Godox WMicS1 Pro
in

Godox WMicS1 Pro

Um dos componentes mais importantes de uma boa produção de vídeo é o som. A maioria das pessoas supervisionará quaisquer problemas com iluminação, trepidações da câmera, foco e assim por diante, mas ninguém aceitará áudio ruim e, na maioria das vezes, capturar áudio bom em algumas situações pode ser um verdadeiro desafio.

Esses desafios estão em muitas formas, mas uma coisa que a maioria dos gravadores de áudio estão preocupados é qualidade versus preço. E eu, sendo alguém que está envolvido com a indústria de áudio a maior parte da minha vida, primeiro como músico, depois como engenheiro de áudio e agora como membro da equipe de filmagem, posso dizer que um bom equipamento é e sempre será caro .

Mas, para algumas pessoas, a solução está no equilíbrio de quanto você está pagando pela qualidade que está obtendo do equipamento. E isso é verdade em todos os cenários com os quais trabalhei.

Uma empresa que vem usando essa mentalidade há anos é a Godox, eles estão empenhados em trazer a melhor qualidade possível para aqueles que não têm rios de dinheiro correndo no quintal.

É o caso de seus sistemas de iluminação, e agora de sua linha de produtos como um todo, onde podemos ver a evolução e o esforço que estão fazendo para nos trazer opções mais acessíveis. E uma das novas opções que eles têm no coldre agora é um sistema de microfone sem fio UHF, o WMic S1 Pro, que é a evolução do WMic S1 anterior.

Hoje falaremos um pouco sobre esse sistema e colocarei aqui meus pensamentos e comentários sobre a unidade, e vocês poderão decidir se é aqui que querem colocar seu dinheiro ou se vão procurar em outro lugar.

Godox WMicS1 Pro

Os sistemas de microfones UHF não são as novidades mais quentes do mercado, mas com certeza são super úteis em determinados cenários e as novas Godox WMic S1 Pro está aqui para preencher uma lacuna que permitirá que muitas produções de vídeo expandam suas possibilidades em termos de captura de áudio.

Ter a capacidade de transmitir áudio sem fio pode melhorar sua produção de vídeo de várias maneiras, com a liberdade de não usar cabos vem muitas outras possibilidades de composição e também mais variedade de movimentos que você pode fazer com seu talento em relação à câmera.

O WMic S1 pro vem em diferentes kits que lhe dão a alternativa de escolher o kit certo para suas necessidades, mas para ser totalmente honesto acho que o Kit 2 é o mais versátil. Com a capacidade de transmitir 2 sinais ao mesmo tempo para serem gravados em faixas diferentes, uma no canal esquerdo e outra no canal direito, você pode realizar entrevistas para 2 pessoas sem problemas.

Fora da caixa, este kit vem com muitos extras que tornarão sua vida muito mais fácil ao configurar as coisas para o tempo de viagem. Tudo vem organizado dentro de uma bolsa de transporte de boa qualidade que protegerá todos os pedaços e peças mais frágeis.

O sistema em si é muito simples e intuitivo de usar, e se você está acostumado a conectar seu smartphone a uma rede Wi-Fi, não terá problemas para configurar o WMic S1 para funcionar. Para ser honesto, a unidade é basicamente plug-and-play, você só precisa colocar os cabos apertados nos lugares certos e ligá-lo, e tudo, o transmissor e os receptores, se conectam sozinhos e estão prontos para uso.

Não ter que mexer nos menus e configurações é um presente para o meu dia-a-dia. Afinal, o tempo que você gastou configurando o equipamento é o tempo gasto na hora da filmagem e, hoje em dia, alguns projetos exigem tempos de configuração rápidos de iluminação para manter os requisitos dos clientes sob controle.

Vejamos o que este sistema pode nos oferecer, e se vale a pena o seu dinheiro!

Construção e Qualidade

Não é novidade que Godox está melhorando seu jogo em relação à qualidade, e o WMic S1 Pro é a prova viva disso. Construído com uma caixa de metal e com uma tela LCD boa e legível, este sistema de microfone sem fio UHF está no mesmo nível das marcas mais reconhecidas e caras do mercado.

Tudo nesse sistema fala de durabilidade, da qualidade do case, das antenas, e até do cabeamento que vem na caixa com o aparelho. Esta é uma das primeiras vezes que recebi um produto de tecnologia que veio com mais do que você precisa para fazer seu trabalho sem a necessidade de comprar alternativas de adaptador ou cabo.

Godox WMicS1 Pro

A qualidade dos cabos e microfones de lapela também me impressionou, não me entenda mal, eles não são os melhores dos melhores do pacote, mas também não são os mais baratos e ruins que existem. Pelo preço, você está pagando pelo kit inteiro. Você receberá um produto de boa qualidade com muito a oferecer em termos de versatilidade.

Eu adoraria ver algumas escolhas diferentes em alguns aspectos do sistema como um todo, acho que poderíamos usar um microfone de lapela de melhor qualidade, não que o que vem com o kit seja ruim porque não é, mas o sistema como um todo seria muito mais alto se Godox decidiu usar o pacote junto com um microfone lapela melhor.

Além disso, um clipe de lapela menor seria muito bem recebido com este kit, tenho certeza de que o gravador de som se apropriaria disso, eu certamente o faria.

Mas, na maioria das vezes, posso dizer que a qualidade está lá, o WMic S1 Pro é uma unidade que você pode levar para o campo sem medo de quebrar por ser plástico ou frágil demais para trabalhar, não muito longe disso . É uma peça sólida de engrenagem!

ca9vdQBinmtOR5EbMvR8xmLo4JZFq7BSZoZX5rlbkPTNjYwNZMWsBQCExrH3lMPJLvR2nZqRBjlUNvykDFjXftvPjSVbnVxvV6mQBRcpox jUBBcQb3fqRwXcB0vKW9wi5di0GfkHZfdVweS0nMKlWE4EjNR7pf13q9riQtDBAP lgJo9MlLPU YAsrXrOZ ycdSQ
  1. Lapela mic 01
  2. Lapela microfone 02
  3. Transmissor 01
  4. Transmissor 01
  5. Receptor
  6. Cabo balanceado de 3,5 mm TRS para XLR
  7. Cabo de áudio de 3,5 TRS para 3,5 TRS (para usar com câmeras e alguns gravadores.
  8. 3,5 mm TRS a 3,5 mm TRRS (para usar com smartphones)

Variar

Qualquer tipo de alcance de transmissão sem fio é uma coisa super importante, às vezes você vai se ver tentando se comunicar com uma pessoa a 50 ou 62 metros de você e essa situação pode ficar barulhenta!

Para um microfone sem fio, a ideia de transmitir o sinal pelo ar é algo que ampliará suas possibilidades de filmagem.

o Godox O WMic S1 Pro promete um alcance coberto com cerca de 100 metros, o que é muito útil em muitos cenários.

Com certeza esse tipo de cobertura só é possível quando temos uma linha de visão entre o transmissor e o receptor e durante meus testes, consegui descobrir que quando você tem uma linha de visão clara o sinal é forte e limpo. Portanto, não há problemas neste departamento.

Os problemas começam a ocorrer quando há corpos entre o transmissor e o receptor, estes bloquearão o sinal e cortarão a transmissão, o que é um problema comum em muitos sistemas sem fio, não apenas em microfones UHF. A mesma situação acontece quando você tem um grande número de paredes entre os dois dispositivos.

Com certeza, você pode usar a configuração de ganho alto no WMic S1 Pro para ajudar com a perda de sinal à distância, mas isso custará mais consumo de energia, o que não é grande coisa.

Um conselho, ao gravar coisas importantes com qualquer sistema sem fio, preste atenção à força do seu sinal, algumas tomadas não podem ser refeitas!

Som

A qualidade de som do WMic S1 está no mesmo nível da maioria dos sistemas sem fio UHF econômicos e de preço médio. Dos meus testes em uma sala bastante ao vivo, uma sala com uma grande quantidade de reverberação, o microfone lapela e o sistema sem fio se comportaram bem como esperado.

Amostra de áudio gravada com o WMic 1 Pro, sem edições.

Com o microfone lapela posicionado bem no meio do peito do falante, podemos ouvir boa clareza e bom volume. Na minha opinião, poderia usar um pouco de reforço de graves apenas para dar mais força à voz e ficar longe de algumas frequências médias irritantes.

No geral, este sistema funcionará perfeitamente para situações de entrevista, em ambientes internos e externos, estar ao ar livre é uma situação em que perderemos o reverb, mas introduziremos ruídos indesejados, portanto, lembre-se de que mesmo o sistema mais caro estará sujeito a isso.

Uma grande coisa relacionada à qualidade do som é a capacidade de monitorar o som durante a gravação e, infelizmente, o WMic S1 Pro está faltando neste departamento, não temos nenhuma opção para controlar o volume de monitoramento no receiver, o volume que as saídas da unidade achei muito fracas, talvez seja algo que uma atualização de firmware possa consertar, mas não tenho certeza.

Isso pode ser um problema para mim, na maioria das vezes estou no campo trabalhando em entrevistas cercadas por diferentes ruídos e sons, então a capacidade de ouvir meus talentos nos microfones corretamente é algo que não posso deixar de lado.

A única maneira de contornar esse problema foi usando a saída do meu gravador para monitoramento, o que é bom, mas tendo que aumentar o volume muito mais alto do que estou acostumado quando uso meu outro sistema sem fio UHF.

Usos

Podemos usar microfones em muitas ocasiões, mas normalmente microfones sem fio são usados para situações em que você está longe o suficiente do talento que é impossível passar um cabo para o microfone. Ou o ruído ambiente é tão alto que usar um microfone shotgun não ajuda, e você precisa usar um microfone lapela.

Eu vejo o uso do WMic S1 Pro principalmente em cenários de entrevista, é aí que o microfone lapela e o sistema sem fio brilham. E levando em consideração o custo desse sistema, eu diria que se você é um aspirante a documentarista ou se trabalha com produções de vídeos corporativos, esse sistema é um bom complemento para suas ferramentas.

Pessoalmente, uso-o principalmente em conjuntos de entrevistas onde posso controlar a maior parte do ruído, devido a algumas limitações de monitoramento desta unidade. Mas é totalmente possível usá-lo para gravar áudio em algumas entrevistas a pé, vlogs e apresentações educacionais, por exemplo.

Poagi1Am DWwlYkEh55ABvgj tB mSI4bo w4RSxlSgmw6CKMrYBrkYQp1VcDFFzth399PjTUO NGcH2ZZRSGaHGs5JJbwMK1IH l few9NmlbGY kzXVA7IAmXDmWcINYiyQ7yNqDzgKeiprvE4 NidjhIFInVFyie0Zs0sOac1zHnzTLy5I3QPXNgQRzvUZDiC1g

O preço está certo

Eu diria que o WMic S1 Pro vive exatamente onde merece em relação ao preço, o preço é alto o suficiente para justificar sua qualidade e é baixo o suficiente para colocá-lo como uma boa alternativa acessível a outras marcas.

Se você comparar o preço de um Sennheiser EW 112P G4, em torno de CAD 750, e ele vem com apenas um transmissor e lac mic, com o preço do WMic S1 (kit2) que vem com 2 transmissores e 2 lapelas mics, você ficará pagando quase metade do preço pelo dobro das mercadorias.

Claro, não estamos falando de qualidade de áudio nesta comparação, mas estamos falando sobre o que seu dinheiro pode realizar se você estiver com um orçamento apertado.

E você, qual é a sua maneira preferida de executar áudio para sua câmera? Lapela ou Shotgun?

Written by Rix Mascarenhas

Rix Mascarenhas, fotógrafo, videografo e piloto de drones. Amante da arte, sempre envolvido com artesanato, design, pintura etc... Como fotógrafo, gosto de tirar fotos e criar histórias que tenham significado e ajudem as pessoas a prosperar. Meu trabalho é guiado pelas histórias por trás de cada cena e que realmente representam o momento.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Loading…

Godox R200 – Flash circular

Godox R200 – Flash circular

Godox MoveLink M2 – Microfone sem fio

Godox MoveLink M2 – Microfone sem fio