Tome o controle de sua camera para melhorar suas fotos.

Você ainda está usando principalmente o modo Auto na sua câmera, e esquecendo de melhorar suas fotos?

Sim, é uma boa maneira de começar se esta é a sua primeira DSLR, mas mais cedo ou mais tarde você vai notar que suas imagens parecem medianas e você não está fazendo qualquer progresso.

Então é hora de sentar e aprender um pouco mais sobre os Modos de fotografia que sua câmera sempre teve e que vão te ajudar a fotografar melhor.

Tome o controle de sua câmera e melhore suas fotos.

melhorar suas fotos

P: Modo Automático do Programa (Auto)

 

Talvez o melhor lugar para começar a se familiarizar com sua câmera e o que ela pode fazer seja o modo automático.

E muitas câmera além de dispor do modo totalmente automático, a camerazinha verde,  ainda dispõem de modos programados, dentro do modo automático.

Este modos pré programados lhe permitem escolher o tipo de cena que você esta fotografando, permitindo que você faça ajustes em alguns parâmetros das configurações.

Você pode escolher por exemplo se o flash irá funcionar ou não, se vai trabalhar com ISO automático ou manual e escolher também o balanço de branco.

Definitivamente usar o modo de programas automáticos da câmera é bem divertido e uma boa forma de aprender a usa-la.

Mas se você quer melhorar suas fotos definitivamente você tem que saber quais são e para que servem os outros modos de operação de sua câmera.

Av (ou A): Modo Prioridade de Abertura (Aperture)

melhorar suas fotos
Quando você deseja ter controle total sobre a abertura em sua lente (e, portanto, também controlar a profundidade de campo), este é o modo de usar.

Ele permite que você ajuste a abertura de sua lente, e o modo de ajuste pode variar de câmera pra câmera, e o restante dos ajuste fica por conta da própria câmera.

Velocidade do obturador e ISO vai ser ajustados automaticamente pelo câmera fazendo assim com que você sempre tenha um exposição equilibrada.

Quando temos uma boa condição de iluminação este modo é o modo que  você gostaria de experimentar.

Você terá controle sobre plano a ser fotografado, usando uma abertura estreia para deixar tudo em foco ou abertura maiores assim separando os planos, primeiro plano em foco e fundo desfocado por exemplo.

Mas quando temos uma situação de baixa iluminação, e não dispomos de nenhum flash, a câmera escolhera uma velocidade de obturador muito lenta, fazendo com que as fotos possam sair borradas.

Ou mesmo, escolher uma ajuste de ISO muito alto trazendo muito ruído para sua foto. Em algumas vezes você irá querer tomar conta do ajuste de ISO para diminuir a quantidade de ruído.

Tv (ou S): Modo de prioridade do obturador (Shutter)

 

melhorar suas fotos

Muito parecido com o modo AV o modo TV, ou S em câmeras Nikon, deixa você escolher a velocidade do obturador.

E outros ajuste como abertura e ISO ficam por conta da câmera, e novamente são automaticamente calculados pra obter uma exposição equilibrada.

Este modo é particularmente usei quando você vai fotografar uma cena com bastante ação, uma cena rápida onde você precisa congelar os movimentos.

Podendo definir a velocidade do obturados você consegue escolher a melhor velocidade para a cena, evitando desta forma fotografias borradas.

O restante dos valores, ISO e abertura, fica por conta da câmera, e vale a pena tomar cuidado com ambiente muito escuros, pois a câmera pode escolher um ajuste de ISO muito alto.

A maioria da DSLR podem disparar muito rápido, cerca de 1/4000, o que já é ótimo pra congelar qualquer movimento.

Uma outra opção é trabalhar na outra ponta, com uma velocidade de obturados muito lenta, e usando light painting.

Este técnica é muito usado para fotografias de longa exposição, e pode salvar sua vida em situações onde você tem tempo e pouca iluminação.

Modos de Programação Predefinidos (Preset Mode)

melhorar suas fotos

 

Algumas câmeras contam com modos de operação muito bons no sistema de ajustes pré definidos.

Eles são os ajustem que geralmente aparecem com figurinhas em seu dial de controle, então se você precisar de uma fotos de paisagem por exemplo, vale apenas testar o ícone da montanha.

Ou quando você esta vendo uma partida de futebol, use os ajustes de pessoas em ação e sua câmera ajustes de velocidade do obturados mais rápidos afim de congelar os movimentos.

Algumas câmeras tem um ajuste que se chama A-Dep, é um modo completamente automático que permite escolher dois pontos (em primeiro plano e fundo).

Muito usado para quando você não sabe que abertura usar, pois a poria câmera definirá abertura baseando no que você quer em foco e no que você quer fora de foco.

è um ajuste bem divertido, apesar nem sempre funcionar perfeitamente na pratica.

Outro ajuste que você sempre tem que ter em mente e o ajuste do Raio, com ou sem flash, em situação de baixa iluminação a utilização de um flash pode definir o sucesso de sua foto.

Agora que você já sabe para que serve quase todos os modos de operação de sua câmera, é hora de treinar, fotografa compara e compartilhe!

Deixe seu comentário e siga a gente no Facebook!