9 mitos sobre ser fotógrafo profissionalmente

Última atualização:

Começar um negócio é uma tarefa para poucos, por mais bem preparado que você esteja irão sempre existir surpresas pelo caminho.

E na fotografia não é nada diferente, a dificuldade para ter um negócio em fotografia é a mesma que em qualquer outra área.

O grande lance é se livrar de alguns mitos sobre o ramo que muitas pessoas ainda insistem em ter na cabeça quando se enveradão pela fotografia.

E hoje vou citar pelo menos 9 mitos sobre ser fotógrafo profissionalmente pra ajudar vocês na missão de ganhar dinheiro com fotos.

9 mitos sobre ser fotógrafo profissionalmente

Manja de tudo mas não é mestre em nada

9 mitos sobre ser fotógrafo profissionalmente

Muitas pessoas acham que precisam dominar totalmente vários estilos de fotografia para poderem se chamar de profissionais. 

E isto não é verdade, nem olhando de muito longe. Profissional é aquela que recebe por ter executado um trabalho.

Se você é especialista em retratos por exemplo você definitivamente pode abrir um negócio apenas para tirar retratos, simples assim.

Você não precisar ser um ótimo fotógrafo de paisagens, natureza, para fazer ótimos retratos, ou vise e versa.

Umas das coisas mais bacanas sobre ser fotógrafo profissionalmente é que dentro da fotografia existem muitos nichos, e algum deles irá servir melhor para você.

Um dos grandes erros que muitos fotógrafos iniciantes cometem é se meter em trabalhos nos quais ele não estão 100% conforteis ou não dominam.

E por conta desta frustração tendem a achar que ainda não estão preparados para o mundo profissional.

Lembre-se que quando você esta cobrando por algum serviço você tem muitas responsabilidades.

E definitivamente você só vai cumprir tais responsabilidades se você souber o que esta fazendo.

Nunca se esqueça que é melhor ser mestre em uma coisas do que ser aprendiz em uma centena de coisas.

Quanto mais equipamentos melhor

9 mitos sobre ser fotógrafo profissionalmenteMais uma questão capciosa aqui. Todo mundo acha que se o cara tem uma tonelada de equipamento ele é profissional.

E novamente a resposta irá depender do que você fotografa.

É bem comum algum fotógrafos usarem a qualidade de seu equipamento ou até mesmo a quantidade do mesmo para “justificar” seu trabalho.

E isto pode não ser saudável tanto para o cliente quanto para o próprio fotógrafo.

Equipamento só te torna um fotógrafo melhor se ele for necessário.

Se você fotografa casamentos, que são momentos únicos e com uma certa dificuldade de se repetirem, é claro que tudo tem que estar prefeito, inclusive o equipamento do fotógrafo.

O que quero dizer com isto é, para este tipo de situação você definitivamente irá precisar de mais equipamento, a evitar qualquer eventualidade.

Uma câmera reserva é algo indispensável nestes casos, alguma forma de iluminação que você controle também.

Mais isto não quer dizer que se você tiver mais equipamentos você será um fotógrafo melhor ou será um profissional, isto só vai dizer você esta preparado se algo der errado!

E e claro que você pode fazer a cobertura deste mesmo casamento com apenas uma camera e uma lente, tudo continua a depender de seu talento para chegar a bons resultados.

O mesmo vale para as ferramentas de edição destas fotografias, afinal nem todas fotos sairão perfeitas direto da câmera.

Profissionalmente falando você precisará ter onde “revelar” estar fotos e um computador e softwares confiáveis são parte das suas ferramentas de trabalho.

Então mesmo podem “editar” as fotos no celular não subestime o poder de uma pós produção feita corretamente.

Ser fotógrafo profissionalmente significa que você também irá ser responsável por tudo que der errado com seu equipamento, nunca esqueça isto.

Fazer grana em fotografia é fácil9 mitos sobre ser fotógrafo profissionalmente

E para afirmação acima eu digo um lindo e sonoro NÃO. 

Não é fácil fazer grana com fotografia, mesmo fazendo um trabalho profissional, então não pense que todo fotógrafo nada em dinheiro tipo o Tio Patinhas.

Hoje em dia com o avanço da tecnologia esta cada vez mais difícil trabalhar com fotografia profissionalmente na verdade.

Com as toneladas de câmeras mirrorless, câmeras DSLR e smartphones fazendo fotos cada mais incríveis e sem muita dificuldade podemos dizer que a concorrência entre o hobbista e o profissional aumentou muito.

Pra piorar tudo isto as pessoas estão se tornando cada vez arrogantes. Todo mundo acha que basta comprar uma câmera e uma lente e dar uma folheada no manual que já podem se chamar de fotógrafos profissionais.

Fotografia não é só colocar a câmera no automático e esquecer o resto, perseguir a maestria em coisas como composição e iluminação são coisas que vão criar um fotógrafo diferenciado.

Eu não estou dizendo que este trabalho está morrendo, mas se suas fotos não forem realmente boas você não irá muito longe com esta carreia, #jussaying. 

A competição é bem grande e a cada dia ela aumenta então para se destacar e ser fotógrafo profissionalmente você precisa entregar sempre o seu melhor.

Mais barato vende mais 9 mitos sobre ser fotógrafo profissionalmente

Nem sempre este é o movimento mais inteligente dentro dos negócios. Muitas vezes o problema não esta no preço que você pratica.

Aqui cabe considerar porquê você não esta trabalhando tanto quanto gostaria, ou o suficiente para o retorno de seu investimento.

Você pode ficar chocado com a respostas que você achar sobre você e sobre seu negócio.

Muitas vezes achamos que não trabalhamos tanto por conta de preço que cobramos, quando na verdade o problema pode ser você.

Tal qual uma boa reputação acontece na maioria das vezes pelo famoso boa-a-boca uma reputação ruim acontece da mesma forma.

Isto vale não apenas para a qualidade do seu trabalho, se você é mestre no que faz, se você tem cuidado com prazos isto vale para todas as responsabilidades de um fotógrafo.

Claro que isto também vale para o âmbito pessoal, talvez você não saiba tratar com o publico e por isto tem uma reputação ruim e consequentemente vende muito menos.

Ter as melhores fotos não é tudo se você não sabe como tratar seus clientes.

Para contornar estas situações você deve investir em você e na educação na área em que quer atuar.

Se quer ser um fotógrafo retratista invista em workshops com outros retratista renomados.

Precisa de algum auxilio para lidar com o publico, invista em auto conhecimento ou em algum seminário de como trabalhar com o publico”

Muitas vezes o problema pode ser simplesmente o fato de você não saber se vender, e isto é uma arte a parte.

Ai cabe a você procurar uma boa opção de marketing consiga te trazer mais cliente, o renome acabará vindo por consequência.

Hoje com as grandes opções de propaganda no mercado garanto que não vai te faltar opção.

Não acreditar em seu valor 

9 mitos sobre ser fotógrafo profissionalmente

Uma das regras de um negocio é nunca trabalhar apenas na comparação. Digo isto em todos os sentidos.

Não se compare com outros profissionais e não compare seus pensamentos com os pensamentos de seus clientes.

Seus cliente tem uma ideia de preço, prazos e qualidade de trabalho que gostariam de receber, cabe a você dizer se é possível ou não entregar tais resultados.

As vezes nos colocamos no lugar do cliente e achamos que certos valores são muito caros. Isto é um erro grande.

Deixe que seu cliente decida se o seu trabalho cabe no orçamento dele.

“Se você é bom em alguma coisa, nunca a faça de graça.”

Independentemente de você cobrar 10 ou 15% a mais que sua concorrência, se você prestar um bom serviço, os clientes ainda preferirão trabalhar com você devido ao renome.

Se você não valorizar seu trabalho ninguém mais vai valorizar, então se você tem uma ideia de preços na cabeça e sabe que pode entregar um bom trabalho não se preocupe.

Tudo pode ser corrigido com o Photoshop

9 mitos sobre ser fotógrafo profissionalmente

Apesar de hoje em dia ser possível fazer muitos milagres durante a pós-produção de uma imagem não pense que o Photoshop resolve tudo, porque ele não resolve.

Sim o Photoshop tal qual outras ferramentas são essenciais para nosso dia-a-dia mas substitui um foto bem tirada.

Então se liberte da muleta que os programas de pós produção podem ser e comece e pensar melhor em sua sessão de fotos.

Tire mais fotos, experimente poses diferentes, trabalhe com a iluminação e faça tudo que estiver ao seu alcance para que você tenha opções de fotos para seus clientes.

O cliente tem sempre razão

9 mitos sobre ser fotógrafo profissionalmente

Lidar com o publico nunca será tarefa fácil, e lidar com as expectativas de um cliente pode ser o inferno na terra.

Isto vai te custar dinheiro, paciência e tempo, já vai se acostumando.

Clientes pode ser teimosos, cabeças dura, achar que entendem mais do ramo que você e por algumas vezes sorrateiros e querer tirar proveito de quem eles estão contratando para fazer determinado serviço.

Claro que isto não se aplica a todos os clientes, irão sim existir ótimos clientes e alguns podem até virar grandes amigos.

Uma dica para evitar coisas desnecessárias é colocar o que foi acertado em um contrato.

Assim você tem uma forma de se garantir, não só pelo seu bem estar mais também pelo de seus clientes.

Inclua no que consiste seu trabalho, quantos dias / horas irá trabalhar, quantas fotos e em qual formato o cliente irá recebe-las, quanto custará pedidos fora do contrato, tudo que achar relevante para os serviços que vai prestar e como você irá receber por eles.

A questão não é ter razão mais sim entrar em acordo quanto aos deveres e responsabilidades das partes envolvidas.

O fotógrafo cria o próprio horário de trabalho

9 mitos sobre ser fotógrafo profissionalmente

Isto pode ser tanto verdade quanto mentira, pois depende muito do que você esta fotografando.

Se você é um fotógrafo retratista e trabalhe em um estúdio talvez seja meio complicado alinhar sua agenda com a agende de seus clientes, mas nada que uma pequena programação não resolva.

Agora se você conduz seu próprio negócio todo cuidado para que seu trabalho não te consuma é pouco, afinal quando você é dono de uma empresa você nunca para de trabalhar.

Não se esqueça de que certas procedimentos como edição e impressão são também horas de trabalho.

Você tem que viajar sempre sendo fotógrafo

9 mitos sobre ser fotógrafo profissionalmente

Você pode passar toda sua carreira sem por o pé na estrada, isto é uma verdade. Agora é claro que isto diminuirá a quantidade de possíveis clientes.

Nem sempre pessoas de outras cidades, ou países poderão vir até seu estúdio fotografar com você.

Claro que se você fotografa paisagem por exemplo é bem provável que seu escritório seja na estrada, e que você esteja o tempo todo viajando.

Mas não é totalmente verdade que para ser um fotografo bem sucedido você tenha que viajar sempre, a única verdade em viajar sempre é que seu trabalho será reconhecido em mais de um lugar.

Pingos nos is

Existem muitos mais mitos quando falamos em sobre ser fotógrafo profissionalmente, porém estes são os mais importantes no meu ponto de vista.

Se você deseja ser fotógrafo profissional tome bastante cuidado para não se frustrar com os percalços que irão bater a sua porta.

Fotografia pode ser uma careira muito compensadora para que tem grande interesse na área pois envolve necessidade de usar mais de uma versão de você mesmo.

 

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.