How writing can help your photography

Como escrever pode ajudar sua fotografia

Última atualização:

Todo mundo fala que uma imagem vale mais que 1000 palavras, mas será que o contrário também pode ser válido? Será que mais de 1000 palavras podem valer uma imagem, ou pelo menos te ajudar a chegar nesta imagem de forma mais fácil?

As respostas são sim e sim, escrever pode ajudar a sua fotografia, e pode te ajudar a ser um fotógrafo melhor.

Como escrever pode ajudar sua fotografia

Como escrever pode ajudar sua fotografia

1. Desbloqueie sua criatividade

Um dos maiores problemas para um criador de conteúdo, um músico, um fotógrafo ou para qualquer artista em geral é o bloqueio criativo. Muitas vezes você passa horas tentando colocar para fora alguma coisa e simplesmente a ideia não vem, a faísca não vira fogo.

E isto normalmente acontece quando temos muito em nossas cabeças, coisas do cotidiano por exemplo, e acaba não sobrando muito tempo para ser criativo.

Algo que pode abrir caminho e desbloquear a porta criativa aí é começar a escrever, e não precisa escrever um livro.

Às vezes acordar pela manhã e apenas escrever o que você gostaria de fazer naquele determinado dia já pode ser uma ajuda para o seu ser criativo. Outras vezes apenas deixar a imaginação fluir com as palavras é um bom remédio para o bloqueio criativo.

Escreva sobre qualquer coisa que venha a sua cabeça, escreva pelo tempo que quiser. Você vai ver que as ideias começaram a surgir e uma atrás da outra e esta liberação pode ajudar sua fotografia.

Quando estiver fotografando faça o mesmo, esqueça um pouco das regras e dos conceitos e apenas faça. Talvez você não perceba de início mas escrever e fotografar são artes intimamente ligadas, e quando você está em sintonia com uma a outra acompanha.

Como escrever pode ajudar sua fotografia

2. Defina seu estilo 

Igual a qualquer profissão onde temos as especializações, um advogado criminalista por exemplo. O fotógrafo também deve ter sua especialização. Quando você se apresenta como fotógrafo para alguém e este pessoa te pergunta;

Que tipo de fotografia você faz? O que você responde?

É um pergunta muita complicada para muito fotógrafos, pois sempre tendemos a pensar que podemos fotografar de tudo com a mesma aplicação. Mas na verdade todos nós temos nossos pontos fortes e fracos, nossas afinidades e desejos.

Todo grande fotógrafo se tornou grande porque ele em algum momento reconheceu que aquele determinado estilo era o que ele gostava, ou no que ele era bom. E uma bela forma de achar esta trajetória própria é se conhecer melhor, e escrever pode ajudar sua fotografia e te ajudar.

Pegue todas as suas fotos e escolha as melhores, não as quem tem mais likes no Instagram, mas sim as fotos com as quais você mais se conecta. Separe tudo e escreva sobre a foto, mais não apenas o que tem na foto, escreva o porque aquela foto te toca, quais são os pontos fortes enquanto fotografia, qual são os sentimentos.

Assim que fizer isto para as fotos que você mais gostou leia tudo, e em seguida escreva quem você é enquanto artista.

Coloque em palavras o que separa você e sua visão de outros fotógrafos, garanto para você que depois de fazer isto você vai se conhecer muito melhor como fotógrafo.

3. Quando, onde e porquê 

Quando você tem um trabalho tradicional é fácil pensar e descrever sua carreira até então.

Estudei durante X anos em tal lugar, trabalhei em tal empresa durante Y anos e assim por diante.

Agora imagine criar um currículo escrito para um fotógrafo, imaginando que ele trabalhe com isto por anos e tendo inúmeros cliente. Será com certeza um processo bem complicado pois se seguirmos o formato tradicional de currículos o negócio ficaria quilométrico.

Ao invés disto sugiro que você crie um texto biográfico onde você destaca os principais trabalhos que já fez, quais são seus diferenciais enquanto fotógrafo e coisas do tipo. Passe por todos os trabalhos relacionados a fotografia, e esqueça todos que não irão contribuir de forma direta a sua carreira. Afinal o trabalho Mc. Donalds pode ter pago por sua primeira câmera, mas dificilmente te tornou um fotógrafo melhor.

E novamente você será pego pela escrita / fotografia ligadas intimamente, pois de nada vai adiante você ter um texto que não reflete suas fotos ou vise e versa.

Como escrever pode ajudar sua fotografia

Fechando

Escrever e desenhar, escrever e fotografar, escrever e fazer filmes, tudo isto está ligado de forma mais próxima do que a gente normalmente imagina. Escrever te ajuda a colocar para fora de forma mais rápida e fácil o que você tem aí na sua cabeça. Não importa sobre o que você está escrevendo, se é um peça de teatro ou se é sua próxima foto de paisagem, escrever vai desbloquear sua mente.

E na fotografia é a mesma coisa, escrever onde você quer chegar com sua fotos, como você quer fazer sua fotos, e porque você gosta de determinadas fotos são coisas que só te trarão benefícios. Escrever vai ajudar sua fotografia e vai te ajudar não apenas como fotógrafo nas como mente criativa.

Se você tiver mais alguma dica deixe aqui nos comentários, isso ajuda todo mundo! 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.