Primeiro post de 2017, e como com ano novo o trabalho não pode parar seguimos com mais um pouco sobre o Lightroom em Painel de ajuste de cor do Lightroom.

Para muitos o Lightroom pode ser um programa intimidador devido a quantidade de ajuste e possibilidades que ele entrega, mas na verdade basta aprender os conceitos básicos que o restante o próprio soffware vai te ensinado.

E como vimos no artigo passado, Controles do painel básico do Lightroom, nem sempre você precisa conhecer o programa inteiro para fazer ótimos ajustes em suas fotos, mas é indiscutível que o painel de Cores irá ajudar ainda mais as suas fotos se destacarem em qualquer cenário.

Dicas para entender o Painel de ajuste de cor do Lightroom

Painel de ajuste de cor do Lightroom

 

O que é o Painel de ajuste de cor do Lightroom?

Diferente do painel básico, que te permite ajustes nas configurações de exposição mais globais da foto, o painel de ajustes ou de ajuste de cor, HSL / COLOR / B&W, permite uma ajuste mais seletivo nas cores da foto.

Com ele será possível manipular, ressaltar ou diminuir vários aspectos de uma ou mais cores na sua fotografia.

Painel de ajuste de cor do LightroomEle é o terceiro painel na guia de desenvolvimento, Develop, do Lightroom, e é possível espanhol para trabalhar em todos os aspectos da cor de uma vez, ou apenas em um aspecto por vez.

  • HSL : Permite controlar a Matiz, Saturação e Luminância de todas as cores principais que compõem uma imagem (Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Aqua, Azul, Roxo e Magenta)
  • Cor : Esta é essencialmente a mesma coisa que o painel HSL, como você verá em breve, mas as opções são organizadas para ajudá-lo a se concentrar em cores específicas e, em seguida, tipos específicos de ajustes dentro dessas cores.
  • B & W : Este painel é muitas vezes o mais mal compreendido, mas uma das ferramentas mais poderosas disponíveis no Lightroom quando se trata de converter suas imagens em preto e branco.

A guia HSL Painel Ajuste do Lightroom

Painel de ajuste de cor do Lightroom

HSL é a abreviatura de HUE, Saturation e Luminance, que significam Matiz, Saturação e Luminância respectivamente.

Aqui as coisas ficam bem interessantes pois sua foto pode mudar dramaticamente, dependendo dos ajustes que forem aplicados a foto.

Primeiro vamos falar da Matiz, Hue, onde você pode alterar a aparência de cores especificas, como azul, verde amarelo, etc. em todo a imagem, mudando completamente o mood dela.

Painel de ajuste de cor do Lightroom

Na foto acima podemos ver uma diferença gritante entre a matiz de verde, quando comparamos os ajustes máximos, -100 e +100 no controle de verdes do  ajuste de matiz do Lightroom.

Fazendo esta experiência com as outras cores você verá como é possível trabalhar uma foto em um nível muito mais profundo do que apenas os controles no nível básico.

Ajustar o controle de matiz pode ser uma ferramenta poderosa no painel principalmente quando você precisa de ajuste onde o Balanço de Branco não consegue ser assim tão eficaz.

Saiba mais sobre balanço de Branco aqui

Procure sempre trabalhar com ajustem sutis na guia de Matiz, Hue, do Lightroom de modo a não deixar suas fotos muito carregadas, desde que está não seja a intenção.

painel de cores do lightroom

Talvez a dica mais valiosa desta seção do Lightroom seja o controle marcado em azul na foto acima. Criando nele você habilita um modo super simples de operação.

Ao habilitar este modo de edição a única coisa que você precisa fazer é clicar na cor, na própria foto, que você deseja manipular e uma vez com o botão direto do mouse apertado você irá apenas movimentar ele para cima ou para baixo para manipular a matiz.

Painel Ajuste do Lightroom, Saturação e Luminância.

As duas próximas guias do painel de Ajuste, saturação e luminância, funcionam da mesma forma que a guia de matiz, e podem ser ajustadas de mesmo modo.

As diferenças são onde cada uma delas trabalhará na foto, a saturação irá deixar a cor que esta sendo ajustada mais forte ou mais fraca.

Já a luminância irá trabalhar na claridade da cor, deixando-a mais clara ou mais escura, ferramenta muito interessante em muitos casos.

painel de cores do lightroom

Nesta foto podemos ver o efeito dos ajuste de saturação, trabalhando apenas na cor verde, quando ajustamos a saturação a -100 estamos dizendo que a cor referida não tem saturação, logo aquela região ficara em preto e branco.

painel de cores do lightroom

Ja aqui os efeitos da guia luminância, também ajustando apenas a cor verde, ajustes extremos nesta guia não costumam ser muito comuns, mais podem funcionar dependo da foto.

A guia Cor

Quando você clica já guia Cor, com certeza você terá uma sensação de déja-vu, pois as opções são muito parecidas com a guia HSL. A diferença aqui é que os ajuste de matiz, saturação e luminância estão separados por cores, e para muitas pessoas é mais fácil se organizar assim.

painel de cores do lightroom

Uma coisa legal desta guia é que possível ver apenas as cores que você quer trabalhar, ao clicar na cor com a tecla shift apertada você habilita apenas as duas, ou mais, cores que você quer trabalhar.

painel de cores do lightroom

Painel Ajuste do Lightroom e a guia de preto e branco (B &W)

Simplesmente clicando na guia B&W sua foto já se transforma em uma foto em preto e branco, mais não pense que seu trabalho acabou. Não pense que não é possível fazer ajustes de cor em uma foto preto e branco.

painel de cores do lightroom

Pra muita gente esta parte do painel de ajuste do Lightroom pode ser a mais confusa, exatamente pelo fato do Lightroom já transformar sua foto em preto e branco ao clicar na guia.

Um exemplo pratico de conversão B & W 

Para você ter uma ideia de como as cores funcionam, mesmo em fotos preto e branco, vamos trabalhar um exemplo pratico.

painel de cores do lightroom

Veja como apenas manipulando o controle de laranja, orange, na mesma foto é possível mudar sua aparência, mesmo que ela seja preto e branco.

Repare no tom da pele da moça, os dois ajustes trabalham esta região de forma completamente diferente, e por isso é muito importante prestar atenção em como você ajusta as cores em suas fotos preto e branco.

Bom por hora é isto ai. deixe seu comentário ai em baixo

Gostou do artigo considere compartilha-lo em suas redes sociais e ajude o blog

 

Assine nossa newsletter
Junte-se a milhares de assinantes e receba todas as atualizações em sua caixa de e-mail.
Não se preocupe, nós também odiamos spam.