Existem muitas peças importantes na hora de se fazer um belo retrato, e realmente fazer um bom retrato ou ser um bom fotografo retratista não é fácil, por isto o artigo de hoje iremos falar em pelo menos 10 elementos cruciais sobre retratos.

Muitos olham este tipo de fotografia apenas pelo lado técnico, exposição, foco e luz, já outro apenas pelo lado artístico, em como trabalhar um assunto vivo ou criar impacto com uma boa composição.

De qualquer forma se você é um retratista inciante, ou quer ser um, o melhor a se fazer é quebrar todo este conhecimento em pedaços e aprender a trabalhar cada um de uma vez, até o ponte em que se sinta apto a colocar todo os elementos juntos.

10 elementos cruciais sobre retratos

10 elementos cruciais sobre retratos

 

Aqui estão os 10 elementos cruciais sobre retratos que você precisa pensar sobre quando estiver fotografando:

  1. Padrão da iluminação
  2. Proporção de iluminação
  3. Qualidade da luz
  4. Escolha da lente
  5. Pano (plano) de fundo
  6. Exposição
  7. Nitidez
  8. Posição do assunto 
  9. Visão fácil e posicionamento da câmera
  10. Expressão

Aspectos técnicos

1 –  Padrão da iluminação

Isto é como a luz cai sobre o rosto da pessoa. Como você configurar a luz vai determinar o humor do retrato final.

Os padrões de iluminação são uma peça fundamental para se chegar em um belo retrato. Existem pelo menos quatro tido de padrões de iluminação.

  • Split
  • Loop
  • Rembrandt
  • Curta
  • Borboleta
  • Broad
10 elementos cruciais sobre retratos

Esquerda – iluminação Split. Direita – iluminação Loop.

10 elementos cruciais sobre retratos

Esquerda: iluminação Broad. Direita: iluminação Curta.

10 elementos cruciais sobre retratos

Setup de montagem de Iluminação Broad

10 elementos cruciais sobre retratos

Iluminação Curta

10 elementos cruciais sobre retratos

Iluminação Rembrandt

 

2 – Proporção de iluminação

A proporção é uma comparação de uma coisa para outra e em termos de iluminação o que está comparando são os lados claros e escuros do rosto.

Quanta diferença existe a partir da sombra, para o lado de destaque? Quanto maior a proporção, mais contraste a imagem terá, e  mais mal-humorado retrato se tornará.

Com uma proporção menor, menos contraste, e o retrato acabará passando uma sensação de mais leveza.

10 elementos cruciais sobre retratos

Nas imagens acima a proporção do lado esquerdo é muito forte, cerca de 16: 1 ou quatro pontos (stops). E o diferença da fotos do lado direito é quase 1: 1 .

3 – Qualidade da Luz

Bom como este foi o tema do post passado vale a pena dar uma lida nele e transportar o conhecimento para seus retratos, então é só clicar aqui.

10 elementos cruciais sobre retratos

Luz Dura ou Hard Light

 

 

10 elementos cruciais sobre retratos

Luz Dura ou Hard Light

10 elementos cruciais sobre retratos

Luz Suave ou Soft Light

 

10 elementos cruciais sobre retratos

Luz Suave ou Soft Light

A luz dura, hard light, pode ser obtida de varias forma mais os meios principal de se conseguir isto são:

  • O sol
  • Uma lâmpada (sem modificadores)
  • Ou flash da câmera (sem modificadores)

Já falando de iluminação suave os principais métodos são:

  • O céu em um dia nublado
  • Grandes softboxes de estúdio
  • Grandes rebatedores
  • Ou técnicas como bounce flash

4 – Escolha da lente

A escolha da lente não irá afetar apenas o assunto a ser fotografado, mas também o fundo.

Usando uma lente grande angular você provavelmente irá introduzir distorções e causar deformação no rosto da pessoal fazendo com que o mesmo não pareça normal.

Ela também irá permitir que você veja uma grande porção do fundo por trás do assunto, podendo assim tirar a atenção do assunto principal.

10 elementos cruciais sobre retratos

Observe como a forma do rosto e seus detalhes estão distorcidos aqui foi usado uma lente 17 mm. Isso não é algo a maioria das pessoas deseja.

No entanto, podem haver casos em que você quer este aspecto de deformação, como em um retrato bem-humorado, crianças, ou um retrato do estilo editorial de um vendedor de rua em um mercado onde você quer incluir o ambiente.

10 elementos cruciais sobre retratos

A visão de grande angular (17 mm) acrescenta à natureza cômica deste retrato.

As lentes telefoto comprimem bem perspectiva, e isto gera duas coisas.

Normalmente é um boa escolha para fazer closes do assunto a ser retratado.

Este tipo de lente também é capaz de de borrar o fundo o assunto, tirando-o de foco e desta forma dando muito mais enfase ao objeto de primeiro plano.

10 elementos cruciais sobre retratos

Fotografado com uma 70mm

Nas duas fotos acima é possível ver nitidamente além de não distorcer o rosto da pessoa fotografada a lente também ajudou a desfocar o fundo e coloca-lo em menor evidencia.

10 elementos cruciais sobre retratos

Foto feita com 105mm

Quanto mais longa for sua lente mais comprimido o fundo ficará, na foto acima o fundo, um rio que estava bem distante da garota, parece estar relativamente perto, e neste caso ele aparece desfocado.

5 – Plano de fundo

Uma coisa que muitos fotógrafos esquecem, principalmente os iniciantes, de pensar sobre como será o plano de fundo. É muito fácil perder a atenção no todo e dedica-la apenas ao primeiro plano da foto.

Duas coisas que você quer certificar-se sobre para o fundo são: faz sentido com o retrato, e não distrair o espectador do assunto. Há quatro coisas que podem fazer isso, para assistir-los em seu plano de fundo e ajustar sua posição de câmera ou composição de acordo, se eles aparecem:

  • Contraste
  • As cores brilhantes (tons quentes são o pior para distração, como vermelho e amarelo)
  • Nitidez
  • Áreas brilhantes
10 elementos cruciais sobre retratos

Veja como as áreas brilhantes, que também são de alto contraste, no fundo chamam a sua atenção longe do casal

Qualquer um, ou todos, estes aspectos podem chamar a atenção longe do assunto principal da foto, se eles estão em seu fundo e to mando mais atenção do que merecem.

O olho é atraído para a área mais brilhantes de uma imagem, portanto colocar o assunto a uma certa distancia do fundo pode ser útil na hora de dar importância ao que realmente é relevante na foto.

Às vezes, simplesmente se mover um pouco para a direta ou  para esquerda pode ser tudo que você precisa para criar um fundo mais limpo e livre de distrações.

10 elementos cruciais sobre retratos

O uso de várias técnicas aqui melhoraram drasticamente este retrato. O fundo é agora sólido, fora de foco, e não tiram atenção do casal, mas sim completa o retrato.

6 – Exposição

Para retratos em que o sujeito não está se movendo, você pode começar com estas configurações em sua câmera.

  • Modo de disparo manual
  • Modo de disparo único (apenas uma foto por vez)
  • Ponte de foco unico
  • Auto foco (apenas travar e não auto foco continuo)
  • Balanço de branco (dependendo da situação que você estiver trabalhando)
  • Fotografar em RAW

Isto lhe dará mais controle e liberdade para trabalhar outros coisas, que são também de tamanha importância, como a composição da foto.

10 elementos cruciais sobre retratos

Controles manuais

Ajuste sua câmera, tire uma ou duas fotos de teste, confira a exposição por meio do histogram da câmera, faça os ajustes necessários e pronto sai fotografando.

Não se esquece que conforme a luz natural vai mudando você terá que mudar os ajuste na camera de acordo com o novo cenário de luz, tal qual quando você mudar de locação para fazer novas fotos.

Isto além de ser uma das melhores dicas dentro dos 10 elementos cruciais sobre retratos ainda te ajudará a ter um processo de pós-produção muito mais rápido e fluido.

7- Nitidez, deixando em foco.

trabalhando com o foco travado você não precisará se preocupar com a nitidez das fotos a não ser que esteva fotografando alguém correndo ou se distanciando de você de forma que você sempre precise achar o foco novamente.

Se você estiver trabalhando com pessoas se movendo trabalhe com tiros múltiplos e também com foco continuo, isto ajudará a manter suas imagens mais nítidas.

Não se esqueça que em retratos os olhos de quem esta sem fotografado dizem tudo, então esta é uma das áreas do rosto que precisa estar nítida.

Parte artística

8 – Poses

Fotografar pessoas normalmente é complicado, pois elas estão nervosas, então é parte do trabalho do fotografo criar um clima descontraído e calmo de forma a orientar o assunto a ser fotografado para que as poses sejam naturais.

Sempre pense previamente, pesquise um pouco sobre poses para fotografia de forma a criar na sua cabeça um bando de dados de coisas que ficam bacanas na foto.

Não se esqueça de deitar o modelo em questão confortável.

Não se esqueça de que a foto precisa ter movimento, igual a uma pintura, então diga ao modelo para se movimentar para cá ou para lá de forma a criar movimento no retrato e assim torna-lo mais interessante.

10 elementos cruciais sobre retratos

Esquerda – dura e entediante, sem movimento. Direita – apenas dobrando os braços e pernas crio-se mais movimento e o retrato ficou muito mais dinâmico.

9 – Rostos e posição da camera

Como o rosto é posicionado no retrato pode torna-lo um total desastre ou um sucesso, logo a próxima dica de 10 elementos cruciais sobre retratos será como trabalhar os rostos no retrato.

Algumas pessoas tem um resto bem grande, nestes casos é melhor usar um angulo lateral para dar um estreitada no rosto e não fazer com que o rosto da pessoa pareça a lua.

Uma coisa interessante sobre fotos de perfil é que normalmente as pessoas não conhecem a visão do seu rosto de perfil, simplesmente por ser difícil se enxergar no espelho de determinados ângulos.

Então se usar destes artifícios sempre será bacana para criar surpresas ao fotografado.

A chave para escolher o angulo certo do rosto é observa-lo .

10 elementos cruciais sobre retratos

Procure fotografar vários ângulos de rosto e escolha o mais agradável.

Escolher um posicionamento de camera sempre será difícil pois ira depender muito do que que você gostaria de enfatizar no retrato.

Ângulos baixo iram enfatizar a altura, principalmente em fotos de corpo inteiro, pode até fazer o individuo parece mais alto. Mas tome cuido pois você pode estar dando muita enfase ao corpo e não ao rosto.

Já ângulos ligeiramente acima da linha dos olhos iram dar uma ótima enfase ao rosto e minimizar o corpo, este é uma boa escolha para retratos, mas tome cuidado pois se a fotos for de corpo inteiro pode fazer com que a pessoa parece menor do que realmente ela é.

E quando fotografando homens, tome cuidado com ângulos muito altos, pois isto fará com a testa fique muito proeminente e definitivamente não será uma escolha para o retrato de uma pessoa com calvície.

10 – Expressão

10 elementos cruciais sobre retratos

Procure fotografar vários ângulos de rosto e escolha o mais agradável.

Esta com certeza será a parte mais difícil do retrato, conseguir capturar uma boa expressão, e com certeza ela será vital para o sucesso de suas fotos.

Aqui novamente você depende da conversa, falar com quem esta sendo fotografado, interagir com o assunto e a melhor dia para poder capturar uma boa expressão.

Nunca se esqueça que existe uma coisa preta e enorme entre você e o fotografado, sim sua camera, então não se esqueça do contato visual, ele será a chave para você se conectar com a pessoa e conseguir boa expressões.

Colocando tudo junto

Você pode tentar colocar todos os 10 elementos cruciais sobre retratos junto, mas pode ser mais confortável se você trabalhar primeiro apenas alguns pontos destes 10 para ir criando costume e retratar alguém.

E a partir do momento que você se sentir mais confiante vá incluindo novos aspectos em seus retratos ou até mesmo no mode em que trabalha.

Gostou do artigo? Dá um força ai e compartilhe ou deixe seu comentário!