Você realmente precisa comprar uma câmera nova?

Câmera nova

Sim vai por mim, eu sei o quanto é bom chegar ao momento onde você decide trocar sua câmera, mas a idéia de que você realmente precisa comprar uma câmera nova é uma daquelas coisas pode ser confundida facilmente com o “desejo” de ter algo novo. Então no artigo desta semana vou falar um pouco sobre o que você precisa ter em mente para poder decidir se você realmente precisa comprar uma câmera nova. Talvez o equipamento que você tenha não seja uma Brastemp mas isso não significa que ele não esteja em plenas condições de fazer ótimos trabalhos ainda.

Você realmente precisa comprar uma câmera nova? Responda estas perguntas antes de gastar dinheiro

Você realmente precisa comprar uma câmera nova?

O momento onde você decide por a mão no bolso e comprar equipamentos novos sempre vai ter um sabor dúbio. Por um lado você está excitado com o que pode conseguir e o que vai poder fazer com esta nova aquisição. Mas do outro lado sempre existe o “fantasmas da escolha”. Onde você se pergunta o tempo todo se está fazendo a escolha certa e investindo seu rico dinheirinho no lugar certo. Para te ajudar a sair deste dilema que muitas vezes leva meses para resolver vamos ver alguns pontos importantes. Mesmo que você venha da escola dos smartphones, ou se você está trocando uma plataforma (Nikon por Canon ou Sony ou vice e versa) por outra, responder estas perguntas vai te ajudar.

Você já tem uma câmera?

Não importa qual tipo de câmera você tenha, smartphone, câmera compacta, câmera mais antiga, não importa. Se você respondeu sim para esta pergunta talvez você não precise realmente comprar um câmera nova. Até que outras questões sejam levantadas não temos material suficiente para chegar a uma solução.

Você usa sua câmera regularmente?

Você tem uma câmera e você não a usa regularmente, porque então você gostaria de comprar outra câmera? Muitas vezes apenas pelo desejo da posse, sim isto existe, outras vezes para poder se arriscar em novas águas, talvez. Mas em suma se você não usa você não precisa e ponto, bora parar de ser consumista.

Você realmente precisa comprar uma câmera nova?

Agora se você usa sua câmera, independe de qual ela seja com uma certa regularidade você definitivamente já tem uma ideia do que esperar. E assim você pode decidir investir uma grana na comprar de uma câmera nova, mas não antes sem de responder outras questões.

O que há de errado com a câmera que você tem?

Você chegou até aqui, legal. Agora é hora de responder se tem algo de errado com seu equipamento. Não carece dizer que coisas como defeito, pifou, não liga mais são problemas que requerem que você compre uma câmera nova, logo este não é o papo.

Quando você se pergunta o que existem de errado com sua câmera hoje, você está procurando coisas que ela não pode te entregar, que ela não pode fazer. Talvez sua câmera não entregue a qualidade que você espera. Ou quem sabe ela não dispõe de recursos que você gostaria de ter ou até precisa. Isto já pode ser um bela justificativa para que você se convença de que comprar uma câmera nova é a solução.

Por outro lado você pode apenas estar superestimando a sua qualidade e colocando a culpa na câmera que você tem. Fazer uma autocrítica aqui é a grande chave, pois não adianta querer tem uma Ferrari se não sabe dirigir. Se for este o caso não compre uma câmera nova, use a sua câmera para aprender mais e colocar em prática mais técnicas e desenvolver melhor sua fotografia. Assim quando você realmente tiver uma melhor noção das coisas sua grana vai ser melhor investida.

O que a câmera nova trará para o jogo?

Cara você realmente quer comprar uma câmera nova né? Afinal chegou até aqui. Tudo bem eu entendo. Então vamos lá, se perguntar o que a câmera nova trará para o jogo é uma ótima pergunta, afinal ela tem que fazer mais e/ou melhor do que a câmera que você já tem. Aí chegamos em coisas como, se a câmera nova tem um sensor maior e com isto mais capacidade de fotografar em situações com pouca luz. Ou a câmera nova é capaz de fazer mais quadros por segundo do que minha câmera antiga. Tudo isto tem que ser colocado no papel.

Você realmente precisa comprar uma câmera nova?

Assim você tem uma bom guia do que será novidade para você e o que será apenas mais do mesmo. Com isto em mente se pergunte se você realmente precisa destes novos recursos. Caso a resposta seja positiva vai lá e comprar a câmera. Agora se nada disto faz diferença na sua vida prática guarde o dinheiro e continue com o equipo que você tem.

A grama do vizinho parece mais bonita?

Muitas vezes caímos em algumas armadilhas bobas. Como esta de que a grama do vizinho sempre é mais  bonita. Isto no mundo das câmeras significa a famosa colocação que alguns fotógrafos colocam;

“Canon é melhor que Nikon”

“Nikon é melhor que Canon”

“Sony tem as melhores câmeras do mundo”

Na boa tudo isto ai é balela e ponto. Melhor por que? Melhor pra que ? Melhor pra quem? Estas são as questões que as pessoas que ouvem as balelas deveriam fazer. Normalmente a gente se apega bastante aos equipamentos que tem e por conta disso “acredita” que ele realmente seja o melhor, e o mundo não é assim.

O problema nisto é quando alguém compra sua ideia e começa a gastar o dinheiro que não tem apenas para comprar uma grama que pode não ser tão verde assim. Então antes de gastar tubos dinheiro se pergunte se a grama do vizinho resolve seus problemas, só assim ela vai ser útil para você.

Se você decidir por mudar de marca não esqueça de pesquisar outras coisas e se fazer mais perguntas.

Posso usar lentes da Canon na Nikon?

Esta acima é só um exemplo de pergunta que você terá que responder antes de trocar de plataforma. O que diabos você vai fazer com as lentes que você já tem assim que trocar de câmera?. Talvez você tenha que vender todo seu arsenal e comprar tudo novo e no processo perder alguns reais.

Hoje temos muitas opções de adaptação de lentes, onde é possível usar lentes da marca A em câmeras da marca B. Então saber se existe algo deste tipo para câmera que você quer comprar é algo de extrema importância para que você não seja pego com as calças arriadas sem saber o que fazer com um monte de lentes que já tem.

O mesmo vale para flashes e outros equipamentos de iluminação que nem sempre funcionam de forma universal. Tá vendo o tamanho do problema que uma simples troca de câmera pode trazer.

Existe suporte ou assistência no meu país?

Ah…o Brasil. Infelizmente o Brasil não é o mercado mais amigável do mundo por um monte de motivos e para um monte de empresas. E por conta disto algumas marcas não tem suporte oficial aqui, o que ocorre em alguns outros países também. Então você deve se perguntar se a marca que você quer comprar tem alguma espécie de suporte aqui no país, pois se não tiver, com quem você vai reclamar a garantia?

A Nikon por exemplo deixou o território nacional a algum tempo, então comprar alguma coisa da marca só é possível através do mercado de usados, algum importador autônomo ou dos famosos importadores da china, pois importação oficial não existe mais. Aqui fica claro que sua câmera der problema você pode ter que esperar meses até que o problema seja resolvido, pois vai ter que esperar as peças virem da gringa. Ou até mesmo não tem nenhum tipo de suporte oficial, pois nem sempre você vai achar o que precisa em locais terceirizados para fazer o serviço.

Outras marcas como a Panasonic são grandes aqui, mais em outros segmentos que não são as câmeras, o mesmo vale para Fuji e Sony. No mercado brasileiro o cuidado com este segmento de produtos não é tão grande quanto em outros países (USA por exemplo).

Comprar ou não eis a questão.

Acredito que se você esgotou todas as possibilidades com sua câmera atual você deve investir sim em um equipamentos melhor. Mas preste atenção quando digo esgotar todas as possibilidades, pois dentre eles temos o fator humano. Você tem que esgotar também tudo o que consegue fazer com esta câmera e ter noção que que uma câmera melhor trará benefícios para sua carreira.

Talvez apenas investir em lente melhor seja uma solução, talvez investir em iluminação, tudo faz parte de um pacote enorme. E você quem vai ter que decidir.


E aí você realmente precisa comprar uma câmera nova? Ou você apenas quer? Deixe aqui nos comentários. Não esqueça de deixar qual equipamento você quer comprar e porque.!

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.