Difusor gridspot caseiro. Gridspot (ou grade) é um acessório para flash de estúdio. Quando o flash dispara com a grade a propagação dos raios de luz é limitado.

O efeito que você recebe é muito semelhante ao efeito obtido é uma luz mais controlada e que atinge apenas um parte da superfície a ser fotografada..

A inspiração para este artigo veio de um artigo do blog Strobist, que alias é um ótimo blog,  que mostra como fazer um gridspot caseiro de papelão.

Gridspot caseiro

Aqui está o que você vai precisar:

– Algum plástico polionda preto
– Um estilete
– E super cola

O primeiro passo é medir a cabeça do flash. Para este artigo foi usado um Nikon SB800, que tem seis centímetros de largura.

Em seguida usando o estilete corte o plástico polionda em pedaços de seis por três. Caso queira um gridspot caseiro com maior profundidade não tem problema, quanto maior for a profundidade maior vai ser sua influencia na luz.

Gridspot caseiro

O próximo passo é para colar as peças do polionda uma em cima da outra. Certifique-se de que todos os “túneis” estão alinhados.

Gridspot caseiro

Quanto terminar você deve estar com algo assim

Gridspot caseiro

Agora o pulo do gato. Tente olhar para um fonte de luz através do seu novo gridspot caseiro, Você vai perceber que em apenas um ângulo ele permite que você veja a luz.

Isto é exatamente o que acontece quando você coloca seu gridspot caseiro, e também os não caseiros, no seu flash. A luz sai em apenas um ângulo e não espalhada por todo lado.

Gridspot caseiro

Agora é só usar um elástico para prende-lo a cabeça do seu flash

Aqui estão duas imagens tiradas exatamente da mesma maneira com uma unica mudança – um tem uma gridspot caseiro e outra não.

Gridspot caseiro

Com o grid

Gridspot caseiro

Sem o grid

Você também pode fazer um deste com canudos pretos  e uma caixinha feita de papel cartão! Que alias é mais fácil!

Gridspot caseiro

Grid feito de canudos

 

Se gostou deste artigo convide compartilhar em suas redes sociais e ajude o blog!