6 PIORES tipos de fotógrafos

Piores tipos de fotógrafos

Se você esta no mercado da fotografia você provavelmente já se deparou com algum dos 6 piores tipos de fotógrafos que vou falar hoje. Não importa se você é fotógrafo ou só esta procurando os serviços de um, você em algum momento vai dar de frente com alguns destes tipos.

Hoje em dia o negócio fica mais feio ainda, porque todo mundo acha é que é fotógrafo só por que comprou uma app que é melhor que o app do próprio telefone. Isto pra não falar do cara que comprou uma câmera que da pra trocar a lente, este então é o rei da fotografia.

E até pra quebrar um pouco o gelo hoje vou falar de alguns dos PIORES tipos de fotógrafos que você vão encontrar pela frente. Isto pode não ter nada a ver com a qualidade do trabalho da pessoa, mas sim como o cara se “porta” na profissão. 

6 PIORES tipos de fotógrafos que você vai esbarrar na vida.

1 – O “wannabe” 

Este tipo de fotógrafo existe em todo lugar do mundo e é bem simples encontrar ele, basta pegar seu telefone e visitar o Instagram ou o Facebook. Você verá que existem milhares de fotógrafos que compraram sua primeira câmera e querem mostrar pro mundo suas habilidades de cair o queixo. A intenção principal do “wannabe” é ser famoso, logo ele esta nesta pra se mostrar e não pela fotografia em si.

Ela acha que com apenas uma câmera, talvez um flash e algumas fotos com mais de 200 curtidas ele já podem se chamar de profissional e é claro cobrar bem caro por isto. Normalmente este tipo de fotografo adora fotografia de retratos ou a nova tendência de fotografia de viagens. Muitos destes não tem uma base sólida sobre o que é fotografia, apesar de gostarem muito do assunto.

Não estou falando que todos os retratistas que usam o Instagram para divulgar seus trabalhos são wannabes, longe disto. Só estou dizendo que é muito mais fácil você achar este tipo de fotógrafo em lugares onde ser famoso parece ser a coisa mais importante.

2 – O falastrão

6 PIORES tipos de fotógrafos - falastrão

Não é ruim conversar, trocar ideias de forma construtiva sempre vai ser um coisa boa na vida de qualquer um. Mas ficar do lado, ou trabalhar com alguém, que não sabe calar a boca de vez em quanto é estressante pra cara@#$.

E quando isto acontece na fotografia não é nada diferente, e nem menos chato. Quando você tem o que conversar com alguma pessoa é ótimo, vocês se conhecem e tem a condição de se entenderem melhor, mas conversar com alguém que nem sempre tem o que acrescentar pode ser um martírio.

E uma das piores coisas que podem te acontecer é um fotógrafo que não para de falar, muitas vezes de coisas que você nem tem tanto interesse assim. Ele fala de como ele fez tal trabalho, e como foi difícil fazer isto ou aquilo. Muitos começam a comentar trabalho de outras pessoas que você nem conhece, ou dizer que faria tal coisa diferente. Mesmo se você permanecer em silêncio, ele vai apelar para o obvio. Por exemplo, ele dirá como o tempo está bom, como o sol está brilhando, etc.

Normal, até entendo que um profissional que trabalha sozinho boa parte do tempo precise de alguém para conversar. Mas tem que aprender a não ser chato também.

A ótima maneira de enfrentar esse tipo de fotógrafo é criar um plano de fuga. Fala que esquece de dar comida pro gato e precisa ir embora, ou que tem que levar a vó na natação sei lá, inventa alguma coisa. 

Só nunca tente fazer ele parar de falar, isto será sua derrocada é simplesmente impossível!

3 – O professor

6 PIORES tipos de fotógrafos - O professor

Ahh o professor. Ele é quem sabe tudo sobre fotografia. Ele é um Deus da fotografia e se você evitá-lo ou ignorar o seus conselhos, você vai queimar no inferno porque isto é um pecado mortal. Ele normalmente é um cara chato, e nem sempre você precisa ouvir ele, pois se você deixar ele falar ele vai tentar te doutrinar para alguma coisa. Ele sempre entende o melhor jeito de compor, os melhores equipamentos, e tudo que e relacionado ao ato de tirar foto.

E por favor não cometa o sacrilégio de tirar uma foto usando seu celular quando O professor estiver por perto. Isto liberará uma irá gigantesca para cima de você e também fará com que você ganhe um seminário de 3 horas falando de como um câmera DLSR é a melhor coisa do mundo.

Ele normalmente te da conselhos que você pediu e tenta te ensinar coisas que você não quer saber. Por conta disto ele é um dos piores tipos de fotógrafos com que você vai se relacionar. Não estou dizendo que ele não tenha conhecimento para te passar, isto ele até tem vide seus livros lançados, porém nem sempre você quer ficar horas ouvindo alguém falando sobre fotografia no seu ouvido.

4 – O viciado em fotografia

Dizem que se você ama seu trabalho você não precisará trabalhar um único minuto da sua vida. E este parece ser o caso deste tipo de fotógrafo pois ele totalmente abençoado porque trabalha com o que ama. O problema é que ele não para de falar em fotografia em nenhum minuto do seu dia. Tudo que ele vê é através de suas lentes, ele não conhece outra forma de ver o mundo. 

O vicio

Se ele te chamar para “dar um rolê”, pode esperar que na verdade ele quer te usar como modelo em algum lugar onde ele ainda não fotografou ninguém. E mesmo que você queira aproveitar um por do sol unicamente olhando para ele com seus olhos é capaz deste tipo de fotógrafo não te deixar em paz enquanto te fotografa.

Tudo na vida de um viciado pode incomodar muito quem esta por perto, e aqui nada é diferente, o viciado em fotografia vai te encher muito o saco com o papo de que você tem que fazer o que ama só assim será feliz, afinal olha o caso dele. E isto não acontece apenas na fotografia não, qualquer trabalho que envolva a palavra “arte” sofre com este tipo de pessoa.

Se você for casado(a) com este tipo de individuo, meus sentimentos, pois o tempo todo você vai ter que falar sobre fotografia, afinal do teu lado tem alguém que não saber falar, ver, apreciar, ou se importar com outra coisa. e quando vocês saírem espere voltar para cassa correndo o mais rápido possível , para ele poder editar e postar as fotos o quanto antes.

5 – CTRL+C / CTRL+V (Copy boy)

Escuta aqui, não existe nada de errado em se inspirar no trabalho dos outros, de olhar e tentar copiar um estilo de fotografia de vez em quando. Isto tudo te ajuda até a melhorar seu censo artístico, é normal. Todos nos começamos tentando imitar alguém e em algum momento até conseguimos isto.

Agora o que não é nada normal é tentar fazer carreira copiando o trabalho dos outros, e quando digo copiar não estou falando de usar a fotos dos outros como se fosse suas, afinal isto é crime. Estou falando do cara que fica horas no Instagram pesquisando sobre uma locação e quando chega lá faz as fotos iguaizinhas, mesmos ângulos, horários até a pós produção igual as das fotos que tem mais reconhecimento na plataforma.

Este é o fotógrafo ctrl+c/ctrl+v (control c / control v). Ele não tem a mínima vergonha de colocar as fotos iguais nem de usar as mesmas hashtags e tudo mais. O pior é que alguns deles ainda tentam te fazer acreditar que eles é quem tiveram a super ideia original de fotografar ali. Talvez o lema de vida deste tipo de fotógrafo seja:

“Na vida nada se cria, tudo se copia”

Muitas vezes acho que este é pior tipo de fotógrafo que existe pois ele não tem a menor soberba em canibalizar o trabalho dos outros em beneficio próprio. Então tomem cuidado.

6 – O nerd de equipamento

6 PIORES tipos de fotógrafos - Equipamentos

Até que este aqui pode não ser tão chato quantos os outros tipos de fotógrafos. Ele praticamente não faz nada de errado, pelo menos até o meio da pagina 2. Ele sempre anda muito bem preparado, afinal tem todos os tipo de equipamentos para as mais variadas situações possíveis. São pelo menos duas mochilas cheias para cada saída para fotografar.

Você só começa a ter problemas com este tipo de fotógrafo se pedir a opinião dele sobre algum equipamento, por ele tem sim uma opinião sobre quase tudo. Ele vai te dar 55 mil opções de resposta para sua simples pergunta e você vai sair com mais dúvidas do que entrou. E é claro que nunca aconselho você a tocar no equipamento deste tipo de fotógrafo você corre grande risco de perde um dedo ou até a mão, pois o equipamento dele é mais limpo que a água da sua garrafa de água potável.


Este post não é para fazer ninguém desistir da fotografia e nem falar que existe uma fotógrafo melhor que outro. Na verdade escrevo isto só para lembrar que antes de ser uma religião ou uma ceita, a fotografia é apenas uma profissão. E sendo apenas uma profissão devemos tratar as coisas com vais leveza, para que ela não perca sua parte boa. Existem péssimos profissionais em qualquer área, alguns pela qualidade do trabalho outros apenas porque não são pessoas legais, simples assim.

NÃO DEIXEM DE SE DIVERTIR COM A FOTOGRAFIA SÓ PORQUE TEM ALGUM CHATO TE ENCHENDO A PACIÊNCIA.

E ai você se enquadra em algum dos 6 PIORES tipos de fotógrafos? Eu me vejo em vários deles em algum momento (KKKKKKKKKK).

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Top Reviews