Como o fracasso pode melhorar sua fotografia

Como o fracasso pode melhorar sua fotografia

O fracasso é uma indicação de que você não é bom em alguma coisa, mas ele nunca deve ser  um sinal de que você deva desistir. 

E em fotografia não é nada diferente, fracassar vai fazer parte sim do seu dia-a-dia, e posso dizer que é incrível como o fracasso pode melhorar sua fotografia.

Muitas pessoas deixam o fracasso impedi-las de seguir em frente e acabam desistindo de algo que estão fazendo quando na verdade poderiam usá-lo como um guia para o crescimento.

Se o gosto do fracasso o convenceu a desistir no passado, deixe-me mostrar como usá-lo para seu benefício.

Falhas na fotografia pode ser definido de varias maneiras diferentes, então como o fracasso pode melhorar sua fotografia

Como o fracasso pode melhorar sua fotografia

Você já tentou na fotografia, mas foi desastre! 

Talvez você pense, ou deseje ter, um “dom natural” e ser capaz de tirar foto incríveis sem pratica, afinal arte vem “de dentro”.

Vou te dizer uma coisa, que vale para qualquer ramo artístico:

“Sem o mínimo de treino e observação não se vai a lugar algum.”

Como o fracasso pode melhorar sua fotografia

Na fotografia como em qualquer outro ramo sempre existiu e sempre vai existir uma curva de aprendizado.

Você sempre precisa estar atento ao seu redor e estudar o que acontece a sua volta.

Então sim você vai ter que se virar muito mais, aprender com a luz funciona, entender do que sua câmera é capaz, saber tudo sobre composição e muito mais.

Sim é claro que existe sempre aquele camarada que tem “jeito pra coisa”. Todas as pessoas contam com certas facilidades e certas facilidades, isto é completamente natural.

Pessoas com certas facilidades, para qualquer coisas, normalmente não se aplicam tanto em algum ramo, e por conta disto tendem a atingir seus limites rapidamente.

E com o tempo o trabalho destas pessoas começa a ser igual, como se a pessoa só soubesse fazer aquilo daquela forma, limites criativos.

Você que teve que se virar e olhar o mundo todo ao seu redor, já esta acostumado a procurar uma saída para atingir melhores resultados, e o fracasso do passado pode ser o sucesso do futuro.

E claro que ninguém nasce sabendo tudo e muitas pessoas se sentem mais confiantes quanto tem algum tipo de tutor para ajuda-los.

Ai entra o seu interesse em procurar um professor, ou escola, que possa te ajudar a lapidar melhor as arestas que estão presentes em seu trabalho.

Você não consegue realizar algo simples

Como o fracasso pode melhorar sua fotografia

Sim as falhas existem, e é claro que pode ser bastante humilhantes falhar em algo simples, você vai se achar incompetente ou um completo idiota, mas não desista pois todos passamos por isto.

Quando você falha em algo que você achava que seria simples, você provavelmente subestimou o quão difícil aquilo poderia ser.

Isto é normal, todos nós já subestimamos alguma coisa achando que faríamos aquilo de primeira.

O mais importante aqui é saber estar preparado para cair e aprender com a queda. Coisas simples podem dar muito trabalho, por isto não subestime.

Com certeza você vai aprender muito mais com seus erros do que em qualquer escola!

Você não consegue alcançar sua visão

Como o fracasso pode melhorar sua fotografia

Por no papel aquilo que você imagina não é uma tarefa das mais fáceis, e isto é algo que sempre vai pegar muita gente pelo pé.

Você pode saber todos o comandos de sua câmera, pode ter um vasto conhecimento sobre tendências e composição. mas na hora de transformar isto em realidade o negocio “dá ruim”.

Novamente estamos em um ponto normal da vida, falhar faz parte e é extremamente necessário.

Colocar ideias pra funcionar sempre vai ser um parte bastante complicada, pois todos nós temos formas particulares de ver as coisas dentro de nossa cabeças.

Transforme isto em um treinamento diário e trabalhe para que estas falhas sejam vistas apenas como aprendizado.

Você não ganha uma competição

Como o fracasso pode melhorar sua fotografia

Não importa o quão dedicado você seja na fotografia, e nem quanta alma você coloca em seu trabalho, você vai perder competições.

Não recomendo que qualquer pessoa em quanto iniciante em qualquer coisa entre em competições para ganhar, mais sim para colher algum feedback dos avaliadores ou do publico.

Coloque sim seu trabalho junto com o trabalho de fotógrafos muito mais experientes que você para ouvir o que eles tem a falar e com isto aprimorar seu trabalho.

Deixe que o fracasso te guiar te dizendo onde você tem que melhorar, e para isto colocar seu trabalho a prova vai ser essencial, não espero ganhar nada mais do que isto em um competição.

Não fique magoado com as pessoas que julgam seu trabalho, ao invés disto escute o que elas tem a falar e guarde em sua memoria os pontos que precisam ser melhorados.

Existem imperfeições técnicas nas suas fotos

Como o fracasso pode melhorar sua fotografia

Você é do tipo que não aguenta uma imperfeição técnica? Do tipo que considera que a foto não vai ficar boa só porque não usou a abertura correta?

Se for este o caso tenho duas coisas para te falar:

Primeira coisa, relaxe um pouco esta sua atitude em relação a padrões e não espere que sua fotos sejam perfeitas.

Para a maioria dos fotógrafos apenas 1% de suas fotos sejam o que se valeria a pena manter, fotos “perfeitas”. 

Se os mesmo erros continua a acontecer você definitivamente precisa arrumar um jeito de corrigi-los.

Segunda coisa, abraçar as imperfeições como parte do trabalho.

Condições que você não tem controle sobre podem te levar a fotos imperfeitas, tecnicamente, e isto não impede de que o trabalho ainda seja bonito.

Mudar sua atitude em relação ao erros e também aos padrão é bom e te ajuda a lidar com o fracasso.

Suas fotos não te excitam

Como o fracasso pode melhorar sua fotografia

Todo mundo já passou um período onde nem a fotografia, nem as fotos que tirava, eram algo interessante.

Onde todo o processo parecia mecânico e trabalho das outras pessoas parecia estar anos luz na frente.

Posso dizer que isto é bom, afinal é seu senso auto critico te dizendo para procurar algo diferente.

É claro que não estou dizendo para você desistir da fotografia, mais sim procurar dentro dela algo que volte a acender aquela chama que te fez comprar a primeira câmera.

Procura o porquê você faz alguma coisa é sempre algo bom, só se tem lucro nesta busca.

Assim que você percebe o porquê gosta de algo colocar no papel sua visão deixa de ser algo tão difícil e se excitar com o próprio trabalho algo mais fácil de acontecer.

Suas fotos não excitam outras pessoas

Como o fracasso pode melhorar sua fotografia

Não importa o quanto tentemos nunca vamos conseguir agradar a todos, isto é um fato.

E na fotografia é a mesma coisa, não dá pra agradar todo mundo.

Vão existir pessoas que você dizer que suas fotos não tem “alma” ou que elas você poderia ter feito melhor aqui ou ali, tudo isto é normal.

Sempre vai ter aquele fotografo mais experiente ou aquele editor que vi de alguma forma rejeitar seu trabalho, se acostume com isto.

Nada isto significa que você um fracasso enquanto fotografo, isto tudo só diz que o trabalho simplesmente não foi interessante para eles.

Ouvir o que este tipo de situação pode te trazer é um enorme passo para você se tornar um fotografo melhor, capaz te agradar outras pessoas.

Nunca crescer, isso é verdadeiro fracasso

Não importa qual seja o motivo pelo qual você acha que é um fracasso, nada disto é desculpa para não crescer.

Cair e se levantar é umas das primeiras coisas se que aprende na vida. Lidar com o fracasso é algo que todos temos que aprender, mais cedo ou mais tarde.

Na fotografia o fracasso irá fazer parte de sua trajetória, então aprender a escutar o que as pessoas tem a dizer é bom, tudo que possa te ajudar a crescer é bom.

Nunca ouvir as criticas, nunca tentar melhorar, sempre fazer as mesmas coisas e cometer os mesmos erros isto sim é fracasso.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.