Dominando o Lightroom em 7 dias [ Dia 03 – Módulo de biblioteca do Lightroom  ]

Dominando o Lightroom em 7 dias – Dia 03 – Módulo de biblioteca do Lightroom

Última atualização:

Módulo de BIblioteca, ou módulo de arquivamento, provavelmente este será um dos lugares onde você vai passar mais tempo no Lightroom. E sim a palavra chave para entender o Lightroom completamente é módulo, guarde isso na cabeça.

Mas não fique preocupado, basta pensar nos módulo como seções diferente da mesma coisa, onde é possível fazer algumas coisas e outras não. Os dois módulos mais usados são os da Biblioteca, onde suas fotos ficam organizadas, e o de Desenvolvimento, onde você irá editar suas fotos.

Onde encontrar e acessar os módulos do Lightroom

Todos os módulos do Lightroom podem ser acessados no topo da janela principal, apenas clicando nas abas será carregada todas as configurações necessárias para determinado módulo funcionar.

Módulo de biblioteca do Lightroom 

O primeiro módulo que vamos falar hoje  é o módulo biblioteca do Lightroom, e como o nome sugere é uma visão geral de todas suas fotos e opções de organização e opções básicas de edição. Com um visual de galeria de fotos o módulo de biblioteca irá te ajudar a classificar, organizar, inserir palavras chave e muitos mais.

biblioteca lightroom

Este é a visão geral no módulo de biblioteca do Adobe Lightroom. Trato as abas laterais da forma que coloquei na foto acima.

Palavras chave

Na aba lateral na direita, você pode inserir palavras chave em suas fotos, para ter uma busca mais dinâmica e também fazer pequenos ajustes no desenvolvimento de suas fotos.

Em palavras chave costumo usar o nome da pessoa ou lugar que foi fotografado, qual é o tipo de foto (retrato, paisagem, etc..),  qual foi o tipo de iluminação e qualquer outra coisa que me ajude a localizar minhas fotos no futuro, isto facilita muito minha organização.

Caso alguma foto também venha a fazer parte de algum portfólio também insiro a palavra chave referente ao portfólio, como por exemplo Instagram.

biblioteca lightroom

Você pode inserir quantas palavras chaves quiser, mas procure sempre separar por categorias que tenha lógica para você.

Metadados

biblioteca lightroom

Na seção de metadados você vai ver informações importantes sobre suas fotos, como por exemplo quais foram as configurações em sua câmera, ou qual lente usou, normalmente isto é feito automaticamente pelo programa, entao nao voce nao precisa se preocupar com isto. Isto é muito útil para usar futuramente em alguma situação que você precise de informações técnicas sobre suas fotos, ou para tentar produzir determinado efeito.

Edição rápida

Na aba de desenvolvimento você também pode fazer pequenas alterações em suas fotos, chamada de Edição rápida. Muito útil quando você está revisando suas fotos e precisa fazer pequenos ajustes para ter uma ideia de como será o produto final.

biblioteca lightroom

Pequenos ajuste na exposição, claridade e vibração podem ser feitos neste momento, sem problema. Porém esta seção não substitui o Módulo de Desenvolvimento completo que fazer falar em outro artigo.

Procurar fotos e mudar visualizações

Pesquisa

Na barra superior e inferior você vai achar ótimas ferramentas, e acredite depois que você se acostumar com elas não vai querer viver sem elas.

Na barra superior encontramos a seção de pesquisa de fotos.

biblioteca lightroom

A pesquisa pode ser feito de mais de uma forma, e coisas como classificação das fotos, palavras chave e metadados mostram seu valor aqui.

biblioteca lightroom

Se você for procurar alguma foto usando a seção de metadados, você terá opção de limitar sua busca de forma bem interessante, pois você pode criar combinações específicas para sua busca, trazendo como resposta apenas as fotos que se encaixem nos parâmetros que voce determinar.

As opções são:

  • Ano
  • Câmera
  • Lentes
  • Etiquetas de classificação
  • Extensão de arquivos

Selecionando as opções que você achar necessárias o Lightroom retornará apenas as fotos que se encaixem nesta busca.

biblioteca lightroom

Outros parâmetros de busca podem ser pesquisados, então faça uso desta ferramenta da forma que for mais conveniente para você e para a busca que deseja realizar.

Zoom e Visualização

Na barra inferior do módulo de biblioteca você encontra as opções de visualização de fotos e também uma barra para ajustar o tamanho de suas miniaturas.

biblioteca lightroom

Da esquerda para a direita na foto acima temos:

  • Visualização em galeria
  • Visualização de apena uma foto
  • Comparação de fotos
  • Modo de escolha de fotos
  • Modo de reconhecimento de rostos
  • Lata de spray (Usada para selecionar, marcar ou até mesmo aplicar presets nas fotos)
  • Tipo de apresentação (Por ordem alfabética, data de captura, etc…)
  • Rotacionar fotos.

Todas estas ferramentas são muito úteis na hora de escolher, comparar ou c=organizar fotos, confira como cada uma delas funciona e se familiarize com elas, pois todas estas ferramentas vão acelerar todo o processo de escolha de suas fotos.

Na mesma barra só que do lado direito temos um controle deslizante que servirá para você ajustar o tamanho de suas miniaturas quando estiver no modo galeria.

Aba lateral de organização do Lightroom

Nesta aba você vai encontrar todo tipo de organização de fotos, vai encontrar todos as fotos presentes neste catálogo. Algumas opções são Coleções, pastas e também como distribuí-las.

biblioteca lightroom

Pastas

Como o nome da aba sugere, aqui você vai ter acesso as pastas onde suas fotos estão morando. Você também terá acesso a todos os discos rígidos presentes no seu computador.  

biblioteca lightroom

As opções aqui são quase as mesmas que você tem quando está no Windows Explorer ou Finder presentes no seu computador.

biblioteca lightroom

Clicando com o botão direito você tem acesso ao menu que te permite renomear, remover, criar nova pasta, mover as fotos selecionadas para determinada pasta entre outras opções.

Todas as alterações feitas aqui serão também feitas em seu computador, logo se você criar uma nova pasta aqui ela também será criada no WIndows Explorer ou Finder. Desta forma fica super fácil criar uma estrutura de arquivamento. Caso você opte por criar esta estrutura direto no Windows explorer ou Finder ela não será automaticamente reconhecida pelo Lightroom, então você terá que importar as pastas novas manualmente para o catálogo do Lightroom como aprendemos no post passado.

Coleções no Lightroom

A seção Coleções é onde você pode criar coleções e coleções inteligentes. Pense nas coleções como pastas que existem apenas dentro do Lightroom e são uma das formas de agrupar algumas fotos por temas.

Eu gosto de criar coleções de forma a separar todas as minhas fotos de mesmo tema, assim posso achá-las com mais facilidade. Minha estrutura de trabalho com coleções é a mesmas da organização das fotos quando vou importar.

biblioteca lightroom

Você também pode criar coleções inteligentes, ou smart collections, onde o Lightroom irá decidir o que melhor se encaixa nesta coleção baseando sem seus metadados. Por exemplo, eu crio uma coleção inteligente para encontrar todas as minhas imagens favoritas a cada ano, escolhendo a quantidade de estrelas que atribui para esta fotos por exemplo.

Ele trará todas as imagens com uma certa classificação entre certas datas e em uma determinada pasta em uma coleção para mim. Viola! Todas as minhas imagens favoritas em um só lugar!

Podemos também criar uma coleção mestre, Collection Set, que nada mais é que uma conceção que contém outras coleções. Exemplo, você cria uma coleção mestre para todos os seus retratos e dentro desta coleção você coloca todas as coleções de retratos de pessoas diferente que você já fotografou, e pronto todos os seus retratos estão em um lugar só.

Outra coisa legal e criar uma coleção alvo, Target Collection, que será uma coleção específica para onde suas fotos serão adicionadas assim que você apertar um atalho, no caso a tecla B. Uso isto da seguinte forma: 

Sessão de retratos do Arnaldo. Primeiro crio a coleção Arnaldo dentro da minha coleção mestre Retratos e clicando com o botão direito na coleção Arnaldo defino ela como colecao alvo. Assim quando estiver escolhendo quais fotos do Arnaldo eu quero manter para edicao preciso apenas apertar a tecla B quanto estiver fazendo a seleção das fotos, e elas irão diretamente para a coleção alvo que defini.

Publicações

O painel Serviços de publicação é usado para permitir que você publique fotos em serviços on-line onde você pode compartilhar suas fotos, ou exportá-las para um disco rígido.

biblioteca lightroom

Além destes mostrados acima também podemos adicionar outros plugins para publicar em outros serviços de compartilhamento de forma super fácil. Isto pode ser uma mão na roda caso você não queira exportar e depois mandá-las para o serviço desejado e podemos  fazer isto direito do Lightroom.

Esta é apenas a ponta do iceberg no Módulo de biblioteca do Lightroom, mas estas ferramentas são os requisitos mínimos para voce usar o Lightroom de forma super tranquila e desenvolver seu trabalho sem problemas. Como cada um tem seu próprio jeito de fazer as coisas aconselho vocês a usar este artigo como um guia para saber como começar a usar o Módulo de biblioteca do Lightroom e com o tempo você irá desenvolver suas próprias técnicas e malandragem para usar o Lightroom.

E aí tá você está aplicando o que tem aprendido? Amanhã tem mais, deixe ai nos comentários ou no Twitter suas questões.

E se você começou por este post não deixe de ver os outros:

Dominando o Lightroom em 7 dias

Dominando o Lightroom em 7 dias – Dia 01 – Catálogo 

Dominando o Lightroom em 7 dias – Dia 02 – Importação 

Dominando o Lightroom em 7 dias – Dia 03 – Módulo de biblioteca 

Dominando o Lightroom em 7 dias – Dia 04 – Módulo de desenvolvimento 

Dominando o Lightroom em 7 dias – Dia 05 – Como editar suas foto 

Dominando o Lightroom em 7 dias – Dia 06 – Presets e Cores 

Dominando o Lightroom em 7 dias – Dia 07 – Exportar ou Imprimir

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.