MSI Prestige 14 – A little powerhouse?

MSI Prestige 14. ¿Una mini planta de creación?

Última atualização:

Fala galera, hoje vamos falar sobre um pequeno laptop, o poderoso MSI Prestige 14. Se você está procurando uma boa opção de laptop para levar com você na estrada, este pode ser o seu futuro laptop. Mas antes vamos ver como ele se saiu em tarefas de fotografia e como lida com o Photoshop e o Lightroom e outros tipos de trabalho criativo. Bora descobrir.

Com um design minimalista, este portátil certamente irá interessar a quem quer algo leve e fácil de carregar, embora não sejamos tão livres para viajar hoje em dia, este laptop irá comprovar toda esta portabilidade com um perfil pequeno e muito fácil de carregar.

MSI Prestige 14. Uma mini usina de criação?

Queremos sempre ter algo que faça o trabalho sem problemas e sem nos dar dores de cabeça, e isso também vale para os laptops, não importa qual seja o seu segmento de trabalho. Mas, por sermos fotógrafos, estamos sempre em busca da plataforma certa para editar nossas fotos. Hoje em dia não faltam opções para isso no mercado, a maioria das marcas possui um ou dois notebooks a mais do que capacidade para este tipo de trabalho.

Não consigo enfatizar o suficiente o valor de uma máquina boa e confiável para fazer minha edição, trabalhar e atender meus clientes, e ter um bom laptop é mais profundo do que simplesmente comprar qualquer laptop na prateleira e chamá-lo de estação de trabalho. 

Coisas como desempenho, duração da bateria e qualidade da tela estão no topo da minha lista quando tenho que comprar um novo laptop. O design também é algo que me vem à mente quando preciso comprar um novo laptop, e isso também pode impactar o seu trabalho, pelo menos de forma sinestésica.

O MSI Prestige 14 preenche a maioria das caixas e, para minhas necessidades diárias de uso criativo ou como uma segunda máquina realmente capaz de trabalhar sem problemas, e isso é realmente bom. As coisas que me chamaram a atenção neste laptop são o tamanho e o design, inicialmente. Sob o capô, as especificações parecem promissoras e era necessário um teste real para chamá-lo de pequena usina criativa.

No meu teste, usei o laptop por mais de uma semana como meu laptop principal, e uma coisa é certa o tamanho é algo que faz com que seja muito bom ter este laptop comigo na estrada, super portátil e fácil de usar. Editar fotos na estrada foi tranquilo e o laptop não sofreu na maior parte do tempo.

Ao falar sobre cargas de trabalho muito pesadas, senti que ele poderia ter um pouco mais de desempenho disponível. Mas isso talvez seja devido à falta de ventoinhas, ele usa apenas uma para o GPU e o CPU, o que é completamente compreensível para um laptop deste tamanho.

Qualidade de construção 

A qualidade de construção do MSI Prestige 14 é realmente boa, com um chassi de alumínio você pode sentir que é um produto durável. A tela resiste bem, mas não é para exagerar.

O teclado também tem um pouco mais de movimentacao do que eu gosto de ver em um laptop se você empurrá-lo com um pouco mais de força, mas nada que destrua o computador. As teclas tem um ótimo tamanho, a única coisa que fica de fora da imagem aqui é o teclado numérico, mas também nada com que se preocupar para a maioria de usuários de laptops atuais. Se você tem boa técnica de digitação , sentirá que o deslocamento das teclas é um pouco mais longo, mas o layout e o tamanho de teclas em relação ao tamanho geral do laptop ajudam bastante na hora de digitar rápido. O ruído das teclas é aparente, mas nada que me incomode também. O teclado é iluminado com LEDs, o que é um presente para quem trabalha em ambientes escuros, como fotógrafos.

Mano (jeito que chamo pessoas mais íntimas, homens ou mulheres), essa é cereja do bolo, se você precisa de um painel de boa qualidade, esta é definitivamente uma boa opção. É um tela 4k com cores lindas, excelente brilho, bons ângulos de visão. Para revisar fotos ou vídeos, você está bem servido com um tela como esta. O monitor veio calibrado de fábrica e não consegui encontrar nenhuma inconsistência de cor. 

Se você precisa de um laptop em que a bateria dure dias, temo que o Prestige 14 não seja a opção para você. Mas com 5 horas de duração máxima de bateria, acho que esta pode ser uma boa opção para a maioria das pessoas que procuram um poderoso laptop com uma tela excelente para um dia de trabalho. 

Na parte de conectividade o  laptop é bastante convencional, com 2 USB C Thunderbolt, que podem ser usados ​​para carregar o laptop, e um leitor de cartão de memória do lado esquerdo e 2 USB tipo A do lado direito temos uma boa quantidade de portas para conectar a maioria dos nossos acessórios.

O que é triste é que as USBs tipo A  são apenas USB 2.0 do lado esquerdo e o leitor de cartão é Micro SD. Seria um ótimo complemento para este laptop se tivéssemos um leitor de cartões SD (tamanho normal) e USB A 3.0, mas novamente nada que o impeça de manter este laptop no seu radar. 

Testei todas as conecção e eles funcionam bem dentro do esperado. Destaque aqui fica para as conexão Thunderbolt.

MSI Prestige 14 em ação

É hora de colocar este laptop na roda, e isso foi feito na moeda da fotografia, trabalhando com arquivos Raw no Lightroom, Photoshop, e fazendo algumas edições de vídeo no Adobe Premiere. Todos os testes foram comparados ao meu laptop principal rodando com um Core I7 9750H + GTX 1650 e 16 gb de RAM, especificações de sistema muito semelhantes.

Tarefas normais no Lightroom podem ser feitas sem nenhum problema usando o MSI Prestige 14. Durante meus testes, executei os mesmos procedimentos no meu laptop principal e no MSI Prestige 14, e posso dizer que funcionou muito bem. A importação de cerca de 100 arquivos RAW (47 MP) para o SSD, a conversão para DNG e a construção de visualizações 1: 1 no Lightroom foram concluídas em um bom tempo, cerca de 5 minutos, o que é bom. E mesmo antes de terminar todo este processo de importação e criação de miniaturas já estava catalogando as fotos e colocando palavras chave sem sofrer com muitos engasgos.

Editar com esta máquina é muito bom e dá ao usuário uma boa experiência. O computador parece rápido e ágil, e você não precisa ficar esperando por o laptop ficar pensando no que ele tem que fazer. Você terá uma experiência melhor se organizar o sistema e deixar no laptop apenas os aplicativos, arquivos e configurações necessários para seu trabalho evitando instalações desnecessárias, mas essa é uma dica para qualquer sistema de qualquer maneira.

Multitarefa no Lightroom e no Photoshop, o Prestige 14 também mostrou o quão capaz este laptop é. Não tive problemas ao usar os dois softwares ao mesmo tempo, mesmo indo e voltando entre os dois aplicativos foi uma boa experiência em geral. E novamente nada de ficar esperando o computador pensar. 

Gostaria de salientar que você pode sentir um pouco de ruído e calor ao usar o Prestige 14, é um laptop pequeno e não tem muita potência de refrigeração. E durante meus testes com Photoshop e Lightroom ao mesmo tempo, esta foi a única desvantagem que experimentei, mas novamente nada que um laptop moderno não sofra durante certas cargas de trabalho.

A melhor parte da experiência foi a tela, que sozinha pode ser o ponto decisivo para escolher este portátil. O monitor 4k é lindo e você vai sentir suas imagens saindo da sua tela. As cores são precisas e o brilho da tela faz uma grande diferença na edição de foto quando usando o Prestige 14 da MSI.

Para lidar com tarefas mais complexas, como editar vídeos 4k, o laptop funcionou bem, mas não sem alguns problemas. Para edição de vídeos em 4k usando o Premiere, navegar pelos clips, fazer recortes e organizar suas sequências foi trabalho fácil. Mas, usando 2 camadas de ajuste pesadas, uma para gradação de cor e outra para nitidez, passei por algumas dificuldades, e a única maneira de ver a filmagem era renderizá-la primeiro, e depois revisar os clipes. Novamente, isso não é um problema com este laptop, mas é um problema para a maioria dos laptops com 16gb de memória. 

Portanto, se você está impaciente e quer passear por um vídeo 4k sem problemas, sua melhor aposta será com um desktop robusto, ou aprender a trabalhar com Proxies no Premiere. Trabalhando com Proxies no Premiere o laptop não teve nenhum problema mesmo usando camadas de ajuste mais pesados.

Exportando vídeos de 4k o laptop funcionou bem, como esperado, exportando 45 segundos de vídeo em 4k com uma camada de nitidez e uma camada de gradação de cor abaixo de 3:30 min, razoável para qualquer laptop moderno.

Para criadores de conteúdo que precisam trabalhar com cargas mais pesadas o tempo todo, eu sugeriria o irmão mais velho do MSI Prestige 14, o MSI Prestige 15, apenas por causa do melhor sistema de refrigeração. Mas se você precisa de um laptop capaz com um corpo pequeno e está inclinado a comprar da MSI, eu escolheria o Prestige 14, que é bastante capaz se você estiver disposto a esquecer o ruído da ventoinha enquanto trabalha em cargas mais pesadas.

Para outras situações, como para encontrar clientes, garanto que este portátil vai impressionar quem conhece os padrões da indústria hoje em dia. Um laptop pequeno e poderoso não é novidade, mas ainda não é tão fácil de encontrar e o MSI Prestige 14 passa neste teste sem problema.

No lado do software, a MSI fez um bom trabalho ao criar aplicativos para nos ajudar a otimizar o laptop para o propósito a que se destina. Temos 2 peças valiosas de software para ajudar nos ajustes de cor da tela e definição de prioridades de processamento por uso de software.

O primeiro é que o aplicativo True Color ajuda a calibrar a cor para qualquer situação que você encontrar ao usar o MSI Prestige 14.

 

Mesmo que o monitor tenha vindo com uma boa configuração de calibração de fábrica, eu o senti que quando usando o preset Adobe RGB as cores pendiam um pouco mais para o lado quente, então ajustei um pouco o lado mais frio e as cores resultantes ficaram lindas depois isso, colocando este display na minha lista de desejos para um monitor de laptop.

Se você estiver usando este laptop para várias funções, é bom ter uma predefinição na qual você possa confiar e na qual mude rapidamente seu esquema de calibração de cores para fornecer o melhor cenário a cada vez. Como você pode ver na imagem acima, você pode alterar não apenas o preset, mas também ajustar alguns parâmetros dentro do preset.

Outro bom software é o Creator Center, que permite determinar quantos núcleos do processador serão usados ​​para determinado software, permitindo personalizar as especificações do MSI prestige 14 para lidar com tarefas mais exigentes, quando necessário e trabalhar com mais alívio quando for conveniente.

Isso é ótimo porque às vezes você não precisa usar todo o poder de processamento em um software enquanto executa multitarefa em outro programa. Dessa forma, você pode ajustar para cima ou para baixo de acordo com sua preferência ou necessidade. É legal ver esse tipo de controle em alguns produtos e é um ponto para ficar de olho na série de produtos  MSI Creator.

Especificações

Quase todas as especificações deste portátil estão bem atualizadas, o CPU e a GPU são tecnologias mais atuais. Eu adoraria ver este laptop com pequenas mudanças, como memória atualizável e uma atualização no I / O. Quanto ao sistema de refrigeração, por ser uma unidade pequena tem suas desvantagens, aí o negócio é sentar e esperar para ver o que tecnologias futuras vão trazer. Para os nerds aí vai a lista completa de especificações MSI Prestige 14.

Prestige 14 A10SC-248CA

CPUProcessador Intel ® Core ™ i7 U de 10ª geração
SOWindows 10 Home ou Windows 10 Pro
Exibição14 “UHD (3840 * 2160), 4K Thin Bezel, Adobe 100%
MemóriaLPDDR3-2133 a bordo, até 16 GB
GPUNVIDIA GeForce® GTX 1650 com design Max-Q
Armazenamento1 x NVMe M.2 SSD por PCIe Gen3
EntradaTeclado retroiluminado único (branco), leitor de impressão digital
Porta I / O2 x USB3.2 Gen 2 Type-C / DP / ThunderboltTM3 (com carregamento PD), 2 x USB 2.0 Tipo A, 1 x leitor de cartão Micro SD, Mic-in / Headphone-fora Combo Jack
Bateria / adaptador3-Cell, 52whr / 90w (10SC), 65W (A10M)
Áudio2x alto-falante 2W
WebcamTipo IR HD (30 fps @ 720p)
Conectividade802.11 ac Wi-Fi + Bluetooth v5
TouchPadSilky Glass Multi Touch com scanner de impressão digital
Dimensões318mm x 215 x 16mm / 12,55 “x 8,46” x 0,63 “
Peso1,29 kg / 2,8 lb

Para quem é o MSI Prestige 14?

Este laptop é para quem se preocupa por design e portabilidade sem comprometer tanto na capacidade de processamento, mas se você for um criador de qualquer tipo, o MSI Prestige 14 tornará sua vida mais fácil, você poderá carregá-lo para qualquer lugar e não sentirá sua presença fatigando suas costas ou braços. Mas se você é um estudante de artes / fotografia sua vida será muito mais fácil tendo um laptop que está à altura da maioria das novas tecnologias e com uma bela tela 4k para revisar seu trabalho.

Para a maioria dos fotógrafos profissionais, ele fará o trabalho sem nenhum problema, para edição de fotos você não ficará desapontado porque verá sua imagem com um par de olhos novos em qualquer lugar com esta tela. Eu gostaria que meu laptop principal tivesse uma tela como esta. Eu recomendaria que você tenha um monitor externo para conectar a este laptop porque às vezes rever as imagens em uma tela pequena pode ser um pouco cansativo se você tiver um monitor 4k externo terá o melhor dos dois mundos.

Quanto ao preço o MSI Prestige 14 não é o mais barato, mas está longe de ser o mais caro, na época em que esta análise foi escrita o preço era de CDN $ 1.899,00, que é um preço razoável, e nesta faixa de preço você encontrará alguns concorrente , mas a maioria deles com especificações mais baixas no lado da GPU e aquele com uma GPU semelhante estão acima dessa faixa de preço. Se você não gosta de cores vibrantes, o Prestige 14 vem em 3 cores, grafite , branco e rosa.

Batida de martelo

O MSI Prestige 14 é um bom laptop e se você está no mercado em busca de uma opção boa e pequena acho que o Prestige 14 pode ser uma boa opção. É pequeno, mas ainda assim poderoso o suficiente para você lidar com todos os tipos de projetos de fotografia. Se você precisa de algo com uma tela maior, tenho certeza que o Prestige 15 pode fazer o mesmo pelo seu trabalho. Mas se o seu caso é para ter algo que seja fácil de transportar e tem uma ótima tela com boa potência sob o capô, o Prestige 14 é uma boa alternativa para ficar de olho.

O preço x especificações são justos e o design é direto e voltado para profissionais. É bom ver uma máquina capaz de fazer trabalhos pesados que não se parece com um “laptop gamer”, nada contra os jogadores, mas a estética dos laptops gamers não se encaixa em certos ambientes, e o design limpo e elegante do MSI Prestige 14 certamente se encaixa uma reunião profissional ou apresentação sem dúvida.

Este laptop foi enviado a mim pela MSI como um empréstimo para fazer esta análise e tudo o que está escrito neste artigo faz referência à minha experiência com o produto.

E vocês, que laptop está usando para editar suas imagens, deixe as especificações do seu centro de comando aqui nos comentários.

Photographer

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.