Conteúdo do post
Se você acha que a manipulação de fotografias apareceu apenas quando o Photoshop foi criado você está muito enganado, dupla exposição na câmera é apenas uma delas. A muito tempo se usam truques para criar fotografias que não existiam. E é claro que tudo isto era feito praticamente na mão e dentro da cabine de revelação. Mas isto é assunto para outro artigo pois hoje o tema é mais simples. E muito fácil hoje em dia com a tecnologia digital conseguirmos criar fotos com dupla exposição na câmera sem precisar ir até o Photoshop ou Lightroom Classic CC.
Mas como nem sempre dá pra pular na água sem saber nadar um pouco vamos antes passar por alguns requisitos básicos.
O que é uma fotografia em dupla exposição?
Fotografia em dupla, ou múltipla, exposição nada mais que é combinar duas ou mais imagens na mesma foto. Não como os composites que fazemos no Photoshop que também são uma forma de juntar mais de uma imagem na mesma foto. A fotografia em dupla exposição é algo que existe desde a era analógica. Podemos obter vários resultados inusitados e artísticos usando este recurso.
Hoje contamos com câmeras potentes capazes de fazer isso direto na câmera, ou podemos utilizar algum software capaz de de fazer isto.
Como fotografar imagens de dupla exposição com câmeras digitais
É totalmente possível fazer fotos de dupla exposição usando nossas câmeras digitais hoje em dia. Infelizmente não são todas as câmeras que tem esta capacidade, então vale a pena ver se sua câmera dispõe deste recurso antes de continuar. Mesmo que sua câmera não tenha tal recurso não se preocupe você ainda pode usar algum programa para fazer tal manipulação.
Caso tenha o recurso em sua câmera você já está pronto para começar. Aqui estão algumas dicas super úteis para fotografia em dupla exposição:
- Pense antes de agir. Penso no que você quer reproduzir com esta foto. Tenha em mente qual conceito da imagem final.
- Compor com cuidado. Se você já sabe qual mensagem quer passar é hora de compor as fotos. Não esqueça que sua história será feita por duas fotos.
- Use o contraste. Fotografe imagens que tenham algo de bem diferente entre elas. Use uma imagem que seja mais escura e logo em seguida uma que seja bem mais clara.
- Experimente. Como aqui o resultado final pode variar muito. Experimentar é a melhor forma de conseguir resultados melhores.
- Aprenda a lidar com seu equipamento. Estar familiarizado com sua câmera é algo super útil sempre. E saber onde ficam os limites do seu equipamento irá te ajudar a descobrir se você precisa de uma câmera nova ou não.
Pra quem tem Canon ou Nikon a vida é um pouco mais fácil, já que são as marcas que dominam o mercado profissional. E com isso elas são o padrão a ser seguido. Se você tem alguma outra câmera não se preocupe pois se ela tiver este recurso não será muito diferente.
Fazendo fotos com dupla exposição em câmeras Nikon
Em câmeras da Nikon existem duas formas de se criar imagem de dupla exposição. Na Nikon temos como disparar cada uma das exposição, ou disparar exposição separadas e depois juntá las direto na câmera. Vou usar como referência a Nikon D610 para mostrar os menus onde você precisar para ativar a dupla exposição.
Vá até o Menu de Disparo Depois até o menu de Múltiplas exposições Aqui no menu você vai encontrar mais de uma opção para trabalhar. No caso da Nikon D610 você pode ligar ou desligar o recurso, você pode escolher o número de exposições, no máximo 3, e definir o funcionamento será apenas para um foto (single) ou para uma série de fotos (series).
Aqui tem uma listinha das câmeras da Nikon que possuem este recurso.
- Nikon D4S
- Nikon D5 CF *
- Nikon D5 XQD *
- Nikon D500 *
- Nikon D5300
- Nikon D5500
- Nikon D5600
- Nikon D610
- Nikon D7100
- Nikon D7200
- Nikon D750
- Nikon D7500
- Nikon D810
- Nikon D810A
- Nikon D850 *
- Nikon Z6 *
- Nikon Z7 *
- Nikon Coolpix P900
Algumas destas câmeras você só vai encontrar no mercado de usados pois elas foram descontinuadas. Já as câmeras mascaradas com * são os modelos mais recentes da marca.
A segunda forma de fazer fotos com dupla exposição diretamente nas câmeras Nikon é apenas uma sobreposição de imagens no menu de retoque da própria câmera. Primeiro tire normalmente as fotos que você gostaria de sobrepor. Depois vá até o menu de retoque:Depois encontre a opção sobrepor imagem.Escolha a primeira foto que você gostaria de usar e depois escolha a segunda foto.
Embaixo de cada foto você tem um ajuste de ganho, ajuste até conseguir o resultado desejado em suas image. Na miniatura preview é possível ver como sua foto vai ficar.
Fazendo fotos com dupla exposição em câmeras Canon
Para conseguir imagens com dupla exposição usando câmeras Canon os procedimentos são basicamente os mesmo que os das Nikon. Só mudam os locais e alguns nomes dos menus.
Pressione o botão de menu e vá para a 4ª guia Configurações.Vá para as opções múltiplas exposições e escolha ativar.Vá até controle de múltipla exposição onde você terá duas opções, aditiva e media. Use a aditiva para uma compensação de exposição que será adicionada cumulativamente para cada imagem. Já a média aplica automaticamente a compensação de exposição negativa a cada imagem. Experimente e escolha a melhor configuração para cada caso. Defina o número de exposições que serão feitas e o funcionamento será contínuo ou apenas para uma imagem.
Agora é só fotografar, você pode usar o live view para ver as exposições combinadas até o momento.
Algumas das câmeras da Canon capazes de fazer dupla exposição;
- Canon EOS 1DX
- Canon EOS 5D Mark III
- Canon EOS 5DS
- Canon EOS 5DS R
- Canon EOS 6D
- Canon EOS 70D
- Canon EOS 7D Mark II
- Canon EOS R
Outras marcas de câmeras
Como nem só de Canon e Nikon se vive, existem outras marcas de câmeras no mercado e muitas delas também podem fazer dupla exposição direto na câmera. Se você tem alguma destas câmeras abaixo procure em seu manual e veja como fazer imagens com dupla exposição.
- Fujifilm GFX 50R
- Fujifilm X-T20
- Fujifilm GFX 50S
- Fujifilm X-A10
- Fujifilm X-A3
- Fujifilm X-A5
- Fujifilm X-E2s
- Fujifilm X-T3
- Fujifilm X-H1
- Fujifilm X-Pro2
- Fujifilm X-T100
- Fujifilm X-T2
- Fujifilm X100F
- Fujifilm XF10
- Pentax 645Z
- Pentax K-1
- Pentax K-1 Mark II
- Pentax K-3 II
- Pentax K-70
- Pentax K-S2
- Pentax KP
- Pentax Ricoh GR II
- Sony Alpha A7R III
Dupla exposição usando o Adobe Photoshop.
Também é possível recriar o efeito da dupla exposição usado softwares, o mais famoso deles claro é o Photoshop. O efeito é muito parecido com o efeito criado na câmera, mas existem aqueles que argumentam que o efeito criado pelo programa não é uma dupla exposição propriamente dita, e até certo ponto eu concordo com isto. Mas no fim do dia o que realmente importa é o resultado final.
Estou preparando um tutorial que vai mostrar como fazer dupla exposição usando o Photoshop, então aguenta aí que semana que vem o artigo vai estar no ar e o link vai estar aqui!
Fotografia com dupla exposição: Na câmera vs Photoshop
Se você tem o desejo de usar dupla exposição em seu portfólio aconselho comprar uma câmera que possa te entregar este recurso, é um ótimo caminho. Mas tenha em mente que fazer fotos com dupla exposição diretamente na câmera é algo que requer tentativa e erro até conseguir um resultado aceitável. Os resultados serão mais orgânicos e menos controlados e o nível artístico dependerá de sua imaginação e habilidade com a câmera.
O Photoshop é extremamente poderoso e existem várias formas de se chegar no mesmo resultado. O fato de você ter controle total sobre o que está fazendo torna ele uma ótima para situações onde você não tem muita liberdade no resultado final.
Existem também vários apps que podem te ajudar a conseguir praticamente o mesmo resultado. Não são de forma alguma tão capazes com o Ps porém podem ser muito mais divertidos e infinitamente mais fáceis de usar.
Alguns exemplos de tais aplicativos são:
Mais coisas sobre fotografia de múltiplas exposições
Além de usar múltiplas exposições combinadas para criar imagens surreais podemos usar a mesma técnica para criar imagens mais realista. Como é o caso da técnica HDR que usa múltiplas exposições a fim de preservar todos os detalhes da foto.
Nem todas as câmeras são capazes de trabalhar bem em situações onde temos iluminação muito contrastante. Logo podemos usar uma exposição apenas para as partes claras da foto, outra para as partes neutras e um terceira para as partes escuras da foto.
Ao misturar estas 3 exposição teremos uma imagem com alta faixa dinâmica, ou imagem HDR. Podemos usar tanto o Lightroom quanto o Photoshop para fazer isto.
Meu softwares predileto para trabalhar com imagens HDR é o Aurora 2019 da Skylum ele é absolutamente fantástico para fazer isto. Veja ele em ação aqui.
Você pode baixar a versão trial dele aqui e caso queira comprar use o cupom de desconto RIXMASCA e ganhe US$ 10,00 off.
Finalmentes
Independente de qual seja sua intenção em usar dupla exposição conhecer uma nova técnica é sempre útil para ter no seu cinto de ferramentas. Usar a técnica direto na câmera ou usando o Photoshop é apenas uma questão de preferência pessoal e sempre vale o esforço no final.
Quando o assunto é faixa dinâmica nem sempre temos para onde correr a não ser o HDR e para isto contamos com grandes ferramentas como o Aurora 2019 hoje em dia.
Se sua ideia é ter imagens mais surreais vale a pena tentar usar dupla exposição para conseguir.
Qualquer comentário ou dúvida você já sabe que fazer né, só escrever aqui em baixo.
GIPHY App Key not set. Please check settings