Seguindo com os posts sobre por produção, hoje falerei um pouco sobre o programa que uso para tal processo, o Lightroom da Adobe, e hoje as dicas são sobre como organizar suas fotos no Lightroom e deixar seu trabalho mais fluido e rápido na hora de escolher as fotos que você vai trabalhar.

Como organizar suas fotos no Lightroom

O catálogo do Lightroom é um banco de dados contendo todas as informações relevantes que o Lightroom precisa sobre suas fotos, a fim de processar as suas imagens e  manter um fluxo de trabalho.

O Lightroom é uma ferramenta de gerenciamento de negativos digitais, você pode usá-lo para organizar e buscar as suas fotografias, bem como processá-las.

Esta é a principal diferença entre o Lightroom e Photoshop, que é um editor de imagem poderoso, mas não tem recursos de banco de dados.

Mesmo se você usar Photoshop para todo seu processamento você ainda pode usar o Lightroom para ver, organizar e pesquisar suas fotos.

Usando coleções

Uma das coisa mais bacanas do Lightroom é o fato de você poder criar coleções de fotos, uma coleção é como uma pasta virtual do catalogo de fotos.

Você pode criar quantas coleções quiser e é a madeira mais simples de separar suas fotos.

Pense que você tem uma sessão com 10 modelos. Ao descarregar as todas as fotos da sessão no Lightroom você terá todas eles misturadas.

O mais fácil nesta hora é criar uma coleção para cada modelo onde só tenha as fotos dela.

Lightroom usa coleções para organizar suas imagens.

A coleção é uma pasta virtual que existe no catálogo do Lightroom. Você pode criar quantas coleções quiser dentro Lightroom e usá-los para qualquer fim que você vê o ajuste.

Quanto mais você usá-los, quanto mais você vai encontrar melhores maneiras de usá-los.

Existem vários tipos de coleções para você organizar suas fotos no Lightroom:

Coleções: pastas virtuais na qual você pode adicionar qualquer foto que você importou para o Lightroom.

Grupo de coleções: Outro tipo de pasta virtual para o qual você pode adicionar coleções, mas não fotos. Conjuntos são usados para manter as suas coleções organizadas.

organizar suas fotos no Lightroom

Esta captura de tela mostra os ícones usados para representar conjuntos de coleta e Coleções no Lightroom. Xi’an – Guerreiros de Terracota (seta vermelha) é um conjunto de coleta. Seleção completa (seta verde) é uma Collection. O ícone é recuado porque está dentro do conjunto de coleta.

Coleções inteligentes: São coleções que são preenchidas automaticamente de acordo com as regras que você definir.

Por exemplo, você pode criar uma coleção inteligente que contém todas as fotos tiradas em 2015, marcados com a frase-chave “New York” para encontrar todas as fotos que atendem a esses critérios.

As coleções inteligentes é  uma maneira de procurar por imagens.

Coleções Publicadas: São coleções que você define quando publica as fotos em serviços como Flickr ou 500px.

Coleções de impressão: Este tipo de coleção usa o modulo Livro de impressão do Lightroom.

Criando coleções e grupos de coleções

Se esta é sua primeira vez usando Lightroom, você não terá nenhuma Coleções ainda (a não ser as coleções inteligentes que o Lightroom já tem).

Então vamos começar! Eu estou supondo que você já importou suas primeiras fotos para o catálogo do Lightroom.

Vá ao painel Coleções e clique no ícone mais você vê no canto superior direito. Selecione Criar conjunto de coleções (Smart Collection).

organizar suas fotos no Lightroom

 

A janela Criar Conjunto de coleta ira aparecer, aqui é onde você irá definir o nome de sua coleção.

organizar suas fotos no Lightroom

 

Nomeie como quiser. Aqui a coleção foi nomeada como 2015.

A ideia é que esta coleção contenha todas as fotos tiradas no ano de 2015 (lembre-se que os conjuntos de coleções só pode conter coleções, não fotos).

Agora é hora de criar coleções dentro deste conjunto de coleções, então, clique com o botão direito sobre o conjunto de coleções que você acabou de criar e escolha Criar coleções.

Lightroom irá pedir um nome para esta coleção, e novamente você pode chama-la como quiser, neste caso o nome que foi dado foi Island Bay, simplesmente porque foi o local onde foram tiradas as fotos (e salvou-o dentro do conjunto de coleções 2015).

organizar suas fotos no Lightroom

 

Botão direito do mouse sobre esse novo Island Bay e selecione Criar um mural. A janela Criar Coleção é aberta. Isso é um pouco diferente e dá mais opções.

No nome da coleção você pode colocar o que quiser, aqui faremos uma malandragem que irá ajudar a organizar suas fotos no Lightroom,, marque a caixa Definir como coleção de destino e clique em Criar.

organizar suas fotos no Lightroom

Agora vá para o painel de catálogo e clique em Importar anterior.

O Lightroom exibirá o último conjunto de imagens importadas na janela conteúdo.

Vá em Editar> Selecionar Tudo para selecionar todas as fotos e pressione a tecla B.

O Lightroom adiciona todas as fotos selecionadas para a coleção  de destino. A coleção chamada seleção completa (full selection) que acabou de ser criada.

organizar suas fotos no Lightroom

A foto acima mostra o trabalho que foi feito até aqui, e o numero 27 informa quantas fotos estão nesta coleção.

Coleções e sistemas de trabalho.

Aqui existem varias formas de criar um fluxo de trabalho que funcione para você, o importante é que o trabalho sai fluido e que você sempre saiba onde deixou aquela foto.

No caso da coleção que acabamos de criar, imagine se ao invez de 27 fotos ela tivesse 270, nosso trabalho de procura seria com certeza muito mais penoso, então criar coleções dentro de coleções inteligentes é uma boa solução, mas você sempre irá querer ver todas as fotos por algum motivo, logo a coleção que foi criada com o titulo Full Selection terá este papel

Bandeiras, estrelas e cores

O banco de dados Lightroom (o chamado Catálogo) permite atribuir Bandeiras, avaliações (estrelas) e rótulos de cor em suas fotos. Parece haver tantas maneiras de usá-los quanto existem os fotógrafos, então aqui não existe muita regra.

Bandeiras

Cada foto no seu catálogo do Lightroom sinalizadas ou não.

Existem duas bandeiras uma branca que irá indicar as fotos que você quer processar e uma preta com um X que indica as que serão rejeitadas e você não irá usar.

A maneira mais simples de fazer esta triagem é com o teclado. Usando as setas para navegar pelas imagens e quando chegar aquela imagem que você quer marcar com uma bandeira branca, imagem que você quer processar, apenas aperte a letra P. E se você quiser rejeitar alguma imagem use a tecla X.

Os marcadores podem ser desfeitos, para isto navegue até a foto e aperte a letra L.

organizar suas fotos no Lightroom

 

Neste foto temos uma foto não sinalizada, uma rejeitada e a ultima marcada com uma bandeirinha branca.

Estrelas

Este é o meu método preferido de separação para tratamento das fotos.

Usando o teclado numérico você pode definir quantas estrelas você dá para cada foto, de 1 a 5, apenas apertando o numero correspondente de estrelas que você quer atribuir a cada foto.

Este tipo de classificação é muito bacana pois você pode por exemplo classificar as fotos que mais gostou com 1 estrelas, e após isto filtrar para que o Lightroom te mostre apenas as fotos que tenha 1 estrela.

Após isto você repetir o processo só que agora usando 2 estrelas para as melhores das melhores que você escolheu.

Va repetindo este procedimento até chegar a 5 estrelas, desta forma você se força a escolher sempre as melhores fotos que tirou.

organizar suas fotos no Lightroom

 

 

Cores

Você também pode atribuir um rótulo de cor a sua foto selecionando, indo até Foto> Etiquetas coloridas e escolher a partir de vermelho, amarelo, verde, azul, roxo ou nenhuma cor.

Você também pode usar as teclas 6, 7, 8 e 9 de teclado numérico como um atalho para a aplicação dos rótulos.

organizar suas fotos no Lightroom

 

Etiquetas de cor são projetados para serem adaptáveis para que você possa usá-los para o que quiser.

Você pode escolher o que cada cor significa, como por exemplo todas as fotos com rotulo de cor verde já foram processadas e estão prontas.

Ou qualquer outra coisa que quiser para se lembrar do que já fez ou precisa ser feito.

Vá em Metadados> Rótulo de cor> Editar para atribuir um significado para cada rótulo de cor.

organizar suas fotos no Lightroom

É isto ai logo mais teremos mais artigos sobre pós produção então fique ligado.

Não deixe de ver também no You Tube como é fácil encontrar as fotos que você esta procurando.

Deixe seu comentário, como você faz para organizar suas fotos no Lightroom?