Godox AD300 Pro – análise

Godox AD300 Pro – Pequeno e Potente

Última atualização:

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre o novo flash externo de pequeno formato, o Godox AD300 Pro. Se você precisar de uma unidade flash excelente e confiável para usar fora do estúdio, talvez a Godox tenha uma solução para o seu problema, porque eles têm muitas opções boas para esse assunto.

Em sua 3ª geração de unidades de flash, podemos encontrar muitas opções para soluções de iluminação feitas pela Godox, com modelos como o AD200 Pro, AD400 Pro e AD600 Pro e agora o novo AD300 Pro. Todas essas unidades funcionam com uma bateria integrada e substituível, que oferece muita versatilidade.

Godox AD300 Pro – Unboxing

Caixa Godox AD300 Pro

Minha primeira experiência com o Godox AD300 Pro foi ótima, o pacote é muito simples, mas bem feito. Uma coisa que me surpreendeu foi o seu tamanho, quase o mesmo tamanho das caixas do meu primeiro flash da Godox quando comprei. Dentro da caixa, você será presenteado com uma pequena mala semi-rígida, que deveria ser padrão em todas as marcas de equipamentos fotográficos, porque confere ao produto uma sensação premium ou, como o nome diz, uma sensação Pro.

Case Godox AD300 Pro

A primeira impressão foi ótima. A Godox está ciente do que seus clientes estão procurando em seus produtos. O que me faz pensar em quais serão as novidades para os próximos anos.

Dentro do estojo de transporte, você encontrará a unidade de flash, o carregador de bateria, o suporte de flash, o cabo de carregamento e o manual do usuário. No meu caso, um espaço vazio para a própria bateria já que a minha veio instalada no flash.

Flatlay Godox AD300 Pro

AD300 Pro – qualidade construída

Uma das coisas mais importantes sobre uma unidade flash é a qualidade de construção, e é claro que existem marcas que se destacam nesse aspecto, estou acostumado a usar unidades Broncolor e posso dizer que elas são sólidas nesse departamento, nada como o Speedotron aqueles que são construídos como um tanques de guerra.

Os produtos da Godox são realmente bons no departamento de qualidade construído, tudo o que tenho da marca funciona bem em qualquer situação, meu kit para uso externo é todo montado com produtos da Godox e nunca falhou comigo.

O AD300Pro possui uma boa qualidade de construção, embora o corpo do flash seja de plástico, possui uma grande robustez e é sólido. É uma corpo de plástico duro que oferece proteção à unidade, mas também a mantém leve. Mesmo que a carcaça do AD300Pro seja plástica, a sensação é ótima, não é uma unidade possa sofrer quedas altas sem causar danos, mas também não é uma unidade que você não precisa tratar levemente por ser muito frágil, não é caso com o AD300Pro.

Product shot Godox AD300 Pro

Tamanho e bateria

Esta unidade é pequena e devo dizer que adorei isso nela. É ótimo saber que posso carregar uma unidade pequena e poderosa como essa na minha mochila com minhas câmeras e lentes. Ele ocupa o espaço de uma lente na mochila, o que facilita muito a vida quando você está ao ar livre e não deseja transportar uma quantidade enorme de equipamentos.

Em qualquer situação em que eu precise de apenas uma unidade, tenho certeza de que o AD300Pro pode ser essa unidade, por seu tamanho e poder. E acho que se você usar este flash e mais um refletor, toda a sua bases estão cobertas para uma configuração com dois pontos de luz.

A bateria é quase a mesma encontrada na linha AD200, portanto, se você investiu em baterias na linha AD200, poderá usá-la com o AD300Pro. Mas, devido às diferenças na amperagem, os tempos de reciclagem serão um pouco mais lentos. A novidade é que eles usam o mesmo carregador; portanto, se você tiver o carregador AD200, poderá usá-lo para carregar o AD300Pro sem problemas. Com uma bateria totalmente carregada, você terá cerca de 300 fotos com potência máxima e o tempo de reciclagem é de cerca de 1,5 segundos para as configurações de 1/1. Esse é um grande número e, se você não estiver usando a força total, a bateria durará muito mais tempo.

Recursos

A melhor característica de qualquer produto Godox é seu ecossistema, ele funciona tranquilamente em toda a linha de produtos recentes sem problemas. Se você tiver um trigger X1T, poderá disparar sem problemas na maioria dos flashes e monoheads. Alguns triggers também podem ser combinados com seu smartphone ou tablet para controlar seus flashes via Bluetooth, como é o caso do X2T. A segunda grande vantagem desta unidade é o tamanho.

O AD300Pro oferece muitos recursos úteis. Ele possui um receptor embutido que permite disparar e ajustar o flash. O sistema sem fio tem um ótimo alcance, funcionando bem até 100 metros. Esta unidade de flash funciona em TTL (ajustes através da lente. O que deixa o ajuste de potência do flash por conta da câmera), funciona no modo manual e em flash múltiplo. Um dos recursos mais bem-vindos no AD300Pro é a presença de uma luz de modelagem, uma luz de modelagem bicolor de led que pode ser ajustada e usada para usada para obter foco e ter uma idéia de como é a sua luz.

Embora a luz de modelagem possa ser usada para iluminação de vídeo, eu consideraria comprar uma unidade dedicada apenas para esse fim, mas se você se encontrar em uma situação em que você tem apenas esta lâmpada de modelagem como sua fonte de luz, você conseguirá fazer o trabalho, lembre-se de que é possível ouvir a ventoinha se estiver gravando em um ambiente silencioso.

Ele tem uma das minhas coisas favoritas que é a sincronização de alta velocidade (HSS), esse recurso permite que você use o flash para trabalhar com velocidade do obturador acima da velocidade de sincronização da sua câmera e é muito útil para tirar ótimas fotos ao ar livre misturando luz natural e artificial.

Um excelente display e controles são encontrados na parte traseira da unidade e uma interface uma fácil; se você está acostumado com o produto Godox, a interface não é um problema, mas certamente poderia usar um layout mais moderno.

Godox mount

Com o objetivo de ganhar mais espaço na indústria de equipamentos de iluminação, a Godox lançou seu próprio suporte a modificador de luz, e agora eles podem produzir não apenas luzes, mas também modificadores. O AD300 Pro usa o novo sistema de montagem de modificadores, que é menor que o suporte Bowens e torna os modificadores menos pesados ​​de transportar. Eles já estão trabalhando em uma seleção de modificadores com esta nova montagem e parece que há mais por vir.

Modifiers Godox AD300 Pro

Mesmo que você possa usar o refletor interno no AD S-S65 / 85 para obter algo semelhante a um beauty dish, eu adoraria ver um beauty dish adequado nessa seleção de modificadores no futuro.

Usei o Godox AD300 Pro com a softbox dobrável AD-S85 e este modificador é perfeito para fotografar em ambientes externos porque possui um tamanho ótimo e, quando desmontado carregar ele não é um problema. Se você não deseja criar um novo conjunto de modificadores, pode comprar um novo suporte S2 e usar modificadores de montagem Bowens.

Ou, se você preferir outros sistemas de montagem, a Godox oferece adaptadores para a maioria das principais marcas, para que você possa usar não apenas os modificadores de montagem Bowens ou Godox.

Mount systems Godox AD300 Pro

Qualidade da luz

O Godox AD300 Pro possui uma excelente qualidade de luz, sem alterações de cor bom alcance e boa qualidade de iluminação. Trabalhando com a unidade, eu não senti que estava fraco o suficiente para precisar aproximar a luz da modelo, mas também não é tão forte a ponto de precisar colocar a luz muito longe ou usá-lo em incrementos muito baixos.

Emparelhado com o AD S-85 com um difusor de uma camada, produz uma luz muito agradável para fazer bons retratos ao ar livre. A imagem abaixo do AD300 estava acima da câmera com a softbox e ¼ potência do flash. Produz luz suficiente para iluminar um corpo inteiro nesta configuração. Em áreas externas, durante o dia, não senti a necessidade de usar a lâmpada de modelagem, mas é bom saber que esse flash tem essa possibilidade em caso de fotos noturnas.

Direto da camera, sem edições
Edição no lightroom e Photoshop

Usabilidade

Como todos os produtos Godox, a usabilidade é boa, não apresentou nenhum problema de conexão usando a unidade por mais de 2 horas não tive erros de disparo. Disparar e controlar a unidade com o X1T foi fácil, o comportamento do flash foi o esperado e o tempo de reciclagem é quase instantâneo se você o estiver usando abaixo da configuração 1/1. Posso classificar esta unidade ao lado dos Broncholors que estou acostumado a usar em termos de usabilidade.

Back panel Godox AD300 Pro review - Small and powerful

O sistema de menus pode ser atualizado para um visual mais moderno, mas isso é apenas uma questão estética, nada mais que isso, é muito simples de usar, mas nem sempre é muito intuitivo para novos usuários, por isso, se você comprar um desses e nunca usou um flash Godox antes vai lá e consulte o manual do usuário.

O uso com um softbox montado no flash é leve o suficiente para ser usado com as mãos sem a necessidade de um suporte de luz. Sendo uma unidade leve, aconselho o uso de sacos de areia para manter a luz no lugar.

Não me importo com o sinal sonoro disparado durante as sessões, mas é bom saber que você pode desativá-lo se não gostar do apito a cada disparo. A bateria foi mal tocada após 2 horas de uso e mais de 200 fotos. Isso torna a unidade muito confiável para sessões longas, mas como sempre eu recomendaria ter uma sobressalente.

Valor

O item mais atraente está aqui. O Godox AD300 Pro não é uma unidade barata, mas de qualquer forma é um flash super caro. Eu diria que está no preço certo se você levar em consideração o que pode fazer com ele e o preço de seus concorrentes.No momento deste artigo, custa US$ 499,00, enquanto unidades com o mesmo poder e tamanho de outras marcas por US$2000 +. Portanto, é tranquilo pensar que com o preço de apenas um Profoto B10, você pode adquirir  4 AD300Pro e fazer um estúdio completamente sem fio na estrada, se quiser.

Quanto a acessórios como o softbox AD-S85, você o encontrará por US $ 79,00, que é um preço justo, pois vem com uma grade. Se você não tiver certeza de investir no sistema de montagem, recomendo comprar um suporte S2 e usar modificadores Bowens, a menos que você já tenha outro tipo de modificadores.

Para a qualidade geral e os recursos que esta unidade oferece, acho que é um ótimo valor e, se você deseja algo com mais potência, pode investir no AD400Pro ou no AD600Pro, lembre-se de que essas unidades são um pouco maiores e não tão fácil de transportar como o AD300 Pro.

Godox AD300 Pro – Especificações Técnicas

  • Godox AD300Pro 
  • Potência 300Ws
  • Câmeras compatíveis com disparo sem fio = Canon, Nikon, Sony, Olympus, Panasonic, Pentax e Fujifilm
  • Modo de Flash = TTL / M / Multi
  • Duração do flash = 1/220 a 1/11490 segundos
  • Níveis de ajuste de potência de saída =  9 stops : 1/256 ~ 1/1
  • Grupos controláveis = ​​5 (A, B, C, D e E)
  • Faixa de recepção = 100m (aprox.) 
  • Canais 32 (1 ~ 32)
  • ID sem fio = 99
  • Bateria de lítio =  14,4v / 2600mAh / 37,44Wh
  • Tempo de reciclagem = 0,01-1,5s (aprox.)
  • Indicador de nível de bateria = Sim
  • Disparos com potência total  = 320
  • Flash estroboscópico = Até 100 vezes, 100Hz
  • Compensação manual de exposição no flash (FEC) =  ± 3 pontos ajustável ​​em incrementos de 1/3 stops.
  • Sincronização de alta velocidade = até 1/8000 segundo, sincronização na primeira cortina e sincronização na segunda cortina
  • Atraso no disparo do flash =  0,01 ~ 30 segundos
  • Temperatura de cor = 5600 ° ± 200k
  • Modo de cor estável = 5600 ° ± 75 ° K
  • Recurso de máscara = Sim / N1 e N2
  • Ventilador = Sim
  • Áudio Beeper = Sim
  • Lâmpada de modelagem (LED) = 3000 ° K ~ 6000 ° K / 10 níveis
  • Sensor óptico = S1 Standard / S2 Smart
  • Gatilho de sincronização direta via cabo de sincronização = jack de 3,5 mm
  • Indicação de duração do flash = Sim
  • Painel LCD de matriz de pontos
  • Escravo de função de flash sem fio, desligado
  • Desligamento automático. Desliga automaticamente após aproximadamente 30 a 120 minutos de operação inativa. Selecionável pelo usuário em Funções personalizadas.
  • Dimensão 7.5 × 3.8 × 3.4in / 19.0 × 9.8 × 8.7cm
  • Peso líquido (com bateria) 3 lb 1 oz / 1,4 kg

More Sample shots

Prós e contras

Não existe perfeição em nenhum produto no mercado e, às vezes, o que é perfeito para um profissional pode não ser nada útil para outro. E aqui vou listar alguns prós e contras que acho que vale a pena destacar.

Prós

  • Tamanho
  • Qualidade de luz
  • Preço
  • Integrações com outros produtos Godox
  • Duração da bateria
  • Bons tempos de reciclagem

Contras

  • Sistema de menus um pouco desatualizado (apenas cosmética não altera nada na qualidade da iluminação)
  • Carcaça plástica exterior
  • O suporte para montagem em pedestal pode ser um pouco mais resistente

Considerações finais sobre o Godox AD300 Pro

Devo dizer que adoro usar o flash ao ar livre e ter uma unidade que eu possa usar sem ter medo de ficar sem energia ou ter que trazer um gerador, me dá uma grande tranqüilidade. Não gastar todas as minhas economias em uma unidade também é um bom negócio.

O AD300 Pro marca todas essas caixas e é excelente para quem deseja ter uma unidade confiável à sua disposição. Boa qualidade de luz, bom preço, embalagem pequena e uma unidade fácil de usar é tudo que me interessa. Se você cuidar bem do seu equipamento, não terá nenhum problema com o AD300 Pro, mesmo que ele tenha uma carcaça plástica.

Desde que comprei meu primeiro flash Godox, fiquei interessado em ver o que a marca traria para o nosso futuro, e fico feliz em ficar por perto para ver que eles estão ouvindo sua base de clientes e trazendo algumas adições muito bem-vinda.

Se você está no mercado procurando uma unidade flash, não posso recomendar os produtos Godox o suficiente, porque seus preços e qualidade são ótimos. Uso o produto Godox há anos e nunca tive problemas.

E você tem algum produto Godox? Liste seus pensamentos na sessão de comentários abaixo.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.