Como usar presets para Lightroom Mobile

Se você acompanha o blog a algum tempo sabe o quanto sou ligado ao Lightroom, e com o Lightroom Mobile no celular as vezes as coisas não são tão facil assim, ai vem a pergunta, como usar presets para Lightroom Mobile?

O Lightroom mobile não tem acesso aos presets igual ao Lightroom de computador então muita gente fica confusa em como e porque usar o Lightroom Mobile.

Como usar presets para Lightroom Mobile

Bem a história é bem simples, se você tem o Lightroom no computador é porque você é assinante do pacote Creative Cloud da Adobe.

Lightroom Mobile

E sendo assinante você tem direito de transferir suas fotos entre plataformas diferentes, como do computador para o celular.

Sendo assim basta você editar suas fotos no computador e depois sincronizar as mesmas com o celular, assim todas as edições feitas no pc, ou mac, vão estar disponíveis também em seu dispositivo móvel.

O legal disto é que você também pode fazer alteração da foto enquanto estiver no app e elas vão estar com as alterações feitas quando você voltar ao computador.

Assim você pode abrir uma foto no Lightroom Mobile, que já contenha as edições que você gostaria de usar, e simplesmente copiar as edições para uma foto nova.

Simples assim!

É claro que isto isto tem um custo, afinal o Creative Cloud não é de graça. E nem todas as funcionalidades do app estão disponíveis quando você baixa ele gratuitamente da Play Store.

Presets do Lightroom do computador na versão Mobile – método 2

Uma outra forma de fazer a mesma coisa e também vai te permitir usar os presets do Lightroom no Lightroom Mobile, envolve um pouco mais de paciência.

Primeiro você precisa ter instalado o Lightroom no computador. Depois você vai fazer todos os ajustes necessários em alguma foto de forma a criar um preset.

Veja aqui como salvar presets.

Depois que você fizer todas as edições que achar necessárias em suas fotos, e salvar o preset, você vai ter que exportar esta a foto com as edições.

Não é simplesmente exportar do jeito que estamos acostumados, você vai ter que exportar a foto em arquivo tipo DNG.

No computador!

Lightroom Mobile

Arquivos DNG são na verdade arquivos Raw, só que da Adobe, e quando você exporta uma foto no Lightroom em arquivo DNG, o arquivo guarda todas as edições feitas na foto.

Então assim você pode aplicar seus preset preferidos em algumas fotos, exportá-las em arquivos DNG e a mágica vai estar quase pronta.

Depois disto feito basta importar as fotos no seu dispositivo móvel, smartphone ou tablet, e terminar o processo.

Depois de exportado os arquivos e copiados para o telefone, basta abrir as fotos, em DNG, no Lightroom Mobile e cópiar as edições para qualquer outra foto.

No celular

Lightroom Mobile

Para isto basta abrir a foto DNG com as edição feitas no Lightroom Mobile e clicar nos 3 pontinhos no canto direito da tela para abrir um menu.

Lightroom Mobile

Neste menu você poderá copiar as edições de uma foto para outra, basta apenas seleciona a opção copiar edições.

Logo em seguida o Lightroom Mobile vai te perguntar quais edições você gostaria de copiar.

Lightroom Mobile

Selecione todas as opções que forem pertinentes para sua edição e clique em OK, agora você pode traferir as edição para uma nova foto!

Ai basta escolher uma nova foto em sua galeria de fotos do Lightroom Mobile e fazer praticamente o mesmo processo, só que desta vez clicando em colar configurações.

Lightroom Mobile

Assim que você cola as configurações em uma nova foto todos os ajustes que você escolheu para serem copiados já estarão definidos na nova foto no Lightroom Mobile.

Lightroom Mobile

E pronto é assim o método de como usar presets para Lightroom Mobile, não difícil vai!

Como o Lightroom Mobile não tem a capacidade de salvar presets, você precisa manter sempre os arquivos DNG na memória celular para poder usar este método.

Usando este método você não precisa ligar o computador, editar as fotos e depois sincronizar com o app.

Basta tirar a foto, com o próprio celular, abrir a foto que tenha o preset que você quer usar e copiar as edições para a foto novo tudo direto no smartphone.

Infelizmente nem todos os aparelhos têm suporte a arquivos DNG, celulares mais antigos, Apple ou Android, vão ficar na mão.

Mas se você tem um aparelho mais novo com certeza você vai aproveitar este método sem o menor problema.

Presets são uma ótima forma de agilizar a edição das suas fotos, e sempre vale a pena ter uns na manga.

Se você acha este processo todo complicado e não quer gastar com assinatura de um plano do Creative Cloud, minha sugestão é o Snapseed.

Ele é totalmente de graça, você pode salvar presets para uso futuro, tem ferramentas ótimas para edição.

Talvez o mais chato dele é que pode ser fácil se perder no app, pra quem já está acostumado com o Lightroom.

Tem um monte de outros app que uso pra editar as fotos no celular, se tiverem interesse só comentar aqui que eu preparo outros artigos dentro deste tema!