7 maneiras fáceis de ser mais criativo todos os dias

7 maneiras de ser mais criativo
Última atualização:

Deixar certas coisas para depois é definitivamente um habito de nos seres humanos, e sempre deixamos algo que outrora parecia ser a coisa mais importante da vida.

A gente sempre tem uma coisa “mais importante” para fazer no lugar das coisas que somos apaixonados.

Existem os filhos, o trabalho, a faculdade, a família, as coisas mais mundanas como colocar aquela série em dia, mesmo que você já tenha todos os episódios ela sempre toma lugar de algo.

E normalmente deixamos de lado a fotografia, ou pelo menos a explorarão diária e sem compromisso da mesma.

Então você vai se tornar mais criativo (a) no meio desta sua vida tão bagunçada e sem tempo?

7 maneiras fáceis de ser mais criativo todos os dias

7 maneiras fáceis de ser mais criativo todos os dias

1 – A qualquer momento podemos refinar nossa capacidade de ver o mundo ao nosso redor

Se você acha que tirar fotos é apenas tirar fotos pode parar de ler aqui.

Tirar fotos é capturar todas as experiências que passamos todos os dias e transforma-las em uma expressão de como sentimos, vemos ou queremos ver o mundo.

A fotografia é uma forma que temos de observar o mundo através de momentos da vida. E prestar mais atenção e este tipo de momento definitivamente é viver.

Quando acordamos pela manha e vemos a luz entrando por cada fresta da janela e cortina, nem sempre prestamos atenção de como isto pode ser bonito, corremos sempre para adiantar a vida cheia de coisas mais importantes.

Porém se você parar para observar estas pequenas coisas que te cercam, com certeza você irá ter algum insight na próxima vez for fotografar.7 maneiras fáceis de ser mais criativo todos os diasO mesmo pode ser dito que quando você esta voltando para casa a noite depois de um dia cansativo de trabalho, e deixa passar o quanto pode ser bonito o festival de luzes produzidas por letreiros e semáforos e seus reflexos.7 maneiras fáceis de ser mais criativo todos os dias

Se permitir de vez em quando este tipo de contemplação não apenas vai te ajudar a ver o mundo de um forma diferente, mas também vai fazer você sentir ele completamente diferente.

Todas as novas sensações que vivemos diariamente nos ajuda muito a ser mais criativos.

E usar parte de seu tempo para capturar novas experiências nunca será tempo perdido.

Não espere que o tempo para fazer alguma coisa caia do céu em cima do teu colo, isto não vai acontecer.

A dica aqui é “invente” o tempo pra fazer algo que você gosta, use suas caminhadas até o mercado para ver o mundo de forma diferente, use o que tem a seu redor para liberar sua imaginação.

Apenas praticando você começa a abrir as portas da criatividade.

Do contrario você ficará sempre preso a execução de tarefas repetitivas, e não exercitará a criação de algo.

2 – Rejeitar o perfeccionismo

Já falei bastante em outros artigos aqui do blog o que eu acho sobre o perfeccionismo, e definitivamente ele é uma das maiores barreiras para você não fazer nada.

Você mesmo já deixou de fazer alguma coisa por conta do perfeccionismo, todo mundo já.

Isto não é a melhor forma para você se tornar mais criativo, pois você mesmo esta colocando impedimentos ao seu trabalho, e se privando de criticas construtivas que possam aparecer no meio caminho.

Não deixe para fazer as coisas só quanto tudo parecer a  favor, ou quando comprar aquela lente nova. 

Definitivamente uma câmera nova não vai te fazer mais criativo.

7 maneiras fáceis de ser mais criativo todos os dias

Sempre procurar pelo momento “perfeito” vai te levar a um grande problema a procrastinação, que por si só já um enorme problema.

Quanto mais você procrastina alguma coisa menos você realiza e quanto menos você realiza menor você aprende, simples assim, não dá pra ser criativo procrastinando.

Não deixem para amanha as fotos que podem ser criadas hoje!

Dizem que a pressa é inimiga da perfeição e eu digo que a perfeição é inimiga da evolução. Afinal se você é “perfeito” não vai ter mais espaço para evoluir!

3 – Diminua suas expectativas ****

Uma das coisas que o mundo da fotografia digital trouxe pra gente foi um senso critico meio que deturpado.

Hoje pela facilidade de tirar fotos, com uma câmera ou um celular parece que temos sempre a oportunidade de criar um obra prima, e na realidade não é nada assim.

Twelve significant photographs in any one year is a good crop. – Ansel Adams

Quando Ansel usou a frase acima para dar um exemplo as fotos ainda eram feitas em filme, logo você não podia ficar desperdiçando fotos pois elas custava muito mais caro do que hoje para serem feitas.

Não havia tanto desperdício e nem tantas fotos desnecessárias, e o digital nos tirou todo este planejamento para uma foto, hoje é chegar clicar e postar.

O problema de não entender o que realmente significa uma fotografia  é que as pessoas acham que são grandes fotógrafos só por que tem determinado equipamento e estão tirando fotos de determinada forma, e não suportam qualquer tipo de critica ao seu trabalho.

A facilidade do mundo digital trouxe muita gente boa, mas também deu oportunidade de para muita gente que não tem a minima noção das coisas.

Se você leva a sério o que você esta fazendo, ou tentando fazer, use seu olhar para criar sua arte, mas ao mesmo tempo não coloque suas expectativas tão alto.

Principalmente quanto se esta começando em qualquer coisa a melhor coisa que temos a fazer é observar e aprender, e tentar ser criativo no meio de tudo apenas assim seu trabalho vai se destacar.

7 maneiras fáceis de ser mais criativo todos os dias

Algumas pessoas acham que por conta do tamanho do investimento que fizeram, seja ela monetário ou de tempo, existe uma obrigação de resultados aparecerem em um determinado período de tempo.

E normalmente este tempo não conta com o período de aprendizado e experimentação, é como se ou apenas por comprar um carro já pudesse dirigir, mesmo que não tenha carteira de motorista.

E a vida não é assim, controlar suas expectativas é muito importante para não se frustrar com qualquer coisa que esteja fazendo, fotografia é só mais uma.

Vejo muito gente reclamando que as fotos delas não tem tantas curtidas no Instagram, ou que elas não estão tão nítidas quanto as fotos de fulano ou sicrano, mas essas pessoas nunca colocam o outro lado da moeda em voga.

Quanto tempo fulano ou sicrano gastou aprendendo o próprio oficio, quanto tempo foi gasto apenas praticando a observação e treinando o músculo criativo?

É fácil ver o sucesso alheio, ele esta a mostra, difícil é ver o caminho percorrido até chegar ali.

Então se leve menos a sério e seja mais compreensivo com suas dificuldade e fracassos eles são vão deixar eu caminho mais rico.

4 – Use o poder do silêncio

Pra muita gente é indiscutível que a tecnologia esta melhorando nossas vidas, pra outra vertente ela esta arruinando os nosso dias.

E de certa forma temos que concordar com os dois lados, é muito mais cômodo não ter que ir ao banco hoje em dia, ponto pra tecnologia.

Em contra partido é muito comum você olhar o clima no seu celular antes de levantar ao invés de abrir a janela e ter a surpresa de esta ensolarado ou enevoado, tira o ponto do tecnologia.

Neste caso a tecnologia arruinou o jeito que nos relacionamos com a natureza, pois antes de levantar você pode decidir o que vai ou não fazer, sem ter que usar a criatividade para talvez tira leite de pedra.

Toda as vezes que levantamos o celular aos olhos para chegar e-mails, cerca de 15 vezes por dia, estamos criando um estado de estresse que nos impede de ser criativos, pois agora o cérebro esta per ocupado com outras coisas.

Isto pode ser aplicado para o todo ou seu “ser digital”, Instagram, Facebook e qualquer outra coisa online que tire seu tempo do mundo real.

7 maneiras fáceis de ser mais criativo todos os dias

Aprender a ouvir o que mundo ao seu redor esta te dizendo sem ter que competir com o som das notificações faz com que você sinta o mundo de forma diferente, então quando digo que o silencio é poderoso acredite.

A sensação de liberdade que você terá assim que deixar um pouco de lado o seu “ser digital” vai te ajudar a ser mais criativo.

Crie mais espaço para aproveitar o dia, e diminua o espaço de certas “obrigações” como checar o Instagram 32, você vai ter mas tempo para tirar fotos.

5 – Medo

Este aqui impede muita gente de ser feliz, em qualquer esfera da vida, ele é um verdadeiro vilão quando falamos em tentar ser criativo.

Existem mais de um tipo de medo e ele consome pessoas de formas diferentes e por motivos diferentes.

Imagina você indo fotografar nas ruas do centro de São Paulo, qual seria seu medo?

Aposto que a maioria que conhece a cidade vai falar que o medo é ser roubado, e eu concordo é um medo justificável.

Mas também é o grande motivo de você não ter nenhuma foto FOD$ do centro da cidade.

Pensando em qual pode ser o resultado cabe a você decidir se vai encarar este medo ou não.

Este é só um pequeno exemplo de como o medo pode ser limitante.

Ter medo de ser indagado por alguém na rua só por que você esta tirando fotos também é algo que acomete muita gente, novamente ai ta o motivo de não ter fotos de rua maneiras.

Tem gente que tem medo altura, outros de lagartixa, alguns tem medo de viver outros medo de falhar, o medo de não ser tão bom, o medo de não ser aceito e por ai vai um monte de medos para você passar por cima.

Estes medos são só um indicativo de que você quer fazer aquilo mais ainda não esta 100% confiante em seu taco, normal para qualquer ser humano.

Aqui o negocio tem dois caminhos:

1 – Enfrentar o medo e tentar ser o mais criativo possível com a situação que se apresentar para você.

2 – Colocar a viola no saco e se deitar em posição fetal esperando que o medo passe.  – Nada sensível da minha parte nesta frase.

Enfrentar seu medo sempre será um caminho difícil, mais aqui é onde você tem a maior capacidade de criar soluções, ser criativo, e criar algo do qual você se orgulhe.

Enfrentar os medos fazer você crescer de uma forma exuberante.

7 maneiras fáceis de ser mais criativo todos os dias

6 – Pare de consumir e comece a fazer

Isto aqui pode afetar diretamente sua produtividade, cuidado.

Pare de apenas consumir e começa a criar agora, é a melhor das 7 maneiras fáceis de ser mais criativo todos os dias.

Quanto mais tempo você gasta criando mais você esta sendo criativo, não importa pra onde e nem por que você esta criando, apenas crie.

Nos passamos muito tempo consumindo conteúdo que é criado por alguém, normalmente alguém a quem admiramos, e isto pode ser um verdadeiro tiro no pé.

Afinal você quer criar, quer construir, quer ser mais criativo que levar seu trabalho ao patamares que você não imaginava, e isto não será feito apenas consumindo.

A grande diferença entre você e seu ídolo é que ele venceu o medo, parou de consumir,  e foi criar algo.

Se você tomar o mesmo rumo que ele garanto que você vai exercitar muito mais sua criatividade, e terá muito mais resultados.

7 maneiras fáceis de ser mais criativo todos os dias

Não estou falando para você cancelar todas as inscrições que você tem no Youtube,  deixar seguir seus ídolos ou coisa do tipo.

O que estou falando é: – Diminua. Tente usar mais seu precioso tempo para colocar em pratica tudo que você vem aprendendo.

Outro tipo de consumo que você pode diminuir é quanto a equipamentos que você acha necessário ter para poder fazer alguma coisa.

Esta aqui é uma armadilha pois é um loop entre consumismo e perfeccionismo que resulta em procrastinação.

Você não precisar esperar por aquela lente f/1.4 para tirar ótimos retratos, seja criativo e use o que você tem a sua disposição agora.

7 – Comece

Começar alguma coisa é sempre a parte mais difícil. Quando você ouve a frase: – É só começar. Você já lembra logo da dieta, da academia, do trabalho.

Como qualquer humano sempre precisamos de algum empurrão para começar a fazer algo, seja este empurrão os #364challenge da vida ou alguém te ajudando.

Você mesmo pode se dar este tal empurrão, para isto é só começar!

Separa um tempo na sua agenda para colocar em pratica o que você vem cultivando dentro de você, seja um foto ou receita de bolo, não importa.

Separar este tempo para começar algo e usar este tempo de forma criativa vai criar um grande vinculo entre você sua arte.

Separe tempo para aproveitar coisas que te inspiram, seja esta coisa o que for, musicas, filmes, caminhadas, seja lá o que for.

Trabalhe com isto de forma a cultivar sua criatividade, utilize estes momentos como ferramentas.

Você vai ver que não existem apenas 7 maneiras fáceis de ser mais criativo todos os dias quando você começar a criar, começar a fazer algo.

O único momento no qual você pode decidir alguma coisa com certeza é o agora, então comece, não deixe para amanhã e nem sinta medo pelo ontem.

Formas de ser criativo vão depender muito do que você faz e de quem você, mas fato é que todos os pontos aqui irão te ajudar a ser um fotografo melhor.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.