O histograma no Lightroom é uma ferramenta útil que é facilmente ignorada, e entender como funciona o histograma do Lightroom é indispensável para qualquer fotografo. Seu objetivo principal é ajudá-lo a entender a relação entre os controles deslizantes no painel Básico e os tons em suas fotos.

Como funciona o HISTOGRAMA do Lightroom e por que você precisa dele.

COMO FUNCIONA O HISTOGRAMA DO LIGHTROOM

Onde está o histograma Lightroom?

O histograma é encontrado em dois lugares, na parte superior dos painéis do lado direito nos módulos Biblioteca (Library) e Desenvolvimento (Develop).
No módulo da Biblioteca, o histograma do Lightroom ajuda você a ver o que está acontecendo com sua foto.
E no modo de desenvolvimento você precisa dele para poder controlar melhor os ajustes durante o processamento de suas fotos, tal qual como obter informações importantes sobre a imagem.

COMO FUNCIONA O HISTOGRAMA DO LIGHTROOM

Histograma, no topo da imagem

O que o histograma do Lightroom te diz?

O histograma irá indicar qualquer informasão referente a quantia de tons claros ou escuros nas suas fotos. Mostrando isto em um gráfico do tipo gráfico de picos.

Você pode por exemplo saber se os tons calor da imagem estão muito fortes, ou saber se as áreas escuras estão se sobressaindo ou até mesmo se estão clipando, termo usado para quando a estouro de terminada cor.

O histograma do Lightroom, assim como o de sua câmeras, pode te dar informações sobre contraste, superposição ou super exposição, tudo isto em uma caixa gráfica fácil de ler.

Toda vez que você muda os ajustes no modelo de desenvolvimento você poderá ver mudanças no padrão do gráfico do histograma.

Como verificar clipping, ou estouro no histograma

Na foto abaixo você pode ver dois triângulos, um em cada lado do histograma, o triângulo do lado esquerdo representa as área escuras da foto, ou puramente pretas, enquanto o do lado direito as áreas claras, ou puramente brancas.

COMO FUNCIONA O HISTOGRAMA DO LIGHTROOM

áreas de clipping, ou estouro, no histograma

Na foto podemos ver que o triângulo do lado escuro da fotos, esta preenchido, e isto nós dis que na fotos temos um pouco de estouro da cor preta, ou cores escuras.

Ja na outra ponta o triângulo responsável pelas cores claras esta opaco, indicando que não temos estouro nas áreas claras da foto.

É normal sempre termo estouro nas regiões escuras da foto, e não é algo tão preocupante assim. Quando temos estouro nas áreas claras podemos começa a ter problemas com a foto.

Clicando, ou apenas passando o cursor do mouse, em cima de cada triângulo ele te indicará direto na foto as áreas em que o estouro acontece.

COMO FUNCIONA O HISTOGRAMA DO LIGHTROOM

áreas com clipping na região escura da foto 3

Ao redefinir os valor de exposição de uma foto no Lightroom, preste sempre atenção no que acontece com seu histograma, pois ele irá te mostrar se a região esta clipando ou perto de clipar.

COMO FUNCIONA O HISTOGRAMA DO LIGHTROOM

Highlight clipping. áreas claras da imagem estouradas

Como o histograma entende a fotografia com uma coisa só, não apenas exposição, quando você faz ajustes em outras regiões ele também irá te ajudar a entender o que esta acontecendo com a foto.

Como por exemplo ajustamos os Destaques, Highlights, da foto. No exemplo, mesmo depois de ajustar a exposição para +1.00 e depois ajustar os highlights para -100 não temos nenhum aviso de clipping.

COMO FUNCIONA O HISTOGRAMA DO LIGHTROOM

Ajuste no controle de destaque irá afetar o histograma

O histograma e a subexposição

Se houver um pico na região esquerda do histograma isto provavelmente significa que a fotografia esta subexposta.

Veja mais sobre exposição aqui.

Mas isto também ode acontecer quando temos muito tons escuros na foto, e poucos tons claros, então saber ler o histograma pode te ajudar a definir se a foto esta bem ou má exposta.

COMO FUNCIONA O HISTOGRAMA DO LIGHTROOM

Leitura do histograma para sub-exposição

Olhando tudo de uma vez, foto é histograma, você irá nota como as coisas fazem sentido!

COMO FUNCIONA O HISTOGRAMA DO LIGHTROOM

Histograma e imagem mostrando que esta sub-exposta

Embora você posa consertar isto fotografando novamente e conseguindo uma boa exposição, nada te impede de usar o Lightroom para conseguir melhorar a exposição da foto.

Mexendo no controle de exposição o histograma também se moverá, caso use o controle de exposição para a direita os gráfico do histograma se moveram para a direta, e a mesma coisa acontece quando você o ajusta para a esquerda.

COMO FUNCIONA O HISTOGRAMA DO LIGHTROOM

Aqui ao ajustar a exposição em +1,90 o histograma já se mostra bem melhor equilibrado.

COMO FUNCIONA O HISTOGRAMA DO LIGHTROOM

E o mesmo pode se dizer da foto, onde já podemos ver muito mais detalhes presentes.

O mesmo pode acontecer quando você tem um pico no histograma mas desta vez na região das áreas claras, mas normalmente uma foto digital com estouro nas áreas claras é mais complica da de se trabalhar.

Nunca se esquece de calibrar corretamente seu monitor, pois haverá momentos onde você estará vendo uma informação falso com relação sua imagem, é este é mais um grande motivo para você aprender como funciona o histograma do Lightroom.

O histograma e o contraste

Se o histograma estiver agrupado e não abranger todo o intervalo do gráfico, isto indica que a fotografia tem um baixo contraste, e provavelmente estaremos falando de uma foto com uma luz mais plana.

Veja mais sobre Luz aqui

COMO FUNCIONA O HISTOGRAMA DO LIGHTROOM

O histograma acima é de uma foto preto e branco onde o nível de contraste não é tão forte assim, e o histograma indica que temos mais áreas claras do que escuras na imagem.

COMO FUNCIONA O HISTOGRAMA DO LIGHTROOM

Usando os controles disponíveis para ajustar a foto poderemos uma mudança tanto no histograma quanto na própria foto.

COMO FUNCIONA O HISTOGRAMA DO LIGHTROOM

No exemplo acima vemos como tanto o histograma quanto a própria foto tem mais contraste entre as regiões claras e escuras da fotografia.

O histograma e os controles deslizantes

Existem 5 seções principais onde é muito fácil ver o efeito dos controles deslizantes sobre o histograma do Lightroom, inclusive o próprio programa denomina eles quando você este som o cursor do mouse sobre a região.

COMO FUNCIONA O HISTOGRAMA DO LIGHTROOM

Esta é uma forma bem interessante para descobrir quais áreas das foto, ou seja quais controles, precisam ser ajustados apenas usando o histograma como referencia.

Você pode inclusive usar o próprio histogram como controle para fazer seus ajustes.

COMO FUNCIONA O HISTOGRAMA DO LIGHTROOM

Quando estive com o mouse em cima de uma região do histograma aparecera uma seta dupla, como a circulada de venda na foto acima, clicando com ela e arrastando  mouse para esquerda ou para a direita os controles deslizando serão ajustados.

Desta forma você será capaz de fazer os ajustes em suas fotos apenas usando o histograma do Lightroom sem se quer tocar nos controles que deslizam.

Como são cinco zonas cada uma delas controla uma seção especifica do menu de ajuste básicos do modo de desenvolvimento, então aprender como cauda um é representado no histograma do Lightroom é fundamental.

 

Luminância e histogramas de cores

Quando estamos trabalhando com fotografias coloridas é muito importante saber como as cores são representadas no histograma.

COMO FUNCIONA O HISTOGRAMA DO LIGHTROOM

Neste histograma conseguimos ver informações coloridas e também uma informação cinza, o cinza representa a luminância das cores, luminance, já os coloridos representam os canais de cor da fotografia.

 

Saturação e histograma

Os controles de cores no painel Básico afetam os histogramas de cores.

A maneira mais fácil de mostrá-lo é demonstrando como o controle deslizante de saturação, saturation,  afeta os histogramas de cores.

Aqui está um histograma pertencente a uma foto colorida, com Saturação definida em zero.

COMO FUNCIONA O HISTOGRAMA DO LIGHTROOM

Quando redefino o controle de saturação, desta vez para +100, podemos ver um pico no histograma, este pico é referente as cores dominantes na fotografia.

COMO FUNCIONA O HISTOGRAMA DO LIGHTROOM

Você também irá notar que os dois triângulos que indicam clipagem também mudaram de cor.

O triângulo do lado das sombras, esquerda, agora tem cor magenta, quanto o do lado direito tem cor azul.

Isto incida que temos clipagem, mas sombras apenas no canal da cor magenta, e nos detalhes apenas no canal da cor azul.

Quando ajustamos o controle de saturando a -100 o histograma volta a ter apenas o desenhos referente a luminância.

COMO FUNCIONA O HISTOGRAMA DO LIGHTROOM

Conclusão

Saber como usar o histograma corretamente é muito importante para que você saiba para onde esta indo, lógico que em fotografia temos um misto de feeling e técnica, mas ter uma ferramenta que a enxergar desta forma sempre é interessante.

Gostou do artigo? Considere compartilhar em suas redes sociais e ajude o blog!

Assine nossa newsletter
Junte-se a milhares de assinantes e receba todas as atualizações em sua caixa de e-mail.
Não se preocupe, nós também odiamos spam.