Todo mundo sempre acho que precisa de uma câmera full frame, mas será que isto é realmente verdade, elas são assim tão melhores? Bom esta ai Nikon D500 pra provar que todos estavam errados.

Boa parte dos fotógrafos, inicialmente, optam por maquina com sensor cropado única e exclusivamente por conta de seu custo reduzido, quando comparamos com uma câmera full frame. 

Então se você esta se perguntando por que a Nikon resolveu criar mais uma câmera com sensor crop, talvez grana seja a resposta, mas cá entre nos esta câmera bota muita coisa full frame que existe por ai no bolso.

Então se esta pensando em investir em um novo corpo para a plataforma Nikon, leia todo este artigo e tire suas conclusões sobre a nova queridinha da família a Nikon D500.

Nikon D500, a nova queridinha da família de câmeras Nikon

Nikon D500.

Primeiras impressões

A primeira coisa que se nota na Nikon D500 é o seu tamanho, ele é grande, e ao contrario da crença popular uma câmera com sensor DX sempre são menores, a D500 quebra este mito, ela tem tamanho de câmera PRO.

A segunda coisa que se nota logo de cara é a semelhança, de posicionamento, dos controles com a D800. E em mais de um aspecto a Nikon D500 se parece com a D800.

O que ajuda bastante afinal a maioria dos consortes estão ao redor do corpo da câmera, evitando que você tenha que acessar toda hora os menus para mudar alguma configuração.

Apesar de ter muitos controles ao redor do corpo ela, como a maioria das Nikons, não é confusa na hora de fazer os ajustes, então você~e pode mudar variar configurações sem ter que tirar os olhos do visor.

Nikon D500

ISO e ruído

A Nikon D500 chegou para cobrir o buraco da popular D300, que foi lançada a alguns anos.

A Nikon D300, sempre foi uma prima maquina em quase todos os quesitos, porem sempre deixou a deseja quando o assunto era ajustes de ISO mais altos, então sempre que você usava algum ajuste maior la vinha o ruído junto.

Na D300 o ISO máximo era de 3200, enquanto na D500 ele chega a absurdos 512.000, assim não interessa qual seja a condição de iluminação você sempre terá suas fotos, e o nível de ruído na D500 é consideravelmente pequeno.

Nikon D500

ISO 6400 usando as mãos

Nikon D500

ISO 200 usando um tripé

Saiba mais sobre ISO e exposição aqui

Megapixels e tamanho da imagem

 

 

Esta câmera com som um sensor de 20MP, o que já mais que o suficiente para a maioria das pessoas, e o tamanho dos arquivos em RAW é de 25mb.

Não é um arquivo tão quanto de outras câmera por ai, mais sim é suficientemente grande para fazer você pensar em como vai armazenar suas fotos.

Nikon D500

Bateria

Apesar de muito semelhante a bateria de D800 a bateria de Nikon D500 é uma nova versão, então use apenas baterias para D500.

Se você tem baterias muito semelhante uma boa ideia é marca-las para não misturas e assim evitar problemas.

Já o carregador é o mesmo usado pela D800, o que é bom se você já é dono de uma belezinha destas.

Como na maioria das câmeras da Nikon o desempenho da bateria é um show a parte, você pode sair por mais de um dia de fotos sem ter que se preocupar com a carga da mesma.

Mas é claro que se você é do tipo que confere absolutamente todas as fotos que você tira na hora que foram tiradas o use excessivo do display irá diminuir a carga de sua bateria muito mais rápido.

Como na maioria das câmeras DSLR a vida útil das baterias é grande, então você só irá se preocupar em substituir a bateria da Nikon D500 depois de uns belos anos de uso.

Nikon D500

Liberação remota do obturador

Uma coisa sempre a manter em mente quando você compra um câmera nova é quais acessórios você já tem que irá funcionar com seu novo brinquedo.

E falando em controle remeto o MC-36 funciona perfeitamente bem, tanto para as D800, D300 e é claro para a Nikon D500.

Isto pode te economizar uns bons trocados, e não só no caso do controle, mas também sempre de uma olhada em outros acessórios que possam ser intercambiáveis.

Nikon D500

Área de focagem

Aqui é que o negocio começa a ficar bem sério. A Nikon D500 conta com o mesmo sistema de focagem de um dos mais recentes lançamentos da marca, a Nikon D5.

Ele conta com 153 pontos de focagem, e na pratica isto te diz que você pode usa-los em tono o quadro. Ele também é muito rápido banzo com que você possa seguir o assuntos a ser fotografado sem o menor problema.

Nikon D500

 

Cartões de memória

A Nikon D500 conta com dois slots de armazenamento, um para cartão SD e um outro para cartões XQD, que são cartões relativamente recentes, e cada vez mais comuns em câmeras Nikon.

A razão pela qual cartões mais rápidos vem sendo cada vez mais comuns em algumas câmeras da-se a fotos de algumas deles precisaram desta capacidade de gravação do cartão para poderem usar todos seu poder em fotos com muitos quadros por segundo.

Como a Nikon D500 pode atirar em até 12FPS, um cartão de memória rápido é quase mandatário.

Tela sensível ao toque

O display traseiro da D500 traz uma coisa muito bacana, além de poder ser angulado ele também é sensível ao toque.

Recurso que facilita muito a vida na hora de rever suas fotos ou ajustar alguma configuração, quando estiver usando o LiveView.

Nikon D500

Fator de corte

A Nikon D500 tem o fator de corte 1.5x. Basicamente, isso significa que se você tem uma lente full frame, como a 70-200mm, quando você usá-lo no D500 a lente torna-se essencialmente como um 105-300mm. Esta é uma das vantagens de usar um corpo de câmera DX com lentes de full frame.

Para quem é a Nikon D500?

Provavelmente o usuário que irá se interessar pela D500 é aquele que quiser tirar proveito do fator de corte, isto significa não gastar milhares de reais em lente tele objetiva.

Ter a capacidade de usar uma lente de 300mm ja é bom, usando ela em um corpo DX isto para a ser 450mm o que pode ser fantástico em alguns casos, afinal quanto mais longa é a lente mais caro ela costuma ser.

Nikon D500

D500 usando o fator de corte. Lente 80-200 se tornou uma 277mm para esta foto.

Outro publico que se beneficiará muito desta câmera é aquele que gosta de fotografar esportes, com uma boa qualidade de autofoco e contado com muitos quadros pode segundo ela parece ser a ferramenta ideal para este publico, junte isto ao fator de corte e tudo fica mais que perfeito.

Aplicativo Snapbridge

Este é um novo aplicativo desenvolvido pela Nikon que possibilita conectar o smartphone à câmera.

Ele é diferente de outros que usam Wi-Fi para controlar a câmera, o Snapbridge permanece conectado ao seu telefone o tempo todo.

Você pode fazer o upload de fotos, usá-lo para tirar fotos e também mantém o firmware da câmera atualizado.

Ele está disponível para iPhones e Android, embora seja um pouco mais difícil de usar com um Android.

Conclusão

A Nikon D500 é uma ótima câmera, e quem for o felizardo em comprar uma desta definitivamente não vai se arrepender.

Fácil de usar, rápida e com uma qualidade de imagem muito boa e se torna um ótima opção para aqueles que querem um novo corpo DX.

Mesmo aqueles que são donos de câmeras full frame irão se impressionar com a qualidade de Nikon D500, principalmente se você não tem uma Full Frame atual.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais.