Use a velocidade do obturador para criar movimento

Última atualização:

Tirar fotos não é apenas escolher em qual configuração a câmera vai funcionar pedir para a amiga fazer biquinho clicar e depois usar algum filtro tosco pra postar no Insta.

Tem muito mais caldo neste angu minha gente, podemos criar um infinidade de texturas e nuances que vão fazer com que nossas fotos contenham realmente uma historia.

As vezes escolhemos tirar fotos super nítidas, outras vezes usamos o foco como ferramenta de composição, outras vezes apenas damos sorte.

E hoje vamos falar da velocidade do obturador como mais uma ferramenta dentro a sua caixa de ferramentas que vão te ajudar a dar vazão a sua criatividade.

Use a velocidade do obturador para criar movimento

Use a velocidade do obturador para criar movimento

Umas das primeiras coisas que devemos lembrar é que a velocidade do obturador tem um papel enorme em nossa fotografia, tanto para criar quanto para congelar o momento.

Uma das cosias afetadas diretamente pela velocidade do obturador é o que em inglês chamamos de motion blur, traduzindo teríamos o termo desfoque decorrente do movimento.

O motion blur acontece por que utilizamos uma velocidade de obturador lenta, o que permite que a luz a ser captada pelo sensor se movimente e crie um efeito parecido com de uma pincelada

Quando usar o motion blur 

Usar  velocidades lentas de obturador exigem alguns pré-requisitos para que o negócio não fique uma sopa psicodélica gigantesca. Então se você tem:

  • Luz favorável
  • Encontrou a velocidade ideal do obturador
  • Como estabilizar sua câmera
  • Algum ponto imóvel em sua composição

Você provavelmente esta pronto para criar imagens usando a velocidade do obturador lenta para criar movimento.

Infelizmente não é simplesmente tira e foto e pronto, muitas vezes varias tentativas são necessárias, mais isto enriquece muito seu trabalho.

Manter o assunto imóvel

Aqui o nível de dificuldade pode variar, tudo depende do que você ou de quem você estiver fotografando.

Digamos que você esta fotografando um prédio e quer o entorno do mesmo tenha algum movimento, esta será situação fácil pois o prédio não vai se mexer, igual a primeira foto do artigo.

As únicas coisas que você irá precisar aqui são; luz, um tripé e escolher a velocidade do obturador.

Use a velocidade do obturador para criar movimento

Usando uma velocidade lenta do obturador você também pode isolar seu assunto em meio ao motion blur, foto acima, este situação querer um pouco mais de trabalho.

Para recriar a situação acima é muito importante que a modelo se mantenha o mais imóvel possível durante a captura, enquanto a redor dela tudo acontece, assim a sensação de movimento pode ser criada.

Escolher uma velocidade de obturador não muito longa para este caso é a chave para chegar a bons resultados, principalmente quando contamos apenas com luz natural.

Panning

Uma outra forma de criar movimento usando a velocidade do obturador é chamada de panning, técnica muito comum para quem fotografa esportes.

Ela consiste em seguir o assunto a ser fotografando movendo a câmera na mesma direção do movimento do assunto.

Não é uma técnica fácil de executar para iniciantes, principalmente para sincronizar o avanço do assunto com o da câmera.

Uma vez que tudo estiver em sintonia, você terá o assunto nítido em sua foto e entorno dele desfocado, gerando a sensação de movimento.

Use a velocidade do obturador para criar movimento

Panning é muito comum em fotografia de ciclismo, automobilismo ou corrida, você não precisa de nada alem de sua camera e uma boa quantidade de luz para começar.

Suas chances de sucesso para este tipo de efeito podem contar com uma bela ajuda se você usar um tripé ou monopé.

Obtendo a exposição certa

Nem sempre você será capaz de usar velocidade de obturador lenta, e uma das situações onde isto é muito comum é quando temos um dia ensolarado.

Quando ajustamos o obturador para velocidades lentas estamos também ajustando nossa exposição, se você não sabe o que isto veja este artigo aqui antes, e isto pode fazer com que nossa foto não funcione.

Use a velocidade do obturador para criar movimento

Por isso é muito mais comum ver fotos com longa exposição, velocidade de obturador lenta, durante a noite, onde temos uma quantidade muito menor de iluminação para lidar.

Uma forma de contornar isto durante o dia é usar um filtro de densidade neutra na frente da lente, ele impede que a luz chegue com todo a sua energia ao sensor.

Assim é possível manipular a exposição de acordo com a sua vontade e necessidade para o momento.

Use a velocidade do obturador para criar movimento

Existem mais de um tipo de filtro este tipo de filtro contam com funções diferentes e serão usados sozinhos ou em conjunto dependendo da necessidade.

O ponto ideal para o melhor desfoque 

É muito importante escolher uma configuração de velocidade do obturador apropriada para o movimento de sua composição. 

Ter muita velocidade ou pouca velocidade de obturador vai fazer com que sua foto não fique tão legal, caso não exista um equilíbrio com o que esta acontecendo na imagem.

Nunca será a mesma coisa fotografar um cachoeira e uma rua movimentada a noite, mesmo que os dois caso usem velocidades lentas de obturador.

A  velocidade de obturador irá depender do que você esta fotografando e também de sua intensão final.

Geralmente elementos com movimentos mais lentos precisam de velocidades mais lentas de obturador.

Tal qual objetos mais rápidos, precisam de maior velocidade no obturador.

Equilibrar tudo isto para que você tenha a composição e a quantidade de motion blur, desfoque pelo movimento, corretos fica a cargo do fotografo.

Por isto não existe aqui uma receita de bolo, cada foto vai exigir seus determinados ajustes.

Use a velocidade do obturador para criar movimento

Nesta foto podemos notar como o desfoque das pessoas caminhando pela feira, isto tudo feito com a utilização da velocidade do obturador, de forma a transformas a maioria das pessoas em fantasmas na foto.

A estabilidade da é importante 

Mesmo que você não use um tripé ou monopé você ainda pode usar velocidade de obturador mais lentas.

Para isto você precisa saber como segurar corretamente sua câmera para evitar fotos tremidas.

Porém quando falamos em velocidade de obturador com 3 segundos ou mais de exposição é muito difícil segurar sua câmera com as mãos sem tremer.

Ai onde um bom e velho apoio vem a calhar.

Caso não tenha em mãos um tripé, use o que estiver a sua disposição para ajudar a sua câmera a ter melhor estabilidade, uma parede, uma escada, um banco, tudo vai ajudar a manter sua camera mais estável durante a captura.

Use a velocidade do obturador para criar movimento

Na foto acima temos um exemplo clássico de foto com longa exposição que é tendencia nos dias de hoje, obturador lento, tripé, palha de aço e foto são as coisas que você vai precisar.

Use a velocidade do obturador para criar movimento

Durante um panning usar um trope ou monope vai te ajudar muito a se manter alinhado, com o que você estiver fotografando.

Apresentando flash sincronizado com segunda cortina

Muitas câmeras oferecem a opção de sincronizar o flash para que ele seja acionado imediatamente antes de o obturador fechar ,sincronização de primeiro ou segunda cortina.

Fazer isso combinado com uma velocidade lenta do obturador e movimento produz efeitos interessantes.

Quando o flash é acionado perto do final da exposição, parece que o movimento está parcialmente congelado.

Usando uma velocidade do obturador muito lenta quando há movimento rápido, o assunto irá parecer quase transparente, tipo um fantasma.

Use a velocidade do obturador para criar movimento
Foto – Step Step Jump de Dave Austria

Esta técnica em particular exige um pouco mais de sua cabeça pois além de fazer as contas para escolher a melhor velocidade de obturador, você também tem que trabalhar com a iluminação do flash.

Cada detalhe durante este processo conta, e é muito gratificante chegar resultados como o da foto acima direto em sua câmera, ou seja sem edição no Photoshop.

E para isto usar a velocidade do obturador para criar movimento é fundamental e será o grande diferencial entre uma simples foto e uma obra de arte.

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.