Se você leu meus artigos anteriores sobre Lightroom você já deve entender como ele difere do Photoshop e como ele usa um banco de dados para organizar suas fotos de forma eficiente, bem como processá-las, e a parte do processamentos das imagens ficam por conta do Módulo develop do Lightroom, ou módulo de revelação.

O Lightroom evoluiu para um processador de fotografias muito poderoso, e agora é possível processar a maioria de suas imagens nele.

Você só precisa usar outro software como o Photoshop ou um plug-in quando atingir os limites do que Lightroom pode fazer.

O processamento bruto de imagens tem um lugar no módulo Develop do Lightroom, módulo de revelação. Se você nunca usou o Lightroom antes talvez fique meio confuso com o layout do programa, mas nada que você não possa fazer após ler este artigo.

Diferente do Photoshop o Lightroom não tem camadas ou modos de mistura, e não há nenhuma ordem definida real para fazer as coisas.

Como Lightroom trabalha com edição não destrutiva dos arquivos você pode ficar despreocupado, pois caso não goste do resultado final é só da um reset na foto e começar novamente.

Com ele é possivel editar arquivos em vários formatos desde Jpeg e tiff até arquivos do tipo Raw, que são os meus preferidos para se trabalhar.

O módulo Develop do Lightroom

O primeiro passo é escolher a foto que você ira trabalhar, para isto vá até o módulo biblioteca, ou library, e escolha sua candidata a foto do ano!.

O módulo de Develop do Lightroom é dividido em seções, existem vários painéis do lado esquerdo da tela e também ao lado direito.

módulo Develop do Lightroom

O modulo Develop do Lightroom

Você deve ter notado que não há nenhum painel Pastas (lado esquerdo) no módulo develop do Lightroom. Esta é a maneira de incentivar o uso de coleções da Adobe. Então, se você não está fazendo uso das coleções agora é hora de adquirir o hábito.

Se você quiser pode recolher os módulos que não são úteis no momento, como o fila de fotos na parte inferior e os painéis na esquerda da tela.

módulo Develop do Lightroom

Sua tela deve ser algo como isto, com os painéis da direita e o histograma disponível à direita, e a foto que você está trabalhando ocupando o resto da tela.

Se você não vê a barra abaixo de sua imagem aperte a tecla T no seu teclado para exibir ou ocultar.

módulo Develop do Lightroom

Painel básico / Correção da Lente / Calibragem da Câmera

Os painéis da direita contém a maioria das ferramentas que o Lightroom tem para o processamento de arquivos RAW. Hoje vamos olhar para três destes painéis.

Estes painéis são importantes porque são a base do trabalho de processamento que você irá em uma imagem.

Painel de calibração

O painel Calibração da câmera é o ponto de partida ideal para o processamento de uma imagem. Neste painel você irá encontrar duas opções importantes.

Processo: Deve ser definido para 2012 (atual). Que já vem ajustado por padrão.

módulo Develop do LightroomPerfil: aqui você deve definir o que ficará melhor para sua fotos, e isto ira variar de acorda com a câmera que você usou para fazer a foto.

Todas as câmeras têm perfis que você define para determinar o tratamento da imagem. Cada fabricante tem nomes diferentes para esta configuração por exemplo, a Canon chama-Picture Style, Nikon Picture Control e Fujifilm Film Simulation.

Neste painel o Lightroom deve te mostrar a maioria das configurações que você tem disponível em sua câmera além de um outra opção chamada Adobe Padrão. Seu trabalho é escolher o perfil que é mais adequado para sua foto.

Painel de correções da lente

Há um monte de coisas que você pode fazer no painel Correção do Lente mas para começar você só vai precisa de dois:

Carregando um perfil de lente

módulo Develop do Lightroom

Note que esta captura de tela é de uma foto tirada com uma câmera Canon.

Clique em Perfil e marque a caixa de correção de perfil como ativa. Selecione a lente que usou para a foto no menu abaixo. O Lightroom contém perfis para as lentes mais comumente utilizados.

Defina o controle e distorção pra 100 (valor padrão), o Lightroom usará o perfil selecionado para remover distorções causadas pela lente.

Já o padrão do controle de vinheta é 100, este controle clareia as bordas da foto para compensar o efeito de vinheta causado por lentes com grandes aberturas.

Claro que você pode escolher deixar alguma vinheta por questões estéticas da foto, então desta forma ajuste o controle deslizante da forma desejada.

Removendo as aberrações

módulo Develop do Lightroom

Aberração cromática.

Clique na de Cor e marque remover a caixa para aberração cromática. Isto diz Lightroom para remover todas as aberrações cromáticas causadas pela lente.

módulo Develop do Lightroom

Os controles deslizantes abaixo são para remoção de bordas nas cores roxo e verde e são zerados por padrão.

O painel básico

No modulo develop do Lightroom o painel básico, ou Basic, é onde você irá ajustar os valores tonais de suas imagens.

Estes controles deslizantes podem fazer um enorme diferença em suas imagens, e vão existir fotos que só precisarão de pequenos ajustes neste painel e em mais nenhum outro.

Controle de balaço de branco

Se você não tiver certeza do que é balaço de branco, então leia estes artigos antes:

Luz natural: Qualidade da luz

Luz natural: Entendendo a cor da luz

De qualquer forma tudo que você precisa saber aqui é que se você usar o controle deslizante Temp para a esquerda você deixará sua imagens com cores mais frias  e usando o mesmo controle para a direita o resultado será cores mais quentes.

módulo Develop do Lightroom

Procure sempre ajustar o controle WB, ou balanço de branco, de forma que não mude o conceito pretendido para cada imagem que você estiver processando.

Já o controle Tint trará pra imagem mais cor, caso você não queira uma imagem com cores neutras, você pode adicionar mais magenta ou vai verde a sua imagem.

módulo Develop do LightroomAinda falando sobre cores existem mais duas opções que te ajudarão a controlar tal aspecto da imagem, são os controles Vibrance e Saturation.

Com o vibrance você irá alterar o quão vividas serão as cores de sua imagem, tendo um efeito melhor sobre as cores mais fracas.

Já o controle de saturação, saturation, trabalhará em todas as matizes de cor igualmente.

Brinque com este controles até encontrar o ponto onde a foto fica boa para você, do jeito que você a imaginou.

Brincar com eles em algumas imagens diferentes para obter o jeito de como eles funcionam.

Controles tonais

módulo Develop do Lightroom

Aqui é moda do ajuste fino de suas imagens, usando estes controles deslizantes você ira criar uma nova perspectiva de como enxergar suas fotos.

O controle deslizante de Exposição

Como próprio nome diz ele controla a exposição da imagem, para a direta torna a imagem mais exposta no geral e para a esquerda mais escura no geral.

O controle deslizante de Contraste

Mais uma vez um controle bem simples, Movê-lo para a direta aumenta o contrastes e para a esquerda diminui o contraste.

Destaque e sombras (highlights and shadows)

Considerando que os controles anteriores afetam a foto como um todo, os controles de destaque, highlights, e sombras, shadows, trabalham apenas nas regiões das luzes e das sombras, tons claros e escuros da foto.

Aqui não existe nenhuma regra apenas experimentação, use os controles de forma que você consiga atingir o efeito desejado em suas fotos.

Controles de branco e preto (blacks and whites)

Estes são controles do modulo develop do Lightroom que podem fazer uma enorme diferença em suas fotos, desde que saiba usa-los.

Eles trabalham em cima das cores pretas, ou mais escuras, da foto e das cores claras, ou áreas brancas da fotos. Este controles são bem diferentes dos controles de destaque e sombras.

Para deixar que o Lightroom descubra automaticamente os níveis destes controles segure a tecla shift e clique duas vezes sobre o nome deste controles e veja como o Lightroom pode te ajudar.

Clarity

Este controle trabalha em cima do contraste dos tons médios da foto. em termos bem simples, levando este controle para a direita você enfatiza os detalhes, trazendo mais textura a imagem, e para a esquerda você remove textura da imagem.

Controle sua tentação de usar o controle clarity em excesso, principalmente em se tratando de retratos femininos.

Estes foram os controles do painel básico do modulo develop do Lightroom. Trabalhe sempre com carinho todas as fotos não importa quanto tempo você ira levar para desenvolver cada uma de suas fotos.

módulo Develop do Lightroom

Uma vez que você consiga ajustes bacanas que possam funcionar em outras fotos nada impede de você criar um preset para facilitar a edição de fotos futuras. Mais isto é assunto para um próximo artigo.

módulo Develop do Lightroom

Deixe um comentário, compartilhe na sua timeline e ajude a divulgar o blog!

Assine nossa newsletter
Junte-se a milhares de assinantes e receba todas as atualizações em sua caixa de e-mail.
Não se preocupe, nós também odiamos spam.