Godox R200 – Flash circular
in

Godox R200 – Flash circular

Flashes circulares são um clássico da fotografia ou pelo menos um clássico quando pensamos em fotografia por volta dos anos 90, mas podemos fazer muito mais com um flash circular do que você pode imaginar, e o novo Godox R200 será um ótimo complemento para qualquer fotógrafo que procura algo diferente para sua fotografia com flash.

Flashes em geral não são fáceis de dominar, é por isso que muitas pessoas têm medo de usar luz adicional em suas fotografias, os resultados podem não ser os esperados devido a detalhes na utilização da iluminação adicional.

Se você não sabe como controlar suas luzes, você terá problemas, se não conhece as diferentes qualidades de luz, terá problemas, se não sabe como misturar sua luz ambiente com o flash, terá problemas.

Mas quando você conhece estas coisas ou pelo menos respeita a maioria delas, sua fotografia pode se beneficiar muito com uma luz adicional boa além da luz ambiente.

O grande problema que vejo em quem está começando a trabalhar com flashes é o controle das áreas sombras, que nem sempre estão no ponto. Isso pode fazer suas fotos ficarem lindas ou medíocres, por isso é importante saber usar flashes de forma correta.

Ou, na maioria das vezes, as pessoas usam o flash da câmera para “alcançar” o visual da fotografia com flash, que quando não usado corretamente pode nos dar uma luz muito desfavorável no rosto do talento.

Por essas razões, eu sempre aconselho as pessoas a usar uma configuração de flash fora da câmera para introduzir luz em suas fotografias. 

Mas e se você trouxer seu flash no eixo com sua lente? Essa configuração pode ajudar sua fotografia de alguma forma. 

Essa é a pergunta que tentarei responder hoje com a ajuda do recém-introduzido no mercado o R200, o mais novo flash circular para o Godox AD 200.

Flash Circular Godox R200

smcx9ujpx0jMeSiaW tLUxSPzd370H76C0L63d2qGjgVjQr9qKiU4Qm5FcggoZLsk5WujwChT


Primeiro um aviso. Godox me enviou esta unidade para teste e para escrever este comentário. E como sempre, todas as opiniões aqui são minhas e Godox não interferiu na produção deste artigo em momento algum. 

O Godox AD200 e o AD200 PRO são os flashes mais vendidos pela Godox, então já dá para imaginar a qualidade deles.  Mas o mais legal desses flashes é a capacidade de substituir o tipo de “lâmpada” que você usará.

E o Godox R200 é a mais nova adição ao arsenal de acessórios do AD200. Desta vez temos à disposição um flash circular, que pode ser montado em eixo com a maioria das lentes no mercado, para produzir uma luz com muito personalidade.

Normalmente um flash circular não é uma ferramenta para o dia a dia, mas com a situação correta podemos produzir fotos com um visual bem diferente. 

Construção

Recebi uma unidade de pré-produção, e veio com pouquíssimas peculiaridades por ser uma unidade de pré-produção, eu diria que tirando da embalagem oficial recebi tudo o que era para receber.

A construção do R200 corresponde com os padrões Godox, e isso é bom porque você receberá algo semelhante em qualidade ao AD200, e se você tem algum equipamento da Godox, acredito que saiba que ele tem um ótimo custo benefício.

O suporte que ajuda a adaptar o flash na câmera é bem construído e pode ser desmontado com bastante facilidade para caber na maioria das mochilas. 

Uma das coisas que gostaria de ver melhor construída neste suporte é uma forma melhor de conectar o suporte no tripé. Por algumas vezes tive problemas com isto, pois os parafusos de ajuste da posição do flash esbarra nos parafusos de alguns tripés, impedindo a montagem no tripé.  

Já falando do flash em si, não tenho nenhum ponto a salientar, pois a qualidade de construção é ótima e o flash não apresentou nenhum problema durante meu teste. 

Qualidade da Luz 


Quando falamos de flashes ou qualquer outra fonte de luz, precisamos considerar a qualidade da luz. E fico feliz em dizer que o R200 produz uma luz ótima em termos de saída e precisão de cores.

A saída é cerca de 2 a 2/5 stops mais escura que a cabeça de Fresnel do AD200, sendo completamente compreensível quando você considera que o R200 irá espalhar mais a luz, quanto a cabeça fresnel irá produzir uma luz mais concentrada. 

Falando sobre a precisão das cores, o R200 se comporta muito bem com um pouco mais magenta na luz do que eu gostaria, o que para a maioria dos usuários não é um problema. Mas se você estiver tentando equilibrar a luz do flash com natural, precisará usar um gel para ajustar essa pequena variação.

Onde e como usar um flash circular

Isso é algo que teremos que discutir um pouco mais a fundo porque um flash circular pode ser usado de mais de uma maneira, e todas elas apresentam seus desafios.

Normalmente, as pessoas pensam que um flash circular serve apenas como uma luz que será um pouco presa às suas lentes e produzirá um feixe de luz no eixo da lente, até certo ponto isso está certo.

Se você estiver usando um flash circular no eixo, produzirá uma luz direta, e normalmente este é o tipo de luz que é usado para dar ao seu assunto uma aparência muito nítida, algo bem-parecido com o que vemos em algumas fotografias de moda altamente profissionais.

Uma grande pista de que um flash ou luz circular foi usado em um retrato é a luz de captura com um reflexo claro de um círculo no olho do talento.

Retratos


Usar um flash circular em retratos pode ser muito desafiador às vezes, estamos acostumados a ver esse tipo de luz vindo direto da lente da câmera no nosso dia a dia.

E digo, quando comecei a trabalhar com o R200 foi um pouco difícil, mas quando me lembrei de todas as revistas de moda streetwear ou moda de skate dos anos 90 tudo encaixou.

Para retratos, você pode usar essa luz para produzir fotos super fortes com muita personalidade, ou você pode ser mais sutil com ela e apenas usá-la como um detalhe. Usei das duas formas, e ao meu gosto, usarei mais como uma luz complementar na maioria das vezes.

Yve7YlPyCTGw2VGCzi57DRPXwzX06bIB2 mf6bBjqhp0I55HaSMbjAvK7gCKx5Z7phhTPfKwwkgua nlf

O R200 pode produzir aquele visual muito nítido que você vê em algumas revistas de moda. Mas com a luz vindo direto do barril da lente, dá a sensação de que algo está fora do lugar, pelo menos no começo.

Mas quando você percebe que essa luz é usada para enfatizar o que está na frente da lente, toda aquela vindo da lente começa a fazer sentido, e você se sentirá muito mais confortável fotografando com ela.

Com certeza, se você exagerar na luz, obterá aquele visual mais sujo e grunge da cultura do skate dos anos 90, mas se este é o visual que você está procurando você vai se sentir em casa com o Godox R200.

Um flash circular também pode te ajudar a obter retratos mais limpos, pois como a luz preencherá praticamente todas as sombras da face de seu talento, isto ajudará a garantir muita clareza a suas fotos. 

No meu caso gostei muito de usar este flash em adição a uma luz mais lateral, desta forma consigo o melhor dos dois mundos, uma luz mais contornada com um flash na posição de 45 graus, mas com sombras bem preenchidas quando o flash circular para isto.

RTzj6EeXCImHeH7SwZhvRTEDMzpcN9uC0jU4iahPbmmYJqL0f6aiw3MMZJPcMFWuH10YEDouHJ3 fA6jtWjwDbbJYyEV z2TxsyW vQMOpEkHDRgUSRp7Q93cBQ64PMmyyZhPxs4PmZ05 0Q8apD7w
uXsoLIqy8SXbojK44zS kvq4kZIuUJyCz2tTh5rK7a1 IAk8naXKW 5 cENLkxXhKMXQRbQwK7a1VXw Fo7DnyPl9D2fjEc2yyU 7HTyJDruHHD AuKssCdjEY6l8ohKK5HVCSAsktRGFoKrYYMFZg


Com a ajuda do R200 você pode produzir fotos que são super limpas e com aquele look mais limpo que um flash circular proporciona. 

fT0NzIOAGljN9bRg5ERKjvXVf7qwvxlh7VIx0IBeD8WKdnKT3gUjdDUqbhgLo3CgUBC4fJNgrbuZIg8PIn1Og6XIcWKESUzK0z Fd6 k0wam17jZm zQy75zz22L7Nor 9S7 RjANu ljh 7uWrd8g
StgHsHAwV2VY1wY87OAPqaXN8uPlKFXzliyolJur0yXClkFxskcXiHvQey5Sfp1xI1CdTvIwhrp8f WNPCIM8mc1mFFXL8aTjeDtuqkSNUu9arNe4 RTBgyiVvhJk42ZLerWTVy46plZl f5biNI7w

Acima, você pode ver como o Godox R200 foi usado para me ajudar em alguns retratos, com iluminação super limpa e nítida. 

Uma coisa que você deve ter em mente com essa configuração é: a luz do flash circular está vindo de um ângulo diferente, em eixo com sua lente, ele se misturará muito mais com qualquer outra luz que você estiver usando.

Portanto, você terá que aplicar com cuidado com suas proporções de luz, onde a parte iluminada do rosto, apenas um exemplo, é a soma das duas luzes que eu coloquei nas fotos acima.

Fotografia do produto

Esse tipo de flash também pode ser usado para fotografia de produtos se você estiver procurando por um visual bem clean com o mínimo de sombras na face do produto.

PZiLExAnGtqRqPTxr WLR5aYKrLXTiGIoKlI8V9ItZNMVZX4ehf

E aqui está uma foto simples que você pode obter com a ajuda do RS 200, é uma configuração de 3 luzes para produtos usando o flash circular como uma luz frontal no eixo para preencher a face do produto e dar um pouco de clareza.

qgaAuY ALKoNvkgtEcjtaXjS1tJCt7N6BvYqiqZB55ZxnWYEVw6CuInmhb7yHqjk q1W0wny gwbajxVmlEIs0uaJmd9aKkAHN1DZRFD2LAOBXp2 OHZX4Ca 2P LwzSdT0s5mtIPy6vA9CoCMrIDA
2Tj7jRmVMezKHUDsylUwcOA0KoZZKtuFbmTtoiwP7lRPebPAOPZmohQcUuxdxb1dRbrli85UZ 4p38cH7xKohTUbnxHnTCPltWQEAdVIj2iZN8diOT3LM 75luTFLuT2ra4JKvVcDY naL sSjIwlg

Destrinchar essa configuração de luz é muito fácil, como você pode ver. Podemos ter todos os elementos de uma configuração de 3 luzes tradicionais.

Uma luz principal sutil, mas eficaz, que nos ajudará a contextualizar o que é essa coisa.

Uyew 10rqIh0pmCDqmRUTxV W6t3ZeyLrouvjs

Uma luz de aro/kicker que ajudará a isolar o assunto do fundo.

JmFzDZJdt6pIQ61fYXenuUCauVtHErQe1nTYMY ENex7RrSQbgo9JFzamBfEiqeeexAN5Kg8hG5ngulHnAOxLfq 46i0jjLwjd4 AZlHDl 1OM5zlY6XzBfdIqUZ3cENGrRl32DEz0X05hnKFNoDQ

E o flash circular preenche o resto.

Macrofotografia

Ou mesmo se você estiver trabalhando com fotografia macro esse tipo de luz é essencial para não deixar que sua própria sombra interfira na luz do assunto.

Valor

Eu diria que pelo preço que estou vendo em lojas como Adorama (EUA), comprar este flash é tipo comprar cozinha, não precisa nem pensar, se você gosta desse tipo de luz. 

O Godox R200 não é barato, mas também não é nada que vai drenar suas economias em um segundo.

As vantagens que um flash circular tem são exclusivas dele, e isso é suficiente para eu dizer que o preço está bem colocado.

Tenha em mente que você precisará de um Godox AD200 ou AD200 Pro para poder usar este flash circular, mas o AD 200 Pro é uma das ferramentas mais valiosas dentro da minha mochila quando se trata de iluminação, então eu diria que se você não tem um você está fazendo algo errado.

Conclusão

Às vezes consigo ver produtos que outras pessoas não têm a chance de ver, e às vezes esses produtos são super úteis, como no caso do R200.

Para minha fotografia, isso é algo que me ajuda muito em muitas coisas, mas o mais importante é facilitar minha vida em algumas situações.

E acredite não haver nada mais valioso para mim naquele momento, se algo está atrapalhando as coisas, por mais descolado que seja, não é para mim. Gosto de coisas mais simples, você liga tudo e começa a trabalhar, pronto.

Essa foi a sensação ao usar o Godox R200, super simples de usar e super eficaz para uma tarefa específica.

Se você está procurando novas opções para o seu arsenal de iluminação, eu recomendo que você procure o R200, pois é um brinquedo muito legal, principalmente se se você já possui um Godox AD200 ou AD200 Pro, você ficará surpreso.

E você, qual luz Godox tem? Algum favorito?

Written by Rix Mascarenhas

Rix Mascarenhas, fotógrafo, videografo e piloto de drones. Amante da arte, sempre envolvido com artesanato, design, pintura etc... Como fotógrafo, gosto de tirar fotos e criar histórias que tenham significado e ajudem as pessoas a prosperar. Meu trabalho é guiado pelas histórias por trás de cada cena e que realmente representam o momento.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Loading…

Como edito minhas fotos e vídeos com o Asustor Drivestor 4 Pro

Como edito minhas fotos e vídeos com o Asustor Drivestor 4 Pro

Godox WMicS1 Pro

Godox WMicS1 Pro