Innovator 16 review – Change the way you edit your photos

XP-PEN Innovator 16 – Análise completa. Mude o jeito que você edita fotos

Última atualização:

XP-PEN Innovator 16 – Análise completa. Mude a maneira como você edita suas fotos

Pra falar a verdade editar imagens no Photoshop usando um mouse é um aborrecimento que ninguém merece, felizmente hoje temos muitas opções no mercado para substituir um mouse e começar a usar algo melhor, como um tablet gráfico ou mesa digitalizadora, e hoje vamos falar sobre o novo XP-PEN Innovator 16.

Também vamos falar um pouco sobre os tipos de mesa digitalizadoras em geral e como você pode usá-los para aprimorar seu jogo de edição. Portanto, se você usa o LIghtroom ou o Photoshop, você verá o poder e a versatilidade de editar ou desenhar diretamente em sua tela usando um tablet deste tipo.

Sou fã de mesas digitalizadoras para editar minhas imagens e, depois que me acostumei e vinculei meu trabalho no Photoshop a uma ferramenta deste tipo, nunca mais olhei para trás e usar o mouse para editar imagens no Photoshop definitivamente não é mais uma opção. Tenho mais de um tipo de mesa digitalizadora, uma grande que uso no meu estúdio / escritório e uma pequena que está sempre na minha mochila junto com o laptop,assim não dependendo do mouse em lugar nenhum.

Para retocar imagens eu não vivo sem um tablet, cada vez que abro o Photoshop sem ter um dos meus tablets por perto sinto nu, sério parece que nao sei nada de Photoshop, é uma das ferramentas mais importantes no meu fluxo de trabalho.

Mas o que é um pen tablet?

Alguns fotógrafos ainda usam o mouse hoje para editar suas fotos, e quando falamos sobre edição de fotos usando o Adobe Lightroom não há problema, funciona, mas se você usa o Photoshop devo dizer que tem uma opção melhor do que usar o mouse.

No mercado, temos dois tipos de tablets que podem ser usados ​​para editar ou retocar fotos. Temos as mesas digitalizadoras e os telas digitalizadoras.

Mesas digitalizadoras nada mais são do que um grande touchpad que pode ser usado com uma caneta para controlar o ponteiro do mouse e traduzir suas ações para o computador. Esta interface pode ser utilizada em uma grande variedade de softwares para interagir mais precisamente com as ferramentas dentro do software. Uma tela digitalizadora é uma mesa digitalizadora, mas também é uma tela, tipo um Ipad, você pode desenhar ou interagir com seu computador usando uma caneta diretamente na tela, simples assim.

Para mim, é muito mais natural usar a caneta diretamente na tela em vez de desenhar em um lugar e olhar para outro, como um mesa digitalizadora, mas é totalmente possível quando você se acostuma.

Por que uso um tela digitalizadora ou uma mesa digitalizadora?

Para todos os meus trabalhos de retoque, gosto de ter algum tipo de tablet ou mesa digitalizadora por perto para fazer a edição que preciso e pretendo fazer. E há um grande motivo para eu usar este tipo de ferramenta, o motivo é o controle.

Ter o controle sobre quase todos os aspectos dos meus pincéis com uma mesa digitalizadora me ajuda a controlar a opacidade, o fluxo e o tamanho dos meus pincéis dentro do Photoshop, é algo que preciso ter controle o tempo todo. Dessa forma, posso lidar com as funções de pincel com precisão apenas pressionando mais ou menos a caneta contra a tela ou superfície e os resultados são muito mais naturais do que quando estou usando apenas um mouse. Você pode ver como isto funciona no vídeo abaixo (sem som).

Com certeza você pode usar apenas um mouse para editar suas fotos, mas você terá que controlar constantemente o fluxo, a opacidade e o tamanho dos seus pincéis usando os controles disponíveis em seu programa que irão fazer você perder bastante tempo.

Hoje vamos dissecar uma tela digitalizadora, o XP-PEN Innovator 16, e ver como esse tipo de produto pode ser aplicado à sua fotografia, e fazer você desistir de usar um mouse ou trackpad de seu laptop para editar suas imagens.

Análise do XP-PEN Innovator 16

O Innovator 16 é a mais nova versão de telas digitalizadoras da XP-PEN e foi projetado para funcionar para todos nós criativos. Você pode usá-lo para desenhar, retocar suas fotos, para manipulação de fotos e a lista não para por aí. Todo vez você precisar de uma maneira diferente de interagir com o seu computador esta é uma ferramenta que vai ajudá-lo.

O que tem na caixa

A primeira coisa que você notará é como este tablet é fino. Isso é bom porque difere de outros telas digitalizadoras que geralmente são volumosas e pesadas ​. Se você está sempre na estrada e precisa de algo leve, você pode usar o Innovator 16 na estrada sem nenhum problema, porque sendo tão fino e leve, é fácil levá-lo junto com seu laptop.

Na caixa você encontrará tudo o que precisa. O tablet, os cabos, a fonte de alimentação com um adaptador para a maioria das tomadas, uma caneta, uma luva, um pano de limpeza e o suporte para usar o produto em ângulo mais confortável. Caixa super simples mas muito bem pensada.

Qualidade da construção 

Alguns produtos nos surpreendem negativamente, enquanto outros superam nossas expectativas, e o último é o caso do XP-PEN Innovator 16. A tela é leve e com um design simples. É resistente e vai aguentar o peso do seu braço ou mãos sem problemas. A tela não cede muito facilmente, então você pode pressionar sem medo. Os botões e discos de controle são bem feitos e funcionam sem problemas, a única coisa que eu gostaria que tivessem eram botões iluminados para usá-lo mais confortavelmente em ambientes escuros, a não ser por isso, nenhum ponto negativo neste quesito.

A caneta tem um bom formato e tamanho, com uma ponta bem firme e botões fáceis de usar e bem posicionados. Gostaria que a caneta fosse um pouco mais pesada, mas nada que você não consiga se acostumar.

Falando sobre a tela, ela tem uma boa proporção, apesar das bordas serem bem grandes, o que pode ser um problema para algumas pessoas, para mim as bordas passam despercebidas se a unidade for leve e confiável. A qualidade da imagem é ótima, contraste e cobertura de cores são muito bons, os pretos são pretos, os brancos são brancos e o cinza neutro é muito bem equilibrado. A tela tem uma taxa de atualização e nitidez decentes, e você pode esperar uma boa reprodução de cores da tela do Innovator 16. Eu percebi que ele tem o ajuste de cor um pouco mais fria do que o meu monitor, mas nada que não possa ser resolvido usando os ajustes no driver. Se eu tiver que dar uma nota para a qualidade de construção, diria que é 9 em 10, bastante satisfeito.

Quanto ao suporte para utilização em ângulo, funciona bem, minha única reclamação é a altura, seria ótimo usar a mesa em um ângulo mais inclinado, mas nada que não consiga resolver colocando um livro ou qualquer outra coisa embaixo das pernas traseiras do suporte.

XP-PEN Innovator 16 em ação

Instalação e driver

A instalação é bem simples. Assim como qualquer outro periférico de computador, você só precisa conectar alguns cabos e instalar um driver. O Innovator 16 vem com uma fonte de alimentação e mais 2 cabos de conexão, um USB e um HDMI. Basta conectar e instalar o driver e pronto.

Sempre elogio os acessórios de computador que são fáceis de instalar e usar, e a XP-PEN passou neste teste sem nenhum problema. A instalação do driver foi super simples, literalmente 2 cliques e pronto, sem conflitos, sem perguntas ou instalações paralelas.

Após a instalação, você terá um pequeno programa chamado Pentablet que será utilizado para configurar todas as opções do seu XP-PEN Innovator 16.

Configuração

Antes de começar a mexer com toda a configuração do software, aconselho que ajuste o brilho usando os controles abaixo do botão liga / desliga, processo muito importante para quem vai usar o XP-PEN Innovator 16 para edição de fotos. Na situação de iluminação do meu escritório o brilho definido para 50% funcionou perfeitamente.

Com 8 teclas de ação, o Innovator 16 pode fazer quase tudo dentro do seu programa de edição sem que você precise tocar no teclado para usar atalhos, este tipo configuração não será perfeita assim que você instalar o produto porque este processo varia de pessoa para pessoa. Felizmente, o Innovator 16 permite que você configure seus próprios atalhos nas teclas ação.

Não se deixe intimidar por todas as opções que este tablet tem, você encontrará o seu caminho eventualmente. Veja a imagem abaixo.

  1. Configuração de pressão da caneta, quão forte ou suave você deseja que a ação da caneta seja
  2. Exportar ou importar configurações do usuário para uso futuro
  3. Calibração da tela e caneta, para evitar efeito de paralaxe
  4. Menus e configurações dos botões de ação
  5. Configuração dos botões da caneta
  6. Para os usuários do Windows de usar ou não o suporte ao WIndows Ink (pode afetar a função de pressão da caneta)

Na parte superior da janela de drivers, você também verá uma lista de softwares que usará as configurações após sua conclusão. De fábrica, o driver vem com uma configuração que se adapta a algumas pessoas.

Esta é uma função  muito comum que muitos tablets gráficos e telas digitalizadoras têm e pode ajudar muitas pessoas a  economizar tempo. Alguns tablets têm mais teclas endereçáveis, outros têm apenas uma ou duas, de qualquer forma, é bom ter 8 no Innovator 16. E ter a capacidade de criar um conjunto de configurações com base no software de sua preferência é uma excelente adição ao seu fluxo de trabalho.

Nos menus de teclas de ação, você também pode criar combinações de atalhos do teclado e colocá-las em uma das teclas de ação, você pode até executar um programa específico apenas clicando em um botão em seu Innovator 16.

Além disso, se você usa mais de um aplicativo diariamente, você pode definir as teclas de ação de forma personalizada para cada aplicativo que você usa, super simples e útil, e sem a necessidade de o usuário alterar qualquer outra configuração, basta abrir os seus programas e o driver cuida do resto.

Nessas funções, você pode endereçar um comando Salvar e Desfazer ou Refazer, o que quiser. Isso é muito útil quando você está desenhando e editando fotos dentro do Photoshop. Junto com as teclas de ação, temos 2 rodas de controle que podem ser configuradas para agir como aumentar e diminuir o zoom, rolar para cima e para baixo ou alterar o tamanho do pincel do seu programa, bacana.

Na Caneta você tem mais 2 botões que também podem ser configurados conforme sua preferência, e a pressão da caneta pode ser endereçada no driver do tablet, de forma que basicamente tudo que você precisa pode ser feito sem ter que colocar a mãos no teclado.

Eu sugeriria uma mudança no aplicativo do driver, pois não fui capaz de criar certos atalhos para serem acionados com os botões da caneta apenas como por exemplo Alt + clique com o botão direito, que é o atalho usado no Photoshop ( Windows) para alterar os tamanhos dos pincéis. 

Depois de saber onde está tudo, você terá que pensar em como gostaria de usar seu software e fazer as configurações e atalhos que mais usa, desta forma você pode “esquecer” seu atalhos no teclado.

Usando o XP-PEN Innovator 16 no Photoshop

Para meu uso no Photoshop, configurei o Innovator 16 para usar o mínimo de atalhos do teclado, dessa forma posso prestar muito mais atenção ao meu trabalho. As rodas controlam o zoom in e out e os tamanhos do pincel. Minhas configurações nas teclas de ação no Innovator 16 são:

Dessa forma meu fluxo de trabalho fica resolvido, quase tudo que preciso para o retoque fotográfico está nas pontas dos dedos. Eu ainda tenho que usar alguns atalhos de teclado, como escolher pincéis, carimbos de clone e healing brush, mas minha mão esquerda já está acostumada a usar esses atalhos o tempo todo. Então estou feliz com essa configuração, por enquanto.

Ao fazer meus retoques, eu basicamente escolho a ferramenta e começo a trabalhar com ela no tablet. Achar e remover manchas e pêlos indesejáveis ​​é super simples de fazer usando um tablet, o melhor é ter a sensibilidade à pressão da caneta ajudando a fazer um trabalho melhor porque as ferramentas vão reagir na forma como eu pressiono a caneta na tela dando-me uma abordagem muito mais natural para o trabalho.

Ao fazer dodging e burning, também dou ao meu pincel a capacidade de variar em tamanho, juntando isso com opacidade e controle de fluxo, posso fazer um trabalho muito sutil. Isso só é possível devido à sensibilidade à pressão da caneta. Se estiver usando apenas o mouse para fazer isso, você terá que mover os ajuste do seu pincel o tempo todo para obter o mesmo efeito, e isso consome muito tempo, então o investimento em qualquer tablet com sensibilidade a pressão irá ajudá-lo com seu retoque de fotos.

Usar a XP-PEN Innovator 16 para editar algumas fotos foi pura alegria, sem problemas. O que eu realmente gostei no produto foi a imersão total que uma tela digitalizadora nos dá como fotógrafos para editar nossas imagens. A sensibilidade da caneta depois de ajustada ao meu gosto funcionou muito bem e além do esperado.

Na foto abaixo você pode ver um antes e um depois de uma edição que tomou uns 20 minutos que fiz para este artigo, apenas retoque de pele, ajuste de cores e apagar alguns cabelos rebeldes.

Antes

Depois

Confira o vídeo abaixo para ver todo o processo da edição (sem som)

Como você pode ver, esse nível de detalhe e sutileza é impossível de se obter usando um mouse, pelo menos em um período de 20 minutos. E se você faz manipulação de imagens, composições ou qualquer tipo de trabalho artístico dentro do Photoshop, eu sugiro que você compre tipo de mesa digitalizadora e torne sua vida mais fácil.

Uso no Lightroom

Como você pode criar perfis diferentes dependendo do software que está usando, também criei um perfil para minhas necessidades dentro do LIghtroom. No Lightroom temos mais de uma guia para trabalhar com nossas fotos, então você terá que definir em qual guia você passará mais tempo e fazer a configuração do seu tablet com base nela, já que os atalhos são diferentes para as guias do Lightroom.

No meu caso é o módulo de desenvolvimento. Minha configuração para as rodas de controle do Innovator 16 é a mesma do Photoshop, zoom e tamanho do pincel. Mas as semelhanças terminam aqui porque as teclas expressas são completamente diferentes.

Trabalhar com o Innovator 16 no Lightroom não é nenhum mistério, assim como o Photoshop funciona bem, e se você usar um programa projetado para funcionar como um DAM (Digital Assets Management ) ou algum outro software de edição de fotos RAW, você não verá problemas em mudar de um mouse para uma mesa digitalizadora assim que você se acostumar com a nova forma de interação com o software.

Outros usos

Sim, podemos usar o XP-PEN Innovator fora do domínio do Lightroom e do Photoshop. O principal uso que quero destacar é usá-lo como uma segunda tela dentro do Adobe Premiere como exemplo. Você pode organizar suas janelas para dividir o trabalho de mostrar algumas partes do programa no Innovator 16 e outras partes na tela principal. Você ainda terá a opção de usar a caneta para interagir com o Premiere e fazer suas edições.

E isso funciona para a maioria dos softwares que precisam de uma segunda tela, basta configurar seu sistema operacional para usar dois monitores e pronto.

Versatilidade

Esse tablet é ótimo nesse quesito, com muitas opções de customização e uma interface super amigável, posso dizer que é muito versátil. Usá-lo para editar fotos no Photoshop ou Lightroom é uma boa experiência e você se sentirá imerso em suas fotos.

Por ser um tablet com tela, você também pode usá-lo como uma segunda tela, o que lhe dá a capacidade de estender seu espaço de trabalho e dobrar o seu espaço da tela, o que ajuda muito em softwares com uma interface confusa.

A sensibilidade da caneta é uma grande vantagem para qualquer fotógrafo na hora de editar fotos e este tablet é ótimo nesse aspecto.

Qualquer tipo de mesa digitalizadora é uma ferramenta sem a qual muitos fotógrafos profissionais não conseguem viver. Ter a opção de controlar vários aspectos de seus pincéis apenas com um toque de caneta na tela é um presente para fazer retoques de fotos que qualquer um deveria experimentar.

Especificações

Algumas especificações deste produto me impressionaram. O quão fino e leve ele é estão no topo da minha lista. Mas a sensibilidade da caneta, não apenas pressão mas também inclinação da caneta, e a resolução da tela são os principais recursos que me seduziram neste tablet. Aqui está uma lista completa com todas as especificações:

Tamanho do item (polegadas)17,45 X 10,09 X 0,35  
Área de Trabalho (Polegadas)13,54 x 7,62
Sensibilidade da caneta8192 níveis
Teclas de ação8 + 2 * Roda giratória
Resolução de vídeo1920 x 1080 pixels
Gama de cores92% Adobe® RGB, 88% NTSC, 125% sRGB
Alimentação da canetaSem bateria
Taxa de relatório≥ 220 RPS
Suporte de inclinação✓ (60 graus)
Profundidade de cor16,7 M
Contraste1200: 1
Precisão± 0,01 ”(centro)
Altura de leitura10 mm
Suporte de interfaceUSB
Tempo de resposta16,4 ms
Ângulo de visão178 °
Proporção da tela16: 9
Brilho250cd / m2
Entrada de alimentaçãoAC 110-240V
Saída da fonte de alimentaçãoDC 5V / 2.3A
Consumo (máx.)8 W (máx.)
Modo de suspensão de energia1.8W
Modo de desligamento1W
CompatibilidadeWindows® 10/8/7, Mac OS X® 10.10 (e superior)

Preço

Quanto ao preço, este não é um brinquedo barato, mas você não tem que pensar nisso como uma despesa, tem que pensar nisso como um investimento no seu trabalho. Cada centavo que você investe na qualidade de seu trabalho vale a pena. O Innovator 16 custa $ 499,99 (USD), o que é muito menos do que outras marcas para um produto que nos oferece a mesma qualidade. Quando você coloca isso em perspectiva, ele vale muito a pena.

Se você estiver procurando por uma tela digitalizadora, experimente o Innovator 16 usando este link aqui e compre diretamente na loja XP-PEN. Para aqueles com mais dinheiro para gastar em um tablet com tela, você pode experimentar o Artist 24 Pro ou, se ainda não tiver certeza se um tablet com tela é para você, experimente o Artist Display 12 Pro .

Considerações finais sobre o XP-PEN Innovator 16

O Innovator 16 mudará a forma como você edita suas fotos com certeza, não posso recomendar o suficiente para ninguém qualquer tipo de tablet para fazer edição de fotos, não importa se é uma tela ou uma mesa digitalizadora. Se você deseja comprar mesa digitalizadora eu sugiro o Innovator 16, e garanto que ele vai te ajudar. Por tem um bom preço, um bom tamanho mesmo se você pretende viajar com ele e todas as qualidades de usar a sensibilidade da caneta ele é um boa escolha. Ainda vou manter minha pequena mesa digitalizadora em minha mochila, mas por enquanto, mas o Innovator 16 ficará em meu escritório, onde tenho espaço e preciso para edições mais detalhadas. Como disse há apenas um ou dois pontos que gostaria de sugerir mudanças no produto, mas no geral é um produto muito bom e um dinheiro bem investido. O Innovator 16 foi enviado a mim pela XP-PEN para esta análise e tudo o que está é minha experiência com produto.

Se você quiser mais informações sobre o tablet XP-PEN e tablets de exibição, verifique estes links:

NA: https://bit.ly/3azghWz
UK: https://bit.ly/2E6ioFj
AU https://bit.ly/2E9ahaJ
EU: https://bit.ly/2PYIDzS
SEA: https://bit.ly/30Z0Wvi

E quanto a vocês. Vocês usam algum tipo tablet para as edições de fotos? Deixem aqui nos comentários.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.