Então você decidiu entrar para o mundo da fotografia? Comprou uma câmera escolheu alguns lugares para visitar. E ai bate a pergunta: E agora por onde eu começo?

Bom aqui vão algumas dicas que podem funcionar qualquer iniciante em fotografia.

Dicas para qualquer iniciante em fotografia.

Dicas para qualquer iniciante em fotografia

Você olha para a fotografia acima e como todo iniciante ache que é fácil fazer uma foto igual a esta né? Bom na verdade não é tão simples mas também não posso dizer que é impossível.

E vou tentar dar uma dicas pra você que esta iniciando neste mundo tão legal da fotografia.

Qual equipamento comprar?

Dicas para qualquer iniciante em fotografia

Seu equipamento não faz de você um bom fotógrafo. Se você está começando a parte superior das câmeras top de linha vai ser um pesadelo para qualquer iniciante em fotografia, além do fato de que de alguma forma pode ser um belo desperdício de dinheiro e pode atrapalhar em seu aprendizado. É bem como ter um carro de formula 1 sem saber dirigir.

Quando for comprar seu primeiro equipamento a regra principal é a investigação e pesquisa. É muito útil dar uma olhada em fóruns e blogs de fotografia para ter uma ideia do que esta disponível no mercado. E em muitos blogs existem ótimas dicas para qualquer iniciante em fotografia.

Dicas para qualquer iniciante em fotografia

Nikon D5200 ótima câmera para qualquer iniciante.

Uma vez que você encontre algo que soa viável e compatível com seu orçamento leia comentários dê mais uma olhada nos fóruns e blogs, o Flickr costuma ter ótimos grupos de discussão sobre equipamentos das mais variadas marcas.

O mesmo pode ser aplicado a lentes e outros equipamentos como flashs e iluminação em geral.

Tire muitas fotos, muitas mesmo.

Dicas para qualquer iniciante em fotografia

“Suas primeiras DEZ MIL FOTOGRAFIAS serão suas piores fotografias”.

Da mesma forma que qualquer outra habilidade, quanto mais você usa-lá melhor ela vai ficar.

Conforme você progride com fotografia você notará que aquelas fotos de iniciante que você costuma tirar, e achava fabulosas, irão melhor com o tempo. Não deixe de estudar outras artes ou de ver trabalho de outros fotógrafos.

Com o passar do tempo você verá que o Sr. Henri Cartier-Bresson dono da frase do inicio não estava tão errado assim.

Leia o maldito manual

Manuais em geral, principalmente de câmaras, são na melhor das hipóteses a coisa mais chata que você já leu, ou lerá, na vida.

Dicas para qualquer iniciante em fotografia

Ler o manual pode te dar variar, se não todas, as pistas que você precisa saber sobre seu novo equipamento. Mesmo que não se lembre de tudo, e na verdade isto nem importa muito, você pode aprender muita coisa útil.

A melhor estratégia para conseguir todo o manual é lelo em porções, pequenas de preferência, e sempre deixar ele onde você pose pega-lo e até  se afastar dele com facilidade. Pode parecer brincadeira mas o melhor lugar para fazer isto é o banheiro.

Cursos e workshops

Dicas para qualquer iniciante em fotografia

Neste ponto você já deve ter todos os sintomas de quem foi picado pelo bicho da fotografia. Então nada melhor do que melhorar seu conhecimento.

Uma coisa que pode te ajudar muito antes de sair gastando rios de dinheiro em workshops e cursos caros, é procurar cursos que tenham custo zero. E um dos melhores que posso indicar é o curso de fotografia do site Alison.com

Neste curso relativamente curto você só tem que investir seu tempo e conseguir entender um pouco da língua inglesa.

Por outro lado tal qual você fez para encontrar sua nova câmera, procurando em blogs, você também irá encontrar toneladas de material para seu aprendizado.

Veja também mais sobre dicas e cursos aqui

Faça amizade, conheça outros fotógrafos.

Isso é inestimável, se você se inscrever para um grupo online que usam a sua marca de câmera, ou aderir a um clube câmara local, sua fotografia vai avançar mais rápido, e vai ser mais divertido com a ajuda de colegas shutterbugs.

Dicas para qualquer iniciante em fotografia

Clubes de câmera muitas vezes têm competições mensais com prática e, por vezes, organizam eventos externos para fotografar, ir a exposições e outras atividades.

Conversando com fotógrafos experientes ou até mesmo companheiros iniciantes não só pode inspirar, mas também mantê-lo motivado.

Inscreva-se em alguns boletins respeitáveis de fotografia e em páginas do Facebook, ou mesmo abordando fotógrafos que você admira para fazer perguntas. A maioria dos fotógrafos profissionais não se importam de responder a algumas perguntas, contanto que você seja respeitoso e educado, e não encha muito o saco dele!.

Uma das comunidades de fotografia que indico e que tem muitos bons fotógrafos de todos os níveis é o 500px.com.

Experimente tudo

Você pode ter entrado para este mundo da fotografia por conta de um estilo especifico de fotografia, mas é totalmente valida experimentar outros estilos, se desafiar e sair do ponto de conforto.

Obtenha opiniões

Seus amigos e sua família te amam, na maioria das vezes, então a opinião deles não conta, ele vão mentir para você. Então se inscreva em alguma comunidade onde você possa postar suas fotos e receber a opinião de estranhos.

Entra em competições livres

Pela internet existem um monte de competições de fotografia que não dão prêmios, mas também não te cobram nada, procure uma destas e veja até onde tudo que você aprendeu te leva. Quem sabe você não se surpreende com o resultado.

Saia do automático

Se você pretende ser um fotografo, e não apenas um tirador de fotos, você em algum terá que se libertar das correntes do modo manual.

Os ajustes manuais não são assim tão difícil quanto se imagina, será como aprender a dirigir. No inicio você terá um pouco de dificuldade para gerenciar todos os ajuste e botões da sua maquina, mas com um pouco de paciência e prática torna-se uma segunda natureza.

Revele suas fotos.

Revelar suas fotos não significa propriamente imprimi-las, mas sim dar aquela trato final bem bacana. Hoje existem ótimos programas para fazer este trabalho, então não tem desculpa.

Dicas para qualquer iniciante em fotografia

Existem programas gratuitos e muito simples, como o Picasa, que têm os seus limites, mas são bons para quem está começando.

Depois, existem as grandes armas como o Photoshop e Lightroom, o que pode ser difícil para iniciantes, mas vale a pena aprender até mesmo apenas o básico destes programas, se você pretende levar a sério a sua fotografia este é um ponto a seguir.

Divirta-se

Esta é a melhor e mais importante das dicas para qualquer iniciante em fotografia, aproveite o que você esta fazendo.

Nunca deixe se levar pela frustração, ou por se comparar a outros profissionais. Mesmo os melhores fotógrafos do mundo já foram iniciantes um dia.

Curtiu? Deixe seu comentário!