Você quer comprar uma câmera DSLR, mas não sabe para onde ir? Então você chegou ao lugar certo, pois é aqui que nós relacionamos as melhores câmeras DSLR de 2016.

Neste mega artigo de final ano você verá um apanhado do que tem de melhor no mundos das câmeras digital single reflex no mercado.

As Melhores câmeras DSLR 2016

Pra quem não sabe exatamente o que é uma câmera DSLR, ela é uma câmera onde as lentes podem ser removidas de modo que diferentes ópticas podem ser anexadas.

Esta variedade permite que você começa com poucas lente e vá agregando equipamento com o passar do tempo, a fim de buscar novos resultados de imagem.

Não confunda uma DSLR com uma câmera de sistema compacto, ou câmeras mirrorless, que é um sistema mais jovem e que vem invadindo a terra nos últimos anos.

Veja mais sobre mirrorless aqui

Lição rápida, montagem das lentes

Uma coisa muito bacana sobre as câmeras DSLR é que a marcas gostam de manter uma certa herança de série para série de câmeras.

Sendo assim, caso você tenha uma coleção de lentes de uma determinada marca será bem provável que você possa comprar apenas um corpo novo e poderá continuar fotografado.

A montagem para as lentes da marca Canon se chama EF, para Nikon F-mount, para Pentax K-mount e já a Sony utiliza o A-mount.

Sempre pesquise antes se comprar um lente, ou corpo de câmera, novo pois as vezes existem algumas exceções, então não coloque o seu bolso em risco.

Tamanho do Sensor

Uma coisa muito importante a se pensar é o tamanho do sensor que você gostaria de usar, se será um sensor APS-C, o famoso sensor cromado, ou se será um sensor full-frame, equivalente ao filme de 35mm.

Aqui cada caso será um caso, pois os dois tipos de sensor tem suas vantagens. Apesar de vermos os sensores full-frame mais comumente nas câmeras DSLR top de linha.

Cameras DSLR nível iniciante

Nikon D3300

cameras dslr

Nikon D3300

Ao você decidi entrar no mundo das câmeras DSLR, mas você não tem tenta grana assim pra investir em uma câmera top de linha como sua primeira cara.

A Nikon tem vários modelos de câmeras DSLR e uma delas é a Nikon D3300, um dos modelos mais básico da marca e ótimo para te introduzir no mundo das DSLR.

Camera de nível iniciante, mas muito completa, todos os controles bem dispostos pelo corpo da maquina e com boa qualidade de imagem.

Este câmera definitivamente te ensinará a fotografar, a conseguir uma boa exposição, além de fazer ótimas fotos no decorrer do processo.

Também conta com um modos automáticos que te ajudaram em situações mais difícil, onde você só quer apontar e fotografar.

Uma das desvantagens desta câmera é que o visor cobre apenas 955 imagem real, então você nunca vê exatamente tudo que você gostaria de fotografar.

Com um sensor APS-C de 24MP a qualidade de imagem da Nikon D3300 vai te impressionar, digna de uma boa competição com maquina muito mais caras que ela.

Combine isto com uma lente de boa qualidade e você terá um ótima equipamento nas mão.

A versão mais recente da marca, a Nikon D34000, adiciona apenas conectividade Wi-FI nativa na câmera, o que talvez possa ser interessante em alguns casos.

Veja imagens feitas com a Nikon D3300 aqui.

Canon EOS 1300D

cameras dslr

Canon 1300D

A grande concorrente da Nikon D3300 é a Canon 1300D, é que é uma aposta bem segura já que custa um pouco menos que a D3300 sem perder nenhuma das principais características.

Apesar de fazer ótimas imagens e ter um bom visor a Canon 1300D peca um pouco na qualidade do display, e se você quer usa-lo para fazer fotos sugiro procurar uma câmera mirrorless, que vai ganhar em disparado neste sentido.

Veja as melhores cameras mirrorless de 2016 aqui

Assim como na Nikon D3300, a Canon 1300D tem as mesmas limitações quanto ao campo de visão do visor, mas nada que te impeça de fazer ótimas fotos.

Também usando um sensor APS-C só que com 18MP de resolução qualidade de imagem é boa, mais um pouco inferior as imagens da Nikon.

Ela é o que podemos chamar de pechincha pois é uma câmera DSLR muito barata com um boa qualidade de imagem.

Independente de qual das duas você escolha, certamente estará muito bem servido. E isto vai ajudar a pavimentar seu caminho para um futuro upgrade.

Veja fotos feitas com a Canon 1300D aqui

Melhor Camera DSLR de pequeno porte

Canon EOS 100D (Canon EOS SL1)

cameras dslr

Canon 100D

Nesta categoria a Canon EOS 100D não tem concorrência, podemos até chamar de categoria própria.

Ela é uma maravilha da tecnologia em tamanho reduzido, e com preço bem convidativo, e isto pode ser um fator determinante para sua escolha.

Tem um sensor de 18MP similar ao das EOS 700D e produz boa qualidade de imagem, o fato da câmera ser pequena para uma DSLR faz com que teu trabalho venha a ser bem mais fácil e menos cansativo.

Infelizmente é bem prova que não vejamos mais câmeras DSLR deste tamanho já que tanto a Canon quanto a Nikon preferiram migrar para as câmeras mirrorless, quando a assunto é tamanho reduzido.

Veja fotos com a Canon SL1 aqui

Cameras DSLR de nível intermediário.

Canon 80D

cameras dslr

Canon 80D

Se você esta procurando uma câmera faz-tudo talvez uma das suas melhores opções é a Canon 80D, umas das câmeras DSLR mais bem sucedidas para este tipo de função.

A Canon 80d se destaca bastante pelo seu novo sistema de autofoco, o Dual Pixel AF, que utiliza dois sistemas de detecção de fazer, um no sensor e outro no visor.

Conta com 45 pontos de foco, o que é muito bom, alguns deles podendo trabalhar de forma cruzada com outros para acelerar o processo de focagem mesmo com lentes mais lentas.

O visor também é uma grande melhoria nesta câmera, cobrindo 100 da imagem que será grava pelo sensor, então você fotografa exatamente o que esta vendo.

O display traseiro conta com tecnologia touchscreen, o que pode facilitar a operação da câmera em alguns casos, alem de contar com sistema de inclinação, o que definitivamente facilita a vida.

Ótimo qualidade de imagem, melhorias na tecnologia, e o preço fica cada dia melhor. Talvez esta posa ser sua primeira arame dlsr.

Veja fotos tiradas com a Canon 80D aqui

Nikon D7200

cameras dslr

Nikon D7200

Grande concorrente disputando o mercado cabeça a cabeça com a Canon 80D, a Nikon D7200 é a atualização da antiga Nikon D7100.

A Nikon D7200 parece ter dado um passo atrás quando olhamos para seu display sem inclinação, isto para uma DSLR moderna e quase um sacrilégio.

Mas quando olhamos mais de perto, percebemos que alem do visor ótico contar com uma cobertura da 100% ela ainda vem com recursos de conectividade muito bacanas, como NFC e Wi-Fi.

Quando falamos do sistema de autofoco, que talvez seja a melhor qualidade desta câmera, o assunto começa a fica bem sério.

Contando com 51 pontos de focagem o Multi-Cam 3500 pode foco impressionantemente rápido para uma câmera DSLR dita como de nível intermediário.

Mesmo não se tratado de uma câmera DSLR das mais baratas a Nikon D7200 merece todo o respeito, mesmo não tendo display inclinável. E com certeza você irá pensar duas vezes em cortar um corpo novo depois de ter um deste.

Veja fotos capturadas com a Nikon D7200 aqui.

DSLR Full-Frame de entrada

Nikon D610

cameras dslr

Nikon D610

As palavra full-frame e modelo de entrada tendem a não combinar muito, dado o fato de que você tem que meter a mão no bolso de forma generosa para comprar qualquer uma das câmeras dlsr full-frame do mercado.

Então você precisa estar certo de que quer mergulhar fundo no mundo das câmeras DSLR, pois o investimento vai ser alto.

A Nikon D610 é a evolução da antiga Nikon D600, e posso dizer que elas não tem tanta diferença tecnologia assim.

Ela foi a solução que a Nikon achou para acabar com o problema das D600 que espirravam óleo no sensor, estragando suas imagens.

Alem disto a Nikon resolveu dar uma bombada em alguns recursos para justificar também o aumento no preço desta câmera.

A Nikon D610 é uma ótima opção para aqueles que querem ter a disposição um sensor full-frame e não precisão ter um sensor com 36MP, igual ao da D810.

Com uma ótima qualidade de imagem, e alguns recursos interessantes com Wi-FI, que apenas funciona se você tiver o dongle Wu-1b, esta câmera é algo muito interessante para aqueles que querem começa a falar sério na fotografia.

Veja a Nikon D610 em ação aqui

Melhores cameras DSLR top de linha (APS-C)

Nikon D500

cameras dslr

Nikon D500

Esta aqui não é nenhuma atualização feita pela Nikon para a famosa D300S, é uma câmera totalmente nova.

Ela definitivamente é uma das câmeras DSLR mais  impressionantes que saíram este ano, com quase todas as especificações da top da linha da marca, a Nikon D5, só que num corpo menor e com um sensor APS-C.

Conta com um sensor de 21MP, e um novo processador de imagens o Expede 5 e tem uma senilidade ISO monstruosa, cerca de 1.640.000.

Com um sistema de auto foco muito refinado para uma câmera DSLR deste tipo a Nikon D500 é uma seria concorrente a câmera do ano.

Apenas alguns detalhes conta contra ela, com cartas configurações desnecessárias, com a emulação de ISO em móveis muito altos, e que geram muito ruído.

Veja este monstrinho em ação, Nikon D500 fotos aqui

Canon EOS 7D Mark II

cameras dslr

Canon 7D

Uma forte concorrente ao posto de melhor câmera DSLR de 2016 é a Canon 7D MarkII.

Esta moça o conta consistem de autofoco com 65 pontos de focagem, um medidor de exposição infravermelho, e um novo sistema de obturador que permite até 200.000 ciclos.

Tanto a 7D MarkII quanto  a Nikon D500 conseguem disparar a 10 quadros por segundo, uma quantia bem razoável para qualquer pessoa.

A Canon 7D MII traz na bagagem um novo sensor de 20.2MP, e que tem ótima qualidade de imagem. Curiosamente vimos que as duas são bem semelhantes.

Existem algumas lacunas de recursos nela, como a falta de display articulado, tela com touchscreen e principalmente a captura de videos em 4K.

Veja fotos tiradas com a Canon 7d MKII aqui

Melhores câmeras Dslr com Alta resolução

cameras dslr

Nikon D810

Nikon D810

Entra ano e sai ano e ela continua no mesmo posto, la em 2012 todos acharam loucura a Nikon lançar uma câmera com 36MP de resolução. E num que depois ela ainda ganhou um filhote.

A Nikon D810 manteve a resolução de sua antecessora e ainda trouxe alguns ajuste no desempenho afim de melhorar a qualidade da imagem, e da operação.

Tudo isto envolve em um corpo extremamente resiste e com um sensor full-frame tornam este criança o sonhos de muitos fotógrafos.

Conta ainda com um excelente sistema de auto foco, um dos melhores até hoje, com 51 pontos de focagem.

Definitivamente se você decidir ir por este caminho você não vai se arrepender. A única coisa que pode te acontecer é você demorar alguns anos pra recuperar sua conta poupança.

Veja os absurdos 36MP da Nikon D810 em ação aqui.

Canon EOS 5DS

cameras dslr

Canon 5Ds

Esta claro que a guerra entre as marcas de câmeras DSLR esta bem definida entre Nikon e Canon e é claro que a Canon não podia deixar passar em branco o lançamento da D810.

E assim nasceu a Canon uma câmera DSLR full frame com 50MP de resolução, a Canon EOS 5ds, uma câmera com sensor de 35mm para fazer uma bela frente as câmeras de formato médio.

Ela não é uma câmera para qualquer um, o foto de ter tanta resolução assim quase não te permite pegar a câmera e sair fotografando em no piloto automático.

É uma das poucas a derrubar do trono a Nikon D810 quando falamos em resolução, e quanto escolhemos a lente certa e os ajuste de exposição corretos ela é capaz de fotografar absurdamente bem.

Veja fotos tiradas com a 5Ds aqui 

Melhores câmeras dlsr para vídeo

Sony Alpha A99 / Mark II

cameras dslr

Sony Alpha A99 / Mark II

Nem só de fotografia vive o mundo das câmeras DSLR, e como não poderia faltar temos aqui uma boa opção para aqueles que querem fazer filmes com suas câmeras.

A Sony Alpha A99 Mark II é uma câmera com sensor full-frame e conta com tecnologia nas lente chamada SLT, Sony’s single lens translucent, com um sistema de autofoco muito silencioso e rápido.

Tudo isto pode ser conferido ao vivo no display traseiro da maquina, que o sinal funciona quase que na mesma velocidade que o visor.

Ela conta com um sensor de 42MP, bem impressionante, alem de poder gravar filmes em 4K. Se o negocio é filmar definitivamente você pode escolher este moça aqui.

Confira um vidros feito com ela em 4K aqui

Melhor câmera DSLR pra entusiastas (full-frame)

Canon EOS 5D Mark IV

cameras dslr

Canon EOS 5D Mark IV

Digamos que você ja esta fotografando a algum tempo e quer se testar no mundo das câmeras full-frame mas sem estourar o orçamento investindo em um equipamento “profissional”.

Talvez um boa escolha natural seja você procura uma Canon 5D markIV é quase o equilíbrio perfeito entre resolução, qualidade de imagem, auto foco e preço.

única nesta categoria, dada a ausência da Nikon neste setor do mercado, faz dela uma das poucas opções disponíveis.

Talvez a maior concorrente dele seja a X-T2 da Fuji, mas esta é mirrorless.

Definitivamente é ótima câmara para todas as situação, mesmo em baixa iluminação.

Melhor DSLR profissional (full-frame)

Canon EOS 1D X Mark II

cameras dslr

Canon EOS 1D X Mark II

Sabe quando o negocio fica sério, bem sério mesmo, então se você chegou até aqui, você certamente quer, se é que já não é, se tornar um fotografo profissional.

E as escolhas mais lógicos do momento, principalmente se você gosta de fotografar esporte ou cenas deste tipo, é a Canon EOS 1D X Mark II ou a Nikon D5

A Canon consegue fazer fotos em velocidade muito grande até 14 fps, este ritmo ja esta mais que perfeito para não deixar dela qualquer detalhe do movimento da cena.

A duração da bateria da 1D X II é algo também muito impressionante, parece durar para sempre, ela é câmera quase perfeita para todos os tipo de trabalho.

Com um sensor full-frame de 20.2MP e um sistema de autofoco de 61 pontos fazem com que qualquer detalhe da foto possa ser guardado para eternidade.

Veja fotos com esta velocista aqui

Nikon D5

cameras dslr

Nikon D5

Esta aqui é a reposta da Nikon para a câmera velocista da Canon, pena que ele quase chegar perto, ainda falta um pouco pelo menos no quesito velocidade.

A Nikon D5 é o mais recém lançamento da Nikon no setor de câmeras DSLR profissional, e ela é uma câmera de respeito, alias de muito respeito.

Ela é capaz de fazer fotos em 12 fps, em modo normal, perdendo por 2 quadro para sua concorrente da Canon, mas quando travamos o espelho dela a D5 é capaz de igualar as velocidades da 1DX II.

Além disto ela com  um sistema de autofoco ridiculamente grande, 153 pontos, iguais o sistema que são utilizados na D500 também da Nikon.

Mesmo em condições de baixa iluminação este sistema é capaz de seguir o assunto pela cena sem muitos problemas, definitivamente um grande avanço.

Podemos dizer que para o consumidor comum esta seria a Ferrari das câmeras dlsr, um pouco mais lenta que as Lamborghini, ou seja a 1Dx II, mas definitivamente tão boa quanto.

Estas foram as melhores câmeras Dlsr de 2016, mesmo que algumas delas já tenha sido lançada a alguns anos, elas estão nesta lista pois se destacam em mais de um quesito e não tem muitas concorrente.

Veja fotos tiradas com a Nikon D5 aqui

Gostou do artigo? Considere compartilhar em suas redes sociais e ajuda o blog !

Veja também as Melhores DLSR de 2017

E não perca a versão mais atual, As Melhores DLSR de 2018