Fala galera, já faz um tempo que não escrevo nada mas espero que agora tenhamos mais tempo para colocar os post em dia, e pra voltar com força total hoje faremos de um assunto bem legal e que vai salvar sua vida, Como salvar seus Presets no Lightroom.

Como salvar seus Presets no Lightroom

Como salvar seus Presets no Lightroom

Preparando o preset

Salvar presets no Lightroom pode te ajudar muito na hora de editar fotos que tenham sido tiradas no mesmo esquema de iluminação e que precisem de ajustes parecidos.

Você pode optar por sincronizar a edição, o que ja ajuda bastante, mas também pode deixar o preset salvo para futuras edições.

Então saber como salvar presets no Lightroom é um conhecimento indispensável para qualquer um que usa o programa.

Preparando o preset

Como qualquer edição habitual você irá trabalhar da forma que mais te agrada, ajustado tudo que achar necessário.

Não esqueça de ajustar o balanço de branco, a temperatura da cor entre outros ajustes para que sua foto tenha o destaque desejado.

Correções

Como salvar seus Presets no Lightroom

Correções são importantes

Algumas correções podem ser feitas também, porém isto pode variar de foto para fotos, então acredito que isto não precisa estar em um preset.

Mas é claro que você pode criar um preset com este tipo de ajuste se julgar útil, corrija marcas de expressão, espinhas, cicatrizes e tudo mais que chamar tua atenção.

Ajustes específicos

Como salvar seus Presets no LightroomAlguns ajuste funcionam bem para rostos femininos enquanto outro ficam melhores em rostos masculinos.

Um ajuste que vale bem a pena tentar é um pincel sobre o rosto a ser tratado, seja ele masculino ou feminino.

Caso esteja trabalhando com uma foto de mulher aconselho diminuir o controle Clarity, que trabalha nos tons médios da imagem, e também der uma reduzida no controle Sharpeness, que controla quantia de detalhes.

Fazendo isto em um rosto feminino o resultado será uma pela mais sedosa, mais smooth. e trabalhando de forma invertida você trará mais textura ao rosto, fica bem interessante para rostos masculinos.

Hora de salvar seu Preset

Como salvar seus Presets no Lightroom

Com todos os ajustes prontos chegou a hora de concluir o trabalho, hora de salvar seu preset.

Vá no menu Develp e depois em New preset (novo preset), irá aparecer uma caixa de dialogo onde será possível escolher quais parâmetros da edição feita você gostaria de ter em seu preset.

Como salvar seus Presets no Lightroom

Escolha de acordo com sua necessidade, costumeiramente não escolho ajustes muito específicos como Healing brushs ou Bushes (Pincéis), por se tratarem de ajuste localizados em um foto específica.

Neste mesma caixa de dialogo você poderá escolha a pasta em que o preset será salvo assim como o nome que seu preso terá.

Trabalhando com Presets

Como salvar seus Presets no Lightroom

Uma vez salvo você pode aplicar o seu recém criado preset a outras fotos, basta ir ao mo Develop, escolher a foto que irá tratar e depois na lateral esquerda você irá encontrar um menu com todos os presets que você tem.

Como pode ver na foto acima criei uma pasta onde coloco todos os presets para retratos de moda, que chamei de fashion, e os presets dentro da pasta seguem a mesma hierarquia de nome.

Quando selecionar o preset o Lightroom se encarregara de carregar todos os ajuste que foram salvos anteriormente, desta forma você já tem um ponte inicial de edição, basta agora fazer os ajustes finos.

Como salvar seus Presets no Lightroom

A foto acima foi trabalhada enquanto escrevia este poste e nela você pode ver que diferença faz um bom trabalho de pós produção.

Não deixe de dar uma olhada aqui para baixar presets grátis para o Lightroom.

Você também pode ver alguns do tutoriais agora no YouTube! Aproveite e se inscreve la no canal!

Gostou do post? Deixe seu comentário.

Assine nossa newsletter
Junte-se a milhares de assinantes e receba todas as atualizações em sua caixa de e-mail.
Não se preocupe, nós também odiamos spam.