fotographiko logo Black
in

Como gerenciar fotos no Lightroom?  Aprenda a usar o Lightroom.

Como importar fotos no Lightroom

Se você está aqui é porque passou pelo primeiro dia. Parabéns, e hoje  temos Dominando o Adobe Lightroom em 7 dias, dia 02 Importação.

Importar fotos para dentro do Lightroom significa que você vai adicioná-las no catálogo, sim o mesmo que falando tanto no post passado. Desta forma você poderá começar a suas edições, utilização de presets ou até mesmo exportá-las para compartilhar em suas redes sociais.

Todo o processo de importação no Adobe Lightroom é muito simples, e este post te dará dicas valiosas para você tirar o maior proveito desta etapa. A melhor forma de aproveitar este post é ir fazendo junto o que você ler aqui.

Importando fotos no Lightroom

Independente da origem de suas fotos, pastas, cartão de memória ou direto de suas câmeras, o processo é o mesmo. Uma coisa legal de deixar sempre ativado é a opção de descoberta de novas fotos, ou cartão SD, que será muito útil quando você for importar novas fotos.

Como gerenciar fotos no Lightroom?  Aprenda a usar o Lightroom.

Assim o Lightroom abrirá automaticamente quando você inserir um cartão de memória ou sua câmera.

Importando suas fotos e vídeos no Lightroom

Importar fotos como eu já disse é bem fácil.  É você tem mais de uma forma de fazer isto.

O processo de importação de fotos no Lightroom pode ser demorado,  tudo irá depender da quantidade de fotos e do tipo de miniaturas que você utilizar, vou falar das miniaturas mais a frente.

Se a caixa de diálogo não abrir automaticamente quando você conectar o cartão se ou a câmera, sim isto acontece, não se preocupe. Você pode importar suas fotos e vídeos tranquilamente seguindo os seguintes passos:

Lightroom Importação

Seguindo em Arquivo>Importar fotos e vídeos você terá acesso a tela de importação.

A primeira forma é mais convencional e ir em Arquivo > Importar.  

Que também pode ser acessado pelo atalhos SHIFT+COMMAND + I no MAC e CTRL + SHIFT + I no Windows. Nele você poderá escolher o disco de origem, o local onde estão suas fotos.  E você também pode escolher a pasta de destino, onde suas fotos irão morar.

Lightroom Importação

Algumas coisas importantes durante o processo de importação de suas fotos podem ser feitas agora. Como por exemplo escolher se será aplicado algum preset durante a importação. Isto pode ser bacana quando você já tem alguma ideia do produto final que você vai apresentar.

Lightroom Importação

Durante a importação você pode escolher algum preset para ser aplicado, assim como um metadado específico.

Aqui a única coisa que gosto de aplicar são palavras chave, que facilitarão muito minhas buscas futuras por alguma foto. Você também pode escolher se vai importar suas fotos com o padrão de arquivo nativo de sua câmera, ou se vai convertê-lo para DNG.

Arquivos DNG são arquivos de negativo digitais, e são compatíveis com uma gama maior de programas de edição.

Lightroom Importação

Aqui você também tem opções de mover seus arquivos do cartão ou câmera direto para a pasta escolhida, não se esqueça que mover significa que eles deixarão de existir no cartão ou câmera. E se por acaso você já tenha copiado os arquivos de alguma forma, você pode apenas adicioná-los ao catálogo do Lightroom com a opção ADD.

Escolhendo o que será importado

Durante o processo de importação você pode selecionar as fotos que são importadas para seu catálogo, deixando de fora aquelas que você não gosta! Eu sempre importo absolutamente tudo, e depois seleciono as que vão ficar e as que não vão, mas é claro que você pode fazê-lo durante o processo de importação.

Se você for importar todas basta clicar em TODAS AS FOTOS.

Lightroom Importação

Caso queira apenas algumas fotos, basta selecionar quais são as que você vai importar.

Uma coisa que você sempre precisa ter na cabeça durante o este processo é como será sua estrutura de importação, e como ela se manterá durante os anos seguintes. Acreditem quando eu digo, você pode perder arquivos importante se não prestar atenção onde você os guarda!

E tudo isto pode ser feito no momento da importação de fotos ou vídeos para o Lightroom.

Manipulando os arquivos no Lightroom

Na aba de destino da importação, temos muitas opções legais. E algumas muito úteis. A primeira delas é que tipo de miniatura você vai querer que suas fotos tenham. São 4 tipo de miniaturas, sendo duas delas muito úteis inclusive para questões de performance do programa.

Lightroom Importação

A miniaturas também influenciam em como o modo de Desenvolvimento funciona, principalmente quando estamos dando zoom na foto. Indico sempre escolher miniaturas 1:1 pois elas funcionam muito bem para zoom, pois tem o tamanho completo da foto.

A desvantagem delas é que geraram um arquivo de banco de dados maior, então é preciso ter espaço em seu HDD. A outra opção é escolher Smart previews, miniaturas inteligentes, onde o Lightroom gerará mais de uma miniatura e te entregará sempre a mais indicada para ocasião.

Aqui a desvantagem é que você está usando mais processamento do seu computador e às vezes a coisa pode ficar meio lenta. Você também pode escolher se vai renomear os arquivos, tal qual qual será o nome escolhido.

Particularmente não uso esta opção, vai você pode usá-la a seu favor para critérios de organização.

Lightroom Importação

Escolhendo a pasta de destino das fotos você pode criar subpastas durante o processo de importação das fotos.

Lightroom Importação

Procuro sempre criar uma estrutura lógica de organização, e ela começa pela importação.

Sempre crio a seguinte estrutura:

ANO > MÊS E DIA > NOME DO EVENTO OU O QUE FOI  FOTOGRAFADO

Claro que como o Lightroom durante a importação só te permite criar uma subpasta, tenho que fazer este processo manualmente após importar as fotos.

Veja mais sobre estruturação e organização de arquivos aqui.

Terminando

Uma vez que você determinou todas as variáveis da sua importação basta clicar no botão importar e esperar o processo se completar. Uma última dica, se você já tem uma pasta com muitas fotos e quer importá-las para o catálogo do Lightroom, você pode arrastar este pasta direto para o Módulo Biblioteca e a tela de importação será aberta.

Se você chegou até aqui não desanime, pois, você está a apenas 5 passos de dominar o Adobe Lightroom.

Compartilhe este post e ajude mais gente!

Amanhã tem mais!    

E se você começou por este post não deixe de ver os outros:

Aprenda a usar o Lightroom

Como usar o catálogo do Lightroom?  Aprenda a usar o Lightroom. 

Para que serve a Biblioteca do Lightroom? Aprenda a usar o Lightroom.

Como usar os módulos do Lightroom? Aprenda a usar o Lightroom. 

Como editar minhas fotos no Lightroom? Aprenda a usar o Lightroom.

Como usar presets e cores no Lightroom? Aprenda a usar o Lightroom 

Como exportar fotos no Lightroom? Aprenda a usar o Lightroom

Written by Rix Mascarenhas

Rix Mascarenhas, fotógrafo, videografo e piloto de drones. Amante da arte, sempre envolvido com artesanato, design, pintura etc... Como fotógrafo, gosto de tirar fotos e criar histórias que tenham significado e ajudem as pessoas a prosperar. Meu trabalho é guiado pelas histórias por trás de cada cena e que realmente representam o momento.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GIPHY App Key not set. Please check settings

Loading…

fotographiko logo Black

Para que serve a Biblioteca do Lightroom? Aprenda a usar o Lightroom.