O uso de refletores ou rebatedores  na fotografia é apenas uma maneira de aproveitar a luz existente, e saltar aos olhos lugares específicos da imagem, por isto hoje o tema é rebatedores DIY, uma maneira fácil de fazer você mesmo seus próprios rebatedores.

Rebatedores DIY

Isto pode ser feito virtualmente com qualquer superfície que se reflexiva a luz, como uma parede, um espelho, papelão, poliestireno expandido, uma folha de alumínio, etc.

Refletores fotografia dedicados vêm em muitas cores, formas e tamanhos diferentes. Prata, ouro, branco, e às vezes misturas dessas três cores comumente conhecido como refletores zebra são as cores mais comuns.

Há também rebatedores 5-in-1 que incluem uma superfície preta para absorver a luz, e uma superfície translúcida para suavizar a luz.

rebatedores diy

Rebatedores DIY, qual formato?

O formato do rebatedor depende muito do assunto que você esta fotografando. Normalmente refletores redondos dobráveis são os mais utilizados, porque eles são mais fáceis de manusear, e também mais fácil de dobrar, mas rebatedores triangulares e retangulares são muito populares também.

Rebatedores Diy

Rebatedor redondo 5 em 1

O tamanho do rebatedor também dependo do que você esta tentando iluminar, e quando se trata de objetos pequenos, que serão fotografados em uma mesa, as coisas ficam complicadas porque rebatedores comum podem ser grandes e desajeitados.

Então vamos lá criar nosso próprio rebatedor Diy no tamanho da necessidade de cada situação que iremos fotografar.

Rebatedor Diy. Materiais

Mesmo que você possa usar folhas de papel simples com algum tipo de objeto como um suporte para segurar seu rebatedor Diy, a simples  técnica de dobradura com certeza ira te dar mais controle sobre a maneira como você colocar seus rebatedores.

Para começar, você vai precisar de algumas folhas de papel metalizado. Os que eu estou usando aqui podem ser encontrados em materiais de escritório ou lojas de artesanato, e existem em vários tamanhos e cores.

Eu comprei folhas de 50 × 70 centímetros,  e que me permitiu fazer um bom conjunto de rebatedores de diferentes tamanhos e formas.

Uma coisa bacana deste tipo de papel é que a parte de trás ele é branco, assim você pode usar o lado metalizado ou simplesmente virar para o lado branco de ter diferentes tipos de reflexões.

No lado metalizado você pode escolher também papeis que tenha algum tipo de textura, para criar efeito de reflexões diferentes, tornando sua luz uma pouco mais complexa.

Rebatedores DIY

Papel cartão metalizado

Mãos a obra

Agora é hora de cortar o papel de tamanho. Isso depende do tamanho rebatedor que pretende criar, neste caso, eu estou fazendo um rebatedor de 8x13cm.

Rebatedores DIY

Recorte no tamanho desejado

Agora, marque as linhas com uma caneta  e dobre o papel nessas linhas. Você vai acabar com algo parecido com isso.

Rebatedores DIY

Rebatedor Diy depois de dobrado

Para manter as dobras sobrepostas no lugar, eu usei pequenos ímãs.

Você pode usar fita adesiva, velcro ou mesmo adesivo reutilizável, mas usar pequenos ímãs vai te dar mais controle na hora de escolher os ângulos de reflexão do seu rebatedor DIY.

Rebatedores DIY

Rebatedores DIY pronto!

Os ímãs também serão úteis se você for usar seu rebatedor em algum suporte, e não em cima de uma mesa.

Rebatedores DIY

Rebatedores DIY colocado em um suporte

Como usar seu novo rebatedor DIY.

Agora que nós construímos alguns rebatedores agradáveis é hora de testá-los.

Mesmo que você não disponha de um sistema de iluminação profissional, você poderá usar seus novos brinquedos. Basta apenas ter uma janela e usa a luz que entra por ela. Você vai se surpreender co o que pode ser feito.

A imagem a seguir é um exemplo.

Rebatedores DIY

Veja como foi feito

Rebatedores DIY

Esquerda, foto sem os rebatedores, apenas com a luz no fundo. Direita, foto da montagem do cenário.

Comece com suporte de lâmpada ou janela ao fundo e um difusor na frente jogando a luz por trás do objeto.

Rebatedores DIY

Esquerda, fotos com um rebatedor grande. Direita, foto do posicionamento do rebatedor.

Agora, o mesmo sistema só que com a inclusão de um rebatedor grande na lateral.

Rebatedores DIY

Esquerda, resultado final com dois rebatedores dourados. Direita, foto do posicionamentos dos rebatedores.

E você pode ir acrescentando reflexos com seus novos rebatedores DIY. Como foi feito aqui onde do outro lado foi colocado um rebatedor pequeno.

 

Bom é isto ai, não esqueça que você pode mudar a cor de seu rebatedor para criar climas diferentes na foto.

E ai vai fazer seus rebatedores DIY? Deixe um comentários com as link pra as fotos dos resultados!
Assine nossa newsletter
Junte-se a milhares de assinantes e receba todas as atualizações em sua caixa de e-mail.
Não se preocupe, nós também odiamos spam.