Como construir um portfólio fotográfico

Como construir um portfólio

Um dos maiores destaques da carreira de um fotógrafo é um ótimo portfólio fotográfico, e sempre existem algumas coisas para se discutir na hora de começar a construir um portfólio fotográfico.

A hora de colocar a cara a tapa e por seu portfólio na rua sempre vai trazer novos desafios, novas perguntas e isto tudo vai muito estressante.

Mas também é a hora que muita coisa será respondida e definida para sua carreira enquanto fotógrafo.

Não esqueça que seu portfólio irá dizer muito sobre quem é você e como você pensa então preste bastante atenção na hora de faze-lo.

Um portfólio ruim não apenas o pintará como um fotógrafo ruim, mas também o colocará em posição de desvantagem na aquisição de novos clientes.

Muitas vezes um ótimo fotógrafo com um péssimo portfólio é superado por um fotógrafo medíocre com um ótimo portfólio.

E como sempre tendemos a “aceitar” aquilo que parece mais “confiável” e isto não mudará tão cedo, logo o jeito que você demonstra seu trabalho fará toda a diferença.

O que é um portfólio fotográfico?

Um portfólio fotográfico é simplesmente uma coleção do que há de melhor em seu trabalho, visando chamar a atenção de novos potencias clientes e começar a criar seu renome.

Este portfólio pode ser divido em séries, temas ou tipo de trabalhos fotográficos, cuidadosamente selecionados e organizados para facilitar a visa que quem estiver vendo.

O objetivo principal de um bom portfólio fotográfico é mostrar aos possível contratantes do que você é capaz e qual a qualidade de seu trabalho.

Como construir um portfólio fotográfico

Então, aqui estão alguns fatores a serem considerados e etapas ou dicas para construir um portfólio fotográfico excelente do jeito que você sempre sonhou.

E o melhor de tudo é que você pode ter um ótimo portfólio sem gastar um tostão.

1 Digital ou impresso

Como construir um portfólio fotográfico - Canon Printer

A primeira pergunta que você deve se fazer é: Como vou apresentar meu trabalho?

Hoje temos mais de um opção para apresentar nosso trabalho. Dependendo do tipo de cliente que queremos alcançar vale a pena pensar no tipo de apresentação do trabalho.

Podemos apresentar nosso trabalho de varias formas diferentes, dentre elas a boa e velha impressão, onde as fotos são organizadas em um ou mais catálogos.

Se você estiver tentado conquistar clientes mais conservadores ou algum curador de galeria de arte, talvez este formato funcione melhor.

Afinal você tem o material em mãos, palpável, ali para mostrar. O problema é que você definitivamente terá que se deslocar até uma reunião para que seu portfólio seja apreciado.

Também é verdade que se você faz mais de um tipo de fotografia, você terá que ter mais de um tipo de portfólio impresso.

Aqui vale lembrar que além de seu trabalho estar perfeito a qualidade da impressão também deve estar em dia. De nada adiante um ótimo click e uma péssima impressão dele.

Já quando entramos no âmbito digital as possibilidades para construir um portfólio fotográfico aumentam muito.

Hoje existem muitas plataformas digitais onde é possível ter seu trabalho hospedado e assim criar um belo portfólio.

Podemos ir desde as opção sem custo algum como Instagram, Facebook ou até mesmo o Pinterest.

Algumas plataforma funcionam melhor que outras para colocar seu trabalho a mostra, principalmente se tratando de um fotógrafo.

O problema de muitas plataformas digitais é a falta de controle pelo usuário, você nem sempre tem como escolher certos aspectos da demonstração de suas fotos.

Ou as vezes você não tem controle sobre quem esta utilizando indevidamente seu material, por conta da falta de regras claras sobre o tema em algumas plataformas.

A grande vantagem é que é de graça e praticamente todo mundo conhece e utiliza algumas delas, o que traz um pouco mais de credibilidade ao trabalho.

Porém muitas plataformas gratuitas podem desaparecer a qualquer momento levando com elas o seu tão lindo portfólio.

Então eu teria muito cuidado em contar apenas com plataformas totalmente gratuitas como única formas de divulgação do trabalho.

Abaixo algumas plataformas digitais onde é possível construir um portfólio fotográfico.

Todas estas acima são plataformas digitais onde é possível criar um ótimo portfólio, as opções marcadas com * são as minhas preferidas.

De todas as opções acima escolhi a WordPress.org, que inclusive é a plataforma deste blog, por ele ser a mais completa de todas, e também a mais complexa.

Nela você precisa ter um domínio, o famoso .com, .com.br ou .net e também precisa ter uma hospedagem.

Tudo isto tem um custo anual que pode variar bastante de acordo com o plano escolhido.

As vantagens de ter em suas mãos todos os controles é que você pode escolher como tudo será mostrado ao publico, desde a ordem das fotos até o tipo de fonte das letras.

Simples e completo

Apesar de não ter controle total sobre a apresentação das coisas tanto o SquareSpace quanto o SmugMug são ótimas plataformas para se construir um portfólio fotográfico.

Além de temas exclusivos para fotógrafos estas plataformas também contam com integração a loja virtual, onde é possível vender produtos ou serviços pela a internet.

Sendo assim não existe muitas desculpas que você possa dar para não construir um portfólio fotográfico o mais rápido possível.

2 Qual propósito de criar um portfólio?

Definir qual é o proposito de seu portfólio é muito importante para atingir seus objetivos. Não se esquece que não existe apenas um tipo de fotografia.

Definir coisas como o objetivo deste portfólio, para quem e em qual circunstancia ele será apresentado são os primeiros direcionamentos que você deve tomar.

Como construir um portfólio fotográfico - The mission

Tome como exemplo uma entrevista de emprego onde seu portfólio será apreciado. Neste caso é possível que você separe os trabalho que se encaixem melhor com a vaga pretendida.

Ou se você esta sendo procurado para cobrir um casamento, é melhor levar apenas as fotos que tenha a ver com a situação.

De nada adianta você criar um portfólio que não diga nada, se seja apenas um monte de fotos em uma pagina de internet ou em uma pasta.

Um portfólio também pode ser apenas uma coleção pessoal de seus melhores trabalho a fim de rastrear seu desenvolvimento, e sendo assim um ele pode ser um pouco mais livre.

Seja qual for o motivo, se bem definido, ajudará a estruturar seu portfólio.

Um portfólio projetado para uma exposição retratará com certeza seu estilo, filosofia e especialidade em fotografia. 

3 Design e estilo fotográfico 

Todo artista tem seu próprio estilo ou perspectiva sobre sua própria arte. Sua própria perspectiva de contar aos espectadores a história por trás de cada cena.

Isto pode ter sido percebido por outra pessoa ou provavelmente descoberto e desenvolvido por você.

Depois de ter identificado o objetivo do portfólio, é muito mais fácil delinear o estilo e o design que você deseja que o portfólio tenha.

Aqui entraram coisas como logotipo e identidade visual, que são coisas que podem ir muito além do trabalho de fotografia, mas que agregam muito valor a sua marca pessoal.

Em que tamanho você deseja que suas fotos estejam? Pense na qualidade do papel, caso faça um portfólio impresso, penso em tudo que posa agregar valor ao seu trabalho.

Ou o tipo de pagina, esquema de cores, quais serão os tipo de arquivos (pdf, jpeg, png) e outros detalhes que podem facilitar ou não a sua vida e a vida de quem visitar seu site.

Independente de você escolher o formato digital ou o impresso é importante que você escolha as fotos de forma a corroborar o que seu design e estilo estão dizendo.

Enquanto fotógrafo iniciante, não se preocupe se você ainda não tem esse tipo de experiência ou quantidade de material para mostrar. 

Continue compilando e considere fotografar gratuitamente para a família, amigos e empregos mal remunerados.

Assim além de conseguir mais material para seu porrifólio você ainda ganha mais experiência.

Como construir um portfólio fotográfico

E em algum momento irá aparecer alguém disposto a colocar a mão na carteira para trabalhar com você.

4 Escolha das fotos

Esta aqui a peça mais difícil de encaixar do quebra cabeça. No começo tudo será fácil, é fácil escolher as fotos que não gosta e filtrar as que não cumprem o propósito.

Mas escolher as suas melhores fotos dividas em temas ou assuntos nunca será trabalho simples.

É claro que isto ocorre pois damos muito valor ao trabalho, levamos em conta tudo o que passamos para conseguir aquela captura.

Como construir um portfólio fotográfico

Mas nem sempre este trabalho é algo que precisa ser mostrado ou levado em consideração.

Tenha em sua cabeça que as fotos tem sim que cumprir uma meta, passar uma mensagem, só assim você terá um portfólio exemplar.

Mas isto tem que acontecer levando em consideração a a fotos e não o trabalho que deu para tirá-la.

Não adicionar o que não tiver relevância para o tema do portfólio já será um grande passo.

Neste estagio será bom ter algum com quem você se sente confortável do lado para poder te ajudar a escolher as fotos, escolha uma pessoa sincera e que entenda um pouco de fotografia.

Não esqueça a razão pela qual o portfólio esta sendo criado e você terá apenas fotos ótimas para colocar nele.

5 A primeira impressão é a que fica!

A primeira impressão é a que fica! Então escolhe para abrir sua série ou seu portfólio uma de suas fotos que não pode passar sem ser percebida.

Como construir um portfólio fotográfico

Coloque o melhor do melhor na frente e tende não diminuir o ritmo no restante da série ou portfólio, não esqueça que uma historia geral esta sendo contada aqui.

Assim você vai manter o espectador muito mais entretido em seu trabalho e você terá muito mais chances de construir um portfólio fotográfico de sucesso.

6 Organização

Não é apenas uma questão de beleza, mas um portfólio bem organizado ajuda a contar sua historia de forma muita mais fácil.

Dividir seu portfólio em temas ou tipo de fotografia, caso você trabalhe em diversas áreas, é algo mandatário para a construção de um ótimo portfólio.

Não faz o mínimo sentido ter uma foto de paisagem no meio de um monte de retratos de rosto, ou vise e versa.

Organize suas fotos para gerar um clima particular, tente antecipar a reação de quem estiver vendo suas fotos, crie algo que não seja apenas um monte de fotos juntas. 

Crie subcategorias ou subtemas caso sinta a necessidade de organizar as coisas de uma forma mais profunda.

Pense que isto tudo é apenas um bela organização de álbuns de fotografia e você estará no caminha certo.

7 Título, descrição e coisas de internet

Este também vale para a pessoa que vai usar portfólio impresso, mas tem muito mais valor para aqueles que vão colocar suas fotos na web.

Esta dica refere-se a seus títulos, legendas, inspiração para a foto, e outros detalhes importantes. 

Isto definitivamente te ajudará a contar melhor a historia por traz de cada foto. Eles entenderão seu estilo e perspectiva e também serão capazes de se relacionar com o portfólio como se estivessem ao seu lado.

Não há regras muito rígidas sobre o que exatamente incluir, mas vale a pela pensar em incluir alguns detalhes: 

  • Legendas para foto
  • Uma declaração sobre a inspiração ou conceito da foto
  • Data e local da foto

Existem pessoas que gostam de colocar detalhes técnicos, como ângulo da foto, câmera e lentes usadas e coisas do tipo.

Particularmente não acho que isto é totalmente necessário, fica a critério de cada um. Acredito que as pessoas tem que gostar da sua foto e não da câmera com a qual ela foi tirada.

8 Otimização para os mecanismos de busca (SEO)

Uma das coisas que as pessoas esquecem é que a tecnologia da internet muita a cada dia, e hoje quem quiser ter algum tipo de relevância na web tem que saber um pouco de SEO.

O SEO é uma maneira de os sistemas de busca na internet encontrarem seu site, logo seu portfólio.

De nada adianta um site bonito e incluir seu portfólio se ninguém puder encontrar ele. 

Existem milhões de site e blogs na internet onde você pode aprender mais sobre o assunto, então não vou entrar em muitos detalhes de como fazer as coisas aqui.

Use URLs amigáveis, tags exclusivas, palavras-chave, conteúdo rastreável para ajudar as pessoas a pesquisar você e poder avaliar seu site e alcançar você facilmente.

Esses recursos vão gerar mais tráfego para seu portfólio  isto tudo graças a uma boa otimização para os mecanismos de busca.

9 Obtenha feedback

Antes de colocar o trabalho inteiro na roda, vale muito a pena conseguir algumas opiniões de como esta o trabalho num todo.

Pesa a amigos, fotógrafos ou não, para darem a opinião sincera sobre como esta seu portfólio.

É crucial não apenas para melhorias em seu portfólio, mas também para sua carreira como fotógrafo.

Com o tempo você pode também colocar em seu site / portfólio a opinião de seus clientes contando como foi trabalhar com você naquela ocasião.

10 Peça permissão

Esta aqui vai para quem gosta de fotografar pessoas. Nem sempre as pessoas querem aparecer na internet, cada um por seus motivos.

Então caso você não tenha discriminado em seu contrato que as fotos seriam usadas em seu portfólio, isto terá que ser feito agora.

Sempre que postamos ou colocamos a foto de alguém na web podemos ser responsabilizados por isto.

Não esqueça que cada pessoa tem o direito de imagem dela preservado por lei, por isto a importância de um contrato prévio.

Veja mais sobre o assunto aqui: 15 erros que fotógrafos iniciantes mais cometem.

Conclusão

Se você seguir as dicas que dei aqui não tenho duvida que você vai sim saber como construir um portfólio fotográfico.

E além disto seu portfólio será muito melhor do que o de muita gente por ai.

Não esquece que o personagem principal de seu portfólio são suas fotos, não você nem seu equipamento.

Não deixe de compartilhar este artigo com quem você acha que precisa! 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.