Para muitos fotógrafos hoje a pós produção de uma imagem é etapa fundamental do trabalho, e saber como evitar os erros mais comuns de pós produção tem que se tornar uma habilidade praticamente nativa para qualquer um.

Claro que quando você esta iniciando no mundo da fotografia coisa pode ser muito mais difícil do que parece, até por que talvez você não saiba onde esta errando.

Então no artigo de hoje as dicas a seguir te ajudaram a guiar o seu processo criativo e evitar alguns exageros que podem arruinar suas fotos.

Para efeito deste post imagino que você esta usando o Adobe Lightroom.

5 erros mais comuns de pós-produção a serem evitados

5 erros comuns de pós-produção a serem evitados

Fotografar em Raw pode causar em muitos o sentimento de que as fotos sem ficam sem graça, sem vida, quando olhamos no display da câmera.

Mas não se assuste, é assim mesmo, sempre que fotografar em RAW suas fotos ainda não estão prontas e precisarão de um pouco mais de carinho.

Veja mais sobre arquivos RAW aqui

Todas as decisões que você tomar na etapa final de seu processamento irá afetar o resultado final das suas fotos então saber como evitar os erros mais comuns na pós produção de suas fotos será muito importante.

1 – Sombras muito claras, ou muito iluminadas. 

Tente sempre obter a melhor exposição possível na câmera. Você sempre terá uma base melhor de trabalho caso suas fotos esteja respostas corretamente. E isto te poupara muito trabalho na ora da por produção. 

Veja mais sobre exposição aqui

Dito isto, muitas vezes você vai querer ajustar as coisas de uma forma um pouco diferente da exposição original da foto.

E o primeiro ponto a tomar cuidado é com os controles de luz, sombras e exposição, que irão trazer mais claridade a sua foto.

De qualquer forma tome cuidado principalmente com o controle de sombras, para que as áreas escuras de suas fotos não fiquem muito claras, deixando-as com um aspecto nada natural.

5 erros mais comuns de pós-produção a serem evitados

5 erros mais comuns de pós-produção a serem evitados

Nos exemplos acima, podemos ver que a primeira foto tem as regiões claras e escuras da foto muito melhor equilibradas do que na segunda foto, onde apenas o controle de sombras foi ajustado em excesso.

Trabalhando com cuidado você conseguirá fotos com melhor contraste e profundidade. Evitar este tipo de erro na pro produção fará com que suas fotos se destaquem na multidão.

2 – Saturação

Definitivamente o controle de saturação pode ser seu maior aliado, ou sei pior inimigo, tudo vai depender do contexto no qual você irá aplica-lo.

Pequenos ajustes nos controles de saturação podem gerar grandes diferenças em suas imagens, principalmente quando estamos trabalhando com fotos de pessoas.

Sempre tenha cuidado com os tons da cor da pele quando você estiver usando o controle de saturação.

Trabalhe sempre com ajuste pequenos e compare sempre o antes e depois do ajuste, de forma a criar uma referencia solida do que você esta fazendo.

Saturação exagerada

Saturação normal

Acima vemos mais dois exemplos de como os controles de saturação podem trabalhar contra você e contribuir para os erros mais comuns de pós produção.

Procure sempre equilibrar estes níveis de forma a dar um ar mais natural a suas imagens.

E caso você precise trabalhar em áreas específicas da fotos, como apenas na saturação dos amarelos, você pode se valer do painel HSL do Lightroom.

Veja mais sobre os painéis do Lightroom aqui

3 – Nitidez

Primeira coisa e mais importante desta etapa, nunca use o controle de Nitidez para corrigir fotos que estão fora de foco, isso não será possível. Então, fotografem em foco.

Saiba mais sobre foco aqui

Mas caso sua foto esteja em foco e você queira adicionar mais nitidez e detalhes, principalmente quando falamos em áreas específicas da foto, você pode usar o controle de Sharpenning a totalmente a seu favor.

Mais uma vez aqui você não pode exagerar, a não ser que você queira um visual mais surreal em sua foto, o controle de nitidez quando usado com cuidado pode te ajudar em muito a conseguir o nível de detalhes que você procura.

Lembre-se que sempre que você adicionar mais Nitidez a sua imagem a possibilidade de você sem querer aumentar o nível de ruído da foto é grande, para não dizer certo. Então sempre use-o com cuidado principalmente se você usou um ajuste ISO muito alto para fotografar.

Saiba mais sobre ISO aqui

5 erros comuns de pós-produção a serem evitados
Níveis normais
5 erros comuns de pós-produção a serem evitados
Niveis exagerados

Não esqueça que níveis exagerados de Nitidez podem ser usados como ferramenta artística, para fotos mais surreais, então brinque com este controle até se acostumar com e ele e ser capaz de decidir de determinado ajuste é correto ou não para alguma foto.

4 – Composição ou recorte

Aqui o tema é bem sugestivo, e não existe certo ou errado, pois estamos falando de composição.

É claro que existem composições mais forte e outras que não tem tanta graça assim.

E no Lightroom você tem uma ferramenta muito importante para refinar suas composições caso seja necessário, que é a ferramenta de recorte ou crop.

Saiba mais sobre cropar imagens aqui

Com ela você pode além de eliminar elementos que causam distração a suas fotos, você também pode mudar o aspecto de apresentação da imagem assim como ajustar o horizonte da foto.

Como não existe composição certa ou errada sempre ficará a seu cargo definir o que é mais importante mostrar em cada foto, e cada uma delas precisa de um ajuste diferente.

e caso você tenha duvida você pode sempre mudar os ajuste que foram feitos na imagem e testar uma nova composição, afinal o Lightroom faz ajustes não destrutivos em suas fotos.

5 erros comuns de pós-produção a serem evitados
Composição clássica usando linhas guia. Forte
5 erros comuns de pós-produção a serem evitados
Composição uma pouco mais fraca, pois o sujeito da foto esta centralizado.

Saiba mais sobre composição aqui

5 – Redução de ruído exagerada

Talvez aqui seja onde as pessoas mais pecam, pois exageram no controle de redução de ruídos.

Se você estiver fotografando em ambientes muito escuros e com dificuldade de conseguir uma boa exposição, considere sempre usar um tripé para te ajudar a não tremer com velocidade de obturador mais baixas.

Desta forma você com certeza irá evitar ruídos em suas fotos e não precisará usar os controles ou programas de redução de ruído.

Mas se mesmo assim você decidir fazer uso deles, use-os sempre com muita cautela. O uso exagerado deste controle pode destruir suas fotos, deixando-as sempre com um aspecto embaçado e sem nitidez.

5 erros comuns de pós-produção a serem evitados
Redução de ruídos exagerada
5 erros comuns de pós-produção a serem evitados
Redução de ruídos em níveis normais

Agora que você sabe quais são os 5 erros comuns de pós-produção a serem evitados tenho certeza que na próxima vez que você for editar uma foto você vai se lembrar deles.

Nada disto é uma regra absoluta, e é claro que você pode usar certas coisas como ferramenta criativa.

Você pode ver na integra o processo de pos produção de uma foto no canal do You Tube!

 

Gostou do artigo? Considere compartilha-lo em suas redes sociais. Deixe seu like e seu comentário.

Assine nossa newsletter
Junte-se a milhares de assinantes e receba todas as atualizações em sua caixa de e-mail.
Não se preocupe, nós também odiamos spam.