8 maneiras de ganhar dinheiro como fotógrafo em 2019

8 maneiras de ganhar dinheiro

Começo de ano, afinal ainda estamos só em Março,  as pessoas sempre então procurando um forma de fazer dinheiro.

E com fotografia não é nada diferente, sempre estamos procurando um forma de ganhar aquela graninha extra, ou até mesmo um forma nova de sobrevivência financeira.

Mesmo hoje em dia muitas pessoas ainda procuram aquela foto perfeita, afinal de contas temos um monte de coisas para compartilhar, é cachorro, é filho, academia, casa nova, caro novo e a lista apenas cresce.

E como fotógrafo profissional seu trabalho pode ser realizar estes pequenos desejos de todos por ai, claro que pelo preço certo.

E por muitas vezes as oportunidades estão por ai e você nem percebe que elas podem ser seu novo ganha pão.

Então não perca tempo e veja aqui pelo menos 8 maneiras de ganhar dinheiro como fotógrafo em 2019.

8 maneiras de ganhar dinheiro como fotógrafo em 2019

8 maneiras de ganhar dinheiro como fotógrafo em 2019

1 Inicie um canal do YouTube

Todo mundo que usa a internet já viu algum vídeo no Youtube, é quase impossível não ter acesso ao enorme conteúdo do site.

Existem milhões de vídeos sobre os mais variados tópicos, gosto e personalidades e tudo isto apenas cresce a cada ano.

O Youtube é o segundo lugar mais na internet para fazer pesquisas, perdendo apenas para o próprio Google.

Então não dá pra subestimar a importância do Youtube, mesmo como ferramenta de divulgação apenas.

Enquanto fotógrafo você pode ser host em um canal do Youtube, e é claro ganhar dinheiro para isto.

Você pode comandar um canal com vídeos sobre fotografia, sobre edição de fotos, vlogs sobre sua vida como fotógrafo ou até mesmo um canal de DIY para fotografia.

Claro que para este empreitada dar certo você precisa de um pouco de sorte além de ter todo o conhecimento que gostaria de dividir com as pessoas.

Ter um publico grande e assíduo são os dois primeiros grandes requisitos para que você tenha algum sucesso dentro da plataforma.

Com um bom trabalho visual e é claro com conteúdo relevante você poderá até sustentar sua família, caso seu projeto dê certo.

Você provavelmente irá começar a ganhar dinheiro vindo dos anúncios do Adsense, mas esta não é unica fonte de renda para videos.

8 maneiras de ganhar dinheiro como fotógrafo em 2019

Há muitos fotógrafos entusiastas por aí que podem precisar da sua ajuda.

Com o tempo, um canal do YouTube pode crescer significativamente e você terá mais oportunidades de patrocínio e eventos locais, e assim fazer mais dinheiro além das fronteiras do Youtube.

2 Faça seu blog de fotografia 

Criar e manter um blog, igual a este que você esta lendo neste exato momento, pode levar mais tempo e dinheiro do que ter um canal no Youtube.

Se você não fica tão confortável na frente da câmera, ou não que se expor, ter um blog pode ser um boa solução para ganhar dinheiro como fotógrafo.

Como em qualquer outro ramo os blogs de fotografia já foram a vanguarda da informação escrita.

Hoje em dia não é muito fácil colocar no ar um blog que se destaque e tenha acessos que justifiquem seu trabalho, e tragar retorno financeiro.

Ser criativo e principalmente ativo faz você criar uma boa relação com seus leitores e assim você pode começar a criar conteúdos melhores, e por consequência ter mais visitas.

Pra muita gente a parte mais triste dos blogs podem ser a quantidade de anúncios, ou a vontade do escritor de vender algo, e sim as vezes isto é triste.

Mas a maioria dos blog dependem de algum tipo de renda para serem mantidos no ar, e as vezes anúncios e propagandas são necessários.

E dependendo da quantidade de acessos que seu blog tenha por mês você pode até ter um salario sendo apenas blogueiro e escrevendo do seu sofá.

Tal qual manter um canal no Youtube pode te trazer oportunidades fora do mundo digital os blogs também podem servir o mesmo proposito.

Com um bom blog no ar sua carreia pode passar de despercebida a ter alcance nacional e te fazer ganhar dinheiro como fotógrafo.

3 Torne-se um membro de sites de fotografia Stock 

Sites de fotografia de stock são sua melhor aposta se você é um fotógrafo amador e quer trabalhar para você mesmo sem grande compromissos.

Os investimentos são inexistentes e você ainda pode ganhar uma quantia justa de dinheiro, apenas trabalhando quando for conveniente para você.

8 maneiras de ganhar dinheiro como fotógrafo em 2019

Basta registrar sua conta no site de fotografia de stock e começar a enviar as fotos.

Antes que o upload seja concluído, suas fotos serão examinadas e, se atenderem a determinadas normas, elas serão enviadas, e já podem começara a gerar renda.

Se a sua foto for comprada, o dinheiro será transferido para sua conta bancária ou conta do PayPal.

Existem uma infinidade de opções de site, e de tipos de foto que você pode fazer para gerar renda.

O caminho mais interessante aqui é pesquisar nestes site quais são as tendências de fotos e tentar criar algum material que cumpra este papel.

Preste atenção em tendencias do mercado em geral, afinal estas foto vão ser veiculadas em vários meios de propaganda.

Coisas como títulos descritivos e metatags são super importantes na hora de colocar suas fotos em sites de Stock.

Aqui estão algumas das melhores opções do mercado para você colocar suas fotos a venda.

Claro que esta talvez não seja a melhor solução para quem precisa de um salário oriundo da fotografia, afinal a venda pode ser sazonal.

Mas como algumas fotos estão ai no seu HDD apenas ocupando espaço, porque não dar a elas uma função melhor como ter uma renda passiva!

Esta aqui talvez seja a forma mais fácil de se ganhar dinheiro como fotógrafo, não é muito, mais ainda é dinheiro.

4. Participar de Concursos de Fotografia 

Para ganhar um concurso de fotos você tem que ser um bom fotógrafo e ter uma boa fotografia para concorrer.

A grande coisa sobre concursos de fotografia é que você pode ganhar uma quantia realmente boa de dinheiro com uma única foto e o ruim é que a competição é muito forte.

Existem vários concursos de fotografia por aí. Alguns são internacionais, alguns são regionais e alguns são concursos de fotografia patrocinados por marcas.

A quantidade de dinheiro que você pode ganhar depende dos fatores acima mencionados.

Concursos fotográficos internacionais são os mais lucrativos e os ganhos podem ir de US$ 2.500 a US$ 10.000 para um vencedor.

Em alguns casos até mesmo o vice-campeão ou o terceiro colocado podem ganhar algum dinheiro.

Não pense que apenas profissionais podem ganhar este tipo de concurso pois isto não é verdade, as vezes basta estar no lugar certo e na hora certa.

Claro que isto não pode ser emprego, afinal você não vai ganhar em concursos destes o tempo, mais claro que isto pode ser uma bela side gig.

5 Seja um freelancer

E se você fosse chamado para trabalhar apenas quando precisassem de você?

Isto seria muito bom afinal, o restante do tempo você poderia gastar criando alguma coisa, e talvez ganhando mais dinheiro.

Existem vários site pele web onde é possível anunciar seus trabalhos de forma a ser contratado como freelancer e quem sabe ganhar dinheiro como fotógrafo.

Para isto você precisa ter alguma forma de portfólio e disponibilidade em sua agenda!

Websites como Freelancer e Upwork são ótimos para iniciar este trabalho.

O site geralmente recebe uma porcentagem de seus ganhos até você se tornar mais popular e ganhar mais dinheiro. Então, a porcentagem diminui.8 maneiras de ganhar dinheiro como fotógrafo em 2019

Ser um fotógrafo freelancer permite que você faça algo além da fotografia e você pode até mesmo ter outros tipos de trabalho.

Esses sites são versáteis e permitem que você entre em contato com clientes em todo o mundo, criando possíveis novos contratos e oportunidades para você.

Não se esquece que todo fotógrafo tem responsabilidades e mesmo trabalhando como freelancer elas não vão te deixar em paz.

6 Iniciar o seu negócio na fotografia

Esta aqui vale principalmente para você que não vive em uma cidade muito grande.

Apesar de não ser tão fácil começar um negocio na fotografia, se você mora em uma cidade um pouco menor seu caminho pode estar menos obstruído do que você imagina.

Em uma cidade menor você terá menos clientes, isto é fato, mais também terá menos burocracias e menor concorrência.

Defina muito bem o que você quer fotografar e pesquise se existe algum mercado para seu trabalho em sua cidade, caso positivo você pode começar a preparar os cartões de visita.

Você pode ter um pequeno estúdio ou apenas um escritório e assim atender estabelecimentos da cidade para fotos de publicidade.

Você pode até tentar algo no jornal local da cidade, quase toda cidade tem um destes, para fazer a cobertura fotográfica das matérias

O mais difícil é colocar o trabalho a prova, sair por ai vendendo seus serviços, se você conseguir ultrapassar esse ponto, você terá um ótimo tempo fotografando em sua própria cidade e provavelmente não terá muita concorrência.

7 Especialize-se em fotografia de retrato 

Fazer retratos sempre vai ter seu lugar no mundo da fotografia, mesmo com toda esta enxurrada de celulares e apps que prometem mundos e fundos.

Em algum lugar sempre tem alguém precisando de uma foto profissionalmente tirada para uma entrevista de emprego, para o perfil do LinkedIn e por ai vai.

Retratos sempre são uma boa pedida quando se quer ganhar dinheiro como fotógrafo.

Se na sua cidade tem alguma escola de atuação você pode criar uma parceria para fazer os books dos futuros atores e atrizes.

Se você conhece muita gente que trabalha com redes sociais, Instagram  e Facebook, ai esta mais um oportunidade para você ajudar a criar o material visual destes perfis.

Até mesmo certos registros como festa de 15 anos, pedidos de noivado, casamentos entre outros, todos estes eventos necessitam de retratista.

8 maneiras de ganhar dinheiro como fotógrafo em 2019

Não interessa o motivo sempre vai existir alguém querendo ter uma foto bem tirada, e ai onde mora a oportunidade de você conseguir novos trabalhos.

As únicas coisas que você precisa são de equipamentos fotográficos de qualidade, que inclui lentes de retrato, tripé, difusores de luz, etc. E é provável que você já tenha tudo isto.

8 Trabalhos como Editor de Fotos

8 maneiras de ganhar dinheiro como fotógrafo em 2019

Você sabe editar fotos? É responsável com prazos? Consegue trabalhar sobre pressão?

Se suas respostas foram sim, porque não trabalhar como editor de fotos freelancer?

É uma oportunidade muito ampla e dependendo do teu conhecimento e networking você vai conseguir fazer uma bela carreira neste segmento.

Se você domina os grandes softwares de edição do mercado de edição de fotos basta criar uma conta em algum site como o Fiver, um dos maiores no segmentos de trabalho freelancer, e colocar um bom portfólio a disposição e divulgar seu trabalho.

A plataforma é super simples e igual a você vão existir inúmeros anúncios, ou seja alta concorrência, mas se seu portfólio é bom você não tem porque ter medo.

Se você fala outras línguas existe a possibilidade de atender pessoas de todo o mundo, diversificando ainda mais seu portfólio de editor.

Tá esperando o que?

Ganhar a vida com fotografia pode não ser tão difícil quanto você imagina, mas também não aquela fantasia de sair pelo mundo tirando fotos e receber por isto.

Você vai precisar de um belo jogo de cintura para se colocar no mercado e conquistar clientes.

Fazendo tudo isto você pode até substituir o seu emprego e trabalhar apenas com fotografia, claro que não será fácil.

Estas são apenas algumas das maneiras que você pode ganhar dinheiro como fotógrafo em 2019.

Como você pode ver, existem muitas maneiras de fazê-lo, mesmo como um fotógrafo freelancer, que ainda pode ganhar uma boa quantia de dinheiro.

Seja você um fotógrafo ou um editor de fotos, um potencial para ganhar é enorme.

Graças à grande popularidade dos sites de mídia social, além dos smartphones, as pessoas ainda valorizam a fotografia, o que é ótimo para os fotógrafos.

Claro que o valor dado a fotografia hoje é muito diferente do que 30 anos atras, e cabe ao profissional em fotografia se alinhar ao novo mercado.

Hoje a regra e se virar, em alguns ramos são raras as situações onde exite estabilidade no emprego, e quando falo em fotografia isto é a mais pura verdade.

Se você deseja viver trabalhando com algo que você gosta e ainda por cima paga suas contas basta você levantar da cadeira e “por a cara a tapa”.

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Top Reviews