo vocÊ pode usar presets de edição no Lightroom.

Como sempre faço trabalho minhas edição de forma geral, não pensando apenas no que vai ficar no Instagram, afinal a foto não foi necessariamente tirada apenas para ser usada no Instagram.

Então trate suas fotos de forma normal. Tomando cuidado para não esquecer nenhum detalhe. Trabalhe a exposição das fotos, cores e também ajuste localizados a gosto.

Uma das coisa que gosto de fazer é usar o controle de nitidez quando vou postar fotos em alguma plataforma social,  e principalmente no caso do Instagram.

Como suas fotos serão vista normalmente em uma tela pequena e serão comprimidas pelas redes sociais para criar um arquivo menor, elevar um pouco o nível de nitidez da fotos irá ajudar as fotos a se destacarem mais.

Falando em se destacar mais no Instagram, o maior segredo para postar boas fotos no Instagram está no formato da fotos, e é claro na composição. Apesar de nem sempre tiramos fotos apenas pensando em posta-las no Instagram, como eu disse acima, as fotos que são tiradas pensando no formato do Instagram acabam se saindo melhor.

Fotos muito largas ou muito altas não costumam funcionar bem nesta plataforma por conta da limitação da tela do celular e também de como as fotos são mostradas no aplicativo.

Então aí entra a seu favor a ferramenta de recorte do Lightroom Classic CC, que você pode acessar usando o atalho R.

Tele de recorte do Lightroom escolha a opção Custom

Na tela de recorte do Lightroom escolha a opção Custom.

A ferramenta de recorte irá te ajudar a definir melhor a proporção de sua foto assim como a composição. Apesar de hoje o Instagram aceitar fotos fora da proporção 1:1 é evidente que este tamanho fez sucesso por muitos anos.

Motivo para isto é claro, nesta proporção você tem que evidenciar o motivo principal da foto, e pensar em composições mais centralizadas irá ajudar na hora de escolher a proporção 1:1.

Hoje a tendência está mudando um pouco, principalmente pelo fato de podermos enviar fotos em outras proporções, e é claro com a mudança no formato das telas dos smartphones.

Vejo hoje que fotos numa proporção mais alta do que larga costumam ter mais visualizações, likes e comentários. Isto deixa bem claro que o formato das telas dos smartphones mais novos fazem diferença.

Agora que você já sabe onde recortar sua foto no Lightroom, você vai escolher a opção de dimensões customizadas. Logo em seguida,  na caixa de diálogo use uma proporção de 5:4, que nada mais é que uma foto um pouco mais alta do que larga.

Que nada mais é que uma foto um pouco mais alta do

Desta forma você terá que recompor sua imagem, porém com um bom trabalho aqui ela irá chamar muito mais atenção.

Caso precise mudar a orientação da ferramenta de recorte do Lightroom entre paisagem ou retrato basta usar o atalho na tecla X do teclado.

Como exportar fotos do lightroom com qualidade para instagram

Após finalizar toda a edição de sua fotos é hora de exportar elas em formato JPEG, formato aceito aceito pelo Instagram. Não se esqueça que o procedimento que você vai ver aqui também serve para o Facebook e outras redes sociais, basta apenas saber qual é o tamanho da imagem que cada uma delas tem como padrão.

E o primeiro passo é selecionar a foto que você que você quer exportar e clicar em Arquivo e exportar (File > Export).

É claro que existe mais de uma forma de acessar este menu, mas para tornar as coisa mais simples vou citar apenas forma mais comum, para não confundir ninguém.

A tela de exportação

A tela de exportação é cheia de opções, e não precisamos de todas elas agora. Tem muita coisa aqui que a maioria das pessoas nunca vai usar, mais é muito bom saber o que cada opções da caixa de exportação do Lightroom faz. 

Em local de exportação é bem simples, você precisa apenas escolher o local onde vai salvar sua foto, pode ser no desktop ou em alguma pasta especifica no seu computador.

Em seguida, na próxima aba, você poderá escolher o nome da sua foto, o que também é muito simples de fazer. E caso você esteja exporta múltiplos arquivos de uma vez vocÊ também pode escolher como serão nomeados os sufixos e/ ou prefixos dos arquivos.

Em seguida, na próxima aba, você poderá escolher o nome de sua foto, também muito si - Como exportar fotos do Lightroom para o Instagram

A próxima aba, tamanho da imagem, toma conta do dimensionamento das imagens, como cropamos a foto antes, você não precisa mudar nada nesta aba caso queira exportar a foto com a melhor qualidade possível.

A única opção que aconselho você fazer alguma mudança é na parte de resolução da imagem. No menu de resolução da imagem você pode escolher a quantidade de DPI, densidade de pixels por polegada, que a imagem terá, 72 DPI funciona muito bem para fotos que irão ser usadas na internet. E normalmente você não precisa escolha nada mais alto que isto. 

Claro que em caso que você gostaria de ter mais resolução disponível em suas fotos você pode usar até 150 Dpi para imagens que serão transferidas pela internet. Tenha em mente que quanto mais Dpis maior o tamanho do arquivo em bytes.

Na aba de configurações do arquivo você terá opções importantes para fazer, como escolher a compressão da sua foto, o formato de arquivo e também e claro o espaço de cor. 

O espaço de cor é simples, sRGB será usado apenas para fotos que serão apenas vistas em telas, monitores de computador, smartphones entre outros. Este é espaço de cor da internet. Em comparação com outros espaços de cores como o AdobeRGB o sRGB tem menos cores. 

Claro que aí você se pergunta se não vale usar o Adobe RGB, e a resposta é simple. Se o seu monitor não for capaz de reproduzir tais cores não vale a pena. Mas este é assunto para ou artigo, afinal o papo aqui hoje é exportar fotos para o Instagram.

No menu de resolução da imagem você pode escolher a quantidade de DPI - Como exportar fotos do Lightroom para o Instagram

Na aba formato de imagem é sim, basta escolher Jpeg e quanto a qualidade, aqui não vale a pena mexer. Pois é aqui onde iremos comprimir mais nossas fotos e como o Instagram já comprime as fotos por padrão.

A melhor coisa que temos para fazer é deixar a qualidade de nossas fotos no 100.

Na aba de nitidez você pode escolher entre 3 opções, Baixa / Normal / Alta, para fotos que serão usadas em telas pequena aconselho você a usar os ajustes normal ou alto. Novamente pensando que o Instagram irá comprimir a imagem quando você postar.

Na aba de nitidez você pode escolher entre 3 opções, Baixa / Normal / Alta, para fotos que serão usadas em telas pequena aconselho você a usar os ajustes normal ou alto. - Como exportar fotos do Lightroom para o Instagram

Na aba de metadados não é preciso fazer qualquer alteração.

Caso você queira adicionar uma marca d’água, a próxima aba será o lugar para fazê-lo. Clique em exportar e está tudo pronto.

Dica Extra. Como transferir fotos do Lightroom para o celular

Para postar fotos no Instagram usamos normalmente o app no celular, e transferir suas imagens do computador para o celular pode ser chato, quando temos que usar cabos.

Para resolver isto você pode usar um app muito legal que se chama SendAnywhere, que é uma ótima opção para transferir fotos através da rede WIFI.

Para resolver isto você pode usar um app muito legal que se chama SendAnywhere, que é uma ótima opção para transferir fotos através da rede WIFI. - Como exportar fotos do Lightroom para o Instagram

Com opções para macOS, Windows, Android e IOS, você pode transferir arquivos entre estas plataformas de forma bem simples.

Exportando fotos do Lightroom para o Instagram pode ser algo simples se você já está acostumado a todo o processo.

E como prometido esta aqui o link para os fomatos e tamanho de imagens usadas nas redes sociais.

E vocês qual o processo que você usam para fazer este trabalho? Deixe sua dica aí nos comentários.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.