11 Dicas para fotografar comida

11 dicas para fotografar comida
Última atualização:

Quem fotografa comida tem uma missão na terra, fazer com que as outras pessoas queiram comer a tela ou uma pagina de revista. Se você é, ou quer se tornar, um fotógrafo que tira fotos para blogs de comida, livros de receitas ou anúncios, o que importa é que as fotos devem ser cheias de vida e as composições devem dar água na boca. Há pessoas por aí que não estão interessadas em viagens ou fotografias de casamento, e talvez as a fotografia de alimentos seja o niche para você encontrar um caminho para o coração de todos. Afinal, todos nós gostamos de comer, não é mesmo?

Hoje vou  mandar 11 Dicas para fotografar comida mas já adianto que se você quer ser um ótimo fotógrafo gastronômico você precisa estar pronto para investir no equipamento certo e ser bem critico com suas composições. E uma coisa a se lembrar é que a comida pode parecer incrível na foto, isso não significa necessariamente que ela tenha um sabor incrível. Na verdade, alguns pratos cheios de iguarias podem até ser praticamente não comestíveis na vida real!

Por isso nem sempre as pessoas pedem os pratos ou drinks mais gostosos em um restaurante, elas pedem ps mais “fotogênico”. E não esqueça que fotografia também tem malandragens, sendo assim fotógrafos de comida costumam usar produtos químicos, ou outras coisas,  para tornar a comida deslumbrante.

No entanto, se você decidir documentar receitas você vai colocar em não só sua habilidade de tirar fotos, mas também a sua capacidade de vender uma ideia usando apenas uma imagem. Isto é algum muito bom para qualquer fotógrafo.

Pronto para se tornar um fotógrafo melhor com estas 11 Dicas para fotografar comida?

11 Dicas para fotografar comida

1. Iluminação, iluminação, iluminação

Não importa qual tipo fotos que você esteja tirando, a luz é sempre o elemento chave que você deve levar em consideração. Ela será sempre seu melhor amigo e seu maior inimigo. Quando se trata de fotografia de alimentos, a luz direita natural é a opção mais preferida. Desta forma, você será capaz de obter melhores texturas e cores. Tente colocar sua composição ao lado de uma janela e tente encontrar os melhores ângulos. Se você sentir que a luz é muito dura, você sempre pode usar um tecido transparente, ou um difusor, para torná-la um pouco mais suave. Se puder trabalhar fora de uma sala suas opções de iluminação são enormes.

Se você não tiver o mínimo controle sobre a sua iluminação a melhor coisa que você pode ter a sua disposição é uma light tent, caixa de luz. Caso você simplesmente não consiga usar a luz natural, tente criar uma composição dentro da caixa de luz e experimente com a sua iluminação.

Relacionado: Luz natural: Qualidade da luz

2. Decore e bagunce

Fotos de comida não são apenas sobre a comida, apesar dela ser o assunto principal na foto. Elas normalmente tem um contexto, tem um historia junto. E por isso e normal ter um monte de coisas acontecendo no prato quando se esta fotografando comida.

Não tenha medo da bagunça de farinha na mesa, alguns grão de café jogados aqui e ali, ou qualquer outra guarnição que seja relevante para o prato. Tudo isto trará muito mais personalidade a foto e criar uma conjunto de detalhes muito mais bonito. Aprende um pouco sobre o prato com quem o cozinhou assim você sabe o que pode ou não ser adicionado como item para dar suporte a sua foto. Não se esquece que esta visão será a primeira ideia do espectador sobre o que ele vai comer, então não pire muito no que você colocar junto com o prato principal para não descaracterizar a receita.

Bons fotógrafos de comida sempre decoram os pratos que estão fotografando, muitas vezes decoram até demais. Não existe problema algum em decorar o prato para a foto, só tente sempre retratar o prato de uma maneira não muito fantasiosa ou fora da realidade.

3. Aprenda a usar o modo manual 

Aqui o negócio é pura e simplesmente a verdade. Aprenda a usar o modo manual e você não ficará dependente do que sua câmera “acha” que esta certo. É bem provável que no começo você tome um coro de sua câmera até começar a tirar fotos legais com ela totalmente no modo manual. Mas vai por mim quando você precisar tirar fotos com foco perfeito, balanço de branco preciso e ainda manter a profundidade de campo bem controlada você vai ver que saber usar o modo manual vale cada dor de cabeça.

Você nem sempre vai estar trabalhando em um ambiente, ou horário, onde você terá iluminação aos montes, então saber controlar todos os aspectos de sua exposição é fundamental. Isto não só fará com que você consiga chegar em resultados melhores, mas também vai te dar mais confiança para você sair do modo automático.

4. Tenha um tripé

Tenha um tripé e não discuta. Um tripé é extremamente necessário para fotografar comida, e em alguns ângulos ele pode ser a única forma de fotografar. Se você quiser fotografar uma visão área de seu prato será muito chato e complicado fazer isto sem um tripé.  E como tigelas, saladas e a maioria dos pratos de carne são melhores fotografados de cima fazer isto com um tripé é a solução mais coerente.

Dicas para fotografar comida

Ou até mesmo você tem que usar uma configuração de obturador mais lenta, por conta da iluminação, um tripé fará com que suas fotos não fiquem tremidas. Além do tripé vou indicar que você use um controle remoto, ou o disparo com contador regressivo. Um vai te ajudar no enquadramento e também na estabilização da imagem e o outro vai te ajudar muito em reduzir sombras na foto (no caso a sua própria sombra).

5. Invista em lentes boas

Esta aqui pode te custar caro, mas se você quer fazer ótimas fotos de comida você precisará de lentes boas. A primeira lente que posso indicar é a clássica Nifty Fiftyou cinquentinha que falamos na semana passada. Ela será capaz de fazer praticamente tudo que você precisa para fotografar comida. Mas existem terras que ela não desbravará com facilidade.

Uma outra lente que gosto muito de usar para fotografar comida é uma lente macro, algo entre 90 mm a 105 mm já faz bem este papel na minha opinião. São ótimas para fotos com fundo desfocado, onde você quer isolar o assunto e são perfeitas para fotos em close. Nada melhor que estar preparado para praticamente qualquer situação, e estas duas lente vão te entregar isto.

6. Tenha um plano na hora de fotografar comida

Naturalmente, ter um plano e um cronograma dependerá do tipo de fotografia de alimentos que você faz. Se você gosta de tirar fotos de receitas passo-a-passo, certifique-se de ter todos os ingredientes, e ter um boa iluminação durante todo o processo.

E quando falamos do prato pronto tente na cabeça uma ideia inicial de como você gostaria de ver o produto final. Antes de tirar a foto, imagine o que você quer que ela passe a quem a veja. Obtenha os acessórios necessários (cenários, guardanapos e prataria) e decore. Você pode até tentar fotografar toda a composição sem a comida real para ter certeza de que as cores ficam ótimas e que a posição esta perfeita. 

7. Adicione Cor

Sejamos honestos, alguns pratos não parecem atraentes (mesmo que possam ser ótimos de comer). Você pode tentar adicionar cor e textura com alguns enfeites e verduras que mencionamos anteriormente. Legumes e frutas são sempre um grande atrativo, então você pode adicioná-los a foto.

Além disso, não se esqueça das facas, garfos, colheres e pratos. Eles podem ser incrivelmente bonitos e ajudar a chamar a atenção do espectador. Tudo isto irá trazer mais detalhes a sua foto e deixar o espectador mais atento.

8. Tenha ótimos cenários

Cenários são incrivelmente importantes para fotografia de alimentos. Especialmente para fotos de propaganda, mídias sociais ou blogs de culinária. Além disso, é outra ótima e fácil maneira de adicionar um pouco de cor e textura à sua composição.

Dicas para fotografar comida

A grande notícia é que esses cenários não precisam ser caros. Sim, uma mesa rústica ou uma pedra de mármore são ótimos para fotos. Existem inúmeros materiais que você pode usar para este propósito, o limite é sua imaginação.

9. Não se esqueça dos guardanapos

Estes aqui tem mais de um motivo para estar na lista. Muita gente acha que fotografia de comida é só colocar um monte de coisas na mesa e tirar a foto, e não é só isto não. Você tem que controlar tudo que esta acontecendo desde a “sujeira” até as migalhas propositalmente colocadas.

E ter guardanapos a mão vai te ajudar muito a manter tudo sob “controle”, ninguém quer fotografar um copo cheio de marca de dedo se esta não for a intenção. Além disto guardanapos coloridas podem fazer um boa composição na foto.

10. Dê uma olhada em como os outros fazem

Dar uma bela olhada em como as pessoas fazem as coisas vai te ajudar a aprender sobre fotografia de comida. Não procure apenas referências de ângulos e composição, veja tudo. Não estou falando pra você copiar, só estou dizendo para você recolher ideias e tentar coloca-las em pratica. Se inspirar e o primeiro passo para executar um trabalho satisfatório.

11. Seja criativo!

Às vezes você realmente não precisa que aquele torta ou maçã fiquem perfeitas na foto. Dê uma mordida! Fotos feitas desta maneira podem criar uma relação instantânea com o espectador, pois eles vão ver um prato delicioso e querer devorar imediatamente. Você estará adicionando alguma autenticidade e isso é sempre ótimo. Tenha em mente que às vezes até utensílios de cozinha sujos parecem incríveis, como se você tivesse acabado de cozinhar e não tivesse tido tempo para limpar.

Dicas para fotografar comida - Criatividade

Use esta liberdade para ser criativo e aproveite para criar um estilo próprio para sua fotografia. Isto fará com que você seja muito requisitado para fotografar comida.

Junto com estas 11 existem mais um caminhão de dicas para fotografar comida. Mas nem tudo cabe hoje neste artigo aqui, então podem esperar uma parte 2 algum dia. Se você tem algum dica você pode deixar ela aqui nos comentários ou lá no Twitter. 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.