Existe como você aprender fotografia por conta própria? Existe como se aprender alguma coisa por conta própria sem a ajudar de um mentor? 

Se existe, então como faze-lo, por onde começar e por que tomar este caminho?

Hoje vamos ajudá-lo a responder algumas destas perguntas e, finalmente, iniciar sua jornada fotográfica.

Mas antes de irmos adiante, você tem que descobrir “o porquê” você quer dominar esta arte, e se realmente ela é para você.

É claro que você tomará caminhos diferentes se suas intenções são profissionais ou apenas por hobby.

Se você quer que a fotografia seja apenas um side husle ou seu trabalho em tempo integral, tudo isto influenciará em suas decisões de aprendizado, quer você queira ou não.

No entanto, a grande notícia é que você pode aprender fotografia por conta própria, mesmo se quiser se tornar um profissional.

Além disso, muitos fotógrafos mundialmente famosos não têm diploma e aprenderam praticamente tudo o que sabem sozinhos.

Mas é claro que você precisa de dedicação absoluta para conseguir isso.

Pronto para tentar?

Como posso aprender fotografia por conta própria?

1 Conheça sua câmera 

Sempre é bom tentar caminhar antes de tentar correr, e conhecer sua câmera pode ser o começo desta caminhada.

Eu venho de uma outra escola da arte, a musica, sendo mais especifico a guitarra e uma das primeiras coisas que meu professor de guitarra me ensinou foi a conhecer o instrumento.

Lógico que isto pode ser aplicado totalmente a fotografia, assim como você tem que conhecer sua guitarra você tem que conhecer sua câmera.

Então tome um tempo do seu dia e pegue o maldito do manual e de uma lida, afinal ele esta ali pra te ajudar se você quiser.

Não apenas leia, mas também aplique. Tenha sua câmera com você para por em pratica as coisas que estão no manual.

Você também pode encontrar muitos vídeos na Internet, onde outros fotógrafos explicam como aproveitar ao máximo seu Gadgets.

Além disso, não podemos esquecer que hoje em dia um fotógrafo pode usar um smartphone para tirar fotos incríveis.

Relacionado: Tome o controle de sua câmera para melhorar suas fotos.

2 Pratique todos os dias 

Sim a velha afirmação de que a pratica traz a perfeição é totalmente valida quando você quer aprender alguma coisa por contra própria.

Não importa se estamos falando de tocar guitarra ou tirar fotos. Praticar é a primeira coisa que você deve pensar antes de qualquer coisa.

E no caso de um fotógrafo o que você deve praticar?

Simples, pratica apenas tirar fotos. Tire muitas e muitas fotos.

Saia pela sua vizinhança tirando fotos e procurando enxergar tudo através de sua lentes. Só tome cuidado para não ser tão creepy. 

Aplique tudo que você tem aprendido, com o manual e vídeos, em suas fotos. Não seja muito critico de inicio, apenas pratique e se divirta.

Você vai ver que com o tempo você não vai precisar mais pensar em certa coisas e ai você nota que a fotografia começa a se tornar uma segunda natureza para você.

Experimente a composição, com a luz, com o assunto, com todas as configurações possíveis da sua câmera.

Claro que você vai acabar um monte de fotos que você não vai gostar, porém vão existir certos momentos em que você vai se surpreender.

E quando você encontrar estar fotos, e seu coração bater mais rápido, você finalmente perceberá que todos os seus esforços valeram a pena.

Relacionado: Composição fotográfica. Guia definitivo.

3 Inspire-se

Na maioria das vezes as  ideias não nascem do nada, sempre existe alguma espécie de inspiração, e não existe nada de errado nisto.

Folear uma revista, rolar paginas e mais paginas do Instagram procurando algo que acenda alguma lâmpada em você é processo normal na vida de qualquer artista hoje em dia.

Então não esqueça de guardar um tempo do seu dia para fazer este tipo de pesquisa, e se inspirar um pouco.

Manter a mente sempre fresca e renovada de ideias é extremamente revigorante para mim, mesmo que nem sempre eu coloque estas ideias em prática.

Você pode até tentar “copiar” certas fotos a caráter de estudo, isto te ajudará muito a entender coisas como iluminação e composição.

4 Aprenda

Claro que você é capaz de pilotar um avião por algum tempo mesmo ser um piloto. Mas é claro que é sempre bom saber o que estamos fazendo.

Então aprender o algumas coisa são sua obrigação como fotógrafoafinal de contas você não quer ser chamado de “apenas o cara que aperta um botão”.

Dominar certos assuntos fará com que você se torne mais confiante e que sua fotografia cresça junto com isto.

Claro que para obter tal conhecimento você não precisa estar matriculado em uma faculdade de fotografia. Existem ótimas fontes de conhecimento em livros ou online.

Aprenda sobre a exposição ( ISO, abertura, velocidade do obturador ). Leia sobre os fundamentos da composição na fotografia.

Claro, a prática é ótima. Mas é praticamente impossível tirar fotos incríveis sem conhecer o básico da arte da fotografia.

Relacionado: Tirar fotos com boa exposição. Tudo sobre o assunto

5 Encontre seu estilo 

Todo mundo tem suas predileções, e não existe nada mais normal que isto, e encontrar o que você gosta de fazer é sempre um caminho longo.

Existem muitos nichos dentro da fotografia e escolher um deles vai depender totalmente do que você tem mais afinado ou não.

Seria um casamento ou um fotógrafo de moda? Documentário ou viagem?Preto-e-branco ou, talvez, fotografia macro?

Todas estas são perguntas que você vi se fazer em um determinado momento.

E não ache que só porque você começou a fotografar porque viu o trabalho lindo de um fotografo documentarista que este também será seu nicho.

Muitas vezes nós nos enganamos quanto as nossas capacidades, ou falta delas, e nos frustramos.

Muitas vezes sua escolhas podem ser movidas apenas por questão monetária, tal nicho paga melhor que o outro, ou  simplesmente por aptidão na área.

Então a melhor dica aqui é ser sincero com você mesmo e entender no que você é realmente bom, e a partir dai começar a definir o seu nicho.

6 Encontre um estágio 

Esta parte é relativamente difícil, mas caso consiga encontrar um profissional que esteja disposto a compartilhar seu conhecimento – a experiência seria inestimável.

Em segundo lugar, você terá a chance de olhar para o ofício pela parte de dentro, ver as entranhas do ramo.

Tenha em mente que trabalhar com alguma coisas sempre pode ter dois caminhos, descobrir que realmente ama aquilo e querer fazer para o resto da vida, ou descobrir que odeia aquilo e nunca mais querer chegar perto.

Infelizmente existem grandes diferenças entre hobby e trabalho e para algumas pessoas ter um hobby já é o suficiente.

7 Encontre pessoas com os mesmos interesses

Ter contato com pessoas de mesmo interesse é ótimo para descobrir novas coisas, novas formas de fazer as coisas ou apenas jogar conversa fora.

Não precisamos ter uma reunião semanal com outros fotógrafos para poder conversar sobre fotografia, hoje temos fóruns, blogs, e um monte de comunidades por ai.

O importante aqui é encontrar um grupo onde você possa contribuir e também ser ajudado, sem a necessidade de ser algo tóxico.

Não de hoje que vejo muitos grupos tóxicos online onde o trabalho deles é apenas colocar a pessoa que esta tentando aprender para baixo.

Não esquece que  você pode também em sua cidade se juntar com pessoas que tenham o mesmo desejo, e logo criar um grupo onde vocês podem se desenvolver juntos.

8 Crie um portfólio

Hoje não existe desculpa para não ter um belo portfólio online, existem ótimas opções praticamente de graça.

Sua pagina em alguma rede social pode se tornar uma ótima plataforma para a exposição de seus trabalhos.

Você pode até criar um site onde você colocará todas as informações necessárias sobre você como profissional.

Comece com algo despretensioso apenas para avaliar sua evolução durante um determinado período e assim você pode colocar fotos que não necessariamente são seus melhores trabalhos.

Com o passar do tempo claro que você vai querer deixar apenas os trabalhos nota 10, e com isto talvez transformar este portfólio em uma forma de captar cliente para seu negocio.

Relacionado: Como construir um portfólio na fotografia

9 Não tenha medo de participar de competições

Competições de qualquer tipo tem um valor muito grande, porque alem de receber criticas externas você também pode avaliar seu desempenho e fazer um auto critica.

Existem muitos sites e fóruns que condizem competições livres para qualquer nível de conhecimento, só não ter medo de botar a cara a tapa.

Alguns até iram conceder prêmios aos melhores colocados e isto pode ser um ótimo incentivo para você continuar fotografando.

10 Aprenda a editar

Fotografar é apenas uma parte do caminho, você também precisa aprender a editar suas fotos e isto também é possível aprender por conta própria.

A edição tornou-se parte muito importante no trabalho de muitos fotógrafos com o passar dos anos, e é claro que hoje a pós produção é processo fundamental.

Você até pode terceirizar este trabalho, existem ótimos profissionais que trabalham apenas editando fotos.

Mas acredito que um bom fotógrafo também deve saber o básico de edição, até para poder conversar melhor com algum editor contratado.

Relacionado: Dominando o Lightroom

11 Não perder o momento

Isto é uma das coisas que vai te definir como bom fotógrafo, e ninguém vai poder te ensinar. Ser um bom fotógrafo é não perder o momento.

Fotografias incríveis são feitas apenas em momentos ímpares, e o cara que as capturou foi sortudo de estar no local certo na hora certa e não perdeu a chance de aperta o botão.

O que quero dizer com isto é que capturar um momento que nunca mais vai acontecer é o objetivo de um grande fotógrafo.

Captar o momento para um fotógrafo não é apenas configurar bem suas câmera. Você tem que estar presente no momento, mentalmente, psicologicamente e emocionalmente.

Isto não tem como se ensinar em um escola ou em um post na internet, mas é claro que te dizer que você tem como aprender fotografia por conta própria já é de uma grande ajuda.

Não desanime, pois a caminhada é longa, tente sempre executar o seu melhor e ser sincero com você mesmo que você sempre estará no caminho certo.

Não esquece que você também pode dar uma chegada la no Pinterest onde costumo colocar muitas coisas também, segue lá e não esquece de dar #repin no que gostar!