Porque a fotografia profissional é tão cara?
in

Porque a fotografia profissional é tão cara?

Porque a fotografia profissional é tão cara?

A norma é: se quer algo com qualidade, pague o preço. E esse é o caso da fotografia profissional. Fotografia é cara, não apenas por se tratar de um produto de luxo, mas também pelos benefícios que ela pode trazer para sua vida ou seu negócio. 

O alto custo da fotografia acontece porque ela tem muitos aspectos ocultos envolvidos em sua produção, aspectos estes que o consumidor “normal” não conhece, ou não tem ideia de que fazem parte dos orçamentos.

É preciso muito mais do que apenas um clique em um botão para fazer uma boa foto. Hoje darei breve visão de pôr que a fotografia é tão cara e, porque esses preços enormes podem ser mais certos do que errados.

Nota de 5 dolares, Porque a fotografia profissional é tão cara?

O que está envolvido nos preços da fotografia profissional?

A primeira coisa a ter em mente é: O que está envolvido no custo da fotografia. 

Existem muitas coisas envolvidas aqui. Se você olhar mais de perto, verá que atrás daquele cara ou garota com uma câmera, há um negócio que precisa de dinheiro para sobreviver. Não é apenas uma pessoa que ama seu hobby e decidiu fazer isso para viver.

Ei, não me interpretem mal, eu não estou tentando menosprezar em nenhuma profissão aqui. Mas quando falo sobre freelancer ou condução do meu próprio negócio, sempre recebo alguns comentários estranhos de clientes em potencial dizendo coisas como:

“Por que você cobra tanto? Você trabalha com o que você ama. ” Ou “Vocês artistas precisam voltar à realidade, deveriam cobrar menos, afinal, é um trabalho divertido que vocês fazem”.

E aqui está o caso, trabalhar com algo que você ama não tem nada a ver com morrer de fome porque não posso pagar minhas despesas até o final do mês. Ok, a reclamação acabou agora, de volta ao assunto.

Às vezes, as pessoas têm uma percepção errada sobre alguns campos profissionais, e a maioria das profissões relacionadas à arte recebe esse desvalor.

loja com sinal de aberto

Administrar um negócio em um nicho pequeno, a fotografia, não é fácil. Há muitas coisas que você, como proprietário ou fotógrafo, deve fazer ou pagar para manter um negócio saudável e, mais importante, uma vida profissional saudável.

Como qualquer outro negócio, o fotógrafo tem aluguel, impostos, serviços públicos, transporte e muito mais que precisa pagar para operar como um negócio. E adivinhe, esse dinheiro não vem do céu.

Diferente de uma padaria ou restaurante, que pode agilizar a produção de seus produtos e depois correr para conquistar clientes e vendas.

O fotógrafo depende do escopo do projeto e / ou do cliente para iniciar um plano de execução do trabalho e definir todos os custos envolvidos. Não é uma tarefa simples.

Equipamentos fotográficos

Se você pensa que o preço de uma fotografia profissional tem o mesmo custo que as fotos para passaporte no Walmart, você está completamente enganado.

Custo associado à gravação profissional de fotos ou vídeos

Serei muito breve aqui porque isso pode mudar dependendo de vários fatores, mas só para se ter uma ideia, aqui está uma lista com alguns custos relacionados à fotografia:

●      Custos de produção (todos os custos envolvidos com pessoal. Assistentes, produtores, editores, etc.)

●      Licenças (nem todo local pode ser usado sem ser necessário pagar alguma quantia ao proprietário ou instituição que detém os direitos de uso do local)

●      Elenco (belas modelos e atores precisam alimentar suas famílias também, e às vezes esses custos são agregados ao preço do produto final).

●      Viagens (às vezes, um fotógrafo precisa viajar alguns quilômetros apenas para fazer o trabalho acontecer)

●      Seguro (dependendo do projeto, uma produtora, ou um fotógrafo, deve implantar um sistema para garantir o bem-estar de todos os envolvidos no projeto)

●      Equipamento (este é um custo enorme que um fotógrafo profissional tem que arcar, antes mesmo de ter qualquer cliente)

●      Expertise (Saber o que você está fazendo é o diferencial entre um bom trabalho e um trabalho mal-executado) 

Estes são apenas alguns dos custos associados a um trabalho fotográfico, e às vezes o cliente não vê esses custos, porque está muito mais envolvido com o recebimento do produto final do que com a produção.

Vale a pena gastar com um fotógrafo profissional?

A resposta a esta pergunta também pode ser difícil porque dependerá do porquê e a que propósito este material servirá.

Homem com um monte de moedas na mao

Digamos que você esteja de férias e queira registrar os momentos incríveis que está passando com sua família. Eu diria que essa não é uma situação em que alguém provavelmente precisaria gastar dinheiro contratando um fotógrafo profissional.

Mas, sem dúvida, se você tem dinheiro e está interessado na qualidade do produto final, contrate alguém para te seguir e pegar ótimas imagens de suas viagens inesquecíveis.

Por outro lado, se você vai se casar, essa é uma situação que sem dúvida você quer ter todas as suas bases cobertas.

O custo da fotografia de casamentos é alto, e posso dizer que deveria ser, afinal, é um evento que quase todos querem captar, pois, é provável que isso aconteça apenas uma vez na vida.

Portanto, investir em um fotógrafo profissional para cobrir seu casamento é uma obrigação para a maioria dos casais que estão por aí. Você não quer que suas fotos de casamentos, suas lembranças, estejam embaçadas, ou mal feitas, a não ser que você não de valor a este evento na sua vida, o que eu duvido que aconteça na maioria das vezes.

Ou, se você tem um negócio que precisa de uma nova campanha de marketing, contratar um fotógrafo comercial tornará sua vida muito mais fácil.

Investir em experiência, know-how e, claro, imagem de qualidade trará melhores resultados que tirar tudo com seu iPhone chamar isto de campanha.

Existem muitos motivos pelos quais as grandes empresas dependem de outros profissionais para executar certos aspectos de seus negócios.

Mesmo que o custo seja alto, é muito mais barato do que manter um fotógrafo em sua equipe de marketing 24 horas, 7 dias por semana, os resultados e percepções dados por alguém que só faz isso para ganhar a vida são inestimáveis.

No entanto, se você não tem orçamento para contratar um fotógrafo profissional ou se sente que não é o momento de puxar o gatilho e investir em si ou no seu negócio, existem algumas soluções que o podem ajudar.

Opções para cortar custos com serviços fotográficos

Esta pode ser uma solução valiosa para alguns e uma perda de tempo para outros. Mas gastar dinheiro em imagens ou vídeos Stock pode mudar a maneira como você vê a fotografia para sua empresa.

Não estou dizendo que você não pode gastar dinheiro com isso, às vezes é mais barato e mais fácil simplesmente ir a um site de fotos online, comprar uma licença para uma imagem e começar a usá-la em seu site ou catálogo.

Mas lembre-se de que esta não é uma solução sob medida para o seu negócio. É certo que existem outras 88 empresas fazendo a mesma coisa e usando a mesma imagem da mesma maneira que você.

Mas esta é definitivamente uma maneira de acompanhar as tendências sem gastar muito dinheiro.

Esta solução não funciona para certos nichos da fotografia, como fotografia casamentos, então você investe em um profissional de qualidade, ou pode se arrepender dos resultados ate que a morte os separem.

Pensamentos finais

Além de todos os custos de funcionamento de um negócio, um fotógrafo bem estabelecido traz consigo a experiência, a prática, o know-how, as habilidades de resolução de problemas.

Tudo isso para que você ou sua empresa tenha a melhor aparência possível em uma imagem, e é por isso que você está pagando.

Contratar alguém com experiência no seu ofício é algo que todos devem ter em mente, caso não saibam resolver os problemas sozinhos.

Você ficará muito mais feliz com os resultados que um profissional em seu ofício pode dar e verá que seu dinheiro será bem gasto.

Não se esqueça que embora a fotografia seja uma arte, a função das artes não e apenas ser uma coisa bonita, mas também de comunicar uma mensagem, e por ser uma arte esta mensagem será sempre subjetiva, mas também será apreciada por quem valoriza o cuidado com como as coisas são mostradas ao mundo.

E qual é a sua opinião. Por que você acha que serviços de fotografia saio tao caros? Deixe sua opinião nos comentários. !

Written by Rix Mascarenhas

Rix Mascarenhas, fotógrafo, videografo e piloto de drones. Amante da arte, sempre envolvido com artesanato, design, pintura etc... Como fotógrafo, gosto de tirar fotos e criar histórias que tenham significado e ajudem as pessoas a prosperar. Meu trabalho é guiado pelas histórias por trás de cada cena e que realmente representam o momento.

Asustor Nimbustor 4 NAS – A melhor maneira de manter seus arquivos seguros

Asustor Nimbustor 4 NAS – A melhor maneira de manter seus arquivos seguros

Como edito minhas fotos e vídeos com o Asustor Drivestor 4 Pro

Como edito minhas fotos e vídeos com o Asustor Drivestor 4 Pro