5 erros mais comuns na edição de fotos a serem evitados

5 errores de edición de fotos más comunes que se deben evitar
Última atualização:

Para muitos fotógrafos hoje a pós produção ou edição de fotos de imagens é etapa fundamental do trabalho, e saber como evitar os 5 erros mais comuns na edição de fotos tem que se tornar uma habilidade praticamente nativa para qualquer um.

Claro que quando você está iniciando no mundo da fotografia coisa pode ser muito mais difícil do que parece. Até porque talvez você não saiba onde está errando.

Então no artigo de hoje as dicas a seguir te ajudarão a guiar o seu processo criativo e evitar alguns exageros que podem arruinar suas fotos.

Para efeito deste post imagino que você está usando o Adobe Lightroom. Mas a ideia aqui vale para qualquer software de edição de imagens pois os conceitos serão os mesmos. E os mesmos erros na hora de editar suas imagens podem ocorrer em qualquer programa de edição de fotos.

5 erros mais comuns na edição de fotos

5 erros comuns de pós-produção a serem evitados

Fotografar em Raw pode causar em muitos o sentimento de que as fotos ficam sem graça, sem vida, quando olhamos no display da câmera, ou quando importamos elas pela primeira vez no computador. Mas não se assuste, é assim mesmo, sempre que fotografar em RAW suas fotos ainda não estão prontas e precisarão de um pouco mais de carinho. Este carinho pode ser chamado de edição de fotos ou pós produção.

E aqui você vai ter que tomar muito cuidado para não criar uma sopa de cores e contraste que não representará o que você quer dizer com tal foto.

Veja mais sobre arquivos RAW aqui

Todas as decisões que você tomar na etapa final de seu processamento irá afetar o resultado final das suas fotos. Então saber como evitar os erros mais comuns na edição de fotos será muito importante e fará com que suas fotos tenham toda qualidade que eles possam ter.

1 – Sombras muito claras, ou muito iluminadas. 

Tente sempre obter a melhor exposição possível direto na câmera. Você sempre terá uma base melhor de trabalho caso suas fotos estejam expostas corretamente. E isso te poupa muito trabalho na hora da por produção. 

Veja mais sobre exposição aqui

Dito isto, muitas vezes você vai querer ajustar as coisas de uma forma um pouco diferente da exposição original da foto. E o primeiro ponto a tomar cuidado são os controles de luz da foto, sombras, destaques, contraste e exposição, que irão trazer mais claridade a sua foto.

Um dos erros mais comuns na edição de fotos é não prestar atenção no ajuste de sombras da foto. Ajustar as combrar deixando elas claras demais tira a profundidade da foto e tudo parece estar chapado em um plano só. Ajustar as sombras em excesso, deixar elas escuras demais, fará com que suas fotos ganhem mais contraste.

Porém existe um ponto onde as regiões escuras da foto ficaram pretas, assim, não contendo nenhuma informação de detalhes ou cor, apenas uma sopa escura.

Para achar o ponto de equilibrado exato das sombras de sua foto procure por um visual mais natural, com sombras parecidas com as sombras da vida real. A partir daí manipule em pequenos incrementos para que não cometa um dos erros mais comuns na edição de fotos.

5 erros mais comuns de pós-produção a serem evitados
5 erros mais comuns de pós-produção a serem evitados

Nos exemplos acima, podemos ver que a primeira foto tem as regiões claras e escuras da foto muito melhor equilibradas do que na segunda foto, onde apenas o controle de sombras foi ajustado em excesso trazendo muito mais luz para as áreas escuras da foto e deixando a foto com uma iluminação surreal.

Trabalhando com cuidado você conseguirá fotos com melhor contraste e profundidade. Evitar este tipo de erro na pós- produção fará com que suas fotos se destaquem na multidão.

2 – Saturação

Definitivamente o controle de saturação pode ser seu maior aliado, ou seu pior inimigo, tudo vai depender do contexto no qual você irá aplicá-lo.

Pequenos ajustes nos controles de saturação podem gerar grandes diferenças em suas imagens, principalmente quando estamos trabalhando com fotos de pessoas.

E quando o assunto são retratos um dos maiores erros mais comuns na edição de fotos é não tomar cuidado com os tons da pele. Trabalhe sempre com ajustes pequenos e compare sempre o antes e depois do ajuste, de forma a criar uma referência sólida do que você está fazendo.

Saturação exagerada

Saturação normal

Acima vemos mais dois exemplos de como os controles de saturação podem trabalhar contra você e contribuir para os erros mais comuns de pós-produção. Procure sempre equilibrar estes níveis de forma a dar um ar mais natural às suas imagens.

E caso você precise trabalhar em áreas específicas da fotos, como apenas na saturação dos amarelos, você pode se valer do painel HSL do Lightroom ou de ajustes localizados com pincéis ou máscaras. O importante para não cometer este erro edição de fotos e sempre procurar um referencial realista do que está sendo exposto na foto,

Veja mais sobre os painéis do Lightroom aqui

3 – Nitidez

Um dos maiores erros que um fotógrafo pode cometer é tirar fotos fora de foco, desde que isto não seja intencional. Até aceito com facilidade uma foto não tão bem exposta ou composta, mas fotos fora de foco quando deveriam estar em foco são irrecuperáveis. 

Primeira coisa é mais importante desta etapa, nunca use os controles de Nitidez para corrigir fotos que estão fora de foco, isso não será possível. Então, fotografem em foco.

Saiba mais sobre foco aqui

Mas caso sua foto esteja em foco e você queira adicionar mais nitidez e detalhes, principalmente quando falamos em áreas específicas da foto, você pode usar o controle de Nitidez a totalmente a seu favor.

Mais uma vez aqui você não pode exagerar, a não ser que você queira um visual mais surreal em sua foto, o controle de nitidez quando usado com cuidado pode te ajudar em muito a conseguir o nível de detalhes que você procura.

Lembre-se que sempre que você adiciona mais Nitidez a sua imagem a possibilidade de você sem querer aumentar o nível de ruído da foto é grande, para não dizer certo. Então sempre use-o com cuidado principalmente se você usou um ajuste ISO mais alto para fotografar.

Saiba mais sobre ISO aqui

5 erros comuns de pós-produção a serem evitados
Níveis normais
5 erros comuns de pós-produção a serem evitados
Níveis exagerados

Não esqueça que níveis exagerados de Nitidez podem ser usados como ferramenta artística, para fotos mais surreais, então brinque com este controle até se acostumar com ele e ser capaz de decidir se determinado ajuste é correto ou não para alguma foto.

E pelo que tenho visto por aí, este é um dos 5 erros mais comuns na edição de fotos. Não importa se você está usando um computador ou celular para editar suas fotos.

O mesmo vale no sentido contrário, tirar nitidez em demasia de uma certa região, neste caso estou falando de retratos de pessoas. Nunca usa controles de nitidez ou embaçamento para corrigir defeitos na pele ou deixar a pele da pessoa no retrato com uma aparência mais suave e sem marcar.

Estas técnicas de suavização da pele são algo que precisa ser feito com muito cuidado. Evite desaparecer com textura da pele e procure manter uma aparência ainda humana e não com uma boneca de porcelana. 

4 – Composição ou recorte 

Aqui o tema é bem sugestivo, e não existe certo ou errado, pois estamos falando de composição. É claro que existem composições mais fortes e outras que não tem tanta graça assim.

E no Lightroom você tem uma ferramenta muito importante para refinar suas composições caso seja necessário, que é a ferramenta de recorte ou crop.

Saiba mais sobre cropar imagens aqui

Com ela você pode além de eliminar elementos que causam distração a suas fotos. Você também pode mudar o aspecto de apresentação da imagem assim como ajustar o horizonte da foto.

Como não existe composição certa ou errada sempre ficará a seu cargo definir o que é mais importante mostrar em cada foto. Cada uma delas precisa de um ajuste diferente.

E caso você tenha dúvida você pode sempre mudar os ajustes que foram feitos na imagem e testar uma nova composição. Afinal o Lightroom faz ajustes não destrutivos em suas fotos.

5 erros mais comuns na edição de fotos
Composição clássica usando linhas guia. Forte

5 erros mais comuns na edição de fotos
Composição um pouco mais fraca, pois o sujeito da foto está centralizado.

Saiba mais sobre composição aqui

5 – Redução de ruído exagerada uma dos erros mais comuns na edição de fotos

Talvez aqui seja onde as pessoas mais pecam, pois exageram no controle de redução de ruídos.

Se você estiver fotografando em ambientes muito escuros e com dificuldade de conseguir uma boa exposição. Considere sempre usar um tripé para te ajudar a não tremer e poder usar velocidade de obturador mais baixas.

Desta forma você com certeza irá evitar ruídos em suas fotos e não precisará usar os controles ou programas de redução de ruído.

Mas se mesmo assim você decidir fazer uso deles, use-os sempre com muita cautela. O uso exagerado deste controle pode destruir suas fotos, deixando-as sempre com um aspecto embaçado e sem nitidez.

5 erros mais comuns na edição de fotos
Redução de ruídos exagerada

5 erros mais comuns na edição de fotos
Redução de ruídos em níveis normais

Agora que você sabe quais são os 5 erros mais comuns na edição de fotos a serem evitados. E tenho certeza que na próxima vez que você for editar uma foto você vai se lembrar deles.

Nada disto é uma regra absoluta, e é claro que você pode usar certas coisas como ferramenta criativa. Você pode ver na íntegra o processo de pós produção de uma foto no canal do Youtube!

Gostou do artigo? Considere compartilhá-lo em suas redes sociais. Deixe seu like e seu comentário.

Photographer

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.