Neste tutorial de macro fotografia você vai aprender que um dia chuvoso não precisa ser um fracasso como pingos de chuva você pode realmente trazer grandes planos para a vida.

Macro fotografia, raindrops ou pingos de chuva

Gotas de água são um excelente assunto para fotografar sob uma configuração de macro e elas parecem particularmente atraente em flores.

Precisaremos de  um dia sem chuva de modo nossos ‘pingos’ fornecendo nossa própria água, usando a boa e velha garrafa com spray. Esta é uma peça muito útil em kit de fotografia para uma sessão de macro.

As gotas de água vão adicionar um toque de brilho praticamente em qualquer assunto, de insetos e teias de aranha até natureza-morta.

O segredo para capturar fotos macro de sucesso é encontrar a flor certa,  estames amarelo-alaranjadas contra as pétalas azuis podem criar um efeito impressionante. Também é legal estar em um dica calmo de vento para que possa ter um foco bem nítido.

Nesta sessão foi utilizada uma lente macro 105mm capaz de fotografar em proporção 1:1. isto significa que podemos aproximar muito do tema a ser fotografado. Se você não tiver uma lente macro você\ pode usar tubos extensores para cuidar do trabalho.

 

Escolheu um tema

Macro fotografia:

Escolha uma flor que tem variedade de cores e detalhes interessantes, e de preferência uma que está posicionado na sombra parcial para difundir a luz solar.

Se o assunto estiver sob luz direta você pode de valer de um difusor, pode até ser improvisado, para suavizar a luz. Ajuste sua câmera em um tripé e configure todos os ajustes dele com firmeza

Configurações da câmera

Macro fotografia

Ajuste sua câmera para o modo Prioridade de Abertura  e defina uma abertura estreita, f/11 é uma boa pedida para captura uma boa profundidade de campo de modo que a maioria das flores e gotas de água fiquem com foco nítido.

Definir um baixo ISO, 100 por exemplo, ira ajudar a manter a qualidade da foto. Mesmo que a câmera esteja montada num tripé talvez o vento te obrigue a subir um pouco o ISO para que possa usar de velocidade mais rápidas no obturador

 

Adicione água

Macro fotografia

Use sua garrafa spray para dar uma bela e fina nevoa de água em sua flor. Adicione água onde você quer que ela aparece, mas cuidado não adicione muita água para que ela não fique escorrendo pelas pétalas

 

Use o foco manual

Macro fotografia

Configure sua lente para o modo manual, ative o live view da câmera e dê um zoom de umas 10x nele, mire para o centro da flor e ajuste o foco de forma que você possa obter a foto mais nítida possível.

Para o disparo sempre use a opção de auto-temporizador, aquele que espera alguns segundos para disparar depois que você apertar o botão, ou melhor ainda use um controle remoto. Pequenas trepidação podem arruinar sua foto quando estamos falando de macro fotografia.

Pós produção sempre é importante

Macro fotografia

Se você não usa o Camera Raw ou o Lightroom é melhor começar a usar, eles iram te ajudar muito com sua fotos. Então colha todos as fotos que vocês fez da sua flor para um destes programas. Neles você pode redimensionar ou recompor sua foto. Recomponha ela de forma que tenhamos na tela apenas o assunto.

Ajuste a exposição

Macro fotografia

Ajuste a exposição da foto de forma que ele fica mais clara, não superexposta, e também defina o ajuste de contraste de fora que você consiga ver as gotas de agua com mais nitidez.

Ajuste também os níveis de sombras e de brancos afim de adicionar luz e preenchimento a foto. Finalmente empurre o controle Clarity para trazer mais nitidez a flor e as gotas de água.

Photoshop também pode ser útil

Macro fotografia

Para dar aquele detalhe a mais em sua imagem você pode precisar de ferramentas além das que já usou, e nesta hora o Photoshop da Adobe pode te ajudar.

Defina um valor alto para o controle Máscara de Nitidez e defina cerca de 2 pixels para o parâmetro Raio assim com 0 para o parâmetro Threshold, aplique e pronto.

Só falta ir em camada, Layer, e depois vá em achatar imagem, flatten image, e salve em Jpeg para distribuir pelas redes sua mais nova composição.

 

Inspiração

Você pode combinar flores e gotas de água de muitas maneiras para criar uma variedade de efeitos deslumbrantes

Semente de dente de leão

Macro fotografia

Efeito Chuva

Macro fotografia

Você pode criar efeitos espetaculares com água caindo. Nesta foto foi usado um flash para luminar as gotas por trás da flor. usar uma velocidade de obturador de cerca de 1/250 e um pano de fundo escuro iram ajudar a paralisar as gotas.

É isto use a imaginação e alguma água e não tem erro as fotos das flores da casa da vovó ficaram muito mais bonitas.

 

Se gostou deste artigo considere compartilhar em suas redes sociais e ajude o blog!

 

Assine nossa newsletter
Junte-se a milhares de assinantes e receba todas as atualizações em sua caixa de e-mail.
Não se preocupe, nós também odiamos spam.