Como escolher a melhor lente para suas fotos

Como escolher a melhor lente para suas fotos

Última atualização:

Como já sabemos existem um monte de nichos para fotografar, e aí sempre pinta uma pergunta; Como escolher a melhor lente para uma determinada foto? Nem sempre é tão fácil escolher uma lente para um trabalho mais específico. E o artigo de hoje trata exatamente disto como diferentes lentes podem fazer sua fotos ser um desastre ou um sucesso. Como escolher a melhor lente para suas fotos envolve muito mais do que apenas se a lente é rápida ou lenta e algumas coisas podem te surpreender.

Escolhendo a melhor lente para suas fotos. Teoria

Normalmente pensamos nas lentes de for muito mais simples do que deveríamos pensar, principalmente quando somos apresentados a fotografia. Com o tempo vamos ganhando conhecimento e malandragem e algumas coisas começam a fazer mais sentido. Como por exemplo quando escolher uma lente mais longa, 200mm ou 300mm. Ou quando escolher uma lente mais curta, 35mm ou 18mm. Mas o fato é que na maioria das vezes o iniciante em fotografia não sabe disto, porque ele tem apenas com o lente do kit, normalmente uma lente 18-55 mm com abertura de F/3.5. E mesmo tendo apenas a lente do kit tudo que você vai ver neste artigo funciona.

E muitas destas coisas podem impactar qualidade da fotografia que você quer fazer, uma coisa bem simples é o ângulo de visão das lentes, ou o quanto elas podem enxergar.

Neste quesito dividimos as lentes em famílias:

  • Fisheye (ângulo de visão de 180° com distância focal entre 8 a 16 mm)
  • Super grande angular (ângulo de visão de 84° a 114° com distância focal menor que 24 mm)
  • Grande angular (ângulo de visão de 64° a 84° com distância focal entre 18 a 35mm)
  • Normal (ângulo de visão de 40° a 62° com distância focal entre 35 a 60mm)
  • Telefoto média (ângulo de visão de 10° a 30° com distância focal entre 85 a 135mm)
  • Telefoto longa (ângulo de visão de 8° com distância focal acima de 300mm)

Repare que quanto mais longa é a lente mais estreita é seu campo de visão também, logo se você quer isolar um objeto é interessante usar uma lente longo. Porém para isto é necessário espaço físico para poder usar esta lente. Para usar uma lente 300mm você vai precisar estar fisicamente distante do que você estiver fotografando.

Tudo isto é muito interessante mas não ajuda tanto assim a resolver a vida na hora de escolher a melhor lente para a foto.

Escolhendo a melhor lente para a foto. Prática

Como sempre dizem por aí:

“Na prática a teoria é outra”

Então vamos partir para algo mais simples. A primeira coisa a se pesar e qual tipo de foto você vai tirar. Vai ser um retrato de rosto, vai ser uma paisagem?O que vai ser?

Isto você tem que se responder agora, assim você está no caminho certo para escolher a melhor lente para suas fotos.

Para facilitar ainda mais a sua vida de fotógrafo podemos dividir as lente em temas, e ai o jogo é bem mais simples.

  • Para fotografía de rua use entre 24mm – 50mm
  • Para paisagem / Arquitetura use 16mm – 35mm
  • Para retratos use entre  85mm – 200mm (200mm sendo close)
  • Para esportes use entre 70 – 200mm
  • Para fotos de estilo de Vida / Documentário use 35mm ou 50mm
  • Fotos macro use 100mm (com função macro na lente)
  • Fotografia macro de Vida Selvagem 200mm (com função macro na lente)
  • E para fotos de animais selvagens recomendo usar entre  200 – 400mm

Claro que a lista acima são apenas dicas de que lente funciona melhor em casa situação. Nada te impede de tirar fotos de um leão selvagem com sua lente 18mm. Você terá dois resultados. O primeiro será uma foto de uma paisagens ampla com um leão pequenino ali no canto, afinal você fiicou no carra la longe do leão. O segundo, caso você tenha coragem, é uma foto close de um leção, a foto e um retrato com uma grande angular logo tem alma distorção mas isto torna a foto ainda mais impactante, porém você provavelmente se arriscou demais para tirar este foto e pode não ter mais um braço ou uma perna. 

Tá entendendo porque saber escolher a melhor lente para a foto que você quer tirar é super importante?

Agora basta você saber o que você vai fotografar e se programar de acordo com isto. Você não precisa levar seu arsenal inteiro de lentes para fotografar um evento que precisa apenas de retratos dos convidados por exemplo. 

Claro que nada te impede de usar uma lente 35mm para fazer retratos. Afinal a lista acima não é uma regra, isto são apenas guias para facilitar nossas vidas. Em muitos caso você poderá se surpreender com o que uma lente macro ou uma grande angular pode fazer pelo seus retratos.

Escolhendo uma lente. Distância

Escolher a distância focal pode ter um impacto muito grande em sua foto, não apenas na foto propriamente dita, mas também em sua segurança e em seu bolso. Lentes longas costumam ser bem caras e grandes. Mas elas são ótimas para quando você precisa fotografar um leão se alimentando na savana e não pode assustar o bichano.

Claro que a escolha da distância focal pode afetar como sairá a sua foto, e isto é bem interessante. Distâncias focais diferentes deformam a imagem, algumas mais outras bem menos, mas de alguma forma todas elas deformam um pouco o que você está vendo.

Não é a toa que um retrato tirado com uma lente 85mm é extremamente diferente do menos retrato tirado com uma lente 18mm. Muita gente acha que isto acontece por conta da qualidade da lente, mas não é apenas isto.

Além disto temos também outro tipo deformação, à compressão de fundo, que acontece com lentes com maior distância focal. É claro que você pode usar isto a seu favor afinal isto muda a perspectiva das coisas.

Escolhendo uma lente. Abertura

Escolher a abertura da lente que você quer usar vai muito mais além do que tirar fotos com fundo desfocado. E convenhamos a maioria das pessoas acha que só isto já é justificativa suficiente para comprar uma lente F/1.8.  

Ter uma lente com capacidade de aberturas maiores também significa ter uma enorme capacidade para fotografar em ambientes com pouca iluminação, sem depender tanto do ISO.

Claro que lentes com aberturas grandes como F/1.4 serão ótimas para vários tipos de fotografia, e sempre terão suas particularidades, como a capacidade de desfocar não só parte do fundo da foto mas também parte do primeiro plano.

escolher a melhor lente

Você vai escolher a abertura da lente de acordo com algumas necessidades, e é claro disponibilidades.

Se você vai fotografar uma paisagem por exemplo, normalmente queremos que o foco esteja preciso e com poucas regiões desfocadas, logo uma abertura muito grande pode não te ajudar tanto assim.

O caso contrário, você precisa tirar um retrato ao ar livre e gostaria de ter apenas o rosto da modelo em destaque, aqui uma lente com abertura grande te ajuda a isolar o assunto principal apenas usado a abertura da lente.

Nem sempre uma lente com uma abertura enorme pode ser a solução para isolar o assunto da foto, você pode se usar da compressão de fundo para tal. Assim como você também pode usar a distância entre o assunto e fundo da foto, tudo aquilo que já falamos no artigo sobre profundidade de campo.

Marcas e modelos de lentes

Uma das coisas que acabam com o dia de muita gente é escolher marca e modelos das coisas. E o mercado de lente é extremamente grande e por muitas vezes complicado. Além de termos vários modelos de lentes dentro da própria marca das câmeras, ainda temos as lentes terceiras, marcas que fabricam lentes para câmeras das marcas A,B,C etc.

Algumas destas lentes terceiras tem tecnologia própria, qualidade de imagem que as vezes melhor do que da própria marca da câmera e por aí vai. Só aqui você já vê o samba que pode ser escolher uma lente nova.

Se for dar um exemplo simples uma lente 50mm para Nikon teremos pelo menos as seguintes opções:

  • Zeiss Milvus 50mm f/1.4 ZF.2
  • Nikkor 50mm f/1.2
  • Nikkor 50mm f/1.4D AF
  • Sigma 50mm f/1.4 DG HSM ART Lens
  • Yongnuo 50mm f/1.8 MC
  • Zeiss 50mm f/2.0 Milvus ZF.2 Macro Lens
  • Tokina Opera 50mm f/1.4 FF
  • Nikkor 50mm f/1.8G AF-S Lens

Imagina para quem está comprando uma lente pela ´primeira vez, com todas estas opções na sua frente, algumas delas custando quase nada e outras custando quase um rim, o que você faz para escolher a melhor lente? Tira no palito? Vai na mais cara? 

Concordo plenamente que é uma decisão muito difícil, mas não impossível de tomar. O que vale lembrar aqui é que a melhor lente é a que faz o trabalho que você precisa, talvez se você precisar de condições especiais para fazer uma foto você precise escolher uma arma especial. Na situação acima eu escolheria o melhor custo x benefício (melhor qualidade no geral pelo dinheiro que eu estou disposta a pagar), isto é o que eu escolheria.

Misturando tudo

Veja que nada não tem como escolher escolher a melhor lente para a foto se você não souber o que vai fotografar antes. É igual falei no post passado, é bom ter uma plano e estar preparado. Mas normalmente escolher uma lente não é trabalho tão difícil assim. Se você dispõe do dinheiro para investir sempre aconselho a comprar a melhor lente que você puder, pois elas são um investimento para o futuro. Mas caso a grana esteja baixa e mesmo assim você ainda precisa escolher a melhor lente para o trabalho, use as dicas que leu aqui, e não olhe para traz pois no fim do dia o que vale são as fotos que você fez e não com qual lente você fez tal foto.

Se você gostou deste artigo compartilhe ele em suas redes sociais!

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.