Quem nunca se deparou com alguma cena de filmes Noir, uma das coisa me mais acho bacana nesta categoria é a luz, que traz uma drama sem igual para a fotografia destes filmes, e  na dica de hoje falerei como criar retratos com estilo Noir.

Como criar retratos estilo Noir

retratos estilo Noir

 

Pesquise

Como para todo trabalho de fotografia, é sempre uma boa ideia fazer uma boa pesquisa antes, e olhar trabalhos de outros fotógrafos do estilo, ou até mesmo outro tipo  de obras que possam te trazer inspiração.

Equipamentos, câmera e lentes

A escolha do equipamento é um ponto importante de partida. Não existe uma regra, mas um equipamento que facilite seu trabalho sempre valera a pena.

Neste caso foi usada uma Canon 5D III com uma lente USM Canon EF 85mm f / 1.2L II.

Equipamento, iluminação

Este tipo de imagem normalmente era iluminado com lampadas incandescente de alta potencia, e a direção da luz e a qualidade da mesma era controlada por algum grid spot.

Nesta imagem foi usado dois flashes Canon 600Ex-RT, controlados por transmissor. O que criou um setup de luzes bem simples. Um dos flashes usou um gridspot apontado direto para a modelo de forma a criar um iluminação forte no rosto dela, e o outro com uma colmeia grande atrás dela para descolar a modelo do fundo.

retratos estilo Noir

Saiba como fazer um grispot caseiro aqui

Exposição

Em retratos é muito importante escolher a exposição da foto baseada em qual profundidade de campo você quer criar. Então se você escolher uma lente com comprimento focal perto de 85mm um bom começo para escolha da abertura pode ser perto de f/8.

A velocidade do obturador é também um ponto muito importante, de forma a bloquear qualquer interferência de luz ambiente em sua imagem, e que possa registrar apenas a luz que vem de seus flashs.

A ISO 100 é suficiente para a potência do flash disponíveis, e ira te oferecer  uma imagem limpa e sem ruído.

Montagem da iluminação

Toda vez que você tiver alguma ideia de iluminação é bom coloca-la no papel. Isso ajuda a visualizar a configuração que a luz, mesmo que seja oriunda do ambiente, ira criar.

Este esboço foi produzido para a situação dos retratos estilo Noir, e foram usados par guiar a montagem da iluminação na sessão de fotos.

retratos estilo Noir

Medir a luz

Depois de definir os valores de ponto de partida para a câmera, é hora de calcular a posição da luz e quais vão ser os ajustes nos flashes, para criar o efeito desejado.

Com um fundo branco a cerca de 2 metros da modelo é possível criar uma iluminação que faça com que ele se torne preto, e ira funcionar muito melhor para situações que as o modelo tenha cabelos claros.

A ideia era ter luz em uma metade da face apenas e um pouco de luz no outro lado, para criar um ar misterioso.

Para chegar ao efeito desejado a proporção de luz foi 2:1 para a luz principal, f /8, e a luz do cabelo foi configurada com f/11.

retratos estilo Noir

Clique

Clique, mais de uma vez se for necessário, é sempre bom testar outras configurações, inclusive na cor do fundo, para decidir na pós produção qual foto ficará melhor.

Pós produção

Existem muitas ferramentas para converter a imagem em preto e branco, no caso aqui foi usado o Photoshop para tal procedimento, mas você pode usar direto no Lightroom por exemplo.

retratos estilo Noir

Um pequeno ajuste no canal vermelho da imagem irá te dar o contraste bacana na pele, e também adicionar um clima mais dramático em toda a foto.

Vale a pena testar e experimentar mesmo, você pode trabalhar com a foto com preto e branco mais carregados, de forma a criar mais drama ainda.

Nunca se esqueça também da temática da, como roupas e acessórios, isto trará muito mais personalidade a seus retratos estilo Noir.

Hard retratos estilo Noir retratos estilo Noir

Assine nossa newsletter
Junte-se a milhares de assinantes e receba todas as atualizações em sua caixa de e-mail.
Não se preocupe, nós também odiamos spam.