Conteúdo do post
O histograma no Lightroom é uma ferramenta útil que é facilmente ignorada, e entender como funciona o histograma do Lightroom é indispensável para qualquer fotografo.
Seu objetivo principal é ajudá-lo a entender a relação entre os controles deslizantes no painel Básico e os tons em suas fotos.
Como funciona o HISTOGRAMA do Lightroom e por que você precisa dele.
Onde está o histograma Lightroom?
O que o histograma do Lightroom te diz?
O histograma irá indicar qualquer informasão referente a quantia de tons claros ou escuros nas suas fotos. Mostrando isto em um gráfico do tipo gráfico de picos.
Você pode por exemplo saber se os tons calor da imagem estão muito fortes, ou saber se as áreas escuras estão se sobressaindo ou até mesmo se estão clipando, termo usado para quando a estouro de terminada cor.
O histograma do Lightroom, assim como o de sua câmeras, pode te dar informações sobre contraste, superposição ou super exposição, tudo isto em uma caixa gráfica fácil de ler.
Toda vez que você muda os ajustes no modelo de desenvolvimento você poderá ver mudanças no padrão do gráfico do histograma.
Como verificar clipping, ou estouro no histograma
Na foto abaixo você pode ver dois triângulos, um em cada lado do histograma, o triângulo do lado esquerdo representa as área escuras da foto, ou puramente pretas, enquanto o do lado direito as áreas claras, ou puramente brancas.
Na foto podemos ver que o triângulo do lado escuro da fotos, esta preenchido, e isto nós diz que na fotos temos um pouco de estouro da cor preta, ou cores escuras.
Já na outra ponta o triângulo responsável pelas cores claras esta opaco, indicando que não temos estouro nas áreas claras da foto.
É normal sempre termo estouro nas regiões escuras da foto, e não é algo tão preocupante assim. Quando temos estouro nas áreas claras podemos começa a ter problemas com a foto.
Clicando, ou apenas passando o cursor do mouse, em cima de cada triângulo ele te indicará direto na foto as áreas em que o estouro acontece.
Ao redefinir os valor de exposição de uma foto no Lightroom, preste sempre atenção no que acontece com seu histograma, pois ele irá te mostrar se a região esta clipando ou perto de clipar.
Como o histograma entende a fotografia com uma coisa só, não apenas exposição, quando você faz ajustes em outras regiões ele também irá te ajudar a entender o que esta acontecendo com a foto.
Como por exemplo ajustamos os Destaques, Highlights, da foto. No exemplo, mesmo depois de ajustar a exposição para +1.00 e depois ajustar os highlights para -100 não temos nenhum aviso de clipping.
O histograma e a subexposição
Se houver um pico na região esquerda do histograma isto provavelmente significa que a fotografia esta subexposta.
Veja mais sobre exposição aqui.
Mas isto também ode acontecer quando temos muito tons escuros na foto, e poucos tons claros, então saber ler o histograma pode te ajudar a definir se a foto esta bem ou má exposta.
Olhando tudo de uma vez, foto é histograma, você irá nota como as coisas fazem sentido!
Embora você posa consertar isto fotografando novamente e conseguindo uma boa exposição, nada te impede de usar o Lightroom para conseguir melhorar a exposição da foto.
Mexendo no controle de exposição o histograma também se moverá, caso use o controle de exposição para a direita os gráfico do histograma se moveram para a direta, e a mesma coisa acontece quando você o ajusta para a esquerda.
Aqui ao ajustar a exposição em +1,90 o histograma já se mostra bem melhor equilibrado.
E o mesmo pode se dizer da foto, onde já podemos ver muito mais detalhes presentes.
O mesmo pode acontecer quando você tem um pico no histograma mas desta vez na região das áreas claras, mas normalmente uma foto digital com estouro nas áreas claras é mais complica da de se trabalhar.
Nunca se esquece de calibrar corretamente seu monitor, pois haverá momentos onde você estará vendo uma informação falso com relação sua imagem, é este é mais um grande motivo para você aprender como funciona o histograma do Lightroom.
O histograma e o contraste
Se o histograma estiver agrupado e não abranger todo o intervalo do gráfico, isto indica que a fotografia tem um baixo contraste, e provavelmente estaremos falando de uma foto com uma luz mais plana.
Veja mais sobre Luz aqui
O histograma acima é de uma foto preto e branco onde o nível de contraste não é tão forte assim, e o histograma indica que temos mais áreas claras do que escuras na imagem.
Usando os controles disponíveis para ajustar a foto poderemos uma mudança tanto no histograma quanto na própria foto.
No exemplo acima vemos como tanto o histograma quanto a própria foto tem mais contraste entre as regiões claras e escuras da fotografia.
O histograma e os controles deslizantes
Existem 5 seções principais onde é muito fácil ver o efeito dos controles deslizantes sobre o histograma do Lightroom, inclusive o próprio programa denomina eles quando você este som o cursor do mouse sobre a região.
Esta é uma forma bem interessante para descobrir quais áreas das foto, ou seja quais controles, precisam ser ajustados apenas usando o histograma como referencia.
Você pode inclusive usar o próprio histogram como controle para fazer seus ajustes.
Quando estive com o mouse em cima de uma região do histograma aparecera uma seta dupla, como a circulada de venda na foto acima, clicando com ela e arrastando mouse para esquerda ou para a direita os controles deslizando serão ajustados.
Desta forma você será capaz de fazer os ajustes em suas fotos apenas usando o histograma do Lightroom sem se quer tocar nos controles que deslizam.
Como são cinco zonas cada uma delas controla uma seção especifica do menu de ajuste básicos do modo de desenvolvimento, então aprender como cauda um é representado no histograma do Lightroom é fundamental.
Luminância e histogramas de cores
Quando estamos trabalhando com fotografias coloridas é muito importante saber como as cores são representadas no histograma.
Neste histograma conseguimos ver informações coloridas e também uma informação cinza, o cinza representa a luminância das cores, luminance, já os coloridos representam os canais de cor da fotografia.
Saturação e histograma
Os controles de cores no painel Básico afetam os histogramas de cores.
A maneira mais fácil de mostrá-lo é demonstrando como o controle deslizante de saturação, saturation, afeta os histogramas de cores.
Aqui está um histograma pertencente a uma foto colorida, com Saturação definida em zero.
Quando redefino o controle de saturação, desta vez para +100, podemos ver um pico no histograma, este pico é referente as cores dominantes na fotografia.
Você também irá notar que os dois triângulos que indicam clipagem também mudaram de cor.
O triângulo do lado das sombras, esquerda, agora tem cor magenta, quanto o do lado direito tem cor azul.
Isto incida que temos clipagem, mas sombras apenas no canal da cor magenta, e nos detalhes apenas no canal da cor azul.
Quando ajustamos o controle de saturando a -100 o histograma volta a ter apenas o desenhos referente a luminância.
Conclusão
Saber como usar o histograma corretamente é muito importante para que você saiba para onde esta indo, lógico que em fotografia temos um misto de feeling e técnica, mas ter uma ferramenta que a enxergar desta forma sempre é interessante.
Gostou do artigo? Considere compartilhar em suas redes sociais e ajude o blog!
GIPHY App Key not set. Please check settings