Tirar fotos super nítidas pode ser um grande desafio, até para os fotógrafos mais experiente.

E é indiscutível que uma boa tele objetiva vai te ajudar a conquistar esta marca, mais e ai o que fazer se a conta bancária não está assim tão gorda?

Nos últimos anos vimos uma invasão de ótima lentes, inclusive teleobjectiva, de fabricantes terceirizados como Sigma e Tamron.

Antigamente tínhamos que nos valer de bastante dinheiro e oportunidade para comprar lentes de teleobjectiva, e super teles, de fabricantes como Nikon e Canon.

E muitas vezes o dinheiro não bastava, pois algumas lentes tinham, e ainda tem, produção extremamente limitada.

Ainda bem que marcas como a Sigma trouxeram pra gente uma pequena maravilha, a Sigma 150-600mm f / 5-6.3 DG OS HSM.

Bem ela não é tão pequena assim, mas para quem vai tirar fotos de vida selvagem é uma bela aquisição!

tirar fotos super nitidas

Usar uma lente tão longa pode te levar a vários problemas e por isso o artigo no artigo de hoje você vai ver dicas de como tirar fotos super nítidas usando teleobjectiva.

6 dicas para tirar fotos super nítidas

tirar fotos super nitidas

1 – Escolha a velocidade de obturador correta

Escolher bem a velocidade do obturador talvez seja a tarefa mais importante aqui, principalmente se estamos falando de lentes teleobjectiva longas.

Existe uma regrinha simples e fácil de guardar na memória, e não vale apenas para lentes longas.

Se você estiver usando uma lente de 500mm por exemplo a velocidade do obturador não pode ser inferior a 1/500.

No caso de você estar usando uma lente de 300mm a mesma regra se aplica, só que aqui você usará o obturador ajustado para pelo menos 1/300.

Seguindo este regra você irá minimizar é muito qualquer possível tremida e te permitindo tirar fotos mais nítidas.

Eventualmente você usará lente com estabilização, neste caso você usar velocidade de obturador um pouco mais lentas do que o alcance focal de sua lente.

E é claro que se você usa câmeras mirrorless, algumas delas tem sensor com sistemas de estabilização, que também te ajudará a ter fotos mais nítidas.

NOTA: Esta regra é aplicável para câmeras full frameSe você estiver usando uma câmera de sensor APS-C com uma lente para full frame, possível tanto para Nikon quanto para Canon.

Você não pode esquecer o fator de corte, crop factor, que é de 1.5x para Nikon, 1.6x para Canon.

Se você estiver usando uma lente de 500mm em uma câmera com sensor APS-C ela passará a ser uma lente de 750mm no caso das Nikon de 800mm no caso das Canon.

Logo sua velocidade de obturador terá que acompanhar o comprimento focal da lente.

tirar fotos super nitidas

Normalmente, as lentes teleobjectiva muito longas, não costuma ser muito nítidas no final de seu curso, perto da distancia focal final.

Então tente evitar o uso de uma distância focal que seja perto do limite máximo de sua lente telefoto.

2 – Use o valor de abertura correto

Na fotografia da vida selvagem, a profundidade de campo desempenha um papel excelente para ajudar a tornar o assunto destacado do fundo.

Então uma boa ferramenta para destacar o que você esta fotografado do plano de fundo seria usar uma abertura perto de F / 2.8.

Porém isso pode ter uma lado negativo deixando a sua profundidade de campo muito estreita, e comprometendo a nitidez da foto.

Costumo indicar o uso de uma abertura um pouco menor, ou pelo menos perto do sweet spot de sua lente.

Normalmente o sweet spot de uma lente é cerca de 2 a 3 stops acima da maior abertura de sua lente.

Veja o que é um STOP aqui

 

Então se você estiver usando uma lente onde a maior abertura é F 5, provavelmente seu sweet spot será entre F / 8 ou F /11.

Assim você irá conseguir usar tudo a seu favor para tirar fotos super nítidas.

tirar fotos super nitidas

3 – Selecionando a sensibilidade ISO

A sensibilidade ISO é um dos lados do triângulo de exposição que precisa ser ajustado de acordo com a velocidade do obturador e o valor de abertura necessários para a foto.

No caso da fotografia da vida selvagem, você terá que comprometer um pouco o ISO em relação  aos outros ajustes. Por quê?

Você terá que usar uma velocidade de obturação rápida para congelar o movimento do assunto e um valor de abertura que não é tão grande para capturar fotos mais nítidas.

Esta é a razão pela qual você pode ter que aumentar o valor do ISO para capturar uma foto bem exposta.

Portanto, o ISO deve ser a última configuração de exposição que você ira ajustar para exibir corretamente foto.

tirar fotos super nitidas

NOTA: Algumas câmera são capazes de lidar com ajustes ISO bem altos sem introduzir tanto ruído nas fotos, já outras não.

Procure sempre usar o bom senso e tente não passar do limite de seu equipamento, assim alem de tirar fotos super nítidas vocês também não terá muito ruído para lidar na pós-produção.  

4 – Use um tripé ou monopé

A não ser que você seja o Superman aconselho sempre que estiver trabalhando com lentes longas a utilização de um tripé ou monopé.

Além de garantir a segurança de seu equipamento a utilização de um tripé irá criar um ponto melhor de estabilização para suas fotos.

Se você estiver trabalhando com lentes muito longas considere também tem um com colar na sua lente para encaixe no tripé.

Existem inúmeras marcas de bons tripés por ai, e alguns deles valem cada centavo. Procure algo que caixa no seu orçamento mas que também faça o trabalho.

tirar fotos super nitidas

5 – Modo de estabilização de imagem em sua lente

Em uma situação em que você precisa deslocar sua câmera junto com o animal em movimento ou pássaro, certifique-se de que você ativou a estabilização da imagem em sua lente.

Isso é útil caso você esteja usando a câmera com as mãos, pois reduz a vibração causada durante a panorâmica ou a inclinação da câmera.

O modo de estabilização de imagem pode ser encontrado em lentes como IS nas lentes da Canon, VR em lentes Nikon, VC lentes Tamron e OSS em lentes Sony.

Mas no caso de você estar usando um tripé ou um monopé como recomendado acima, desligue o modo de estabilização de imagem na lente.

Pois ele irá produzir uma pequena agitação que poderá deixar a imagens com um pouco menos de nitidez, quando montado no tripé.

Então, para eliminar esse pequeno movimento, você deve desligar o modo de estabilização de imagem em sua, quando estiver usando um tripé.

tirar fotos super nitidas

6 – Explorar o Back Button Focus

Se você anda não estiver usando o botão de foco atrás do corpo de sua câmera, aconselho configurar agora, dê um Google em como configurar isto em sua câmera!

Com este recurso ativado você irá reduzir a quantidade de vibração introduzida na câmera quando você tem que apertar o botão de disparo até a metade para o auto foco entrar em funcionamento.

Além do fato de poder trabalhar a técnica de pré-foco de maneira bem fácil, onde você foca no assunto antes do mesmo estar no lugar fotografado. O botão de back focus ajuda a tirar fotos super nítidas.

tirar fotos super nitidas

Conclusão

Usar uma boa lente super tele é algo bem bacana, mas é importante que você entenda os aspectos técnicos para obter resultados melhores.

Não perca o animo, pois até você refinar sua técnica você irá tirar muitas fotos fora de foco.

Então para tirar fotos super nítidas com este tipo de lente não esqueça dos principais pontos.

  • Velocidade do obturador
  • Ajuste da Abertura
  • Ajuste do ISO
  • Uso de Tripé ou monopé
  • Estabilização de imagem na lente
  • Uso do botão de auxilio de foco na câmera

É Possível aplicar o que você leu aqui para qualquer tipo de fotografia,  não apenas para lentes super teleobjectiva.

Usando estas técnicas para fazer retratos por exemplo, irá te garantir fotos super nítidas e com uma qualidade que vai te surpreender.

Agora só falta uma coisa. Sai e começa a clicar, só assim você irá desenvolver sua técnica e chegar nos resultados esperados.

tirar fotos super nitidas

E vocês usam lentes telefoto? O que fazem para tirar fotos super nítidas?  Coloquem ai nos comentários.

Assine nossa newsletter
Junte-se a milhares de assinantes e receba todas as atualizações em sua caixa de e-mail.
Não se preocupe, nós também odiamos spam.