5 coisas para manter um foco perfeito

Existem algumas questões na fotografia que você pode consertar – imagens ruidosas, distrações no fundo, balanço de branco – mas manter o foco não é uma delas. Sempre ter aquela foto com o foco perfeito, afiado, pode levar você a arrancar os cabelos da cabeça.

Mesmo com a magia da Máscara de Nitidez ou as ferramentas do Lightroom, você não pode ir muito alem do limite no qual a foto foi tirada.

E as melhores dicas para sempre ter a foto com o foco perfeito começam aqui.

5 coisas para manter um foco perfeito

Ponto de foco único.

ponto de foco simples - foco perfeito

Esta é a primeira grande questão a se perguntar. Usar ou não ponto de foco único? 

Existem aqui muitas formas de se pensar, mas quando se usa o alto foco da maquina, sempre lembre de escolher o modo do auto foco, pois com ele é possível definir qual a área em quentão da foto estará com o foco perfeito.

Como por exemplo quando você esta fazendo um retrato, e configura o ponto de foto para a região dos olhos da pessoal a ser fotografada.

Você também pode optar pela focagem manual para conseguir um foco perfeito, e isto vale muito a pena quando se esta fazendo macrofotografia ou fotos noturnas.

 

Objetos em movimento

foco perfeito

Caramba como se mexe, como vou conseguir um foco perfeito? Quem nunca se fez esta pergunta ao fotografar, mas com os recursos das maquinas atuais você só fica sem a resposta se não souber utilizar as configuração das mesma.

Boa parte das maquina DSLR do mercado hoje em dia conta com um ajuste que se chama AF continuo, também conhecido como AI servo em câmeras Canon. Ele permite o Af da câmera possa acompanhar o objeto a ser fotografado.

Como por exemplo uma noiva andado em um corredor, uma criança brincando ou pássaros voando.

AF contínuo é muito útil, mas em algum momento você irá fotografar algo que é mais rápido do que o sistema de alto foco é capaz de seguir. Ai neste caso você deve voltar para o ajuste de foco simples e pré focar em uma área onde o objeto a ser fotografado estará.

Um dos melhor exemplos disto são carros muito rápidos, animais selvagens e alguns pássaros.

 A velocidade do obturador rápida o suficiente?

Velocidade do Obturador - foco perfeito

A velha regra sobre a velocidade do obturador a necessidade de haver pelo menos um segundo dividido pelo comprimento focal da lente ainda se mantém amplamente hoje em dia. Por exemplo se você esta fotografando com uma 50mm a velocidade do obturador deve ser pelo menos 1/50 seg ou mais rápido.

Lentes com estabilização de imagem ajudam, mas se sempre manter a velocidade do obturador com um ajuste adequado.

Ajustes muito lentos iram causar borrões em suas fotos, e isto não te ajudará a tem um foco perfeito.

Será que o ajuste do ISO é suficiente?

Controle de ISO Canon - foco perfeito

Vão existir momentos que você vai ter que meter a mão no ajuste do ISO, provavelmente para melhorar as condições de luz e poder ajustar a velocidade do obturador na velocidade necessária.

Não de acanhe e ajuste o ISO, a maioria dos equipamentos de hoje em dia conseguem lidar bem com ruído nas fotos em ajuste de até ISO 3200.

Certamente se você estiver abaixo de ISO 3200 você só notará o ruído quando ampliar a foto no computador, e mesmo que venha a fazer uma impressão desta imagem ela sairá bacana.

Veja mais em sobre exposição aqui

Quem precisa de tripé?

Porque você precisa de um tripé - foco perfeito

Mesmo que você não goste de carregar ele sempre será seu melhor amigo quando o negocio for tirar fotos com foco prefeito.

Não subestime um bom tripé, mesmo que você tenha ma lente com sistema de estabilização, ele te dará um suporte muito melhor do que as mão para tirar fotos com foco perfeito.

Você também pode ser utilizar da configuração de contagem regressiva para ativar o botão do obturador ou até mesmo de um controle remoto, para garantir definitivamente que nada se mexa enquanto você faz aquele foto maravilhosa.

Gostou do post deixe seu comentário!