Como usar pintura com luz para tirar fotos incríveis

How to use light painting to take amazing photos
Última atualização:

Não importa qual carro você dirige, uma muscle car ou um Porsche finamente ajustado, normalmente você vai querer fotos bacanas do seu meninão e hoje você vai ver a técnica de pintura com luz pode te ajudar a tirar fotos surreais não apenas de carros mas de tudo ao seu redor.

A razão pela qual uma imagem pintada de luz parece tão incrível é porque a luz está literalmente envolvendo o assunto. E pode estar vindo de todos os lados caso você queira.

Normalmente vemos fotos de objetos iluminados por apenas um ângulo, e muitas vezes a fonte de luz é o sol, o que pode ser bem maçante. Além disso, usando pintura com luz as reflexões iram dar um ar bem legal quando vistas na lataria de um carro, por exemplo. Mas a técnica pode ser aplicada em quase todas as situações onde você pode usar uma velocidade de obturador mais lenta.

Pintura com luz, do início

light painting

Qual é o primeiro passo? Limpe o carro! A luz faz com que cada partícula de sujeira e sujeira fique imediatamente visível.

A menos que você esteja indo para um estilo grungy, você vai querer certificar se que o carro está limpo. Dependendo do que você estiver pintando com luz é importante também prestar atenção aos detalhes altamente reflexivos, pois estes vão fazer grande parte da história acontecer.

Como a pintura com luz envolve deixar o obturador da câmera aberto por algum tempo, você também irá precisar de um ambiente escuro, e é lógico que caiba o carro, se for isto que você estiver fotografando.

O mais indicado é deixar anoitecer e/ou fechar toda sua garagem. Evite ao máximo qualquer luz ambiente. Mas é claro que você pode usar alguma fonte de iluminação de forma criativa, como a luz da lua para te ajudar na sua pintura com luz.

O que usar com sua fonte de Luz 

Uma das coisas legais sobre pintura com luz é que você não precisa investir milhares ou mesmo centenas de reais em equipamentos para começar. Pois podemos usar literalmente, qualquer fonte de luz, seja uma luz de vídeo profissional ou simplesmente uma app de lanterna no seu smartphone.

Neste post foi usado um LEDGo Portable Video Light, que é uma luz pequena, mas poderosa que pode ser segurada com a mão.

light painting
light painting

Uma desvantagem deste tipo de fonte de luz é que ele lança luz para todos os lugares, incluindo a direção da câmera. Assim você vai ter uma boa quantidade de luz, porém terá que tomar um certo cuidado caso queira tirar uma foto mais limpa e sem muitos raios de luz por todos os lados. 

Em muitos casos você vai querer encontrar alguma maneira de proteger ou direcionar a luz para ela que seja apenas visível no objeto que se está fotografando. 

É possível usar qual fonte de luz, e se você tiver apenas um isqueiro e um pouco de palha de aço você pode criar efeito como o da foto abaixo. Esta foto usa o mesmo principio da pintura com luz. 

Quanto mais você usar sua imaginação, mais resultados inusitados você vai conseguir. E mais imagens impressionantes podem ser criadas usando a pintura com luz.

Existem inclusive equipamentos específicos no mercado para tal fim, e se você quiser levar este tipo de fotografia a sério você pode ir atrás destes equipamentos que com certeza irá te ajudar bastante. Um deles o Pixelstick, que é uma ferramenta super legal.  

Claro que existem versões mais simples e com menos recursos mas que o Pixelstick mais que também servem muito bem o propósito da pintura com luz. Como este aqui:

Que é apenas um bastão de LED RGB que pode ser muito útil e divertido de usar.

Não importa qual é sua fonte de luz, o mais importante é o seu plano de ataque.

light painting
Luz escapando por todos os lados

Neste exemplo, a fonte de luz foi vista pela câmera, que criou um efeito de halo ou raio de luz único em torno do carro.

Configurando o plano de jogo

Talvez a peça mais importante do equipamento que você vai precisar para uma sessão de pintura com luz é um tripé.

Como seu obturador ficará aberto por um período de tempo grande, um tripé firme e que não se mexa durante a tomada da foto é essencial.

Quanto ao tipo de lente não precisa ser nada de outro mundo, você pode usar a que tiver à disposição. Vale lembrar que a escolha das lentes por fazer muita diferença na imagem final.

light painting

Use as configurações de sua exposição para evitar qualquer luz ambiente indesejada, mexa no ISO e na abertura para compensar sua exposição, assim você garante que seu obturador ainda mantenha uma velocidade lenta.

Configuração da exposição

O primeiro passo é obter uma exposição base, para tal você terá que encarar o modo manual de sua câmera, não tenha medo o modo manual é o mais fácil de todos 😉

Se você deixar a câmera em modo automático, ele tentará compensar a falta de luz e o resultado não será o esperado.

  1. Primeiro, selecione o ISO mais baixo que seu sensor aceitar, na maioria das câmera é ISO 100. Como um benefício adicional, usando um baixo ISO também resultará em uma imagem de alta qualidade e sem ruídos.
  2. Em seguida, você vai querer escolher uma abertura bastante estreita, F/22 por exemplo. Isso manterá uma grande parte da imagem em foco. Também ajudará a tornar a imagem mais escura, conforme necessário. Claro que isto também dependerá de quanta luz ambiente você terá que cortar de sua exposição. 
  3. Por último, escolha uma velocidade de obturação que lhe dá um pouco de tempo para pintar o carro com luz. Vale a pena testar, e é bem provável que você chegue a cerca de 25 segundos ou mais se você quiser fazer todo o processo em uma exposição só 

Como você pode ver abaixo, esta imagem de base é quase completamente escura. Isto é perfeito. Agora a imagem final será apenas o que eu pinto com a minha luz.

light painting
A exposição base da imagem foi ISO 100, f / 9, 25 segundos.

A exposição base da minha imagem foi ISO 100, f / 9, 25 segundos.

Que faça-se a luz, hora de começar a pintura

Agora que tudo já está preparado é hora de começar a pintar

Para ativar o obturador da câmera você pode usar alguns caminhos, colocar um temporizador, pedir a um amigo para dispará-la quando você estiver pronto ou usar um controle remoto.

Claro que neste tipo de fotografia existe mais trabalho do que se imagina, então a tentativa e erro estarão sempre presentes. Preste atenção em como a luz está se refletindo sobre o que você estiver pintando, e como ela se espalha pelo ambiente.

Procure ângulos que envolvam o que você estiver pintando com luz, de forma que não apareçam listas de luz refletidas. 

light painting

Você irá tentar algumas vezes até achar a distância ideal para que não existe luz nem demais nem de menos, não deixe isto cortar seu barato. Quanto mais praticar melhores serão seus resultados.

Você pode até criar efeitos de fundo, usando a luz para criar efeitos.

light painting

light painting

Como você não aparece na foto..

É sabido que a câmera só pode ver objetos iluminados na frente dela. Então quando você apontar sua fonte de luz para longe de você e continua se movendo durante o tempo que o obturador estiver aberto, a câmera simplesmente não te enxergará.

Você não vai estar parado, e iluminado, por tempo suficiente para que o sensor seja capaz de ver e gravar sua imagem.

Mas caso você apareça na imagem, alguma coisa pode estar errada.

  • Você pode ter sido pego na luz refletindo fora do carro (ou acidentalmente acendeu sua fonte de iluminação em sua direção).
  • Pode haver muita luz ambiente, então tente ajustar as configurações de exposição para obter uma foto base um pouco mais escura.
  • Você ficou parado em um lugar por muito tempo, continuar se movendo ajuda a resolver este problema.

Normalmente, essas aparências fantasmagóricas podem ser corrigidas facilmente com Photoshop mais tarde, embora você possa querer ajustar algumas configurações para poupar algum tempo de edição.

Controle sua iluminação

Se você achar que sua luz não está funcionando bem para o resultado final que você deseja, há duas maneiras de controlar isso.

Para efetivamente tornar sua luz mais poderosa, você pode escolher uma abertura mais ampla (número de f-stop mais baixo) ou aumentar a ISO.

Qualquer uma dessas opções tornará a câmera mais sensível a todas as luzes, incluindo a luz em sua mão.

Esteja ciente de que essas mudanças também afetaram a exposição da base para as condições de luz ambiente ficarem mais aparentes.

Assim, você também pode precisar alterar a velocidade do obturador para manter a imagem corretamente escura, provavelmente aumentado o tempo de exposição

Se tudo mais falhar, sua última opção pode ser simplesmente comprar uma luz mais forte.

As fontes de iluminação podem ser as mais variadas possível, e é claro que um boa lanterna fará bem o serviço. Se você for levar isso a sério, é legal investir nos mais variados tipos de iluminação.

Edição final

Muitas vezes, imagens pintadas de luz são bastante impressionantes, mesmo sem edição, saindo direto da câmera. E como você sabe você pode usar algum editor de pós produção para melhorar sua imagem em vários aspectos.

light painting

Você pode levar esta imagem para o Lightroom por exemplo e trabalhá-la da forma que preferir. Não se esqueça de fotografar em RAW para ter mais maleabilidade na hora da edição.

Ajustes gerais

Primeiro, você vai querer encontrar um bom equilíbrio de branco.

Falando de carros procure um ajuste de brancos que privilegie as linhas cromadas e as partes de aço do carro, então ajustes de branco mais frios fazem bem este trabalho.

Se você não limpou o carro perfeitamente, ou o que quer que esteja fotografando precisa ser limpo, você terá um trabalho a mais na edição limpando a maior parte da sujeira com ferramentas do tipo Spot healing.

Nesta etapa é bom procurar por sujeiras que estão no sensor ou lente da câmera, pois como o obturador ficou aberto por muito tempo é comum que apareçam pontos de sujeira.

Ajustes seletivos

Talvez seja necessário escurecer ou clarear certas áreas da foto, então aí entra o processo de ajustes seletivos. Com o auxílio de um pincel, falando do Lightroom, é possível fazer estes ajustes de forma rápida e simples.

Você também pode se valer de filtros gradiente para controlar a iluminação ambiente e trazer mais atenção ao personagem principal da foto.

light painting

Corre pra rua e vai brincar

Pintura com luz além de ser uma boa opção para fotografar certas cenas também é um processo muito divertido, e como todo o procedimento envolve tentativa e erro, a única coisa que você precisa é correr para rua e começar a pintar.

Curtiu o post? Ajude a gente, compartilhe em sua timeline e deixe seu comentário.

Photographer

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.