O Lightroom definitivamente é melhor  que um canivete suíço pra um fotógrafo, e saber como usar os controles do painel básico tem um valor inestimável para que suas fotos fiquem ainda mais impressionantes.

Todo o desenvolvimento de uma boa pós produção no Lightroom irá passar por aqui e definitivamente você quer saber somo usar os controles no painel básico como uma mestre.

Muitos fotógrafos levam anos para aprender usar corretamente este controles, e depois que aprender não contam pra ninguém.

Então se você usa o Lightroom, e vai por mim deveria usar, esta seção de ajustes será o divisor de águas no jeito que você faz as correções de suas fotos.

controles do painel básico

O que tem nos controles do painel básico do Lightroom?

São quatro controles principais:

  1. Destaques (Highlights)
  2. Sombras (Shadows)
  3. Brancos (Whites)
  4. Negros (Blacks)

E como vimos em um dos posts passados, COMO FUNCIONA O HISTOGRAMA DO LIGHTROOM, estes ajustes também podem ser vistos e feito usando o histograma.

Para efeito de aprendizagem usaremos a mesma foto no decorrer do processo, e onde você poderá notar todas as diferenças. E caso queira repetir o processo em sua casa você pode baixar o arquivo RAW aqui.

controles do painel básico

Preste sempre atenção no que esta acontecendo no histograma

Controle o níveis de detalhes da foto (Highlights)

Diferente do controle de exposição (Exposure), que controla o brilho geral da foto deixando-a mais clara ou escura, o controle de destaque irá te permitir um ajuste semelhante porém trabalhando apenas nas áreas mais brilhantes da foto.

Como podemos ver na foto abaixo se ajustamos o controle de destaques para o máximo, termos uma fotos com áreas claras bem evidentes. E também podemos ver pelo histograma que o gráfico parece um pouco mais uniforme.

controles do painel básico

Você pode usar o controle de destaque do Lightroom para corrigir a exposição da foto apenas nas áreas claras, sem mexer no controle de exposição, o que é uma ótima ferramenta de ajuste fino.

Saiba mais sobre exposição aqui

Claro que você não precisa sempre ajustar os highlights em seu nível máximo, na verdade não existe receita para este ajuste cada foto irá precisar de uma determinada quantidade de ajuste.

Neste ponto você ja deve ter percebido que ao ajusta os destaques para a direita deixará as áreas claras mais claras, e ao contrario deixará as claras mais escuras.

Uma coisa interessante sobre os controles do nível básico do Lightroom é que eles sempre funcionam melhor em conjunto, ou seja, quando você usa todos os controles para balancear as áreas escuras e claras da foto.

Sendo assim, podemos até diminuir a quantidade de ajuste de highlights da foto, afim de recuperar detalhes, e depois ajustar o brilho geral usando o controle de exposição.

controles basicos do lightroom

Cabe  a você definir qual é o melhor caminho para chegar no resulto desejado usando os controles do painel básico do Lightroom.

Controle o níveis de sombras da foto (Shadows)

O controle de sombras tem função contraria a do controle de destaques, ele apenas ajusta as áreas escuras da fotos, de forma a criar sombras e melhor a profundidade da foto.

De certa forma trabalhar com os dois controles te ajuda a conseguir melhor a exposição da foto.

controles do painel básico

Repare com recuperamos alguns dos detalhes de sombra da pétala apenas ajustando o nível das sombras, de forma que agora esta região da foto ganha mais profundidade.

Igual ao controle de highlights o controle de shadows será único para cada foto e você terá sempre que fazer alguns ajustes finos, principalmente depois de usar um preset.

Controle o níveis de branco (Whites)

Nos controles do nível  básico do Lightroom existe um controle muito importante e que tem total relação com o controle de destaques, que falamos a pouco, é o controle de brancos.

Não confunda o controle de branco com o Balanço de Branco, White Balance, eles são coisas diferentes.

Ele afeta não apenas as áreas claras da fotos, mas também as áreas com branco da foto, tornando-as mais brancas ou menos brancas, de forma a ajudar no controle da exposição.

O ajuste dos brancos da fotos também ajuda, e muito no nível de detalhes da fotos, podendo fazer diferença na profundidade.

Com o auxílio da tecla ALT é possível ver se você esta ajustando os brancos acima do nível de estouro, ou clipagem.

Para Saber mais sobre clipagem clique aqui

controles do painel básico

Podemos ver que com leve ajuste no nível dos brancos chamados um pouco mais de atenção para as pétalas mas centralizadas na foto.

Saber usar os controles do painel básico do Lightroom irá fazer com que sua foto se destaque multidão.

Controle o níveis de pretos (Blacks)

Tal qual o ajuste dos brancos, os ajuste dos pretos, ou áreas puramente pretas da fotos também ajudam a equilibrar sua exposição e dar mais profundidade a fotos.

Aqui é onde podemos até aceitar certa áreas com estouro de pretos, pois sempre existirão áreas com preto puro na foto, mas cuidado para não exagerar.

A diferença de profundidade que este controle pode fazer irá determinar o sucesso de sua foto, então tomo muito cuidado para não passar do ponto, deixar este ajuste de lado também não é uma boa opção.

controles do painel básico

Antes e depois

Para você ter uma ideia geral de onde partimos e onde chegamos como um todo, e claro para mostrar quanta diferença apenas quatro ajustes podem fazer veja o ante e depois logo abaixo.

Podemos ver que com ajustes simples podemos criar mais contraste e profundada a foto, equilibrar a exposição e também chamar mais a atenção para uma área específica.

Claro que com a ajuda das outras ferramentas disponíveis podemos fazer muito mais coisas.

Algo importa a se dizer é, já que tanto o Lightroom quanto o Câmera Raw, pra que usa apenas Photoshop, funcionam com a mesma formula, você pode aplicar o que aprendeu aqui também no Câmera Raw.

Na verdade isto pode ser aplicado em qualquer editor de imagem, afinal o conceito é o mesmo.

Baixe a foto, teste e se quiser comentem e coloque seus resultados pra gente ver!

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais isto é muito importante pra gente.

 

Assine nossa newsletter
Junte-se a milhares de assinantes e receba todas as atualizações em sua caixa de e-mail.
Não se preocupe, nós também odiamos spam.