Quando falamos de certo ou errado o negocio pode se tornar bem complicado, e como cropar retratos corretamente, pode ser um deste assuntos, assim como misturar olho no sorvete, ou feijão com macarrão.

E quando se trata de recortar, ou cropar, retratos existem muitas coisas que se aprende com o passar do tempo, e algumas delas são as coisas que funcionam e as coisa que não funcionam.

Como nem tudo na vida é tão simples, é inteligente você usar seus conhecimentos de profundidade de campo e seus conhecimentos sobre lentes para fazer as melhores escolhas de forma que suas fotos tenham o efeito desejado.

Como cropar retratos corretamente

Como cropar retratos corretamente

Exemplo de bom crop

Quando se esta fotografando um modelo é interessante cropar seus retratos como segue os exemplos acima:

  • Um pouco a baixo do joelho, ou meio da coxa
  • Na linha cintura
  • No meio dos antebraços
  • Um pouco abaixo do ombro
  • Ou close fechado do rosto
Como cropar retratos corretamente

Exemplo de crop ruin

É sempre legal evitar as articulações, desde que seja possível. Isto inclui, dedos, pés, cotovelos, joelhos e pulsos. O queixo também pode ser evitado, desde que isto seja possível.

Leva-se muitos anos de estudos para que se consiga chegar na regra de ouro para recortar retratos, e isto fará muita diferença visual em seus retratos.

Mas como em todos as regras existem as exceções, e o mundo da arte iria implodir caso algumas regras não fossem quebradas no passado, com provado por alguns artistas como Pablo Picasso, Vincent Van Gogh, e Jackson Pollack são exemplos de artistas cujos estilos quebrou todas as regras do “como pintar” e em seu tempo eles foram ridicularizados por outros artistas e críticos, ainda hoje as suas pinturas são de valor inestimável .

Dito isto, todos eles estudaram regras de pintura convencionais de seu tempo  e em seguida passaram a quebrar essas regras, e criar seus próprios estilos.

Meu tiro, iluminação, posando, e estilo de pós-produção se desenvolveu e evoluiu ao longo dos anos, mas a maneira que eu cortar minhas imagens permaneceu a mesma.

Aqui algumas dicas de Como cropar retratos corretamente

Crop na câmera

Como cropar retratos corretamente

Cropar diretamente na câmera significa compor a imagem exatamente como você quer que sua fotografia final saia, ao invés de ir disparando livremente e decidir na pós produção.

Imagens que são feitas desta forma são bem diferente das feitas na pós produção, quando você preenche totalmente o quadro com a imagem que deseja você irá remover qualquer distração que possa aparecer na foto final.

Outra vantagem de cropar suas fotos direto na câmera é que você não diminui o tamanha do arquivo, desta forma mantendo todos os detalhes e a nitidez.

Se tem movimento não corte

Como cropar retratos corretamente

Crop ruin

Como cropar retratos corretamente

Bom crop

 

Quando você estiver fazendo fotos de corpo inteiro não se esqueça das dicas no começo do texto, manter as articulações fora quando possível, como por exemplo os joelhos ficaram de fora na foto acima.

Mas caso o assunto tenha movimento que seja interessante de ser retratado enquadre de um forma que mantenha o movimento e forma que a foto funcione.

 

Não esqueça dos olhos

Como cropar retratos corretamente

Crop ruim

Como cropar retratos corretamente

Crop bom

Manter os olhos no terço superior do quadro é visualmente melhor do que cortar em queixo de alguém, que pode parecer falta de atenção na hora de fazer o retrato.

Os retratos ficam bem mais forte quando você deixa os olhos na linha do terço superior.

Como cropar retratos corretamente

Este retrato mostra como a foto fica mais impactante quando você sua um recorte bom de forma a montar um bela composição. Abaixo seguem as opções que poderiam ser usadas na mesma fotografia.

Como cropar retratos corretamenteComo cropar retratos corretamente

Como cropar retratos corretamente

Como cropar retratos corretamente

O o resultado final que foi melhor aceito foi o quadro onde os olhos estavam posicionados na região do terço superior. E é claro que deixar a região entre os olhos na intersecção do terço superior torna a foto mais forte ainda.

Tenha opções

A explosão das mídias social e das selfies mudou radicalmente a forma de como as pessoas tirar seus retratos.

Antigamente era mais comum você ver retratos, principalmente de rosto, no formato retrato, ou vertical. Hoje é muito comum cliente quererem fotos que funcione bem em todas as mídias, e por muitas vezes imagens no formato paisagem, ou horizontal, funcionam muito bem.

Quebre as regras

Use estas sugestões como ponto de partida até encontrar um estilo que funciona para você. Comece com um retrato de corpo inteiro e tente recorta-lo usando as dicas aqui e em seguida experimente, tente fazer de uma forma que te agrade.

Caso modelo ficará bem em um tipo de quadro, então fotografe e experimente, misture todas as ideias até chegar em um coisa especial.

 

Como cropar retratos corretamenteComo cropar retratos corretamente

 

Quanto mais você fotografar mais notará o que é certo e errado para você, e mesmo que ainda não tenha certeza de como será a foto, faça mais de uma versão da mesma e teste a aceitação por parte dos expectadores.

Gostou do artigo deixe um comentário! Agora estou usando o sistema de comentário da Disqus, com ele você pode logar com sua conta do Facebbok, Twitter, ou Google de deixar sua opinião ai embaixo !

Assine nossa newsletter
Junte-se a milhares de assinantes e receba todas as atualizações em sua caixa de e-mail.
Não se preocupe, nós também odiamos spam.