Nikon deixa o mercado brasileiro – Um dia triste

Hoje é um dia bem triste para mim porque hoje é o dia em que a Nikon deixa o mercado brasileiro, e sim isto é uma noticia triste não só para os Nikonzeiros mas para todo a comunidade fotográfica.

Eu venho de uma lista de câmera que já passaram pelas minhas mãos e posso dizer que só tive câmeras da Nikon até hoje.

Não sei o porque este amor aconteceu, tem muita coisa envolvida.

O conforto da câmera, a qualidade de imagem, as cores produzidas, etc.. tudo isto entra na conta da hora de escolher uma câmera pra mim, e é claro que a Nikon sempre passou neste teste.

Nikon deixa o mercado brasileiro – Um dia triste

Com o passar dos anos fui ficando cada vez mais cômodo com o sistema das câmeras, o que dava e o que não dava pra ser feito, visto a intimidade que tinha com a marca!

Porém nem tudo são rosas, sempre foram equipamentos mais caros que a concorrência e sempre a oferta era mais difícil, mas sempre estive disposto a pagar o preço.

Agora nem isto posso fazer pois a Nikon deixa o mercado brasileiro e com isto alguns órfãos como eu, e talvez você que esteja lendo este post.

E justo agora em meio a novidades e noticias bem otimista a cerca do futuro da marca, nós aqui das terras tupiniquins vamos ter que passar em branco.

Sim estou falando da linha mirrorless da Nikon a série Z, com os lançamentos Z6 e Z7, que só chegaram aqui via contrabando ou importação absurdamente cara.

Nikon deixa o mercado brasileiro

Nikon Z7 e Z6

Fico muito triste de entrar no site de uma marca que gosto tanto e me deparar com um anuncio tão seco e até mal explicado como este aqui.

Muita gente pode dizer que isto já era tragédia anunciada, outras pessoas podem chamar de “jogo” de marketing, eu chamo de dia triste e ponto.

O mais triste deste historia é que em alguns momento do ano passado eles já tinhas anunciado algo parecido, mas alguns serviços ainda funcionavam.

Nem isto temos hoje, então se você precisar entrar em contato com uma assistência autorizada da Nikon aqui no Brasil vai se preparando.

Como fica?

Agora sempre que eu quiser comprar uma lente nova, ou uma câmera nova terei que importar de fora do pais?

Lembrando que a resposta para este pergunta é sim, já que a Nikon deixa o mercado brasileiro hoje.

E com isto teremos nós Nikonzeiros que pagar o preço, pelo menos 60% de taxa de importação garantidos em cima do preço do equipamento mais frete.

Ou seja, quase impossível para a maioria.

Coisas legais como o serviço NPS da Nikon acredito que também deixam de funcionar, o que é uma grande pena para muitos profissionais por ai.

Até onde eu sei produtos que ainda estiverem na garantia e precisarem de algum tipo manutenção serão atendidos pela marca através de seu site.

Já produtos que estiver fora da garantia serão atendidos pela marca direto no Estados Unidos, o que é um tremendo desconforto se a gente for pensar em como funciona a nossa empresa de correio.

Com a tal “otimização de estruturas de Pesquisa e Desenvolvimento, Vendas e Fabricação em uma reestruturação em escala global”, que é o que a marca tem como motivo para a saída do mercado brasileiro só temos uma certeza, uma hora sua Nikon vai te deixar na mão se for brasileiro.

Talvez a minha maior tristeza aqui é ver uma ótima marca deixar terras brasileiras, principalmente neste momento econômico que estamos vivendo e parece não passar nunca.

Hoje temos algumas opções no mercado brasileiro que até podem suprir a necessidade de alguns fotógrafos, como a Fujifilm, a Canon e a Sony.

E sim são todas ótimas marcas e com escritórios e assistência técnica aqui no Brasil.

Então é isto, não adianta chorar pelo leito derramado como já dizia minha mãe, agora é juntar o que tem e fazer um ótimo trabalho, até tudo parar de funcionar.

Ou simplesmente troca de plataforma, arrumar um jeito de vender tudo que tens da Nikon e investir em outra marca.

independente de qual seja a sua escolha, ficar e “morrer” ou mudar o importante é:

A câmera nunca fez e nem nunca fará uma boa foto, isto é trabalho do fotografo.

Se você também acha triste a saída da Nikon do Brasil deixe seu comentário aqui em baixo e vamos chorar as pitangas juntos!