10 hechos sobre iluminación que mejorarán tus fotos

10 hechos sobre iluminación que mejorarán tus fotos

Última atualização:

10 fatos sobre iluminação que melhorarão suas fotos

Sem perder tempo hoje vamos falar sobre os 10 fatos sobre iluminação que muita gente deixa passar despercebido mas que vão ser todo o alicerce para suas fotos.

É eu sei tenho sido mais relapso com os posts nos últimos meses, mas tudo isto faz parte de um plano. E prometo que um dia em conto. Mas hoje vamos direto ao que importa, e em fotografia o que mais importa é a luz. Por isso hoje vou colocar aqui 10 fotos sobre iluminação que vão te ajudar a melhorar suas fotos.

Quanto maior a fonte de luz, mais suave a luz

Uma coisa bem simples que não todo mundo sabe é que o tamanho da iluminação faz um grande diferença em suas fotos. E um dos primeiros grande fatos sobre iluminação que melhorarão suas fotos é que quanto maior a fonte de iluminação mais suave ela é.

bastidores da gravação de uma entrevista com uma mulher em uma biblioteca.

Com uma fonte de luz grande você diminui as sombras, reduz o contraste e suprime a textura. Com uma fonte ampla, os raios de luz atingem o assunto de mais direções, o que tende a preencher sombras e a dar uma iluminação mais uniforme à cena.

Você não precisa de nenhum equipamento de estúdio para implementar isso em sua própria fotografia. Posicionar o assunto do seu retrato perto de uma janela grande e brilhante que não recebe luz direta do sol cria essencialmente uma caixa de luz gratuita.

Quanto mais próxima a fonte de luz, mais suave é a luz

Este aqui é totalmente ligada ao primeiro ponto, quanto mais você afasta a fonte de luz dos objetos, mais dura a luz se torna. Quanto mais próxima do sujeito a luz estiver maior ela vai  se tornar em relação ao que você está fotografado.

homen olhando fixamente para a camera - Pense no sol, que é algo como 109 vezes o diâmetro da terra

Pense no sol, que é algo como 109 vezes o diâmetro da terra – bem grande né! Mas, a 93 milhões de quilômetros de distância, ocupa uma porção muito pequena do céu. Sendo assim ele mesmo sendo grande em natureza sua distância da gente o torna uma fonte pequena de iluminação.

O resultado disto é que ao fotografar em dias de sol, usando apenas a iluminação do sol, sempre vamos ter sombras mais definidas. O que uma das grandes características das luz dura, ou de fontes de iluminação pequenas e/ou distantes.

A difusão dispersa a luz

Primeiro vamos falar em difusão. Difusão nada mais é que colocar algo entre a fonte de luz e o objeto da foto de forma que isto interfira no comportamento da luz. Este é um dos fatos sobre iluminação que todo mundo esquece que existe até precisar dele.

Normalmente estamos falando de algumas interferência que permite que luz ainda atinja o que você está fotografando. A difusão dispersa a luz, essencialmente tornando a fonte de luz mais ampla e, portanto, mais suave.

Podemos observar um belo exemplo disto quando as nuvens flutuam diante do sol, as sombras ficam menos distintas. Logo as nuvens estão atuando como difusores. Em dias nublado o céu inteiro se torna um softbox gigante.

Caso você não tenha a disposição nuvens para poder difundir sua iluminação você pode usar um gama de outros materiais. Desde difusores profissionais até cortinas de banheiro.

A luz refletida atua como difusão 

Todos vez que usamos a luz refletida em alguma coisa ela atua como luz difusa, ou seja se você quiser quebrar um pouco pouco a dureza de alguma fonte de luz, você pode tentar refleti-la em alguma superfície.

Aponte sua luz para uma parede branca antes dela atingir seu sujeito  e você verá que as sombras na foto ficaram muito mais sobre controle.

Isto acontece porque você está aumentando o tamanho físico da sua fonte de luz, e como vimos no começo do artigo tudo tem a haver com o tamanho físico, sem duplo sentido hein.

Um pedaço de papel de alumínio amassado, amassado e depois esticado em uma placa de papelão, pode servir como um otimo refletor ou rebatedor, ele não serão tão macio quanto uma parede branca mas será ótimo para gerar contraste e realces brilhantes.

Quanto mais longe a fonte de luz, mais fraca e escura ela fica

A regra é clara se foi tocado dentro da area é falta dentro e é pênalti…..ooops blog errado…

De qualquer forma a lei é clara, a lei do inverso do quadrado da distância, que para muitos pode parecer complicado, mas na verdade é bem simples e um dos 10 fatos sobre iluminação que melhorarão suas fotos que você pode esquecer nunca.

raio de sol em uma construção abandonada

Se você dobrar a distância entre a iluminação e o assunto você aumenta o seu tamanho efetivo, mas também perderá força de iluminação no assunto.

Em outras palavras, a luz diminui rapidamente quando mais você a afastar – algo a ter em mente se você estiver movendo as luzes ou o assunto para alterar a qualidade da luz.

A decaimento da luz pode ser usado para variar a relação entre a luz do assunto e do fundo

padroes de losangulos - Neste sempre temos que iluminar o fundo separadamente do sujeito principal.

Nem sempre temos que iluminar o fundo separadamente do sujeito principal. Pensando assim podemos usar a mesma fonte de luz para iluminar tanto o fundo quanto o sujeito ao mesmo tempo.

Se você aproximar a iluminação do fundo o decaimento da luz ajudará a deixá-lo iluminado. E usando o caso contrário, afastar o sujeito do fundo, fará com que o decaimento da luz não se espalhe o suficiente para iluminar propriamente o fundo.

A iluminação frontal reduz a textura

Um retratista pode querer manter a fonte de luz próxima ao eixo da lente para suprimir as rugas da pele, e isso chamamos de iluminação frontal.

menino em uma piscina olhando para camera com seus olhos azuis - o oitavo fato sobre iluminação mostra como controlar texturas

Geralmente, quanto maior o ângulo em que a luz é posicionada em relação ao objeto, mais textura é revelada. Se você estiver fotografando um cachorro e quiser reter os detalhes no pêlo macio, posicione a fonte de luz um pouco para o lado, e não diretamente.

A mesma regra se aplica ao configurar uma luz de cabelo.

Sombras ajudam a criar volume

Ter sombras nas suas fotos, sejam elas retratos ou paisagens, vai te ajudar a criar a sensação de volume na foto, algo tridimensional.

Senhora de olhos fechado pensando - luz e de sombra, dão personalidade a foto e completam o 10 fatos sobre iluminação

Então é inteligente usar as sombras a seu favor na hora de criar sua iluminação. Além disto uma bela iluminação, que tenha áreas de luz e de sombra, dão personalidade a foto e ajudam também na composição guiando os olhos do espectador pela foto.

A luz de fundo pode ser usada como iluminação altamente difusa

O recurso da iluminação de fundo é muito usado quando queremos fotografar a silhueta de alguma coisa ou pessoa. Mas esta não é a única função deste tipo de iluminação.

Homen olhando o por do sol em uma floresta -  silhuetas com luz natural sao um dos 10 fatos sobre iluminação

Parece fácil fotografar silhuetas com luz natural, mas na verdade nem sempre é tão fácil assim. Mesmo com a luz vindo de trás temos um monte de reflexão que iram atingir o seu assunto onde você não precisa.

Isto pode claro vir a calhar em algum momento, pois esta luz que reflete e ela é bem difusa e suave. Assim você consegue um foto com pouca sombras dura no rosto do sujeito por exemplo. 

É claro que você terá que controlar sua exposição cuidadosamente neste tipo de situação para que o fundo não fique completamente superexposto.

A luz tem cor, mesmo quando ela parece branca

Mais um dos 10 fatos sobr eiluminação tem relação com a cor da luz. Isso se chama temperatura de cor, e nosso computador embutido, olhos + cérebro, é muito hábil em ajustar nossa percepção, de modo que quase não a percebemos estas diferenças. Sensores digitais e filmes, no entanto, podem gravar projeções de cores onde nossos olhos não as vêem tão facilmente.

A cor do início da manhã e do final da tarde é quente, enquanto a sombra aberta ao meio-dia pode ser bastante azulada. As lâmpadas de tungstênio emitem luz muito amarela. E mesmo que você não perceba a parede laranja onde a luz está refletindo antes de chegar ao seu sujeito está colorindo sua foto.

Com as câmeras digitais, você pode usar o controle de balanço de branco para neutralizar as projeções de cores ou enfatizá-las – por exemplo, para adicionar um tom mais quente a uma paisagem ou retrato.

Com o filme, você tinha que escolher o filme certo para a luz em que estava fotografando ou compensar com filtros colocados no frontal das lentes.

O balanço de branco é super importante em algumas ocasiões, quando você precisa representar fielmente uma determinada cena, você terá que ajustar o balanço de branco de forma que ele não altere a cena.

Em outros caso é possível usar o balanço de branco como ferramenta artística, alterando de forma eficaz o humor das fotos apenas manipulando a cor geral delas.

Como vocês podem ver este 10 fatos sobre iluminação não apenas te ajudaram a melhorar suas fotos mais também vão fazer você enxergar a fotografia de uma forma diferente.

Se você gostou deste arigo considere compartilho com seus amigos, isto ajuda muito o blog e me incentiva a criar mais artigo como este! Até aproxima.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.